Caros amigos,
vamos pensar de acordo com a seguinte lógica: em um motor a ar, dotado de uma certa regulagem da mistura e alimentado por um mesmo combustível, todo o calor produzido é um só. Ele é proveniente de todo o processo de combustão e de todos os atritos internos das peças móveis. A temperatura final da combustão é derivada da queima do combustível e da rgulagem da mistura, que quanto mais pobre acarretará maior temperatura final.
Assim, não há como um óleo acarretar maior calor em um motor, mas há sim como um óleo acarretar maior fuga de calor ou maior armazenamento de calor no interior de uma máquina.
Senhores, se um motor passa a exalar mais calor, é porque o está perdendo em maior quantidade e não porque está produizndo mais calor do que antes, haja vista que isto acarretaria, se fosse verdade, também um maior rendimento do engenho, o que não é o caso. Afirmo, categoricamente, que um motor de moto, refrigerado a ar, de 125 cm³, que utiliza gasolina aditivada, produz a mesma quantidade de calorias por ciclo de queima usando o óleo "X" ou o óleo "Y". O que vai mudar é a forma como o calor resultante destes processos de queima sucessivos será dissipado.
Será que fui claro???
Um óleo poderá permitir a fácil e rápida dissipação do calor ou impedí-la, o que causará grandes diferenças na refrigeração de um motor. E, em um lubrificante, é a qualidade da base que definirá como isto ocorrerá.
Em um óleo mineral comum, a diferença de tamanho das moléculas que compõem a base do óleo, causa grandes problemas na dissipação do calor. Em um 100% sintético, o tamanho mais uniforme ds moléculas causa grande facilidade na dissipação do calor. E, em um óleo mineral que é composto de uma base nobre, mais bem refinada, os efeitos do tamanho mais uniforme das moléculas, é claramente sentido pela facilidade com que o calor se dissipa e chega às paredes dos cilindros e do bloco do motor.
Assim, o maior "bafo" não significa mais calor. Significa, sim, que o mesmo calor produzido está sendo melhor dissipado pela parte física da máquina, o que é melhor para o conjunto mecânico.
Não é à toa que os amigos estão sentindo uma melhora imediata no funcionamento das motocas. Afinal de contas, se um motor dissipa melhor o calor, a uma menor temperatura estão sendo expostos os elementos internos desta máquina.
Será que fui claro?
Outro aspecto a ser levado em consideração é que temos, de fato, um óleo que crcula mais rápido pelo motor, se comparado a um produto convencional, do tipo 20W - 50. Um óleo 15W - 40 tem maior facilidade de percorrer o motor todo um maior número de vezes se comparado a um óleo 20W - 50, o que eleva a quantidade de vezes em que o lubrificante desempenha função exotérmica (de liberação de calor, quando está no cárter...), o que aumenta ainda mais a sensação de liberação de calor pelo motor.
Todos estes aspectos têm que ser levados em conta, OK!?!