A busca pelo óleo ideal continua...

02 Set 2008 17:19 #271 por Patriarca

Dentinho escreveu: Companheiro moisés patriarca."até tu brutus,meu filho".

  Abraços.


Dentinho, se é coisa boa, estamos sempre por perto!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
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02 Set 2008 17:22 #272 por edsonnota1000
Este tópico sem dúvida alguma é de grande valia para as nossas motocas já que o óleo é tão importante para elas e nosso colega Xamã trouxe muitas inovações para nós...

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP
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02 Set 2008 17:23 #273 por edsonnota1000
Este tópico sem dúvida alguma é de grande valia para as nossas motocas já que o óleo é tão importante para elas e nosso colega Xamã trouxe muitas inovações para nós...

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02 Set 2008 20:46 #274 por suzukiyes08
SEGUE MATÉRIA DO PROPRIO SITE PARA REFLEXÃO

O sistema de lubrificação em uma motocicleta é bem diferente dos automóveis, o óleo lubrifica o motor e a caixa de transmissão, além de trabalhar em regimes mais altos.

Além das duas rodas a menos, as motocicletas têm outras grandes diferenças mecânicas com os carros. Um bom exemplo é o sistema de lubrificação de cada um desses veículos. Enquanto nos carros há um lubrificante específico para o motor e outro para a caixa de transmissão, na maioria das motos com motores quatro tempos à venda no Brasil o mesmo óleo que lubrifica cilindros e pistões, lubrifica também a caixa de marchas e a embreagem.

Essa importante diferença técnica mostra que não se pode, em hipótese alguma, usar óleo para automóveis em motos e vice e versa. O engenheiro Celso Cavallini, da Esso Brasileira de Petróleo, que fabrica os óleos Mobil, diz que as peculiaridades não param por aí. -Além disso, o volume de óleo em um carro é de cerca de quatro litros, já nas motos menores, esse volume não passa de dois litros. Esse é outro fator importante -, alerta.

A embreagem úmida das motos demanda um óleo de composição mista, explica Cavallini, ou seja, sem os redutores de atrito utilizados nos lubrificantes dos carros. Caso contrário, a embreagem das motos patinaria demais.
Outro fator levado em conta para se desenvolver um óleo para motocicletas é a alta rotação dos motores das motos. Por exemplo, um carro tem potência máxima a 4.000 rpm, já uma moto produz a potência máxima na faixa dos 7.000 rpm. -Com isso a temperatura do motor é bem mais alta. O óleo de moto tem de ser mais robusto e resistente -, conclui o engenheiro.
Outra função importante do lubrificante das motos é a refrigeração do motor. Motos, como a Honda CBX 250 Twister, e a maioria dos modelos até 250 cc, não têm refrigeração líquida. O óleo auxilia também na refrigeração do motor - em conjunto com o ar, por isso se chama refrigeração mista (ar+óleo). Quando bem refrigerado, o motor trabalha na temperatura certa, evitando assim desgaste excessivo dos componentes.

O óleo certo - Outra dica importante do engenheiro é quanto ao óleo correto a utilizar em sua moto. -Deve-se sempre seguir a recomendação dos fabricantes -, sentencia. Nada de seguir apenas as normas API (SF, SG) feitas para os automóveis. - O que importa no óleo de moto é a sigla -Jaso-, uma norma japonesa feita exclusivamente para motocicletas. Mas seguindo o que manda o manual do proprietário, não tem como errar- , complementa.

Por isso é importante ler o manual do proprietário de cada moto e usar o óleo recomendado pelo fabricante que, segundo Celso, já realizou longos testes em diversas condições para saber o tipo de óleo e a quantidade correta a ser colocada na moto.

A hora certa - Na hora do cliente trocar o óleo sempre fica uma dúvida: com quantos milhares de quilômetros deve-se trocar o óleo da moto? Nada de seguir o que diz o senso comum. Uns falam em 1.500 km, outros 3.000 km. - No manual, o motociclista também encontra esta informação -, adianta Celso.

Os fabricantes ainda costumam advertir sobre condições severas de uso, como por exemplo, em estradas de terra, onde há muita poeira.

Nesses casos, geralmente previstos no manual, recomenda-se diminuir o intervalo entre as trocas de óleo.

Outra dica importante é verificar o óleo periodicamente, se possível toda semana, e completar o nível se for necessário. Por último, vale lembrar que para um bom funcionamento do sistema de lubrificação deve-se trocar o filtro de óleo e o filtro de ar, nós intervalos indicados no manual do proprietário. Isso para evitar que partículas sólidas se acumulem no motor e aumentem o desgaste natural dos componentes.

BOX
5 dicas sobre lubrificação de motos
1 - Nunca use óleo de carros em motocicletas
2 - O óleo certo para cada modelo de moto é o recomendado pelo fabricante
3 - Verifique o nível do óleo periodicamente
4 - Em condições severas, como motos que rodam em estradas de terra, os intervalos entre as trocas de óleo deve ser menor
5 - Ao trocar o óleo, faça uma revisão nos filtros de óleo e ar da motocicleta. Substitua-os se necessário

- Arthur Caldeira/Infomoto, foto divulgação Yamaha


Matéria

1° moto = SUZUKI YES PRATA 2008

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SANTO ANDRÉ - SP – BR



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03 Set 2008 05:42 #275 por edsonnota1000
Agora veremos o que o nosso companheiro Xamã tem a nos dizer...e a matéria que vc citou suzukiyes08 não é nada mais natural do que todos falam assim como o nosso colega Xamã sempre citou nesse fórum que nem sempre o que os especialistas falam é o melhor para as motos e essa classificação dos nossos óleos para as nossas motos esta muito atrasada ou seja como um óleo que tem mais de 20 anos de idade pode proteger os nossos motores que hoje tem muito mais componentes e tecnologia ???
Se o TOP Turbo citado nesse fórum realmente fizer al pra minha moto eu saberei somente quando o motor travar !!! Porque não troco ele por nada...é o melhor óleo que eu ja esperimentei até hoje...

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03 Set 2008 07:36 #276 por Xamã
Caros amigos,

primeiramente, gostaria de agradecer pelas palavras que me foram dirigidas. O meu muito obrigado a vocês, pela amizade, confiança e por compartilharem comigo as vantagens auferidas por meio de um produto que eu mesmo indiquei.
Sobre a matéria do site, uma pergunta não quer calar: Se eu estivesse sendo pago por uma empresa do setor petrolífero, que ganha horrores vendendo óleo defasado "específico para motos", será que seria inteligente da miha pare dizer, por exemplo, que óleo para carro e para moto é a mesma coisa?
Ora, se nos EUA, foi usada a técnica da propaganda negativa para forçar o uso de óleos "ditos" específicos e bem mais caros, o que não se fará no Brasil?
Os caras leram o tópico e pensaram: "Pô, vai que esse negócio de usar óleo heavy duty de uso misto se propaga e faça com que caiam as vendas de óleo de moto, que é muito mais vantajoso para a empresa em termos de lucro, o que vai ser do nosso dindim fácil?"
Pronto! Logo depois, aparece uma reportagem desdizendo tudo o que foi afirmado e, ainda por cima, elenca em tópicos todos os pontos sobre os quais já discorri.
Estranho, não!?!
Só para lembrar (em tópicos):
1º) O Lubrax Top Turbo não é um óleo para carros. É um óleo para frotas mistas, diesel/gasolina, que pode envolver carros, caminhões, trataores e... motos;
2º) O Top Turbo, por ser um óleo de uso misto, não contém aditivos modificadores de atrito em sua composição;
3º) Por ser um óleo de uso comercial, utilizável em frotas de uso rodoviário (inclusive), possui aditivos melhoradores do índice de viscosidade e um pacote de aditivos anti-desgaste e antioxidantes muito mais resistentes do que os encontrados em óleos para motos ou carros;
4º) O Lubrax Top Turbo apresenta classificação API no nível "SL", muito superior em termos de aditivação que o padrão "SG" utilizado em motores de motos;
5º) Trata-se de um óleo 15W - 40, mais fluido que a maioria dos óleos de moto (20W - 50), o que só traz vantagens em termos de circulação e refrigeração para um motor monocilíndrico e refrigerado a ar.
Aff... Será que falei tudo?
Deixo para os amigos a árdua tarefa de refletir a respeito do óleo, do desempenho das motos que passaram a utilizá-lo e acerca de tudo o que falei, nestas 35 páginas do tópico.
A tarefa pode ser realizada num bar, refrigerada por uma cerveja gelada e por algum acompanhamento...

Um abraço grande para todos!

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
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03 Set 2008 08:32 #277 por Ainnem
Xamã, tuas explicações me levam a crer que o Top Turbo
seria vantajoso também no uso em carros de passeio.
Posso utilizá-lo em meu carro, um Peugeot 206 1.0 16v?

Na minha Intruder vou pra minha 3ª troca de Top Turbo!

Foalin, Cruzadora da classe Intruder 125cc 2007, com:

- Macete do Tubo por JD

- Pára-brisa

- Alforge trás/lado

- Óleo Lubrax TopTurbo

- PirelliMT15
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03 Set 2008 11:45 #278 por edsonnota1000
Pessoal todas as informações técnicas que o Xamã vem nos dizendo é a mais pura realidade o óleo tem se comportado em minha moto muito melhor do que os demais que ja coloquei até hoje...
E não dúvido que as empresas em breve lançem propagandas para incentivar o consumo de óleo ditos para "Motos", porque já é comum encontrar motoboys que ao rodarem cerca de 300Km por dia cansados em trocar muitas vezes o óleo e pagar mais caro colocam sem nenhum critério mesmo óleo para carro e rodam de boa nem ai pra patinação de embreagem ou outras coisas do genero.

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03 Set 2008 17:22 #279 por Xamã

Ainnem escreveu: Xamã, tuas explicações me levam a crer que o Top Turbo
seria vantajoso também no uso em carros de passeio.
Posso utilizá-lo em meu carro, um Peugeot 206 1.0 16v?

Na minha Intruder vou pra minha 3ª troca de Top Turbo!


Ainnem,

pode sim. Pelo que eu sei, o motor 1.0 16v destes carros tem origem Renault e o óleo indicado, neste caso, seguindo o que a marca francesa aconselha para os seus Clio 1.0 16v, seria um óleo 10W - 40, API - SL, ACEA A3/98 B3/98, que, na prática, é o Shell Helix Plus (de embalagem azul).

Sei que no manual da Peugeot, o óleo indicado é diferente, mas vamos seguir a lógica de quem fabricou o motor.

Ora, se de um lado você terá um óleo mais viscoso na fase fria (15W ao invés de 10W), você atenderá ao que o motor precisa na fase quente, haja vista ser um óleo SAE 40 a 100ºC.

Não vejo problemas na utilização do Top Turbo. Mas acho sinceramente que, no teu caso, o Tec Turbo, semi-sintético, seria melhor. Ele é 10W - 40. É "SL" e atende à homologação européia ACEA A3/98, o que demonstra melhor aptidão para o uso no teu carro. Vc não perderia em aspecto algum.

Vai de Tec Turbo!

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03 Set 2008 18:04 #280 por Patriarca
E é claro, o amigo Xamã não está com uma escopeta na mão apontando pra gente usar esse ou aquele óleo, usa quem quer, e aceita suas consequências, sendo elas boas ou ruins (o que eu duvido que sejam ruins).

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03 Set 2008 18:33 #281 por Xamã
Moisés,

Apesar do medo que as tuas palavras iniciais me causaram ( ...), você abordou algo muitíssimo importante.
O Lubrax Top Turbo é uma opção a mais em óleo.
Só isso!
Para os companheiros que não querem ficar pensando nos aspectos técnicos do produto ou duvidando da qualidade do mesmo, acho aconselhável continuar utilizando o lubrificante de sempre, classificado como "específico para motos".
Afinal de contas, este tópico não visa "forçar a barra", quanto à utilização de um determinado óleo ou de uma determinada marca.
Apenas tive o intuito de mostrar as vantagens de um determinado produto, que deu certo para mim, que se mostrou mais moderno, de cuto mais baixo para os motociclistas e que, de quebra, ainda conferiu às mesmas mais durabilidade e suavidade. Os depoimentos de outros Motonliners e de suas experiências muito bem sucedidas foram outros fatores decisivos para que eu levasse minha opção adiante.
Ainda houve a indicação de outras opções que apresentavam, com o Top Turbo, muitas semelhanças técnicas.
Deixo claro, então, que não vivo da comercialização de qualquer coisa relacionada às motocicletas e a "Mulata", para mim, é uma grande companheira de viagens e motivo de muito prazer.
E só!
Assim, não estou criticando ninguém ou me autoproclamando senhor de uma razão inabalável. Apenas digo que o melhor, para quem acha que vai ficar inseguro ou pensa em problemas futuros com a moto, é manter-se fiel ao óleo que sempre utilizou na máquina.
Para quem está disposto a duvidar daquilo que sempre foi afirmado (mas com base em pesquisa e estudo comparativo), como eu fiz e vários amigos do fórum também estão fazendo, a utilização do óleo heavy duty de uso misto vem se mostrando vantajosa.
Até agora, para mim, só houve vantagens e muita economia.
A "Mulata" sempre agradece.
Acho que é isso...

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03 Set 2008 18:37 #282 por edsonnota1000
Xamã vc trabalha com o que ??? E de onde tirou tanto conhecimento sobre lubrificantes ??

Vc ta de parabéns meu amigo..

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03 Set 2008 19:59 #283 por Dentinho
Companheiros,sejamos consciêntes. Engenheiro de uma gigante do petroleo, e seus derivados,ñ poderia colocar nada diferente, se ñ colocar o q solamente interessa a empresa q faz parte, senão levará um pontapé no trazeiro, sem lubrificação .[/b]Tudo o q fora colocado na home, em primeira pagina,desse conceituado site de MOTOCICLISMO(MOTONLINE),visitado por milhares de internaultas,amantes do motociclismo,nada + é, do q nos acostimemos de ouvir, q a marca x ou y é especifica para motocicletas, da mesma forma forma q a anos,colocaram a marca de motos "H", em milhares de cabeças, q a mesma é a melhor, a unica.Ledo engano!!!!.Tai as marcas, até então desconhecidas,no País,conquistando paciêntemente uma fatia saborosa no mercado de motocicletas.Desta mesma forma,querem nos confundir com os mobis da vida .Por fim, confio nas observações do XAMÃ,esta certissímo.Uso o top turbo nas minhas motocas, estão otimas!. Abs.

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"
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03 Set 2008 20:00 #284 por Ainnem

Xamã escreveu:

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pode sim. Pelo que eu sei, o motor 1.0 16v destes carros tem origem Renault e o óleo indicado, neste caso, seguindo o que a marca francesa aconselha para os seus Clio 1.0 16v, seria um óleo 10W - 40, API - SL, ACEA A3/98 B3/98, que, na prática, é o Shell Helix Plus (de embalagem azul).

Sei que no manual da Peugeot, o óleo indicado é diferente, mas vamos seguir a lógica de quem fabricou o motor.

Ora, se de um lado você terá um óleo mais viscoso na fase fria (15W ao invés de 10W), você atenderá ao que o motor precisa na fase quente, haja vista ser um óleo SAE 40 a 100ºC.

Não vejo problemas na utilização do Top Turbo. Mas acho sinceramente que, no teu caso, o Tec Turbo, semi-sintético, seria melhor. Ele é 10W - 40. É "SL" e atende à homologação européia ACEA A3/98, o que demonstra melhor aptidão para o uso no teu carro. Vc não perderia em aspecto algum.

Vai de Tec Turbo!


Caraia, Xamã! Sem palavras aqui! Só agradecimentos mil!!!!

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04 Set 2008 18:56 #285 por Xamã
Amigos,

para vocês, só confirmarei o que já é óbvio: VOCÊS SÃO 1000%!

O meu muito obrigado pelas palavras e vamos que vamos. Que este tópico sirva de parâmetro para milhares de motociclistas e que não saia de cena tão cedo.

Obrigado, senhores! Muito obrigado!!!

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