Fala Cirobage, eu não to estressado não, to de boa, mas não tolero o folgado, sou do tipo tolerância zero com folgados, quando você se deparar com um vai sentir na pele.... Hoje ja andei de Aprilia e de XTZ, ainda comentei com minha esposa que na garupa estava, a sensação é de pura liberdade. Ah quero participar da gelada ae..hehehe
Abração.
Fabio.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
há muito venho pesquisando sobre óleos lubrificantes. Sem
medo, fiz da minha "Mulata" um laboratório ambulante das
minhas experiências.
Daí, depois de visitar trilhões de sites da internet,
verifiquei que há uma tendência normal dos norte-
americanos em utilizar óleo automotivo nas motocicletas.
Em um dos sites, inclusive ("bobistheoilguy.com"),
verifiquei que é comum os consumidores mandarem o óleo
lubrificante automotivo usado nas motos para análise
química após o uso por um determinado período de tempo ou
após certa quilometragem, o que sequer passa pelas nossas
mentes no lisarb.
Lá, Mobil 1, Shell Rotella T (mineral ou sintético),
Redoil e Valvoline Synpower automotivos são comumente
adotados em substituição aos produtos originalmente
recomendados pelos fabricantes de motos, com excelentes
resultados (sem os temidos problemas com as embreagens
banhadas a óleos, por exemplo).
Tópico velho é difícil de seguir, principalmente com mais
de 200 páginas. Vou dar uma opinião sobre o assunto
"tendência notre-americana de usar óleo automotivo em
motos".
Pelo que vi nesses sites, todos se tratam de motos
custom, muitas delas tem até motor baseado em motor de
carro. A maioria das motos custom tem a faixa vermelha de
RPM +/- em 5.000 giros. É praticamente o motor de um
carro. Daí não existem grandes problemas em se usar óleo
de automóvel. Já nas nossas CGs da vida, que rodam até
quase 10.000 rpm, fica difícil não prever algum problema.
Patriarca escreveu: Parabéns, boa sorte, seja bem vindo.
opa, muito obrigado pela receptivdade.
eu só queria ter descoberto esse óleo desde que comprei a moto(02/2008) pois já usei vários óleos, sendo que sempre os "próprio para motos".
Se minha Hunterzinha tivesse usado esse óleo em todos os seus milhares de quilômetros(38.000)creio que o motor estaria bem mais conservado!
Já rodei 840km com o TopTurbo, vou troca-lo com 1000km essa primeira vez, e as outras irei trocar a cada 1500km.
A melhora pra mim foi bem perceptiva, trabalho em outra cidade e vou de 100zinha com o giro lá em cima, não tenho muito carinho com o motor não
exijo o máááximo dele, tanto que o Mobil preto com 200 e poucos km rodados a moto já se apresentava ruim de andar com o giro lá em cima(1º vez que usei ele, ganhei de um colega que tinha de reserva e vendeu a moto)
depois desse Mobil que pouco rodei, a moto ficou tão ruim que fui dar uma pesquisada sobre óleos,foi quando me deparei com esse maravilhoso tópico
coloquei o TopTurbo e nunca mais meu motor vai ver outro óleo enquanto ele tiver vida!
valeu!!!
Bros (2012 ...) feliz como pinto no lixo kkkk
Hunter 100 (de 2008 até 2012)
Olá amigos do fórum, tudo bem?
Gostaria de contribuir com a experiência dos mil
quilômetros rodados usando o Top Turbo.
Pois bem, após rodar uns 10km com o Top turbo, já comecei
a perceber melhorias evidentes. A principal foi a troca
de marchas que ficou uma "manteiga" de lisa e suave. O
engates do ponto neutro, nunca foram problemáticos, mesmo
com o GP Lubrax, era fácil de encontrar.
As partidas a frio são uma maravilha, parece até moto
injetada, nem precisa de afogador ou um leve giro no
acelerador. Basta engatar o neutro e dar a partida.
O motor está suave e muito menos barulhento. Percebe-se
que as acelerações são tranquilas.
Já rodei cerca de 1000 km com esse óleo, e tudo certinho.
Nada de patinação da embreagem ou algo do gênero.
Outro detalhe que percebi, é que pelo fato da minha moto
ser uma Monocilíndrica de 650cc, nas reduzidas ocorriam
vários pipocos. Não sei o porque, mas usando o Top Turbo,
praticamente acabaram os pipocos.
Pois bem, até agora, tudo mil maravilhas, o produto é
excelente e com certeza, dá pra seguir as recomendações
da Suzuki, no caso 3.000km ou 6 meses, o que vier
primeiro usando este produto.
Só tenho uma dúvida, talvez até já tenha sido respondida
no fórum, mas gostaria da opinião de vocês e também do
nobre amigo Xamã que ultimamente está desaparecido. hehe.
A dúvida é a seguinte, eu queria saber o que vai dar mais
proteção ao motor contra desgastes e outras questões. Um
óleo 15w40 (Top Turbo) ou um 20w50 para motos API SL?
Essa é minha dúvida principal.
Para as partidas a frio, é notável o excelente desempenho
do Top Turbo, sua menor viscosidade faz com que o óleo
chegue rapidamente a todos pontos críticos do motor.
Porém, em altas temperaturas, estou na dúvida se a
viscosidade 40 formará uma película tão resistiva quanto
a viscosidade 50 e se é melhor que o óleo fique mais
tempo sobre as peças lubrificadas ou percorra mais
rapidamente todo o motor. Essa é a dúvida.
Vocês devem notar, que algumas propagandas de
lubrificantes mais novos para automóveis tem uma
viscosidade menor, onde prometem: economia de combustível
e muito mais proteção contra o desgaste do motor. É uma
questão contraditória, pois alguns (leia-se engenheiros)
dizem que o óleo com uma viscosidade a quente maior
protege mais, porém as propagandas atuais dizem o
contrário.
Por isso julgo que o tema lubrificação é extremamente
complexo.
Seria isso amigos, novamente vamos conversar e trocar
novas idéias. Realmente o Top Turbo é excelente. Baita
produto.
Geraldo Lopes escreveu:
A título de curiosidade, classificação de óleos lubrificantes:
1945[/b] - SA , fora de uso
1980[/b] - SF , Mobil Preto API
SF/CC (não tem qualificação Jaso) , Ipiranga Moto 4T (SF / sem JASO ) , Shell
Advance S 4T (API SF e JASO MA) , Elf MOTO 4 (JASO MA , API
SF)
1988[/b] - SG , Motul 3000
API SG JASO MA nº. M033MOT059 , Castrol actevo GP / Castrol Actevo
Extra (API SG e JASO) , Shell Advance Ultra (API SG e JASO MA) . Elf
MOTO 4 XT TECH e Elf MOTO 4 HP ECO (JASO MA , API SG) (JASO MA , API
SG)
1993[/b] - SH ,
1995[/b] - SJ , Mobil Racing 4T (
API SJ , JASO MA) , Repsol Moto Racing 4T ( API SJ , JASO MA)
2001[/b] - SL , GP Lubrax (API
SL, JASO MA) , Havoline Premium Motorcycle Oil (Yamalub compra da texaco)
4T SAE 20W-50 (API SL / JASO MA) , Motul 5100 / Motul 7100 / Motul 300V (API
SL JASO MA nº. M033MOT057 ).
2004[/b] - SM , Repsol Moto
Supersport 4T (JASO T-903:2006 MA2 , API SM ).
Principais Normas de desempenho para
motos 4 tempos:
[/b]
API:[/b] American Petroleum Institute
JASO[/b]: Japanese Automobile Standards
Organization
SA, SB, SC, S[/b]D Criadas a partir dos
anos 30, atualmente estão obsoletas.
SE [/b]Criada em 1972, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves e alguns caminhões
modelos 1971 a
1979.
SF[/b] Criada em 1980, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves e alguns caminhões
modelos 1980 a
1989. Proporciona maior estabilidade a oxidação.
SG [/b]Criada em 1989, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que
solicitem esta especificação. Proporciona maior controle de depósitos no motor
e estabilidade a oxidação.
SH[/b] Criada em 1992, especificação de
serviço típica recomendada para uso em motores a gasolina de veículos leves,
vans e caminhonetes que solicitem esta especificação. Supera as especificações
anteriores quanto a controle de depósitos, oxidação do óleo, desgaste e
corrosão.
SJ[/b] Criada em 1996, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que
solicitem esta especificação. Supera e substitui todas as especificações
anteriores.
SL[/b] Criada em 2001, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que
solicitem esta especificação. Supera e substitui todas as especificações
anteriores.
SM[/b] Criada em 2004, especificação de
serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que
solicitem esta especificação. Supera e substitui todas as especificações
anteriores. , Atual padrão.
JASO MA[/b]: Alto índice de coeficiente
de atrito (bom para embreagens)
JASO MB[/b]: Baixo índice de coeficiente
de atrito (fraco para embreagens)
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Estou pensando em colocar o Top Turbo na Bandit 1250, o que vcs acham?
O fato de ser 15w40 está dentro das especificações do manual, meu único receio é a embreagem patinar devido ao troque elevado.
Com relação à temperatura do motor acredito que não haja problemas, devido a ser refrigerado à água.
Obs. Já tenho experiência anterior com o uso do TT em motos, usava na minha antiga Fazer 250 com sucesso, ao menos para o meu tipo de uso.
[]s
Bandit S 1250 Red
Ex. Fazer 250 Red
São José do Rio Preto / SP
Olá amigo _e_, blz?
Minha opinião amigo, eu penso que não haverá problema
algum. Também estava com esse receio pois a Freewind tem
um torque forte, não igual a sua B1250, mas já dá para se
divertir.
Usando o TT, não houve ou pelo menos não notei
absolutamente nada de patinação.
Como mencionei anteriormente, o cambio ficou bem macio,
toda a moto funcionando suave e uma coisa que não
realmente não sei se tem a ver com o óleo, mas minha
Freewind apresentava alguns "pipocos" no escape, nas
reduzidas. De certa forma é normal isso acontecer. Porém,
com o TT, reduziu muito, praticamente uns 90%.
O óleo é excelente. Com certeza não fará mal a sua moto.
Pois é meu caro delphiman, o óleo é bom, eu estava pensando em trocar hoje a noite mesmo, mas como amanhã cedo vou rodar quase 700km e com garupa, acho meio arriscado usar essa viagem como "teste"...rs.... Vou com esse óleo mesmo, já que ele está com apenas 1100km rodados.
[]'s
Bandit S 1250 Red
Ex. Fazer 250 Red
São José do Rio Preto / SP