A busca pelo óleo ideal continua...

28 Set 2010 07:15 #1981 por JohnPaul
Então gurizada, ninguém tem alguma dica pra parar com o
vazamento chato de óleo que se apresenta na minha moto??
não acredito que eu tenha sido o único a enfrentar esse
problema.

Suzuki yes 2008 prata em Poa-RS



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS USADAS!!
O tópico foi trancado.
02 Out 2010 13:12 #1982 por doutor estranho
Gostaria de fazer mais um depoimento sobre o top turbo:
Meu primo Tukandira-man comprou sua primeira moto, uma xtz125 08.
Fui até lá acompanhar, finalizado o negócio fomos direto pro posto mais próximo trocar o óleo, até tinha top turbo lá, mas pensei em fazer a comparação e coloquei lubrax motogp.
Depois de uns 2000km que ele rodou eu peguei a moto emprestada, a minha teve que fazer recall, fiz uma graça e aproveitei pra instalar uma buzina e trocar o óleo, advinha o óleo que coloquei?
Depois que pegamos a minha moto acompanhei ele até o trabalho e no semáforo perguntei se ele havia notado alguma diferença na moto, ele falou que sim e perguntou se eu havia feito alguma coisa, respondi que coloquei o top turbo. Ele sorriu meio sem graça e falou:" Óleo de caminhão?".
Depois conversando ele disse que a moto não passava de 80 e dava 100 chorado só na descida e agora dá 110 em qualquer momento, tá muito mais esperta, subindo giro mais rápido e até dando uns trancos parecendo honda.
Vejam os relatos dele sobre a questão de ser um produto originalmente para motores diesel:

Engenheiros não passam anos desenvolvendo motores e lubrificantes para dar errado.
Ai chega um doido e diz: usa oleo de motor diesel.
O especificado não é tão bom.

Então eu questionei:
me passa um exemplo que vc conhece da tua área em que um produto existe só pra "ingles ver", que não tem eficiencia, vc conhece algum?

Verdade
Tem muitos.
Tem um spray que dizem ser anti respingo
Protege o metal dos respingos quentes, mas na pratica não funciona
O que funfa mesmo é um oleo.
Mas o soldador mergulha a tocha nele e trabalha quase o dia inteiro ser grudar um unico respingo.

então, só pra finalizar, como vc clasificaria a melhora da moto e que óleo vc pretende usar de agora em diante?:

Top turbo até na veia.
Junto com coca cola.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.
O tópico foi trancado.
03 Out 2010 20:53 #1983 por santnna:
olá,estou querendo saber porque quando esquenta o oléo do motor a embreagem deprida ou patina,na hora que sai de 1° macha,OBS embreagem zero,pode ser o oléo? eu usava mobil,passei a usar yamalube por recomendação,mas continua com esse encomodo.ou e normal,que oléo seria bom nesse caso,valeu pessoal.

cbx250 twister red
O tópico foi trancado.
04 Out 2010 10:11 #1984 por doutor estranho
Esse não é o foco do tópico, mas já verificou a folga do cabo de embreagem? Talvez esteja muito apertado e não deixa a embreagem acoplar direito.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.
O tópico foi trancado.
04 Out 2010 18:39 #1985 por rospgros

Mapelu12 escreveu: Alguém aí já misturou com o óleo o militec-1 para experimentar?



O que você acha Xamã?


Um colega meu que trabalha no correio colocou na moto (Não a que ele usava no correio e sim na que era dele) e segundo relato em uma subida a moto demorava muito mais para cair a rotação, para sair o giro subia mais rápido, curioso resolvi experimentar em uma minha, porém a combinação do militec-1 com Top Turbo não rende melhores resultados, em uma moto que usava o mobil preto houve diferença sim. Mas nada que justifique o preço.
Só um detalhe, em uma das motos que andei durante muito tempo. Logo após achar este tópico(aprox. 38.000KM rodados) comecei a usar o Top Turbo, sei que ela passou dos 91.000KM rodados e até a época em que parei ela estava boa. Qualquer dia vou mandar abrir o motor para ver a situação.
rospgros40455,9036458333
O tópico foi trancado.
04 Out 2010 18:48 #1986 por santnna:
pessoal me desculpe pelo tópico que entrei, mas valeu pela dica dt estranho,estou de olho nesse oléo top turbo moto abraço.

cbx250 twister red
O tópico foi trancado.
05 Out 2010 06:56 #1987 por mdorigon
Senhores, quem quiser a ficha tecnica do oleo ipiranga 10w40 api sm sintetico é só me mandar uma mp com o e-mail que eu encaminhou a noite a ficha. Gostei do IV desse oleo, que é de 160. Muito interessante mesmo. Até mais pessoal.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m
O tópico foi trancado.
05 Out 2010 19:04 #1988 por Soueu

santnna: escreveu: olá,estou querendo saber porque quando esquenta o oléo do motor a embreagem deprida ou patina,na hora que sai de 1° macha,OBS embreagem zero,pode ser o oléo? eu usava mobil,passei a usar yamalube por recomendação,mas continua com esse encomodo.ou e normal,que oléo seria bom nesse caso,valeu pessoal.



Usar óleo automotivo 20w 50 em moto geralmente ocorre isso, pois na moto, ao contrário do automóvel, o mesmo ´´oleo circula por todo o conjunto, motor e câmbio(carro usa um óleo especifico no câmbio e outro no motor)


Já usei óleo mais barato em uma xlx, específico para moto (não me lembro a marca) e ela tripidava. Já com o lubrax nesta moto funcionava legal.


Hoje só uso yamalube na fazer, mas quando esquenta os engates ficam mais asperos do que normalmente são.
soueu40456,9203935185

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
O tópico foi trancado.
09 Out 2010 19:05 #1989 por leonardozanella

soueu escreveu:

santnna: escreveu: olá,estou querendo saber porque quando esquenta o oléo do motor a embreagem deprida ou patina,na hora que sai de 1° macha,OBS embreagem zero,pode ser o oléo? eu usava mobil,passei a usar yamalube por recomendação,mas continua com esse encomodo.ou e normal,que oléo seria bom nesse caso,valeu pessoal.



Usar óleo automotivo 20w 50 em moto geralmente ocorre isso, pois na moto, ao contrário do automóvel, o mesmo ´´oleo circula por todo o conjunto, motor e câmbio(carro usa um óleo especifico no câmbio e outro no motor)


Já usei óleo mais barato em uma xlx, específico para moto (não me lembro a marca) e ela tripidava. Já com o lubrax nesta moto funcionava legal.


Hoje só uso yamalube na fazer, mas quando esquenta os engates ficam mais asperos do que normalmente são.



Quando ela ta fria é normal essa patinadinha na embreagem, pode perceber que depois que esquenta não ocorre mais.


Isso acontece por que o óleo ta muito grosso frio, e para afinar precisa esquentar, minha moto também faz isso, eu acredito que seja prejudicial para a moto, por isso sempre deixo esquentar de 2 a 5 minutinhos pelo menos antes de sair com ela...

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!
O tópico foi trancado.
16 Out 2010 04:59 #1990 por Mapelu12
Xamã,gostaria que me desse uma luz.

É sabido que o top turbo da petrobrás tem altos índices de "ZDDP"(mais do que 0,15%),que são redutores de atrito,até por isso esse óleo é denominado "heavy duty".

É sabido também que altos índices de ZDDP no óleo acabam inutilizando os conversores catalíticos,por isso muitos óleos SL/SM automotivos tem míseros 0,015% de ZDDP,sendo estes substituidos por outras substâncias de comprovada eficácia,mas que não danificam o catalisador.

DIante disto,poderia se afirmar que o top turbo seria ruim para motos COM catalisador?

Obrigado desde já.Mapelu1240467,3354976852

CB 300 C-ABS 10/10

Motul 300V Factory Line 5W/40

NGK iridium/Pódium

Rio Grande do Sul

O tópico foi trancado.
17 Out 2010 18:40 #1991 por vdjr196248
Prezado Xamã.

Acabo de adquirir uma Virago 535, ano 2000, com 18.000 km.
Pelo que li aqui neste topico, o TOP TURBO é um excelente óleo.
Minha pergunta é: posso utilizá-lo na moto em questão sem receios ?
Grande abraço.

Super Ténéré 750 1991
O tópico foi trancado.
24 Out 2010 10:17 #1992 por Xamã

Mapelu12 escreveu: Xamã,gostaria que me desse uma luz.

É sabido que o top turbo da petrobrás tem altos índices de "ZDDP"(mais do que 0,15%),que são redutores de atrito,até por isso esse óleo é denominado "heavy duty".

É sabido também que altos índices de ZDDP no óleo acabam inutilizando os conversores catalíticos,por isso muitos óleos SL/SM automotivos tem míseros 0,015% de ZDDP,sendo estes substituidos por outras substâncias de comprovada eficácia,mas que não danificam o catalisador.

DIante disto,poderia se afirmar que o top turbo seria ruim para motos COM catalisador?

Obrigado desde já.


Caro MAPELU,

interessantíssima a questão suscitada neste tópico.

Realmente índices altos dos aditivos Zinco/Fósforo, que consubstanciam o pacote ZDDP de aditivos extrema pressão dos lubrificantes, contribuem para a contaminação dos catalizadores das motocicletas.

No entanto, este fenômeno só se observa de maneira mais acentuada e precoce em motores cujo consumo de óleo esteja acima do normal. Dentro de uma normalidade, os valores apresentados pelo Top Turbo, que não foge à categoria API - SL, não são nocivos ao sistema no que concerne à vida útil do mesmo.

Há que se levar em conta que se o lubrificante impedir maiores desgastes em um motor, durante o decorrer de sua vida útil, a tendência a um consumo maior de lubrificante será diminuída a longo prazo, o que representará também menor contaminação do catalizador.

São os dois lados de uma mesma moeda.

De um lado, índices maiores de aditivos nocivos prejudicam o catalizador.

Do outro, se o consumo de óleo for menor a longo prazo, a contaminação do conversor será menor e a vida útil do sistema antipoluição será consequentemente maior.

A contaminação ocorrerá, seja o óleo que for.

Este seria, aliás, mais um motivo para que os amigos Motonliners fugissem dos óleos de classificação SJ ou inferior, eis que apresentam índices altíssimos de zinco e fósforo em suas composições, como alternativa à redução de desgaste.

Há casos em que um óleo SF ou SG apresenta índices várias vezes superior aos previstos para a produção de lubrificantes no padrão SL ou SM, de classificações ILSAC GF - 4 e GF - 5, se levarmos em conta apenas o quantum de zinco e fósforo contidos em sua composição...

Nestes casos, posso falar que realmente os óleos com classificações defasadas (API "SF", "SG", "SH" e, até mesmo, "SJ") são verdadeiros inimigos dos conversores catalíticos, dada a baixa qualidade do pacote de aditivos e devido aos níveis elevadíssimos de elementos nocivos aos sistemas antipoluição.

A tendência atual é realmente a da redução dos níveis de zinco e fósforo na composição dos óleos, sem ainda supressão destes componentes, mas com a adição de fluoreto de ferro (FeF3) no pacote, como uma das alternativas para o aumento da eficiência do pacote de aditivos.

As pesquisas vão longe para a busca de soluções.

Mas fique tranquilo.

O Top Turbo, mesmo apresentando índice um pouco mais elevado em comparação a outros óleos de categoria SL, não foge aos padrões exigidos para esta categoria de óleo na qual já há a preocupação com os níveis de emissões. O pacote de aditivos maior deste óleo e as exigências maiores previstas para sua utilização são os fatores que acabam implicando nos níveis maiores de zinco e fósforo, aditivos extrema pressão e, consequentemente, redutores de desgastes. Além disso, não prejudicará o conversor catalítico se o motor estiver bem regulado (a regulagem da carburação/mapeamento adequado da injeção eletrônica e a qualidade do combustível são elementos a serem considerados, OK!?!) e com os níveis de consumo de lubrificante normais.

Um abração,
Xamã

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
24 Out 2010 10:22 #1993 por Xamã

vdjr196248 escreveu: Prezado Xamã.Acabo de adquirir uma Virago 535, ano 2000, com 18.000 km.Pelo que li aqui neste topico, o TOP TURBO é um excelente óleo.Minha pergunta é: posso utilizá-lo na moto em questão sem receios ?Grande abraço.


vdjr196248,

pode usar sem qualquer receio.

O motor ainda está bem novo e a utilização do Top Turbo só trará benefícios.

Chamo atenção apenas para um detalhe: dada a idade da motocicleta (2000), após a primeira troca do óleo (troque o filtro de óleo também), rode pouco com a primeira leva do Top Turbo.

No máximo 1.000 kms.

Depois, como forma de descontaminar o sistema de lubrificação, troque o óleo e o filtro novamente. O poder detergente do Top Turbo é muito grande.

São cuidados para manter limpo o sistema de lubrificação, sem resquícios de outros óleos que já tenham sido utilizados.

Um abraço grande,
Xamã

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!
O tópico foi trancado.
25 Out 2010 12:25 #1994 por vdjr196248
Obrigado pelos esclarecimentos Xamã.
Uma outra coisa: Caso eu não consiga encontraro TOP TURBO posso utilizar o EXTRA TURBO ?
Grande abraço.

Super Ténéré 750 1991
O tópico foi trancado.
25 Out 2010 21:16 #1995 por zuga
Oi Xamã, gostaria de perguntar um negócio para você, depois de ler o seu tópico todo optei pelo TEC TURBO, cara adorei a moto depois disso, mas enfim por uma questão de custo benefício, troquei o óleo desta última vez pelo TOP TURBO e senti o motor da moto um pouco mais preso do que com o TEC turbo, mas enfim o único pau do tec era que em altíssimas temperaturas sentia que ele afinava um pouco, mas logo que a temperatura abaixava ele recuperava suas caracteristicas originais e com o top turbo ele suporta mais essas altas temperaturas, mas sinto o motor um pouco mais preso. Enfim você notou isso também?
O tópico foi trancado.
Tempo para a criação da página:0.389 segundos