são tantas as variantes que influenciam no consumo de combustível de um veiculo, citarei algumas que me lembro:
-qualidade do combustível
-calibragem dos pneus
-tipos de pneus
-peso do piloto
-tamanho do piloto
-tipo de estrada
-peso carregado
-garupa
-ascessórios
-pressão atmosférica
-aclives declives
-velocidade do vento
-estilo de pilotagem
-roupas usadas (folgadas ou Justas)
-regulagem de motor
-temperatura etc...
cara não da pra discutir quem faz mais ou quem faz menos, se for pra andar a 80 km p/h com uma faser, é melhor comprar uma biz que faz 40 km p/l e custa a metade do preço!!!!
Galera, como vocês costumam rodar com suas FZ? Estou um tanto quanto desapontado com o consumo da minha até agora (7400km) Fiz a 1ª medição e deu 27,3 km/l - 409 km/14,98 l. Estou fazendo a 2ª medição, já rodei 285 km e o marcador (doido!) tem 2 pauzinhos, acho que vai ser menor do que a 1ª
Minha velocidade máxima é 100 km/h a 6,5 rpm, e no trânsito passo as marchas: 1ª - 2ª = 20km/h, 2ª -3ª = 40km/h, 3ª - 4ª = 60km/h, 4ª - 5ª = 70/80km/h.
Eu passei a manter cerca de 95 km/h na estrada (cerca de 6 mil rpm em 5ª marcha).
O consumo reduz drasticamente. Não fiz uma média completa, pois passei a adotar este procedimento no meio do tanque anterior. Ontem enchi o tanque e verei como fica a média...
Monteverdi escreveu: Galera, como vocês costumam rodar com suas FZ?
Estou um tanto quanto desapontado com o consumo da minha até agora
(7400km) Fiz a 1ª medição e deu 27,3 km/l - 409 km/14,98 l. Estou
fazendo a 2ª medição, já rodei 285 km e o marcador (doido!) tem 2
pauzinhos, acho que vai ser menor do que a 1ª
Minha velocidade máxima é 100 km/h a 6,5 rpm, e no trânsito passo
as marchas: 1ª - 2ª = 20km/h, 2ª -3ª = 40km/h, 3ª - 4ª = 60km/h, 4ª -
5ª = 70/80km/h.
Inté!
Cara, tente trocar as marchas antes, tipo entra 2ª a 15Km/h, 3ª a
30Km/h, 4ª a 45Km/h, 5ª a 60Km/h. Sem subida dá pra rodar
tranquilamente nessas velocidades/marchas, e seu consumo deve melhorar
um pouco. Mas olha só, isso só vai fazer diferença expressiva se você
roda bastante na cidade. Pra quem roda mais na estrada, o que afeta
mais o consumo é a presença ou não de acessórios, o tamanho e peso do
motociclista e outros (muitos) fatores, como muito bem apontado pelo Wilson. Na minha por exemplo, há um tempo que não consigo fazer nada melhor que 28 Km/L...
Hoje fiz a média de minha FZ com gasolina System-3 premium (maior octanagem).
O resultado em si, é animador
. Ela fazia com a system-3 (aditivada) 28...30 por 1/litro. Neste tanque com a gasolina premium e saida da revisão de 1000kms, ela fez 32,1. Quase que paga a diferença do preço da aditivada para a premium. Aqui em Campinas os preços são:
Aditivada: R$ 2,399 - Premium:R$ 2,899 = diferença de 20,8 % à maior p/ premium.
Consumo média 29 km/l Aditivada - com Premium 32,1 km/l = diferença de 10,6 % menor com premium.
Resumão: O benefício é que o motor trabalha mais redondo e que o desempenho é muuito pouca coisa melhor. Com o uso da premium talvez a manutenção seja mais espaçada pois o sistema trabalha queimando combustível de melhor qualidade e formando menos borra.
Abraços octanados.
A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***
Eu acho...que o tipo de motor da FZ e como os da GM. São bons em médios giros, em baixos ele reclama e em altos... GASTA!
As melhores médias foram aquelas em que usei de 4.500 até 6.000 rpms. Mas... ha´tantos fatores para diferenciar uma moto de outra que acho que não há nada de errado com a moto e com o piloto.
Abraço,
A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***
Maza escreveu: Sergios,Legal sua planilha.... fiz uma cópia... tudo bem ???.... caso contrário, eu devolvo..!!
Está tudo bem, Maza. Disponibilizei a planilha para mostrar o meu consumo e tb prá quem quiser copiar.
Eu também estou desapontando com a minha no quesito consumo. Depois da revisão, marquei 29,67 como está na planilha. Hoje marquei o consumo e já AUMENTOU para 27,68 km/l.
E olha que eu troco as marchas em 4000 rpm e até menos, às vezes.
Alterno muito a velocidade. Ando a 95, 100, 110 km/l. Já andei a 120 mas evito pois não me sinto à vontade nesta velocidade. Ao contrário do carro que ando habitualmente a 130, 140.
Não sei mais o que faço. Vou "tentar" andar a 6000 rpm. O que não é fácil pois o trecho da BR040 que ando é muito perigoso. Não pode dar mole de jeito nenhum.
Não consegui até hoje, marcar 30 km/l. Eu leio marcas de até 40 km/l, eu estou p*** porque não consigo nem perto desta marca.
Mudando de um pólo ao outro: estou estranhando o fato de que com a Fazer, fico facilmente com a mão direita dormente. Isso acontece com vocês ??
Meu... isso não acontence comigo, até acho a borracha da manopla mole. Bem... pelo que vc. falou. o seu uso é quase que estrada e se ela também não for uma Brastemp... daí..
Abraço,
João Tadeu39128,9802777778
A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***
Em piso irregular, sofro bastante com ela. A calibragem sugerida pelo fabricante, acho muito alta. Quando passo em paralelepipedo a minha esposa reclama bastante. Quando estou sozinho sinto vibrar o painel, balança, e haja parafuso afroxando.
Normalmente, procuro mudar de itinerário para não sofrer.
Minha esposa pilotando-a na estrada, sentiu um pouco a mão dormente. Será que a minha está vibrando além do normal?