Dafra Next 250 chega por R$10.190,00

03 Mar 2013 10:56 #1276 por HTEC
Respondido por HTEC no tópico Dafra Next 250 chega por R$10.190,00
Galera estou pensando em fazer algumas modificações na minha Next com o objetivo de melhorar um pouco a dirigibilidade. Recentemente a Motonline fez uma comparação interessante entre Next e CB300 e abordou uns temas interessantes.

*Colocar mais óleo na bengala pra diminuir o "afundamento" da suspensão nas frenagens, em outras palavras tornar a suspensão mais progressiva.

*Trocar o guidão por um mais baixo, inclinando o corpo um pouco mais pra frente, afim de distribuir melhor o peso do corpo na moto. isso diminuiria a trepidação da parte dianteira da moto, e daria um pouco mais de estabilidade a moto.

Comentem sobre a proposta, digam o que será positivo ou negativo. Me ajudem nesta possibilidade.

Segue o link da matéria que inspirou a vontade de fazer mudanças: www.motonline.com.br/comparativo-honda-cb300-x-dafra-next-250/

"Melhor perder alguns segundos na vida que a vida em alguns segundos"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2013 18:42 - 03 Mar 2013 18:44 #1277 por silver knigth
Htec, boa tarde.
Também já tinha lido esta matéria.
Esta da distribuição de peso desigual, não sei, tá com cara de "...Vamos ver se achamos um defeito nela para jogar na midia...", da marca que não se pode falar o nome, que eles te processam. :oops: :oops: :oops:
Aquela do Jurídico super eficiente, lembra ? :lol: :lol: :lol:
Como não acharam, inventaram esta ...
Distribuição de peso desigual nunca foi defeito. :ohmy:
Basta que se faça uma calibragem adequada, com maior rigidez na traseira.
Se fosse assim, moto custom não andaria por aí... Nelas, o peso é maior sempre na traseira.
A revista Duas Rodas publicou um teste na edição 440, em que as quatro naked foram levadas para o autódromo de Piracicaba, o ECPA.
O tempo de volta da Fazer, que sempre foi referencial de estabilidade e suspensões bem calibradas, foi de 1min. 26 seg. 36 centésimos.
O da Next, 1min. 26seg. 59 centésimos. Apenas 23 centésimos. :ohmy: :ohmy: :ohmy:
Tá na revista, e eu tenho ela aqui. Só não sei como escanear e postar aqui .... :blush: :blush: :blush:
Pagina 93....
Agora, em relação ao guidão, não sei sua altura, mas se colocar um reto, ou muito baixo, ainda mais que vc usa muito na estrada, pode se preparar para dores nas costas. :sick: :sick: :sick:
E colocar mais óleo na suspensão dianteira, cuidado.
Não aumente mais que dez por cento, pois senão, a pressão interna pode romper os retentores, e eles começam a vazar.
Uma vez, errei na troca do óleo da suspensão da minha moto, coloquei demais, e isto aconteceu.
Tente um óleo mais viscoso (grosso) mas que tenha as mesmas características do original.
Fale com o Zanella, aqui do fórum, ele pode te explicar melhor sobre isto, pois tem oficina.
E lembre-se. Ela , a suspensão pode perder a progressividade, se ajustada errado.
Abs.
Silver B)

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2013 18:51 #1278 por silver knigth
Em tempo : Se a trepidação a que eles se referem na matéria é "shimmy", aquela oscilação do guidão em acelerações mais violentas, ou em saídas de curva, quando se dá o "gás" no acelerador, pode ter duas causas : Desbalanceamento do conjunto roda/pneu, ou caixa de direção solta em excesso.
Quando a Intruder começou com o "shimmy" , apertei um pouquinho a caixa de direção, e ela parou.
É o princípio de funcionamento dos amortecedores de Guidão (direção).
Ou funcionam por atrito, ou de forma hidráulica.
Quando você aperta a caixa (sem exageros) você cria maior resistência.
E isto diminui o "Shimmy".
Não é o ideal, dirão os engenheiros, mas funciona.
Fui...

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2013 06:59 #1279 por fernando.marques
A minha apresentava o tal Shimmy, era um saco pois qualquer vacilo já viu.

Fui na cc reclamar, e falaram que poderia ser o baú traseiro causando turbulencia, o qual já retruquei pois ela trepidava antes da instalação do baú. Então jogou para o balanceamento das rodas, o qual já vem balanceada de fábrica...

Resolvi tirar a prova, e levei em um local especializado para balancear a roda, e realmente, o chumbo instalado pela fábrica na roda estava com 20 gramas a mais.

Feito esse ajuste, a trepidação acabou e a moto virou outra, literalmente.

Não culpo a Dafra por isso, pois na instalação das rodas/pneus, é feito um balanceamento. Quando o conjunto assenta de fato, pode precisar de outro. Acho eu, pois quando tirei a moto zera, ela era firme como deveria ser.

A frente dela acho um pouco leve demais, mas não vejo problema no curso da suspensão que tem ido bem. Já a vibração do motor passada para o guidão é um porre. Melhorou bem depois dos ajustes do balanceamento onde a vibração + shimmy tornava a pilotagem horrível.

Agora ficou só a vibração. Não sei se um guidão maciço, mais pesado resolveria. Gosto da posição de pilotagem mais erguida, bem confortável, mas a vibração deixa as mãos formigando...

Sugestões?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2013 18:17 #1280 por Caio Lazera
Opa galera mas um novato no forum.. Pow vou ser bem sincero pra voces, nunca tive moto e estou com o $$$ para comprar a minha, eu consigo tirar uma 125 0KM mas prefiro pegar uma 250 usada pois sei que logo logo vou querer trocar..
Andei vendo a dafra next 250 e me apaixonei, bela moto, porem muitos fans das outras marcas criticam a dafra, mas só quem tem pode falar a real... Eu estou na duvida entre a dafra next 250 e a fazer 250 ambas 2012/2013, a dafra tem 4,800 KM rodados, tem a roda mas larga e alarme o preço R$ 9,000, a fazer 7,000 KM alarme e sliders o preço R$ 9,500. Pelas fotos ambas estao impecaveis. Eu estou quase certo de fechar a dafra e só estou esperando a ajuda de voces...

Forte abraço. Se algo estiver fora do padrão mil desculpas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2013 18:38 #1281 por silver knigth
Caio , Bem vindo !
Bem, vou te dar minha opinião pessoal.
Vai de 125 zero.
Sou defensor de que o motociclista deve "subir a escadinha".
Eu mesmo, depois de 10 anos sem ter ou andar em motocicletas, e mesmo contando com uma experiência anterior de 25 anos (dos 15 aos 40... :woohoo: ), preferi comprar uma 125...
Para "sentir" o trânsito, relembrar como era a condução em meio aos veículos maiores, etc...
Pois o trânsito está mais pesado, intenso e violento que a dez anos atrás.
A facilidade de compra de veículos provocou isto. Muita gente habilitada, motorizada, mas sem conhecimento e capacidade na direção...
E agora, depois de três anos, subi um degrauzinho...
Uma 250.
O próximo, está programado para daqui dois anos.
De onde você é ?
Cidade grande ou pequena ?
E você mesmo disse "...Nunca tive moto. " ;)
Então, vai por mim... que você passa de ano ! :lol: :lol:
Pega uma 125.
Não tente bancar o "Piloto de Fuga" ! :ohmy: :ohmy:
Não confie demais em seus reflexos, ou instintos.
Lembre-se, a lei de Murphy existe e é válida ! :P
Pense que você está cercado de "cabeças de Bagre" :lol: , espere sempre uma burrada da parte deles, pilote defensivamente !
Ah! ia esquecendo : Leia o Manual de sua moto.
Aprenda a cuidar dela.
Lave sua moto.
Observe as peças, descubra sua finalidade.
Entenda como elas funcionam e se desgastam.
Sua relação com sua motocicleta, deve ser diferente, respeitosa.
Pois ela, tanto pode te dar muuuuuito prazer e alegria, como te machucar, se desrespeitada....
Motociclismo, é um estilo de vida, uma relação que você desenvolve com o tempo, diferente, entre você, seu veículo, e o mundo a sua volta...
O tempo irá te mostrar isto. ;)
Mais uma vêz, seja bem vindo :woohoo: :woohoo: :woohoo:
Silver

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2013 19:54 #1282 por Caio Lazera
Opa Silver, agradeço a sua dica. Eu moro no Rio de Janeiro/ RJ e eu so vou usar a moto pra ir pro trabalho que é pertinho da minha casa e depois ir pra escola que tbm e perto e voltar para casa. Eu só vou pegar uma reta e nada a mas... eu entendo o transido e sei que suas dicas estão super certas. Mas eu ja estou pensando em um futuro proximo, pois esse $$ e de um emprestimo que vai ser pago em 60x então pra eu vender uma 125 e pegar outra depois vai ser complicado... Ai ja quero começar em uma 250, eu não sou igual a muitos que sai querendo rabiscar eu vou andar super tranquilo...Por mas que eu seja novo (20 anos) eu vou andar bem na linha... Ai estava em duvida entre a fazer e a next.

Falando em comparação as 2 qual que voce me indicaria? Pois a next é usada e pos venda da dafra é meio complicado.

OBS: Não deixando o seu concelho de lado, meu pai disse a msm coisa que você que antigamente o transito não era que nem hoje, e que a moto e muito potente vou querer esticar... mas eu não fazer isto..

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2013 12:47 - 09 Mar 2013 13:11 #1283 por silver knigth
Fernando Marques, boa tarde !!!!
Citando : " ...Não culpo a Dafra por isso, pois na instalação das rodas/pneus, é feito um balanceamento. Quando o conjunto assenta de fato, pode precisar de outro. Acho eu, pois quando tirei a moto zera, ela era firme como deveria ser...."
Realmente. O desbalanceamento pode se dar por desgaste, buracos, e até freiadas mais fortes, que travam o Pneu.
Mas a concessionária deveria checar isto, e não partir para o campo do "pode ser..." .
Muitas vezes, acho que os mecânicos deles ficam muito restritos ao "Feijão com arroz...".
Trocar óleo, filtro, de vez em quando regular válvulas e ajustar uma caixa de direção... :cheer: :lol:
" ...Agora ficou só a vibração. Não sei se um guidão maciço, mais pesado resolveria. Gosto da posição de pilotagem mais erguida, bem confortável, mas a vibração deixa as mãos formigando... " .
Eu trocaria só as manetes de borracha, por outras mais macias. Geralmente, isto basta para aliviar o formigamento e a trepidação. Guidão maciço, creio que não resolveria a vibração, só colocaria mais peso na dianteira. Mas isto não seria suficiente para mudar o comportamento da moto.
Mas fique á vontade em seus testes.
Cada piloto, tem seu estilo, tocada, e "sente" sua máquina de uma maneira diferente.
E estes ajustes "Finos", como dizem os engenheiros, dependem de cada um ....
Vai alterando, mas não esqueça de compartilhar com a gente o seu "feeling", sua sensação de pilotagem...
Abs.
Silver

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: fernando.marques

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2013 13:06 - 09 Mar 2013 13:13 #1284 por silver knigth
Caio Lazera, boa tarde.
Desculpe a demora.
Estes últimos dias foram meio "Punk" ... :sick: :sick:
Vamos lá ...
Bem, já que vc. está já programando-se para uma 250, então, Me perdoem os demais participantes do tópico.... :blush: :blush: :blush:
Se as duas são usadas, vai de Fazer .... :ohmy: :ohmy: :S :huh: :ohmy: ...
Calma gente, eu explico !!!! :blink: :blink: ;) ;)
Estou respondendo racionalmente, sem usar o "coração" .... :) :)
A Fazer, tem uma mecânica mais simples, com menos refinamentos e requintes que a Next.
Tais refinamentos, se por um lado trazem benefícios para a Next, por outro lado, fazem sua manutenção ser mais detalhada e complexa, em determinados momentos. ;) ;)
Digamos que a Next, é para motociclistas com mais experiência em manutenção, ou mais dispostos a entender os subsistemas de um motor mais requintado.
Por exemplo : A refrigeração líquida. Todos sabemos que ela faz o motor trabalhar com uma temperatura mais constante, oque gera ganhos de durabilidade ao motor e um desempenho mais regular. Mas sabemos também que a cada "X" kms. , temos de trocar o líquido de refrigeração e usar um determinado aditivo, da marca "Y". Sob pena de comprometer a durabilidade de todo o sistema.
Já a Fazer...
É só trocar o óleo... nos KMs. determinados pela fábrica.
E este é só um exemplo...
E o Caio, já reconheceu de saída, que "...nunca tive moto..." .
Então, neste caso, uma mecânica mais simples, seria melhor...
Silver
B) B) B) (na boa ....)

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2013 19:27 #1285 por fernando.marques

silver knigth escreveu: Fernando Marques, boa tarde !!!!
Citando : " ...Não culpo a Dafra por isso, pois na instalação das rodas/pneus, é feito um balanceamento. Quando o conjunto assenta de fato, pode precisar de outro. Acho eu, pois quando tirei a moto zera, ela era firme como deveria ser...."
Realmente. O desbalanceamento pode se dar por desgaste, buracos, e até freiadas mais fortes, que travam o Pneu.
Mas a concessionária deveria checar isto, e não partir para o campo do "pode ser..." .
Muitas vezes, acho que os mecânicos deles ficam muito restritos ao "Feijão com arroz...".
Trocar óleo, filtro, de vez em quando regular válvulas e ajustar uma caixa de direção... :cheer: :lol:
" ...Agora ficou só a vibração. Não sei se um guidão maciço, mais pesado resolveria. Gosto da posição de pilotagem mais erguida, bem confortável, mas a vibração deixa as mãos formigando... " .
Eu trocaria só as manetes de borracha, por outras mais macias. Geralmente, isto basta para aliviar o formigamento e a trepidação. Guidão maciço, creio que não resolveria a vibração, só colocaria mais peso na dianteira. Mas isto não seria suficiente para mudar o comportamento da moto.
Mas fique á vontade em seus testes.
Cada piloto, tem seu estilo, tocada, e "sente" sua máquina de uma maneira diferente.
E estes ajustes "Finos", como dizem os engenheiros, dependem de cada um ....
Vai alterando, mas não esqueça de compartilhar com a gente o seu "feeling", sua sensação de pilotagem...
Abs.
Silver


Silver, agradeço a ótima resposta. Muito bem ponderado.

Bom, depois do balanceamento, minha moto completou 4 mil km e executei a revisão. Depois do reaperto, a moto melhorou de sobremaneira a vibração. Faltava um aperto também na caixa de direção. Fiquei muito satisfeito, a moto veio muito boa, justinha e gostosa de pilotar.

Os punhos eu já tinha trocado por uns mais macios. Agora está certinha.

Mas fica a dica, a manutenção regular da moto que garante a satisfação em pilotar. Se relaxar, a moto vai ficando bem ruim mesmo...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2013 22:20 #1286 por HTEC
Respondido por HTEC no tópico Dafra Next 250 chega por R$10.190,00
Fala galera

Por hora desisti de mudar o guidão da minha moto, precisei andar em uma CB300 durante um dia enquanto a minha estava na revisão, foram 85 km rodados em um dia dentro da cidade. Minhas costas doeram, e fiquei pensando como ficariam depois das viagens que faço onde ando 500 km em um único dia.

Valeu pela dica Silver K.night.

Quanto a trepidação no Guidão, não é um problema da caixa de direção, creio que trata-se realmente de má distribuição de peso, pois piora quando coloco peso no bauleto, cheguei a conclusão que a frente da moto apresenta uma certa instabilidade, nada exagerado, que comprometa a pilotagem. A verdade é que mesmo sem o baú e bagageiro, se tirar a mão do guidão com a moto em movimento, percebe-se a direção da moto tremer, indo de um lado a outro muito rapidamente. Após a instalação do Baú essa trepidação aumentou, e quando pôe-se peso no bau aumenta ainda mais.

Em relação ao Caio e sua dúvida entre Next e Fazer, meu conselho é: Vai de Fazer. Ela é mais confortável pra andar dentro da cidade, se comporta melhor em baixas rotações, e pelo que entendi o Caio vai usar dentro da cidade em um percurso pequeno. Sempre disse aqui que considero a Next um moto excelente, e superior as concorrentes para rodar na estrada, mas dentro da cidade a Fazer é um pouco melhor. E como já relatado pelo Silver, ela tem uma manutenção mais fácil e normalmente mais barata também.

Abs a todos.

"Melhor perder alguns segundos na vida que a vida em alguns segundos"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2013 20:47 #1287 por rrsoares
Minha moto voltou hoje, pela 3ª vez em um mês, para a concessionária arrumar um barulho/folga no guidão e a 3ª marcha que pula.
Alguém interessado em comprar uma Next com 4000km???? :whistle: :whistle: :whistle:
Primeira e última Dafra.

Pilote com atenção

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2013 23:04 - 11 Mar 2013 23:06 #1288 por silver knigth
RR Soares, boa noite.
Em relação ao barulho no guidão, será que não é a suspensão dianteira que está batendo ? Pode ter sido um erro de ativação ou montagem. Pouco óleo na Bengala, por exemplo. Em relação ao Câmbio, se é escape, pode ser regulagem de seletor (garfinhos).
De onde você é ? Se estiver em São Paulo, vou te dar uma dica.
Leve sua moto na Dafra Itavema da Vila Maria. Procure o André (Mecânico).
Ele é quem treina os demais mecânicos das outras lojas. O garoto é "Fera".
Fez até curso na fábrica, em Manaus, e no Senai.
Pega o manual de manutenção, te mostra a peça que trocou no desenho, mostra a peça que tirou, fala porque pode ter dado defeito.
O dia que aquele moço sair da Dafra, vou com ele.
E se abrir oficina, viro freguês.
Atencioso, cuidadoso, está sempre de mãos e roupa (avental) limpas, nem parece mecânico.
E bota a mão na moto. Não fica só na figuração. Se ele não resolver, aí, só a fábrica...
Em tempo : Se é do jeito que você falou, Dê a moto, de presente para a Sogra !!!! :lol: :lol: :lol: ;)
Unir o útil ao agradável... ;) :P :lol: :lol:
Se livra da "Jaca", e tira a :evil: do sério !!!! :lol: :lol: :lol:
Silver ;) (na boa)

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Mar 2013 18:55 #1289 por rrsoares

silver knigth escreveu: RR Soares, boa noite.
Em relação ao barulho no guidão, será que não é a suspensão dianteira que está batendo ? Pode ter sido um erro de ativação ou montagem. Pouco óleo na Bengala, por exemplo. Em relação ao Câmbio, se é escape, pode ser regulagem de seletor (garfinhos).
De onde você é ? Se estiver em São Paulo, vou te dar uma dica.
Leve sua moto na Dafra Itavema da Vila Maria. Procure o André (Mecânico).
Ele é quem treina os demais mecânicos das outras lojas. O garoto é "Fera".
Fez até curso na fábrica, em Manaus, e no Senai.
Pega o manual de manutenção, te mostra a peça que trocou no desenho, mostra a peça que tirou, fala porque pode ter dado defeito.
O dia que aquele moço sair da Dafra, vou com ele.
E se abrir oficina, viro freguês.
...


Fala, Silver.
Peguei a moto hoje. Voltou igual foi!
Moro em Barra Mansa, interior do RJ. Só tenho uma css pra recorrer.
Disseram que no teste de rodagem não perceberam nada estranho. Fazer o quê, né? Não posso espancar o cabra pra ele arrumar a moto, mas que dá vontade, dá!!!!
Solução será vendê-la mesmo. Mas isso já estava mais ou menos nos planos. Era uma etapa na vida motociclística a caminho de motos maiores. É minha 1º moto. Planejava ficar 1 ano na 250 pra ganhar experiência, o quê ocorrerá agora no 1º semestre.
Próximo passo já está na mira...
De qualquer maneira, obrigado pela dica do mecânico e da sugestão do que fazer com a motoca!!!
Até.

Pilote com atenção
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2013 23:58 #1290 por Izotonico
Ta ai pra quem gostaria de saber como a Next se comporta na estrada.
Minha modificações ajuda na queima de combustível e o motor é ORIGINAL das duas.
Imagina se abri^^

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.221 segundos