Cuidado com as fraudes nos capacetes

20 Jun 2011 19:14 #61 por ziel
Respondido por ziel no tópico Cuidado com as fraudes nos capacetes
li que se o consumidor tiver a nota fiscal do capacete poderá se isentar dessa culpa. será q a loja é obrigada a trocar o meu capacete, sendo q ele veio com um selo "falso"? pois umas das coisas q a vendedora fez questao de dizer, era q ele tinha esse maldito selo do INMETRO, e hj verifiquei q ele é falso. E AGORA JOSÉ?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jun 2011 22:06 #62 por André Garcia
O que está por trás da notícia? Mas não aparece?

Será mesmo que a intenção da Blitz era pegar selo do inmetro falsificado ou quem estava utilizando capacete comprado no exterior e não dos importadores?

Porque se a intenção fosse, realmente, fazer um operação policial para pegar selo falsificado, me parece óbvio que a blitz deveria ocorrer em importadores, empresas que cometem contrabando, comércios, lojas de capacete e não na rodovia.

Isso está parecendo romance de Franz Kafka

André Garcia

São Paulo - SP

visite meu BLOG

Twitter


&lt

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2011 06:30 #63 por marconunes

ziel escreveu: li que se o consumidor tiver a nota fiscal do capacete poderá se isentar dessa culpa. será q a loja é obrigada a trocar o meu capacete, sendo q ele veio com um selo "falso"? pois umas das coisas q a vendedora fez questao de dizer, era q ele tinha esse maldito selo do INMETRO, e hj verifiquei q ele é falso. E AGORA JOSÉ?


Ziel, se você tem o comprovante de compra e a comprovação de que o selo é falso, não só a empresa é obrigada a trocar, como também poderá ser responsabilizada criminalmente sobre o fato.

Procure imediatamente o vendedor e explique a situação. Pode ter certeza que eles irão tomar alguma atitude. Em em último caso, informe à polícia e procure sim um advogado para reaver seus direitos.

Abraços


CONSULTOR JURÍDICO Motonline

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2011 06:59 #64 por fabiorns
Poiszé , esse é nosso mundo Brasilis, mas nós temos que defender os produtos daqui, pois o
do exterior não da lucro para nós, e que se exploda a segurança.
e assim anda nosso Brasilis , infelizmente

Fabio - Sorocaba/SP
Ninja 650r - Refined Agression !!!
msn - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2011 07:43 #65 por ziel
Respondido por ziel no tópico Cuidado com as fraudes nos capacetes

marconunes escreveu:

ziel escreveu: li que se o consumidor tiver a nota fiscal do capacete poderá se isentar dessa culpa. será q a loja é obrigada a trocar o meu capacete, sendo q ele veio com um selo "falso"? pois umas das coisas q a vendedora fez questao de dizer, era q ele tinha esse maldito selo do INMETRO, e hj verifiquei q ele é falso. E AGORA JOSÉ?


Ziel, se você tem o comprovante de compra e a comprovação de que o selo é falso, não só a empresa é obrigada a trocar, como também poderá ser responsabilizada criminalmente sobre o fato.

Procure imediatamente o vendedor e explique a situação. Pode ter certeza que eles irão tomar alguma atitude. Em em último caso, informe à polícia e procure sim um advogado para reaver seus direitos.

Abraços


blz marco! vou fazer isso hj mesmo. assim q chegar do trabalho irei à loja e resolver essa pane.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2011 07:49 #66 por ziel
Respondido por ziel no tópico Cuidado com as fraudes nos capacetes
na verdade, eu tava fazendo a pesquisa de forma errada e agora consegui localizar o certificado. e acabei de descobrir q a validade dele vence ano q vem...aff!!

Organismo Credenciado

BRASIL CERT AVALIAÇÕES DA QUALIDADE LTDA



Nº do Certificado

BRC - AUT 5027



Classe do Produto

Capacetes para Condutores e Passageiros de Motocicletas e Similares



Data de Emissão

24/06/2009



Data de Validade

23/06/2012



Tipo do Certificado

Produto



Laboratório de Ensaio

IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas



Nº do Rel. de Ensaio

REN 251

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2011 07:54 #67 por ziel
Respondido por ziel no tópico Cuidado com as fraudes nos capacetes
o legal disso é q um capacete da nuvo "apodrece" em 3 anos...hahaha... ViVA LISARB!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2011 08:06 #68 por Michelsen
esta semana comprei um capacete texx

conversei com o vendedor e dono da loja , ele m disse q nao existe isso de data de validade de capacete , ate vc começar a usa-lo.

estou eu e os vendedores errados ???

Atual - Mirage 250 = Flecha de prata ou khaleesi ????

EX - Intruder Ruiva da patroa

Ex - Grantruder

Diero nao compra a felicidade, mas compra CERVEJA q é a mesma coisa !!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jun 2011 10:13 #69 por Paulo Couto

Sidney Levy escreveu: É importante esclarecer que à Imprensa cabe relatar fatos, que foi o que Motonline fez neste caso e procura fazer sempre. Não se trata de escolher um dos lados da história. Me parece que Motonline quis esclarecer aos seus leitores, como disse Marco Nunes, sobre a possibilidade real de se comprar algo ilegal e que poderá lhe causar problemas. Simples assim.


Sidney, reportar fatos depende de um ponto de vista do observador/jornalista/reporter. Não se trata de escolher lados, mas de entender a história pela interpretação do autor e relatar o fato conforme esse ponto de vista. Comprar algo ilegal vai dar problema? (FATO) porque? porque a fiscalização do selo no capacete nas ruas é ilegal e abusiva! (FATO) mas porque é feita nas ruas mesmo sendo ilegal e abusiva? porque o selo garante a reserva de mercado dos importadores e fabricantes locais "certificados", e por isso tem interesses e incentiva a fiscalização para inibir uma "invasão" de shoei, arai, agv e outros tantos "ilegais" vindos dos EUA nas bagagens dos mais abastados que podem viajar e comprar acessórios lá fora. (PONTO DE VISTA DO JORNALISTA, compartilhado por esse que aqui escreve).

Já viu alguma fiscalização ocorrer sem que não exista NENHUM BENEFICIADO por ela? Quem LUCRA com essa fiscalização nas ruas? O usuário? o poder publico? a industria local? a industria de selinhos alternativos?

Um grande jornalista me disse: quer saber a verdade? vá atrás do dinheiro.

Paulo Couto2011-06-21 14:26:15

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jun 2011 05:30 #70 por Vortex52
A clase precisa se unir e combater esta lei que esta sendo subsidiada pelos importadores que querem sua fatia protegida!

Hoje com a possibilidade de viagens ao exterior existem muito mais pessoas comprando acessorios e itens de seguranca no exterior, onde os precos sao muito, mas muito mais baratos!

"A uniao sempre faz a força" Vamos proteger nossos interesses por maior segurança a preços menores sem esta roubalheira que os importadores nos impoem!

Vortex52

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jun 2011 16:13 #71 por JulianoPaes
Muito se fala em preocupaçao na segurança do motociclista

mas entao pq liberaram filme fume 28% nos vidros da tampa do porta malas dos carros?



28% vc nao ve nada, ate de dia é dificil ver quem vem atras

Esse selo é pressao dos fabricantes d e capacete pra nao perder mercado

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jun 2011 09:35 #72 por Vortex52
JULIANO

Concordo e incluiria tambem os importadores de capacetes! E o que a categoria esta fazendo para reverter esta absurda lei????

N A D A !
Nos fazem de palhaços e nos so rimos e fazemos piada sobre isso....brasileiro e muito bola mucha mesmo....[/color]
[/b][/i]

Vortex52

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2011 18:44 #73 por ezenecon
Vou fazer aqui o papel de advogado do diabo!!!!

Eu sou absolutamente a favor da normatização, pois só assim teremos produtos melhores. Não vou entrar no mérito dos testes, que são sim muito fracos, mas para tudo existe um começo. A normatização nos EUA e Europa já existe ha muito tempo.
O órgão responsável pelas normas no Brasil é a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Não temos que lutar contra as normas, mas sim melhora-las. Diferente das agencias americanas e européias que classificam os capacetes do menos seguro ao mais seguro, a ABNT apenas testa a segurança mínima dos nossos capacetes. É por isso que algumas "cascas de ovo" tem o selo, pois atendem à essa exigênia mínima. O que temos que lutar é para que a ABNT adote para os capacetes a mesma metodologia usada para outros produtos, como eletrodomésticos, que são classificados pela eficiência por letras, sendo a letra "A" a mais eficiente.
Ora, eu, como consumidor consiente, não compro nenhum eletrodoméstico sem examinar a etiqueta da ABNT para poder escolher um produto melhor.
Assim deveríamos fazer com os capacetes. Pelo menos estaríamos consientes de que "esse produto dá mais proteção que aquele".
Quanto à obrigatoriedade do Selo, ele serve também para combater o contrabando, pois todo o capacete, nacional ou importado, fabricado ou importado legalmente deve ter o selo. E nós devemos exigir isso na hora de comprar um capacete de R$ 1.200,00, porque só assim saberemos que ele foi devidamente regularizado. (infelismente já estão falcificando e vendendo esses selos)
O que acontece é que tem espertos que querem comprar um capacete se ter que pagar os impostos (novamente não quero entrar no mérito se são justos ou não, simplesmente que os impostos deveriam ser pagos por todos da sociedade que se diz organizada).
você pode ter um SHOEI, um Arai, um Original do Rossi, etc. desde que seja importado legalmente e pagando os impostos e passando pelo teste de segurança mínima da ABNT.

Por isso é que devemos lutar para que essas normas atuais sejam melhoradas, evitando assim que algumas Cascas de ovo" sejam vendidas colocando em risco a vida dos mais desavisados.

Um exemplo é que a ABNT já promoveu uma alteração da norma e agora passa a verificar a resistência da viseira, pois alguns capacetes eram fabricados com "garrafas PET" mesmo. Hoje já tem que ter uma espessura mínima, que garanta uma resistência mínima. (não tenho os dados para fornecer)



ezenecon2011-06-30 21:56:37

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2011 09:17 #74 por Vortex52
EZENECON

Espera um pouco! Pelo visto vc nao passou no exame da OAB Ezenecon

Quando vc diz "...pagando os impostos e passando pelo teste de segurança mínima da ABNT.



você quer dizer que vao detonar o capacete para fazer o teste? ou você acha
que eles so olham o capacete e atestam a seguranca que ele ira fornecer????

E se eu for passear na Europa ou USA e trouxer um capacete dentro da minha
cota de USD500,00??? Sua advocacia esta meio que diria "furada" o que esta
ocorrendo na realidade é um lobby enorme de fabricantes macumunados
com as lojas de importacao, e esta lei foi vendida a este povo, so pode!

Vortex52

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2011 12:55 #75 por Paulo Couto
Caramba... é cada um!
Capacete comprado no exterior e trazido dentro da quota de viagem É LEGAL, como também é LEGAL qualquer item trazido do exterior dentro da quota, e é LEGAL mesmo fora da quota, pagando os impostos no aeroporto ou não (no caso da luz verde). PONTO FINAL, o produto FOI ADQUIRIDO DE FORMA LEGAL.

Qualquer outro produto vendido no brasil tem que ter selo, porque é assim que se regula o mercado local. PONTO FINAL! Comercio de capacete novo no brasil é com selo!

Já o usuário motociclista, uma vez que tem a posse de itens LEGAIS, não pode ser PUNIDO porque não tem selo, ou porque não consome produtos brasileiros por qualquer motivo que seja. PONTO FINAL!

Pergunto eu, você que comprou um capacete CARO NO BRASIL COM SELO, devidamente legalizado, mas que por qualquer motivo precisou pintar o capacete (não gostou da cor, passou um produto de limpeza inadequado que manchou ou qualquer outro motivo que seja, inclusive para pintar a foto da mãe dele em aerografo), AONDE VAI ARRUMAR O SELO??

O capacete passou a ser ILEGAL porque foi PINTADO???????

O selo foi inventado para evitar o comercio de produtos fora de padrão, de baixa qualidade, mas os "puliça" e a burocracia macumunada com o empresariado local logo resolveram punir O USUÁRIO e decretar uma reserva de mercado que impede o usuário de adquirir LEGALMENTE fora do pais um produto MELHOR do que o vendido no brasil!!!

No dia que OBRIGAREM a botar a placa da moto no casaco (lei proposta recentemente), você terá que ter um casaco especifico para andar com a moto de um amigo? E quem tem duas ou mais motos, terá que ter vários casacos? E o garupa, como é que faz? ele tem que andar com numeros soltos no bolso para "compor" a placa da moto na hora de subir na garupa?

Selinho de capacete não é exigencia para o usuário, é exigencia para o COMERCIO! mas, pra variar, foi deturpado pelo poder publico. igual o kit de primeiros socorros nos carros, ou mais recente a multa porque o extintor tá dentro do saco plastico (que vem de fábrica assim...)

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.183 segundos