Máquina Mortífera

12 Nov 2007 13:34 #16 por Marctel
Respondido por Marctel no tópico Máquina Mortífera
Tive um problema com um celular de R$199,00 em 2004. Não foram respeitados prazos entre outros problemas. O Procon não resolveu, então deixei na mão do meu advogado.
Rendeu um processo nas pequenas causas e uma indenização por danos morais de aproximadamente R$15.000,00.
Hoje eu posso dizer que entendo um poquito do código de defesa doconsumidor.

Marctel

Pirassununga SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 13:38 #17 por Marctel
Respondido por Marctel no tópico Máquina Mortífera
Pessoal, seria muito legal se os users colocassem sua ocupação no profile, assim nós saberíamos com quem tirar as dúvidas específicas.
Por exemplo, essa do Procon seria melhor explicada´por um advogado e tenho certeza que deve ter algum falando conosco sem se identificar.

Marctel

Pirassununga SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 13:46 #18 por Junior
Respondido por Junior no tópico Máquina Mortífera

mantabodyboarde escreveu: Lembrando que é 30 dias, mas não zeram quando sai da assistencia nao, no caso de reincidencia do mesmo defeito, o prazo é acumulativo, ou seja, se ficou 20 dias da primeira vez, na segunda só tem 10 dias


Manta

De onde você tirou isso de que não zera???

A doutrina e a jurisprudência já entenderam que o prazo de 30 dias é zerado quando da entrega do bem e, persistindo os defeitos, pode o consumidor optar entre as suas opções.

Junior Mayer

Suzuki EN 125 Yes - 07/08

Projeto de advogado que não pretende advogar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 13:51 #19 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico Máquina Mortífera
Se o defeito ainda persiste não zera o prazo não, pois ele não foi corrigido.
No caso que vc citou, persistindo o defeito, só pode optar pelas outras opções caso a soma do período em assistencia seja superior a 30 dias.

Se, por exemplo, seu celular não funciona o botao do volume, voce leva em garantia e passa 20 dias lá, quando te entregam o problema persiste, voce deixa lá outra vez, mas dessa vez eles tem 10 dias ate reparar ou te apresentar outras opções, entendeu?


O exemplo de celular é real, aconteceu com o meu...

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 14:03 #20 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Máquina Mortífera

pjunior escreveu: Só não concordo em uma coisa "A Yes é uma moto que poderia ser sensacional, se tivessem o minimo de competência pra... apertar os parafusos?"
A moto não tem culpa dos incompetentes que a montaram pode ser que se vc tivesse pego a moto do lado desta que vc pegou não teria nenhum dos problemas que vc já citou no fórum pois quem a montou poderia ter sido mais cauteloso.


Então quem tem culpa? Eu?

Até onde me consta, a concessionária que comprei também é autorizada. Se são incompetentes não deveriam ser AUTORIZADA SUZUKI, certo? Eu sei que eles são incompetentes agora, mas quando comprei ambas eram autorizadas, então fui na que me vendeu mais barato. Aliás, quem me garante que se tivesse comprado na Moto Show não iria dar isso também? Pois foi lá que levei quando a moto deu problema, e não arrumaram!!

Isso poderia ter acontecido com qualquer moto, de qualquer marca. Mas porque ELES NÃO ARRUMAM LOGO?

pjunior escreveu: Vc ainda esta dentro do prazo para a desistência dela? Se estiver não perca tempo e devolva logo. Vá em outra autorizada e pegue outra yes ou outra que lhe agrade.


A moto foi comprada em 25 de agosto. Quem me dera poder desistir dela.

pjunior escreveu: []'s e boa sorte.


Obrigado! To precisando mesmo...

Exterminador escreveu: João,
Esse problema foi com a sua YES 2008???
Qual a concessionária daqui de Brasília vc comprou???


Sim, é com a Yes 2008.

Comprei na Smaff, mas sempre revisei na Moto Show. A Smaff montou a moto errado, e a Moto Show não corrige de jeito nenhum. E ainda por cima quer me cobrar por serviços em garantia. Por isso não recomendo nenhuma delas.jabsb39398,6753009259

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 14:07 #21 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Máquina Mortífera
*post duplicado - deletar*jabsb39398,6739467593

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 14:17 #22 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Máquina Mortífera

Junior escreveu: O prazo de 30 dias é para reparos no produto. Se a empresa fizer o reparo em menos de 30 dias, o prazo está esgotado.

Aí, pode o consumidor optar entre receber de volta o dinheiro gasto para a compra do produto ou a substituição dele por outro de mesma qualidade (não entendam qualidade como mesmos defeitos, mas como por um modelo compatível).

Todo o dinheiro deve ser corrigido monetariamente, inclusive deve ser cobrado o valor dispendido para emplacamento (não tributos, apenas alguns valores de aquisição da placa e taxas de despachante, bem como TAC´s e outras despesas decorrentes da negociação).

Ocorre que a empresa normalmente não cumpre com isso. Então somos obrigados a entrar com processos e aguardar a morosidade do judiciário.

Se eu fosse o João, já teria entrado com esse processo, há tempos!!! Não estaria esperando aparecerem mais defeitos na moto...


Pois é isso mesmo que eu vou fazer.

Só não fiz antes pois precisava vender a moto. Como além de não conseguir vender ainda to com a Máquina Mortífera na garagem, vou botar o pau pra quebrar M E S M O !!!

Vou lhe mandar uma PM para saber o que preciso fazer, ok? Amanhã começo a encaminhar isso.

[]s!

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 15:03 #23 por Junior
Respondido por Junior no tópico Máquina Mortífera
Perfeito, João.

Pode contar comigo para o que precisar no assunto.

mantabodyboarde escreveu: Se o defeito ainda persiste não zera o prazo não, pois ele não foi corrigido.
No caso que vc citou, persistindo o defeito, só pode optar pelas outras opções caso a soma do período em assistencia seja superior a 30 dias.

Se, por exemplo, seu celular não funciona o botao do volume, voce leva em garantia e passa 20 dias lá, quando te entregam o problema persiste, voce deixa lá outra vez, mas dessa vez eles tem 10 dias ate reparar ou te apresentar outras opções, entendeu?


O exemplo de celular é real, aconteceu com o meu...


Manta

Quem te deu essa informação??? A assistência técnica??? A loja???

Se você me passar fundamento jurídico para isso, acredito em você e retiro as minhas mensagens, para não ensinar as coisas erradas para o pessoal aqui, mas tenho um caderno de notas da aula de DIREITO DO CONSUMIDOR, no 2o. ano de faculdade que diz exatamente isso e mostra alguns autores que ensinam que o prazo se esgota com a entrega do bem.

Só tenho que encontrar esse caderno...

Junior Mayer

Suzuki EN 125 Yes - 07/08

Projeto de advogado que não pretende advogar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 15:51 #24 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Máquina Mortífera
Grave incidente esse.
É procedimento normal uma motocicleta ser entregue à concessionária, desmontada. Entretanto, é normal também a moto vir com o motor e a roda traseira já montados. A J. Toledo não faria exceção nesse caso, ela deve entregar a moto com motor, roda traseira, suspensão traseira, relação secundária, tudo já montado.
A gravidade dessa história é que tudo indica que a coroa veio mal parafusada lá da J. Toledo, a não ser que alguém na concessionária tenha mexido na coroa, o que não acredito.
Será que a crescente venda da linha 125 da Suzuki está estressando a linha de montagem da J. Toledo?
Mas esse tipo de erro de montagem não é privilégio dela, Honda, Yamaha, e tantas outras montadoras eventualmente também erram na montagem, e aí alguém é sorteado, infelizmente.
Eu recomendo falar com o gerente da concessionária e exigir um reaperto geral.
Quanto à falta do parafuso, isso é normal na J. Toledo, precisei de parafuso do guidão porque quebrei um ao fazer um ajuste, esperei mais de um mês. Nesse meio tempo, para não ficar com a moto parada porque o guidão não firmava bem, comprei um pafaruso de Titan 150 que é diferente na aparência, mas equivalente nas medidas.
Pois é, recorri a uma loja Honda, porque nenhuma loja Suzuki por perto tinha a peça que eu precisava.
Apesar de eu não apreciar nenhum modelo Honda atualmente em linha, eu reconheço que na assistência técnica a Honda é imbatível.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 16:04 #25 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico Máquina Mortífera
Junior, não tenho anotado aqui exatamente os atigos e tal, mas quem disse foi exatamente um advogado conhecido que lida com essa área. Fui consultar por problemas com assistencia técnica na vespera de acabar a garantia...

O prazo não se esgota, mas geralmente eles gastam pelo menos 20 dias pra fazer a gambiarra.

Mas o que eu quis dizer é maomeno o que voce disse, se eles não arrumarem, esgotando o prazo quem escolhe é voce, e não eles.

E esqueça PROCON, fora a fila e o tempo, não leva a nada, o máximo que acontece é ir um sub-sub-auxiliar e dizer que não vai fazer nada e que é melhor voce procurar seus direitos...

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 20:47 #26 por Marctel
Respondido por Marctel no tópico Máquina Mortífera
Pessoal, aqui vai o Link p/ o CDC:
www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/l egislacao/cdc.htm

Marctel

Pirassununga SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2007 20:48 #27 por Marctel
Respondido por Marctel no tópico Máquina Mortífera
Procurem: Sessão III, Art18.
Tá tudo lá, mas é bom ler e ter sempre guardado o CDC inteiro.
Abraços

Marctel

Pirassununga SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Nov 2007 15:23 #28 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Máquina Mortífera
Bem, fui ao procon hoje. É perda de tempo, que nem o Manta falou.

Eles alegaram que a vibração é culpa do guidão que troquei (!). Só que, as 2 primeiras reclamações foram feitas antes da troca. Tenho as OS e a nota da troca do guidão.

E meu advogado disse que não compensa, pois tudo agora vai ser culpa do guidão. Mesmo que eu tenha como provar, vai se arrastar por um bom tempo. Melhor pagar R$ 75 em uma oficina independente e arrumar de uma vez por todas.

Tenho 3 opções:

1) R$ 75 numa oficina independente (mão de obra) para arrumar essa
2) Trocar em uma Neo 2005 com 1600km rodados + volta em dinheiro
3) Jogar no lago (dá vontade)
4) Queimar (boa!)
5) Tentar vender de novo. Estava pedindo R$ 4,5k e nada. Se for pra vender acho que vou ter que ir para SP. Sem contar que pra vender vou ter que morrer nos R$ 75, pois não vou vender uma moto pronta pra cair.

A propósito, eu nunca mais compro Suzuki. Monte de safados. Primeiro era normal, depois "fizeram o possível". E depois que viram o guidão, aproveitaram a deixa!

Sem contar que o funcionário da autorizada disse ao cara do Procon que estava fazendo um favor em trocar os parafusos que cairam... hahahaha.

É meus amigos. Por experiência lhes digo... Honda é legal, Yamaha talvez. Mas Suzuki nunca mais.

Em pensar que comprei a moto 0km para ter garantia e segurança... além de só passar raiva, quase tomei um tombão. Se não tivesse visto esses parafusos a tempo, poderia estar na UTI agora.

[]sjabsb39399,7264467593

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Nov 2007 15:32 #29 por iikozen
Respondido por iikozen no tópico Máquina Mortífera
João, comprei minha Intruder há pouco e estou - por enquanto - satisfeito.
No entanto, de maneira nenhuma vou defender a incompetência, inexperiência, falta de ética e descaso com que você foi e tem sido tratado.
Venda, troque, faça rifa, mas se livre deste problema e adquira uma moto que te deixe contente e sirva o propósito que uma motocicleta deve.

Abçs...
iikozen iikozen39399,7313541667

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Nov 2007 15:40 #30 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico Máquina Mortífera
Meu, o que eu fico irado é que eu gosto dessa moto. Só que ela não fica boa de jeito nenhum. Isso me dá uma raiva...

Com o que gastei nela, a vista, teria comprado motoca BOA aqui em Brasília usada. Mas quis pegar nova para não ter dor de cabeça... ô ingenuidade.

[]s chateados

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.169 segundos