Só um detalhe, quando você menciona que o Imposto de 60% incide sobre o preço FOB, você inclui nesse FOB o custo do frete e seguro. Bom, com essa terminação o imposto incide sobre o preço CIF na verdadem não é? Pois, FOB (free on board) é o preço do produto acrescido apenas do frete da fábrica até o porto. Enquanto, CIF (Cost Insurance and Freit) significa com todas as despesas mencionadas em seu texto. Posso estar totalmente errado, mas se puder verificar agradeço.
Franz, eu acho que voce tem razão quanto a sigla correta, mas o conceito permanece: o imposto é calculado sobre o valor total no momento que chega aqui (preço + frete + seguro), ou seja, sobre o que voce pagou.
Execelente matéria, com ótimas dicas de sites nos EUA. Eu compro pela net no exterior desde 97 ou 98 e realmente vale a pena. A diferença dos preços praticados em nosso mercado é absurda, cito como exemplo minha última compra que foi de uma viseira para capacete. O valor total com frete e tudo foi de 80 dólares e não tive que pagar imposto, o que me faz pensar que talvez nem todos nos correios utilizam o mesmo critério de incluir o valor do frete, mas, enfim, meu custo total pela viseira não chegou a 200 reais e no lugar mais barato que encontrei por aqui ela custava 350, praticamente o dobro. Fico na torcida para que cada vez mais pessoas utilizem essa forma de compra de peças, acessórios e afins. Quem sabe assim nosso mercado não amadurece um pouquinho e para de tratar todo proprietário de moto grande como o "própriotário" milionário.
Paulo, desde que acompanho suas colunas no Forum PC´s já tinha admiração pelo seu trabalho, mas realmente vc está fazendo a diferença neste site. Meus parabéns pela iniciativa!
Sempre tive vontade de adquirir coisas nos EUA mas não sabia direito como fazer, agora pelo menos já temos alguma noção.
Abraço
Realmente o texto é muito bom, bastante útil pra quem compra outras coisas no exterior (além de material para moto).
Mas pô, meu, capacete coquinho não dá hein!
Gostaria de tirar umas dúvidas: você que compra regularmente no exterior já teve problemas com entrega ??? Se por exemplo o produto não chegar, estiver avariado ou diferente do que você pediu qual o tratamento dado pelas lojas ? Com relação a esse quesito (pós-venda) tem alguma loja em especial que você recomendaria ?
Parabéns pela matéria, os importadores tem que saber que não são nossa única opção.
Muitos representantes de modelo com pouca representatividade aqui, aproveitam de sua posição privilegiada no mercado pra praticar preços abusivos.
Só pra exemplificar, precisei de um cabo certa vez, no representante aqui me pediram R$240,00, peguei o número da peça e comprei pela Internet, saiu por U$15,00 + U$10,00 de frete, ou seja, total de U$25,00 (aprox R$55,00), e em 10 dias foi entregue em casa perfeitamente
Fabio, eu nunca tive problemas com a entrega, nem de não chegar, nem de chegar avariado. se tiver, vou entrar em contato com o fornecedor e buscar uma solução mas eu tenho quase certeza que o custo da solução será alto (em função do frete).
para não dizer que nunca tive problema, uma das peças que comprei (um defletor) da kuryakyn não serviu na moto embora constasse tanto no site da loja (cruiser customizing) quanto no do fabricante (kuryakyn) que serviria. nessa situação, não há muito o que fazer a não ser entubar o produto.
depois de pesquisar mais um pouco, descobri que realmente essa peça apresenta dificuldades de montagem em algumas motos (modelo/ano) e pode não servir (meu caso). a solução é mandar de volta pra a loja (correios) e receber o credito, mas o valor não compensa (credito de 50 dolares, custo de envio de 20 dolares). vou acabar vendendo o item aqui no brasil para alguem que tenha uma moto compativel.
riscos existem, é obvio, mas dependendo do produto compensa fazer a compra fora. mas eu não arriscaria comprar nada de valor muito alto ou que tivesse o risco de não servir, ou fragil, ou que dependesse de uma instalação profissional, etc. Paulo Couto38951,6453125
Grande Paulo, mais uma vez exelente matéria! Uma perguntas: Já fez compras no e-bay? Quando você compra pelo cartão e manda entregar em algum lugar nos EUA (endereço diferente do seu) nunca teve problemas com o cartão não querer realizar a transação? Sei que agora existem algumas empresas que recebem o produto para você nos EUA, despacham para o Brasil e cobram de vocês todos os impostos referentes a importação, parece uma boa opção para sites que não despacham para fora dos EUA, não acha?