Impressões após rodar + de 2000km com o mesmo óleo

27 Out 2011 16:52 #46 por Jota Nunes

milanbee escreveu: Sabe o que eu acho mais estranho, é que há 1 ano atrás recomendavam trocar o óleo a cada 1000km.



Vejam aqui!!!!



É um tanto estranho que com a nova Fazer isso tenha mudado apenas pelo
fato de terem mudado o visual, porque o motor continua o mesmo.





Como respondi lá no outro tópico, então o Manual da minha Fazer deve estar errado, pois é de 2007 e recomenda a troca com 5 mil km !!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 17:03 #47 por Soueu
O cara que respondeu :"[="Apple-style-span"]Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta[/]... sou gerente de uma revenda yamaha, o óleo vc deve trocar a cada 1.000km, a Fazer pega 1litro e 350ml de óleo (sem a troca do filtro) 1 litro e 450ml (com a troca do filtro), o filtro vc deve trocar a cada duas trocas (ou seja vez sim vez não) é somente utilizar o original, o óleo recomendado e o Yamalube. "1 ano atrás[/list][="Apple-style-span"]Duvido que seja gerente de alguma coisa, pois quem em sã consciência coloca para gerenciar sua empresa uma pessoa que contraria frontalmente a norma escrita ?[/][/list][="Apple-style-span"]E a segunda resposta, mais coerente, não foi considerada :[/][/list]"De quanto em quantos KM devo troca o óleo ?

Uso "normal" (sem ficar acelerando igual um retardado, sem pegar muitos terrenos acidentados, sem pegar muita poeira, sem pegar muitas situações de anda-para) - 5.000 km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro)
Uso forçado - 2,500 km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro)
___________________________
Quantidade de óleo que devo colocar ?

1,35 l se não trocar filtro;
1,45 l se trocar filtro junto.
___________________________
Quando devo troca o filtro de óleo ?

A cada 2 trocas de óleo se for original
A cada troca de óleo se for paralelo (apenas para garantir)
_____________________________
Qual óleo colocar ?

Yamalube com API SL ou outro que seja equivalente ou superior (superior tem uma letra "mais alta" do que L na classificação SL. Ex: SM é superior a SL / SL é superior a SJ / SH é superior a SG etc...)
1 ano atrás"[/list][="Apple-style-span"]A net é legal, mas tem muita desinformação e para isso havemos de ficar atentos ![/][/list][/list]

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 17:21 #48 por JPaulosg
Sem dúvida, a resposta escolhida é a mais "batida" e não a mais correta!
Troquei recentemente (quase) como em situação de uso forçado, mas foi mais por motivo de conveniência mesmo do que por necessidade, admito!
Abs a todos!
JP

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 14:07 #49 por Rafael.P.Silva
ggsjunior,

tive tempo e consegui ler o texto hahaha flw

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 17:12 #50 por Soueu

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 17:14 #51 por Soueu

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 18:22 #52 por MarthaLu
Caro Melambee!!!!!

Esse assunto é um dos mais polêmicos do forum. Já teve até vários tótpicos trancados porque passsaram dos limites!!!!!!

Mas vou colocar mais lenha nessa fogueira!!!!

É fato que usando o óleo como recomendado o motor da fazer durou 100 mil km, e continua funcionando!!! Aí vc perguntou se trocando de mil em mil se não duraria mais. Daí eu resolvi faser algumas contas.

Caso 1: Troca conforme o manual, ou seja; óleo Yamalub a cada 5 mil km e troca do filtro a cada 10 mil.
Custo: óleo 16,50 por litro, 1,5 litros 25,00 (arredendando) e filtro 32,00.

Caso 2: Troca conforme sua indicação, ou seja; óleo de 10,00 o litro trocado a cada mil km e troca de filtro a cada 2 mil.
Custo:óleo 10,0 por litro, 1,5 litros 15 reais mais filtro 32,00.

Após 100 mil km:

Caso 1: 20 trocas de óleo a 25,00 = 500,00
10 trocas de filtro a 32,00 = 320,00
Total 820,00

Caso 2: 100 trocas de óleo a 15,00 = 1.500,00
50 trocas de filtro a 32,00 = 1.600,00
Total 3.100,00

Diferença após 100 mil km = 2.280,00

Se o motor do caso 1 fundir após 100 km, vc tem 2.280,00 no bolso para fazer o motor e rodar mais 100 mil km.

Será que o seu motor durará 200 mil km????????????

Só aí, a questão do custo com manutenção vai por água abaixo!!!!! Isso sem falar que os 100 mil do caso 1 é comprovado, mas a durabilidade do caso 2 ainda não!!!!!

Martha Lúcia
EU FUI
2º ENM - LAVRAS
1º Aniv. BANDO DO MACACO - LAVRAS
3º ENM -UBATUBA
2º Aniv. BANDO DO MACACO - LAVRAS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 18:41 #53 por MarthaLu
Botando ainda mais lenha, vamos pensar um pouco!!!!!

Supondo que vc é o proprietáro de uma empresa que produz uma máquina que necessita de lubrificação específica à intervalos regulares. Vc contrata uma equipe de técnicos para indicar o tempo de intervalo das lubrificações, pois se ultrapassar o intervalo a máquina quebra.

Esses técnicos chegam a conclusão que lubrificando a cada mil horas de uso, a máquina durará os 10 anos de vida útil da máquina.

Mas aí, chega um mecanico Zé Mané e espalha que a máquina deve ser lubrificada a cada 100 horas, porque, diferente de vc que fabrica a máquina, ele fatura vendendo o lubrificante. Aí vc pensa: Faz mal para a máquina??? Não. Então deixa!!!!!

No caso em tela é a mesma coisa. As fabricas pagam para que engenheiros determinem o intervalo de trocas de óleo, mas o negácio delas não é vender óleo e sim motocicletas. Qual a razão das fábricas indicarem trocas mais longas, se elas comprometecem a durabilidade de seus motores???? Não seria nocivo para o nome das fábricas??????

As concecionárias ganham, e muito, na venda de óleo. Não seria por isso que os mecânicos de CC inescrupulosas recomendam antecipar a troca do óleo?????

Martha Lúcia
EU FUI
2º ENM - LAVRAS
1º Aniv. BANDO DO MACACO - LAVRAS
3º ENM -UBATUBA
2º Aniv. BANDO DO MACACO - LAVRAS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 18:45 #54 por ezenecon
Pessoal, desculpem, mas os posts acimas são de minha autoria

É que o not estava no log da minha garupatroa!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 19:16 #55 por CelinhoRJ
Muito bom ezenecon.Aproveitando a oportunidade desta "promoção" da yamaha, resolvi ver no caderno de anotações quando tinha sido a ultima troca efetuada na minha fazer e pra minha surpresa não cheguei aos 5000km e sim aos seis meses da ultima troca, totalizando 4100km. Portanto amanhã , "seguindo o manual", vou trocar o oleo e confirmar que a motoca ta redondinha. Essa conversa de troca de oleo é polemica, já deu e como tem gente insistente e teimosa.

FAZER 2008 - VERMELHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 19:37 #56 por CAPASCIUTI
Boa Noite Srs, Sigo a filosofia de manutenção preventiva, já tive várias motos, quase sempre SS e sempre troquei o óleo com no máximo 1500 kms, agora tenho uma Lander 2009 com 2200 kms, já troquei 3 vezes o óleo, pois apesar de não ter rodado nem os 1000 kms por troca o óleo perde viscosidade e alguns detergentes importandes a cada 6 meses. Sempre lubrificantes originais, cheguei a pagar R$ 70,00 em 1 litro na Suzuki... Sem contar que nossas motos não sistema de resfriamento á agua, óleo queima que queima,msemo..troquei agora e paguei o Yamalube lá na general R$ 13,00 o litro, 1,5 necessários e até a "sinfonia" do motor muda...Largem de ser muquiranas e cuidem de suas máquinas!!! Rsrsrsrs Sigo a disposição e forte abraço aos colegas Capasciuti-Tomahawk

"Agilidade,habilidade...Você é Piloto, nascemos com esta senda"Capasciuti!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2011 23:26 #57 por ezenecon
Capasciuti, a questão não é ser muquirana, é ser inteligente!!!!!! Eu gasto meu dinheiro em outraas coisas na minha moto!!! Exemplo: os pneus eu sempre troco quando chega no TWI. Eu cansei de ver companheiros que trocom óleo nos mil km e andam com pneu careca, ou pior, riscado. O que adianta???

Quanto ao sistema de refrigeração, as nossas motos são projetadas para serem assim mesmo, então o óleo tambe´m leva em conta a diferença de temperatura dos motores.

Como disse nosso amigo (não lembro quem, e estou com preguiça de pesquizar) "Se vc se sente melhor trocando com mil km, faça e seja feliz" . Só não venha dizer que isso é o correto porque não é!!!!!! Simplesmente não faz diferença para o motor, só para o bolso e para o meio ambiente

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2011 06:43 #58 por edsonnota1000
Não podia deixar de dar minha opinião aqui, participo do fórum a muito tempo tive o prazer de acompanhar o pessoal falando do uso do Top Turbo nas motocas, e eu também usei em minha Suzuki Yes, dos 8.000 KM até o dia em que vendi 45.000 KM, com o câmbio mais leve do que muitas motos que utilizam Motul...e outros sintéticos...
Depois disso comprei minha Fazer 2006, que já estava com 52.000 KM, quando comprei inclusive indo para uma viajem na Bahia, com o antigo dono....agora comigo ela está com quase 70.000 KM tenho que confirmar mas deve estar beirando isso, e sempre...sempre desde zero trocando o óleo como manda o manual..5.000 KM....
Quando peguei a Fazer notei mesmo que ela é mais dura em relação ao Câmbio da Suzuki, claro até porque o Câmbio é maior e mais pesado do que em uma moto 125cc, após rodar bastante com ela, notei que realmente se o manete de embreagem não for regularmente ajustado ela fica com o engate muito mais duro e chegando as vezes não engrenar as marchas direito....
Agora que causa uma grande estranheza por parte de todos isso causa trocar óleo a casa 5.000km, mas se você pensar um pouco tudo evoluiu de alguns anos para cá (processo natural das coisas claro), tinham as motos carburadas, que poluíam muito mais, hoje temos a injeção eletrônica, se pegar um carro hoje 1.0 ele tem cerca de 70 CV ou mais antigamente os motores 2.0 tinham 99 CV muito perto dos 1.0 de hoje, os materiais são mais leves, mais duráveis, etc.
A mesma coisa aconteceu com os lubrificantes, a estruturação dos compostos e a qualidade empenhada no processo de fabricação proporcionou uma melhor composição mais durável, levando em conta que seria feita menos troca em cada veículo degradando menos assim o meio ambiente.
Ou será que tudo no mundo vai melhorar e o óleo vai continuar sendo o mesmo de 10, 15 anos atrás ???
Outra coisa que proporciona uma melhor durabilidade de óleo pelo menos em nossas Fazer 250...
O que faz com que o óleo perda suas propriedades detergentes e de lubrificação ?
Respondo: Altas taxas de temperatura presentes em motores refrigerados a ar, como é o caso das nossas motos e maioria das motos 125, correto...
Mas nossas motocas tem alguns diferenciais, como o radiador de óleo que o mantém mais frio do que as demais motos e o motor com revestimento de cerâmica alem do cilindro com liga de Niquel - Cromo, isso proporciona uma melhora dissipação do calor, que mantém o óleo com sua propriedades por mais tempo podendo assim ser utilizado por 5.000 km, algumas pessoas podem achar estranho...
E no manual da Hornet que diz que as trocas podem ser feitas a cada 6.000 km....e olha que são 104 CV e 600cc que podem ser levados a 240 km/H fácil....

PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2011 14:22 #59 por Soueu

ezenecon escreveu: Pessoal, desculpem, mas os posts acimas são de minha autoria



É que o not estava no log da minha garupatroa!!!!!!




Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2011 14:25 #60 por Soueu
""""agora comigo ela está com quase 70.000 KM tenho que confirmar mas deve estar beirando isso, e sempre...sempre desde zero trocando o óleo como manda o manual..5.000 KM...."""" (edsonnota0,1 )
Taí !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.191 segundos