Impressões após rodar + de 2000km com o mesmo óleo

26 Out 2011 13:37 #31 por ggsjunior

Rafael.P.Silva escreveu:

ggsjunior escreveu:

Rafael.P.Silva escreveu: mas vc nao ta ouvindo, ta lendo kkkk

eu num vou ler tudo isso nao, euem.


Que pena prá você. Típico dessa geração que temos hoje em dia, em que tudo é curto e rápido. Sem conteúdo nem profundidade.


então para demonstrar alguma coisa, algum conteúdo, precisamos escrever textos e textos,

expressar tudo de forma filosófica igual "tempos" atrás?

se não for assim, tudo é "besteira"?



Mas de todo caso, vamos a leitura .


Meu amigo, infelizmente você só vai entender o que nós estamos querendo dizer daqui uns 20 anos, provavelmente .

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 13:54 #32 por milanbee

ggsjunior escreveu: Se o óleo aguenta rodar 5.000 km em um motor de uma carreta, que atravessa o Brasil de norte a sul nas mais variadas condições de temperatura e pressão, às vezes totalmente carregada, com o motor funcionando no regime máximo de carga, e eles realmente rodam, podem perguntar a qualquer caminhoneiro, como podem achar que um motorzinho de 125/150/250/300 cc vai estragar óleo em 1.000 km, nem que seja usado no regime máximo, ou em qual condição extrema que for?
Porque os caminhões não trocam óleo antes da kilometragem? Porque é inviável financeiramente? É claro que não é só isso. É porque não têm problemas nenhum. Já pensou trocar óleo desses monstros a cada 1.000 km? No meu carro eu troco com pelo menos 10.000 km. Se for sintético, pelo menos 15.000 km. Já faço isso a pelo menos 15 anos, e nunca tive problema algum com nenhum motor. Nem de carro e nem de moto. Porque não usam esse raciocínio para seus carros também? Porque só na moto?






Bom pessoal,

Grifei os dizeres do colaborador acima, e vamos aos fatos:

- Motor de carreta trabalha em qual rotação 7, 8, 9000rpm como o de uma moto?

- Qual o tipo de refrigeração do Motor de carreta?

- O óleo de que estamos falando em questão é o de composição mineral, até porque, no manual não diz se podemos usar o sintético ou semissintético! então essa de rodar 10, 15.000km com os sintéticos está fora de questão.


milanbee2011-10-26 15:56:42

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 13:59 #33 por Rafael.P.Silva
ok amigo ggsjunior vc tem razão, plena razão, meu querido companheiro motonliner.


Rafael.P.Silva2011-10-26 16:13:34

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 14:24 #34 por Soueu
Eu não diria que exista preguiça em ler. Diria que há uma avalanche de informações que nos cerca no ambiente onde estamos;é telefone que toca, são ligações a serem feitas, o som ligado, são várias páginas abertas simultaneamente no P.C., são pessoas que nos solicitam ... e por aí vai.
Pessoalmente gosto mais de ler no papel, justamente por ficar focado só ali. Coisa difícil na net.
Mas como sou um eterno aprendiz, vou ao conhecimento onde ele esteja e eu possa ir.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 14:50 #35 por ggsjunior

milanbee escreveu:

ggsjunior escreveu: Se o óleo aguenta rodar 5.000 km em um motor de uma carreta, que atravessa o Brasil de norte a sul nas mais variadas condições de temperatura e pressão, às vezes totalmente carregada, com o motor funcionando no regime máximo de carga, e eles realmente rodam, podem perguntar a qualquer caminhoneiro, como podem achar que um motorzinho de 125/150/250/300 cc vai estragar óleo em 1.000 km, nem que seja usado no regime máximo, ou em qual condição extrema que for?
Porque os caminhões não trocam óleo antes da kilometragem? Porque é inviável financeiramente? É claro que não é só isso. É porque não têm problemas nenhum. Já pensou trocar óleo desses monstros a cada 1.000 km? No meu carro eu troco com pelo menos 10.000 km. Se for sintético, pelo menos 15.000 km. Já faço isso a pelo menos 15 anos, e nunca tive problema algum com nenhum motor. Nem de carro e nem de moto. Porque não usam esse raciocínio para seus carros também? Porque só na moto?






Bom pessoal,

Grifei os dizeres do colaborador acima, e vamos aos fatos:

- Motor de carreta trabalha em qual rotação 7, 8, 9000rpm como o de uma moto?

- Qual o tipo de refrigeração do Motor de carreta?

- O óleo de que estamos falando em questão é o de composição mineral, até porque, no manual não diz se podemos usar o sintético ou semissintético! então essa de rodar 10, 15.000km com os sintéticos está fora de questão.


Meu caro colega:

Porque você acha que a rotação influencia na durabilidade do óleo? Porque se fosse assim, a CBR 250 RR, por exemplo, que vai a 19.000 RPM teria que trocar óleo a cada 500 km então? Não entendi a sua relação entre rotação, refrigeração e durabilidade do óleo. Nem com relação ao tipo de motor. Pois os motores com refrigeração líquida assim tem que ser "líquida" porque é mais eficiente que o ar, e porque atingem rotações mais altas, temperaturas mais altas e consequentemente desempenho mais alto que os refrigerados a ar.
Só usei a comparação com motores de caminhão, porque disse antes que basicamente são o mesmo óleo e o uso é extremo. E sobre o sintético, são os fabricantes que especificam o óleo assim. E os testam também. E recomendação de óleo pelo fabricante é feita por especificação do óleo. Se vai usar mineral ou sintético para atingir determinada classificação, isso não é problema do fabricante da moto. Só que imagine se eles começassem a recomendar óleos sintéticos para toda a linha popular da motos. Você acha que o povão iria entender? Ou você quer questionar o fato de que um sintético é muito melhor que um mineral, especificados pelo mesmo fabricante?
E como eu disse, essa é a minha experiência. Outros colegas também compartilharam informações aqui de que nunca tiveram problemas seguindo o manual. E eu já vi várias vezes o óleo que sai da minha moto, e ainda é óleo, não é pó. E na Fazer 250 normalmente está no nível correto. A minha Kansas consome bem óleo, tem que completar sempre. Porque iríamos mentir sobre isso? São vários aqui que já confirmaram que usam o óleo na quilometragem indicada, com milhares de quilômetros rodados, e sem problema. Você está se baseando no que dizem por aí, e eu estou lhe dando fatos. Contra fatos não há argumentos. São milhões de motores seguindo as especificações em todo o mundo rodando sem ter problemas. Mas alguns insistem que isso é uma conspiração para enganar os incautos donos de motocicleta. Porque nossos motores não dão mais problemas então, mais dos que trocam óleo prematuramente? Eu rodo essas quilometragens que estou dizendo aqui. Se não quer acreditar, infelizmente o pior cego é que não quer ver. Como eu disse antes, é muito difícil desconstruir um mito que se incutiu na mentalidade dos novos donos de motocicleta. Porque os que já tiveram muitas motos e nunca se preocuparam com isso, nem nunca tiveram problemas por causa disso, não fazem isso. Como eu disse, é psicológico. Se trocar com menos quilometragem te ajuda a se sentir bem e seguro, ótimo. Mas não venha falar que isso não é verdade pra todo mundo, inclusive para nós, os otários que trocam óleo na quilometragem indicada. Ou então é porque adora a ida que dá a oficina, e tem vergonha de ir contra a corrente atual, pois quer ser moderno, ter a sensação que cuida bem da moto. Infelizmente é como a analogia do combustível que eu disse antes. Não faz a menor diferença.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 15:03 #36 por Rafael.P.Silva
amigo soueu,

faço de suas palavras as minhas!!

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 15:21 #37 por Soueu
Na década de 70, a Shell lançou um óleo chamado Shell Super. E para provar suas qualidades, ele foi adicionado aos moteres de vários carros nacionais e estes partiram em uma volta pelo Brasil. ...

para pesquisar : http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 15:26 #38 por Soueu

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 16:55 #39 por Patriarca

Rafael.P.Silva escreveu: Patrão, se puder ler pra mim e passar um resumo rápido, eu agradeço



se nao puder tb, eu leio mais tarde, nao quero fazer parte da nova geração que nao lê nada.





Resumo?
Siga o manual.
Você leu o manual eu presumo.
Patriarca2011-10-26 18:55:44

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 05:59 #40 por Rafael.P.Silva
ata patrão, manual sim, mas e vc? leu tb? e leu o "texto" do colega? não negues conhecimento.

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 07:26 #41 por Patriarca
Li sim Rafa e como disse é um bom texto.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 07:30 #42 por Rafael.P.Silva

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 10:52 #43 por milanbee
Sabe o que eu acho mais estranho, é que há 1 ano atrás recomendavam trocar o óleo a cada 1000km.



Vejam aqui!!!!



É um tanto estranho que com a nova Fazer isso tenha mudado apenas pelo
fato de terem mudado o visual, porque o motor continua o mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 11:08 #44 por Rafael.P.Silva
cara, na dúvida, siga o manuel. Não vou mto na "pilha" de ninguém nao, ficar pescando opinioes
assim pode ser furada..siga o manual.

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 11:54 #45 por ggsjunior

milanbee escreveu: Sabe o que eu acho mais estranho, é que há 1 ano atrás recomendavam trocar o óleo a cada 1000km.



Vejam aqui!!!!



É um tanto estranho que com a nova Fazer isso tenha mudado apenas pelo
fato de terem mudado o visual, porque o motor continua o mesmo.





Meu querido amiguinho:

Quem disse que a orientação mudou? Quem é esse cara que se auto intitula "gerente de uma revenda yamaha"? De onde ele veio? Qual concessionária é? Desde quando o Yahoo respostas é o último oráculo de sabedoria do mundo? Pode até ser verdade que seja gerente, mas você acha mesmo que ele sabe mais que o engenheiro que projetou sua moto? E a testou à exaustão antes de por no mercado? Se tem dúvidas, pergunte ao Bitenca aqui mesmo no Motonline.
E o colega Rafael tem razão. Pare de pescar opiniões na net, pois você não sabe da procedência. Pelo menos siga o manual. Como eu disse antes, aqui no motonline, que eu acho que é o melhor forum de motos da internet brasileira, eu e vários outros colegas já falamos que não fazemos isso. E que não temos problema nenhum com nossas motos. Entendo seu medo e sua insegurança, como eu disse antes, mas você deve se libertar disso. Porque não manda uma carta para a engenharia da fábrica? A concessionária pode ter os mesmos interesses escusos dos mecânicos que eu citei. Mas não são todas assim não. Aqui onde comprei minha moto, o gerente fez questão de enfatizar que não era para mim trocar óleo antes do indicado, pois era desnecessário e anti-ecológico. E se algum mecânico dele der alguma orientação contraria a isso, toma advertência por escrito. Isso ele mesmo me garantiu, mesmo sem eu dizer que nem pensava em fazer aquilo. Mas ele sabe que é uma prática bem comum, infelizmente.
Portanto meu caro, fique sossegado. Mire-se no exemplo dos muitos motonliners muito experientes que temos aqui, como o Patriarca, os outros colegas e todo o Staff técnico do motonline e pare de jogar dinheiro fora e agredir à natureza a toa. Seu bolso principalmente vai agradecer.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.204 segundos