Impressões após rodar + de 2000km com o mesmo óleo

22 Out 2011 09:00 #1 por milanbee
Bom pessoal,


Estou criando este tópico para dizer-lhes o que eu acho sobre esse negócio de trocar o óleo da Fazer a cada 5000km.

Já estou na minha segunda (Nova Fazer 2011) e sendo que a atual está com 7000km rodados.

Então posso ser categórico em afirmar que após rodar 2500km com o yamalube após a 1ªrevisão, eu sentia a alavanca de marcha dura e agarrando durante as trocas de marcha (tanto em marcha crescente, quanto decrescente). É como se o óleo lá dentro das engenhocas não não tivesse mais viscosidade necessária.
Então levei ela para a concessionária onde comprei-a e o mecânico chefe andou nela e confirmou o que eu descrevi acima, isso a moto estava com 3568km rodados, mas mesmo assim ele disse que isso não comprometeria a moto antes da próxima revisão e que eu poderia continuar rodando e verificando a cada 500km o nível o óleo.
Só que como eu "acredito cegamente no que esse mecânicos de concessionárias dizem", resolvi trocar o óleo a cada 1000km como fazia com as cinco motos anteriores.

O Resultado está sendo o seguinte, pedal de marcha macio como um "travesseiro de plumas", motor trabalhando suave.

Sei que muitos vão discordar de mim, mas na minha opinião acho que essa jogada de óleo trocado com 5000km é marketing enganoso.

E sugiro aos que tem sensibilidade nos pés e já notaram o pedal de marcha endurecido, agarrando, raspando internamente, que façam o teste e postem aqui suas opiniões.

Para se ter uma ideia, eu estou usando o Lubrax da embalagem verde que é bem mais barato (R$10,00)que o yamalube (R$16,50) e tem a mesma especificação do Yamalube.

Quem gosta de cuidar do equipamento como eu, sabe que economizar em um item tão trivial não é a melhor forma de cuidar da moto.


Bom, é isso espero não ter criado nenhuma dúvida, mas sei que estou criando polêmica hehehe,






milanbee2011-10-22 11:02:04

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Out 2011 09:48 #2 por Soueu
Eu discordo !Se for pensar assim a gente tem de cortar o cabelo todo dia, trocar de mulher toda semana, usar cueca e meias uma só vez e jogar fora...Eu sempre troquei óleo segundo o fabricante e o uso ( severo ou não). Os veículos que tenho, fico com eles por muito tempo. Por ex. tenho um carro que está comigo há 15 anos ! e trocando óleo como manda o Manual e o motor é standard. Uma ybr 2002 e também standard e redondinho.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 12:02 #3 por JPaulosg
É claro que antecipar a troca lhe garante o óleo sempre em ótimas condições, mas concordo com o SOUEU ao viabilizar o uso como recomenda o fabricante.
Como a sua moto está com o pedal "engasgando", pode ser alguma coisa própria dela. A minha está com quase 3000km e a marcha continua supimpa, isso que já faz mais de 2000km que troquei o óleo.
Uma pergunta: você trocou o filtro de óleo na 1a revisão?
Quanto ao preço do Yamalube, aqui na concessionária que comprei em SP/SP o litro custa R$11,00...
Abs e boa sorte!!!
JP

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 14:21 #4 por milanbee
Sim pelo menos na CC me cobraram 39 rurais pelo filtro.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 14:32 #5 por MATUSA
Detalhe:
Embreagem mal regulada (muito baixa) NAS Yamaha, provoca dureza na troca de marchas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 14:57 #6 por Soueu
Após uns 500 km da troca de óleo o cambio da fazer vai ficando áspero quando esquenta muito o motor. Mas isso faz parte, A xt também é assim ( e toda moto que tive foi assim também). Na última troca de óleo, a fiz no pit stop da yamaha e o óleo saiu, não me lembro bem, mas acho que a 6,50 o litro, mais boné, café da tarde bolinhos e uma geral na moto... coisas da Yamaha. A gente tem de ficar de olho nesses pit stop promocionais da yamalube.

Sobre óleo usado, vale a pena ler este relatório :
http://www.fiesp.com.br/arquivos/curso_mma_oleo_lubrificante.pdf



soueu2011-10-24 20:32:10

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 15:12 #7 por CelinhoRJ
Pois bem, tb nao concordo com esse negocio de trocar o oleo com 1.000 km. A cg 125 03 que tive, só trocava o oleo com 2000km e fiz muita entrega trabalhando de motoboy e nunca, eu disse nunca, me deu qualquer problema. Idem com a YBR 07. Tive CG 150 08 e da mesma forma trocava com 2000Km, tudo perfeito e nada de mercha dura ou qualquer outra coisa atrapalhando e hoje tenho uma Fazer 08 que pra te ser sincero nem me lembro o certo a ultima vez que troquei o oelo, mas já deve estar com 4000Km. O problema do brasileiro é que tem mania de "achar" ai sai passando pra todo mundo que "AGORA" ficou uma maravilhava. Eu sigo o manual e não sou de ouvir mecanico e nunca tive problemas.

FAZER 2008 - VERMELHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 16:23 #8 por rodriguinhow
e ainda usa o "maravilhoso" oleo SG da lubrax..

Honda CBX 250 Twister
Suzuki Intruder 125

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 17:45 #9 por Jota Nunes
Esse negócio é muito relativo... Troco o óleo da minha Fazer com 5000km (às vezes até ultrapasso esta quilometragem) e ela já está passando dos 45mil e motor e caixa estão redondinhos, nunca tive problemas com câmbio duro ou raspando. E quem me conhece sabe que eu uso a moto de forma bem "hard" !!
E não entendi uma coisa na opinião do amigo Milanbee (esse nick me lembrou aquela música dos Raimundos !!! ):
- Como recomendar que o cliente compre seu produto não tão seguidamente seria jogada de marketing?!

Jota Nunes2011-10-24 19:45:43

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 17:59 #10 por Sergio
Eu tambem estou na minha segunda Fazer. Sempre troquei com 5000 km. Vendi a primeira em estado de zero e a segunda (2011) ja esta com quase 9000 km, ou seja ja rodou 4000 com esta ultima troca e o cambio continua perfeito. Se vc sente problema na sua moto, é problema especifico da sua moto. Mais do que provado, visto todos os posts posteriores ao primeiro. abçSergio2011-10-24 20:01:58

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 19:09 #11 por milanbee

rodriguinhow escreveu:
e ainda usa o "maravilhoso" oleo SG da lubrax..




Ele é SJ como a mesma especificação do Yamalube.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 19:19 #12 por milanbee

soueu escreveu: Após uns 500 km da troca de óleo o cambio da fazer vai ficando áspero quando esquenta muito o motor. Mas isso faz parte, A xt também é assim ( e toda moto que tive foi assim também). Na última troca de óleo, a fiz no pit stop da yamaha e o óleo saiu, não me lembro bem, mas acho que a 6,50 o litro, mais boné, café da tarde bolinhos e uma geral na moto... coisas da Yamaha. A gente tem de ficar de olho nesses pit stop promocionais da yamalube.


Eu percebo isso após os 800km, acredito que seja devido a perda de viscosidade.

Porém tenho visto os post dos colaboradores que só dizem que cumprem o que está escrito no manual etc...

Eu não sei ao certo, mas alguém poderia nos dizer de quanto em quanto km que o manual da CB 300 recomenda a troca?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 21:03 #13 por RhinoKako
Eu troco como manda o manuel, e quanto as marchas, acho que uma lubrificaçãozinha no kit de transmissão, não sei se tem a haver, mas quando a minha começa a fikar meio dura, raspar, eu ponho graxa branca e fica macio, agora também querer, uma peça móvel de metal, que entra em contato com poeira, agua, fique macio como quando trocamos o óleo, só mesmo trocando óleo de 5 em 5 dias.

Frota: Peugeot Speedake 50cc /Biz 100cc /Kasinski GF 125 /Honda Cg 150 Sport /Yamaha Fazer 2011 Roxa(20.000km)
Belém - Pa.
Pretensões 2012: Traxx Dunna 600cc; DAFRA Next 250cc; KTM DUKE 200cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2011 21:54 #14 por Jean_SP
esses óleos não perdem a viscosividade tão fácil assim. procuro seguir o que há no manual, só um detalhe, se baixa o nível, um pouco mais, prefiro trocar do que completar, à menos que esteja próximo ao prazo de revisão, aí espero. Caso contrário prefiro trocar. por exemplo, digamos que a motos faltam uns 2.000kms para a revisão, prefiro trocar, gastar um pouco a mais, do que completar o nível.Isso é apenas um cuidado meu.
Os lubrificantes atuais aguentam muito. Estou numa das cidades, onde mais de judiam dos veículos, devido ao transtito intenso,onde veículos esquentam muito, e os lubrificantes dão conta do recado.
Mas é um assunto que sempre dará polêmica. Conheço um motoboy, que só usa óleo de motor diesel a moto dele. Segundo ele, sente que fica melhor os engates, e que a moto não esquenta tanto. cada um com seu jeito, suas manias.

A minha estava meio ruim de engatar, principalmente a segunda, em redução, mas foi como o Matusa disse, uma simples regulada, e foi-se o problema.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 06:41 #15 por Rafael.P.Silva
eu tb discordo. Eu ainda tento seguir o manual, passei a reduzir um pouco..as vezes de 3500/3500
...minha última acho q foi aos 4000. Bom, na minha antiga Fazer 06, vendi ela com 65mil km.

A única recomendação pro povo inexperiente como eu...é quando for trocar o óleo nas CC'S ou qualquer mecanica, ficar atento
ao nível do óleo. Comigo sempre que trocava eu nao verificava, até q certo dia começou a
"fumar" levemente, fui ver era o óleo acima do máximo...fumou bastante rsrs. Hj eu mesmo
troco meu óleo/filtro de óleo, fico atento a isso

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.233 segundos