Diário de uma Teneré 250cc

03 Mar 2014 10:34 #5401 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Amigos, eu uso b12 na ruiva desde que ela tinha 35 mil km e hoje ela está com saudáveis 120 mil e nunca tive problemas. Nos últimos 4 anos (ela fará 10) adiciono militec a cada 10.000km. Na Terereca adicionei militec aos 1000km, aos 10.000 e adiciono b12 alternadamente desde então e não tive nenhum problema e a embreagem é original aos 26.000 km.
O pai do meu amigo sempre adicionou nas motos dele e nunca teve problema, aliás, foi ele quem me sugeriu fazer isso.

O Militec eo o b12 não alteram a viscosidade do óleo. A questão é respeitar a capacidade máxima do cárter. as trocas de marchas ficam mais suaves com esses aditivos. não fica uma manteiga, mas melhora muito a sensação.
Eu continuo usando o yamalube (que é o mesmo óleo da texaco para motocicletas) e faz tempo que comprei, pois pra aproveitar o desconto compro de caixa fechada.
Aqui algumas demonstrações pra esclarecer (ou causar mais polêmicas :woohoo: ):



Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2014 15:35 #5402 por rodolfox
Respondido por rodolfox no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Nossa, dps desses videos me convenceu a testar esse oleo Militec 1. O dificil vai ser encontrar o dito cujo aqui na minha regiao.. só pela internet mesmo..

Muito legal, valeu pela dica Sidious!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2014 19:38 #5403 por JPaulosg
Respondido por JPaulosg no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Sidious!

Queria perguntar, por favor: você sentiu alguma redução no consumo e/ou aumento de performance??

Sou bem cético com relação a esse tipo de "aditivo" porque nos carros não me trouxe ganho nenhum, acabou sendo só placebo mesmo.

No caso das motos, tem a embreagem que é lubrificada pelo mesmo óleo do motor, além de ser um motor muito menor que o dos carros, assim pode ser que eu esteja errado e valha essa aditivação.

Obrigado!

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2014 22:08 #5404 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
aqui na minha regiao o yamalube tambem está nessa faixa de 20R$. Uma dica que eu dou pra voces que continuam usando o yamalube como eu, é ficar sempre de olho nos tais "pitstops yamaha". Eles sempre dao desconto na compra desse oleo nos dias que está acontecendo esse tal de pitstop yamaha. Dá ultima vez o preço já era 20R$ e saiu a 16R$. Eu geralmente compro e guardo. E quando vou trocar vou na CC mostro que comprei lá e eles trocam gratuitamente.

E caso voces não queiram levar os oleos pra casa. Eles fazem um "valezinho". Daí é só apresentar do dia que quiser trocar.

Mas eu prefiro levar o oleo, pois é bem mais dificil perder o oleo do que um papelzinho. rsrs

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2014 10:54 #5405 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc

JPaulosg escreveu: Sidious!

Queria perguntar, por favor: você sentiu alguma redução no consumo e/ou aumento de performance??

Sou bem cético com relação a esse tipo de "aditivo" porque nos carros não me trouxe ganho nenhum, acabou sendo só placebo mesmo.

No caso das motos, tem a embreagem que é lubrificada pelo mesmo óleo do motor, além de ser um motor muito menor que o dos carros, assim pode ser que eu esteja errado e valha essa aditivação.

Obrigado!


JP, eu também estava incrédulo quando me indicaram o militec. O B12 e demais aditivos Bardhall eu já conhecia a eficácia em automóveis, inclusive ouvi de mecânicos que ao fazer retífica os motores de carros e caminhões que usavam bardhall , estes apresentavam menos desgastes que os outros.

Como nas motos qualquer alteração é mais sensível qiue nos carros, dá pra sentir de forma mais imediata.
O b12 realmente deixa a troca de marchas mais macia depois de rodar uns 20km. O militec levou um pouco mais de tempo.
Quando eu adicionei o militec na ybr a primeira vez , senti o seguinte:

O ruido do motor realmente diminuiu (e eu tenho um bom ouvido! rs)
as partidas a frio ficaram mais fáceis com o mesmo tipo de combustível.
O motor subia de giro mais rápido.
Não vi muita diferença no consumo, pois minhas médias sempre são boas (média entre 44 e 48 na ybr e 31,5 na terereca com pneus mais cravudos)

Recentemente descobri que a Vale (mineradora) compra militec em galões e adiciona às máquinas industriais e que ele realmente prolonga a vida útil dos equipamentos industriais.

A 4 rodas fez um teste com o militec esgotando o reservatório de óleo do fiesta e o motor fundiu.
Há videos na internet em que carros rodaram vários km sem óleo e o motor funcionou numa boa...
A verdade é que o militec leva mais tempo que o b12 pra mostrar os benefícios. Enquanto que com o b12 basta rodas uns 20km pra começar sentir os efeitos, o militec, quando aplicado da 1ª vez, leva uns 60km.
De uma olhada no relato do pessoal do clube do fusca...
forum.g5clube.com.br/topic/8143-depoimen...-do-militec-1/page-3


Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2014 11:44 #5406 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Sidious! Você está usando pneu dianteiro 90/90 na Terezinha? Caso sim, você verificou se o consumo aumentou? Outra coisa, só quem tem a Terezinha para saber o quanto ela é boa de curva. Percebeste alguma diferença na hora de fazer curvas, ela ainda está fazendo curvas com muita facilidade?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2014 11:49 #5407 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Ontem peguei estrada de terra batida e areia de praia e vou te contar, com areia fofa não se brinca. Alguém saberia me dizer o quanto eu tenho que esvaziar o pneu para melhorar a performance neste tipo de terreno?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2014 12:09 #5408 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Sô Vandeco, acho que a melhor opção para esse tipo de terreno é trocar por um modelo tipo trilha. Com esses pneus de uso misto, baixar a calibragem acho que melhora pouco, o negócio é andar miudinho kkk.. Talvez o Metzeler modelo da Lander sirva mais para esse fim.

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2014 12:22 #5409 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Sidious escreveu: Amigos, eu uso b12 na ruiva desde que ela tinha 35 mil km e hoje ela está com saudáveis 120 mil e nunca tive problemas. Nos últimos 4 anos (ela fará 10) adiciono militec a cada 10.000km. Na Terereca adicionei militec aos 1000km, aos 10.000 e adiciono b12 alternadamente desde então e não tive nenhum problema e a embreagem é original aos 26.000 km.
O pai do meu amigo sempre adicionou nas motos dele e nunca teve problema, aliás, foi ele quem me sugeriu fazer isso.

O Militec eo o b12 não alteram a viscosidade do óleo. A questão é respeitar a capacidade máxima do cárter. as trocas de marchas ficam mais suaves com esses aditivos. não fica uma manteiga, mas melhora muito a sensação.
Eu continuo usando o yamalube (que é o mesmo óleo da texaco para motocicletas) e faz tempo que comprei, pois pra aproveitar o desconto compro de caixa fechada.
Aqui algumas demonstrações pra esclarecer (ou causar mais polêmicas :woohoo: ):




Você tem preferência por algum?
Basicamente eles tem a mesma função?
O B12 eu encontro com facilidade e o Militec quais são os estabelecimentos que comercializam o mesmo?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2014 12:28 #5410 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Sidious escreveu: Vandeco, longe disso, meu amigo! rs : :blush: :blush:
A medida boa de b12 é 110 ml. menos de 100ml não faz efeito. Se você tirar uns 60 ml (com aquelas bisnagas que as mulheres pintam o cabelo) pode completar o resto.
Como a garantia da minha acabou, eu mesmo troco o óleo e agora eu já coloco o óleo na quantidade exata (e sempre confiro o nível pra ver se a quantidade foi suficiente).

O que o dcl falou é verdade..rs


Mas se eu vou colocar 110ml de B12 ou Militec então eu não deveria retirar 110ml de óleo?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2014 13:19 #5411 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Vandeco,
Vamos por partes.
1) o b12 e o militec funcionam de maneiras distintas. O b12 tem que ser reaplicado a cada troca, já o militec está recomendado para ser reaplicado a cada 10.000km (pois as motos trabalham a rpm's maiores que os carros. em carros, cuja rotação máxima é 5.mil rpm, pode ser reaplicado a cada 20.000). por conta disso, eu gosto de alternar na terereca e colocar na ruiva a cada 4 trocas de óleo.

O B12 se mistura com o óleo, o militec utiliza o óleo para se dispersar. O B12 funciona imediatamente após a colocação. o Militec precisa de uns 40 minutos e temperaturas acima de 60º c para impregnar os metais e começar a proteger de forma eficaz.
A finalidade dos dois é a mesma, mas o processo pelo qual eles atingem o objetivo é diferente.
Eu costumo comprar o militec pela internet e pra baratear o custo do frete junto uns amigos e fazemos uma só compra.

2) sim, eu troquei o pneu da terereca por um 90/90 na dianteira e mantive a medida original na traseira (120/80). Optei pelo pirelli Dura traction www.pirelli.com/tyre/br/pt/motorcycle/sheet/dura_traction.html
Mesmo o pneu dianteiro aguentando mais uns 5.000km antes de chegar ao limite de segurança, troquei o par para manter a segurança, como eu aprendi nas seções do motonline, visto serem modelos diferentes

O consumo aumentou um pouco (antes eu fazia em média 32km/l, agora é 31,2 km/l).

O visual dela ficou mais encorpado e sem aquela cara de "pneu de bicicleta"na frente. Como eu vi relatos de que o pneu 90/90 raspava no paralama em certas condições off road, optei por trocar o paralama dianteiro por um da falcon. Este paralama é uns 15cm mais longo na dianteira, a distancia da furação é a mesma, porém é preciso fazer 4 hastes de aluminio de 4 cm para o pneu não raspar no paralama. Por ele ser mais longo na frente, em condições de chuva minimizou o problema do "jato de água "na frente do farol e, pintado na cor da moto, ficou bem harmônico.
A vantagem é o preço: em média 60 reais mais uns 20 pra pintar de azul.o Da ténéré 660 custa quase 300 reais e a loja não permitiria "fazer um teste" pra ver se servia.



3) Curvas. Como o Professor Amaral disse, o pneu 90/90 na dianteira melhorou substancialmente o modo da terereca fazer curvas. a sensação de "frente escapando" desapareceu. Ela ficou mais confortável no dia a dia pois o pneu mais largo transmite menos a trepidação da buraqueira da cidade. Como eu havia instalado os aros da XRE, uso a mesma pressão que a concorrência. 22 psi na dianteira e 28 psi na traseira.

4) areia. Andar na areia é uma arte... eu já andei algumas vezes mas é difícil. No início a moto samba bastante e o medo de cair é grande. Depois você vai acostumando com as escorregadas e já não assusta tanto. Tanto o pneu original quanto o que instalei eles não são os mais indicados pra esta estripulia pois o desenho é mais voltado para lama (apesar do original ser ruim pra isso mesmo tendo os cravos). O ideal seria um pneu menos cravudo e mais largo. Com o 90/90 na dianteira a flutuação na areia melhorou, mas a traseira continua cavando. O macete é abaixar um pouco a pressão dos pneus (cheguei a usar 16/ 20 em uma das 5 incursões que fiz até hoje), não acelerar nem frear bruscamente e manter uma velocidade razoável entre 40/70km/h pra favorecer a flutuação.
Você precisará ter braço firme e sangue frio pois a direção oscila bastante. Se puder, comece andando sobre areia mais fina (que geralmente é mais dura) e na maré baixa... evite passar na água do mar.
Como a transmissão da tenere é mais longa você usará bastante a primeira marcha. Na hora da troca de marchas, troque acima dos 5.500 rpm e seja rápido pois se bobear ela destraciona e atola.... rs Vá sempre acompanhado pra não ficar como eu fiquei no dia que fiz a foto acima: tentei voltar pra estrada que margeava a praia e atolei com a moto no barranco, com ela a 30º de inclinação, com a corrente encostando na areia e sozinho pra sair do sufoco... kkk ainda bem que deus protege os doidos! rs

Sobre abaixar a pressão dos pneus, tenha em mente que abaixar demais pode causar o detalonamento do pneu (ele soltar do aro) e isso causar um sério acidente. Se você for fazer isso com frequencia, opte por instalar uma câmara de ar própria para motocross pois ela é bem mais grossa que a original e suporta este tipo de esforço. Se for fazer isso com a câmara normal, baixe uns 5psi em cada roda que isso já ajuda a sair do sufoco.
Por fim, SEMPRE LAVE MUITO BEM A MOTO DEPOIS DESTE TIPO DE AVENTURA.
Areia é um veneno pra corrente e pra outras partes da moto. Andei poucas vezes na areia com ela pois dá um trabalho desgraçado lavar a terereca depois, mas é muito gostoso domar a moto na areia!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vandeco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2014 13:26 - 05 Mar 2014 13:27 #5412 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Diário de uma Teneré 250cc

vandeco escreveu:

Sidious escreveu: Vandeco, longe disso, meu amigo! rs : :blush: :blush:
A medida boa de b12 é 110 ml. menos de 100ml não faz efeito. Se você tirar uns 60 ml (com aquelas bisnagas que as mulheres pintam o cabelo) pode completar o resto.
Como a garantia da minha acabou, eu mesmo troco o óleo e agora eu já coloco o óleo na quantidade exata (e sempre confiro o nível pra ver se a quantidade foi suficiente).

O que o dcl falou é verdade..rs


Mas se eu vou colocar 110ml de B12 ou Militec então eu não deveria retirar 110ml de óleo?

A princípio sim, mas uns 60ml a mais no volume total de óleo (1410ml se não trocar o filtro) não causará danos, pois parte do óleo no motor é consumido e ele naturalmente abaixa e parte dele fica preso nas galerias do motor. Na média ele não sobe 1mm na altura.
Lembre que essa medida de mls de óleo nos motores (em qualquer veículo) é uma referencia apenas. o nivel de óleo deve sempre ser verificado pela vareta. se estiver alto retire óleo, se estiver baixo complete. sempre tomando a vareta como referência.
ah, mais uma coisa. se for adicionar militec, use 100 ml pois um frasco de 200ml trata até 4 litros de óleo. assim, um frasco dá para duas trocas.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vandeco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2014 22:17 #5413 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Acabei de ver no ML, acho super legal. Tenho vontade de colocar na Terezinha, mas achei o trem muito complicado para instalar. O que você acha doutor Sidious?

produto.mercadolivre.com.br/MLB-53978318...e-250-lander-250-_JM

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2014 22:36 #5414 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Este aqui é mais barato ainda e é do mesmo vendedor.

produto.mercadolivre.com.br/MLB-54392115...redirectedFromParent

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2014 22:38 #5415 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Acabei comprando, depois que o produto chegar postarei fotos, ok?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.729 segundos