Sou da opinião de que o freio deve estar com a máxima capacidade à disposição do piloto. Quem dosa a frenagem é a mão (ou pé) do motociclista.
Acho inútil e até prejudicial essa peça chamada indevidamente de ABS, pois requer condições ideais para trabalhar, sendo inútil em situações quando o anti-bloqueio se faz primordialmente necessário, ou seja, em situações de baixa aderência dos pneus.
Convenhamos, ou um real ABS eletronico (ou mecatrônico, como queiram), ou um freio convencional sem "traquitanas" duvidosas.
Puta que pario isso viro gaiola das loucas mesmo, pra quem nao sabe minha moto e uma Fenix com esse sistema e pra quem nao sabe tbm ela nao tem nem um mes e ja tem 3k rodado, eu viajo muiiitoooooooo minha casa fica a 71km do meu trabalho moro numa chacara longe de Brasilia, vamos lar minha experiencia com o MEU FREIO ABS SIM, pois pego BR todo santo dia.
Eu tinha uma lander ooooooo uma Yamaha ooooooo moto desconfortavel e com pouco aotonomia, e pra quem falou que quem mede o freio e a mae e o pe do piloto quando vcs derem de cara com uma carreta de 6 eixos na descida depois de uma curva rodando a 40km por hora e vc a 100km/h ai eu quero ve o pe e a mae do super piloto, so sei que o meu freio ja me salvou umas 3 vzs, uma foi na chuva que eu tive que freiar pq nao vi a reforma na pista por causa da neblina um buraco gigante sentei a mao e o pe nos freios sabe pq maus amigos pq faz parte do reflexo, e o meu ABS nao travou a minha roda e passei numa boa se nao tava no chao, outra vez foi um bebado que pulo da parada do onibos e deito no meio da BR e eu a 120km/h e ai me digam, como fica esse super Valentino Rossi hamm ? Então como eu nao sou o valentino rossi e as estradas nao sao super pistas de corrida meu ABS me salvou de novo, se vcs achaum que esse freio nao e ABS entao paguem 35k numa moto Honda com um sistema de freio que e a mesma merda a unica diferença e que em vez de China ta escrito Japão, e a diferença inversa do canguro para o couro de vaca.
Quem não sabe modular os freios da sua moto não deveria andar e pronto. É perigoso. As situações diversas de pisos molhados, secos, asfalto com aquela areinha por cima, chuva, chuva com óleo na pista (impossível de "ler" essa) e as mais diversas situações de curva ou outros obstáculos faz com que o piloto deva saber o que fazer no limite da tração de cada roda e modular a frenagem e/ou inclinação da moto numa curva de acordo com a velocidade em cada trecho do seu caminho, sob pena de numa situação dessas aplicar de menos ou demais tanto na inclinação da moto quanto na pressão aplicada nos freios. Essa é a técnica ensinada nas escolas de polícia em motocicletas da maioria dos paises desenvolvidos, e deveria ser tambem para usuários comuns, pois as situações de risco aparecem em situações imprevisíveis e só cabe ao piloto evitá-las.
No motociclismo não adianta ter razão no trânsito, tem-se que prever toda e qualquer situação de risco para poder se sair bem e chagar em casa ileso.
Ainda não andei numa moto com ABS, a minha não tem, mas meu carro tem e com certeza é muito útil!
Se de carro a gente já passa uns apertinhos em algumas freadas de emergência, de moto nem se fala!
Um carro sem ABS ainda perdoa uma travada de rodas e se você for bom motorista, pode até ter tempo de consertar o erro... mas de moto é f**a...
Sou da opinião que dispositivo de segurança nunca é demais!
Basta analisar o seguinte: - Os pilotos profissionais têm o privilégio de ter à disposição as máquinas mais modernas do mundo em todos os sentidos. E quano eles erram, muitas das vezes vão pro chão.....imagine nós, "meros mortais" nas nossas Bikes "urbanizadas"!
ABS em motos não é absurdo não. Tudo aquilo que existe para melhorar o controle deve ser incentivado.
Depois que comprei meu primeiro carro com ABS nunca mais quis um sem.
Em moto não é diferente. Em piso molhado a diferença é gritante.
Isso me parece ridículo... Todo piloto que se preze tem a boa mão para sentir o limite de tração na frenagem. Por isso até substituem os tubos flexíveis dos freios por outros revestidos com malha de aço, justamente para não ceder à pressão. Essa peçinha poderia ser substituída então por um tubo bem velho e carcomido que faria o mesmo efeito. Freio borrachudo!!!
Bitenca, quase ninguém tem essa capacidade de ter uma "boa mão" para ser mais eficiente em uma frenagem do que um ABS.
Eu, particularmente, não consigo aplicar pressão no freio e soltar 15 vezes por segundo, como o ABS faz.
Sinceramente, se você consegue freiar uma moto sem ABS em um espaço menor do que uma moto com ABS então você deveria estar dando cursos de pilotagem avançada.
Nem tanto assim, XTZ. Mas deveria ser necessário pelo menos aprender a usar o freio dianteiro. Cansei de ver motos com os pneus e lonas e/ou pastilhas totalmente gastas na traseira e novíssimas na dianteira. Pois então, a tal "Pilotagem avançada" deveria ser a básica ensinada nas moto escolas.
freio dianteiro sempre foi e sempre será algo que vc aprender a usar com o tempo, auto escola só ensina a trocar de marcha e olhe lá, alicatei freio dianteiro algumas vezes no começo mas hoje já consigo fazer curvas segurando nos dois ao mesmo tempo, claro sempre antes analizando o piso e velocidade que estou.
A frenagem robótica do ABS não é tão perfeita quanto a arte de frear de uma pessoa humana.
boas tardes! acho a discussão interessante, e em minha opinião o abs é importante no uso do dia a dia com situações de risco adversas e pistas que variam muito e dispensável nas pistas, em percursos conhecidos, onde travar as rodas pode até ser necessário aí o abs pode atrapalhar.
mudando de assunto, onde compro aqueles suportes da harley para colocar na mota pra minha mulher andar?????
não importa a velocidade, pilote sempre com responsabilidade!!
aos criticos do sistema mecanico queria lembrar que o abs de fato não entende buracos e ondulações nestas situaçoes em que as rodas perdem contato momentaneamente com o solo o abs entende um travamento e as solta aumentando o espaço de frenagem freiar e uma arte se fosse facil ninguem caia
cair e uma arte que não demanda nenhum dom por isso cuidado
3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.
Pra quem tem idéias pré-concebidas sobre o ABS em moto sem nunca ter experimentado, sugiro a leitura da revista Motociclismo de Julho 2009, que tem teste de várias motos com ABS.
Sobre o produto chinês do artigo, pelos relatos DE QUEM PRECISOU, valeu a pena.
Sobre se é ABS ou Válvula de Alívio... bom, PRA MIM, é válvula de alívio. O uso do termo ABS é puro marketing. Assim como "champagne" é só o vinho daquela região, e "espumante" é o vinho de outra região. A função é a mesma, o produto é diferente, e não tem o direito de usar a "marca". Você toma suco de pêssego ou "néctar" de pêssego? Suco é 100% da fruta! Néctar é 30% fruta e o resto é água e açúcar. Banda larga de 2Mega sendo vendida com limite de banda, ou compartilhamento entre dezenas de usuários. Você NUNCA tem 2Mega disponível pra você! E milhares de outros exemplos onde "a função é a mesma", mas o produto NÃO É o que diz ser.
Sobre preconceito contra produtos chineses: existem diferentes tipos de aço, ferro, alumínio, etc. Diferem na dureza, resistência, deformação, compressão, etc. SE você acredita realmente que uma biela feita na China com aço de 10 reais, é igual à mesma biela feita no Japão ou Alemanha, com aço de 100 reais; que a diferença é "apenas" o salário do operário ou o sistema econômico, compre uma moto chinesa sem medo de ser feliz. O dinheiro é seu, você faz o que você quiser com ele. EU ainda nao confio! NO FUTURO, pode ser que melhorem. HOJE, não obrigado!