Observando o funcionamento do ABS*

11 Fev 2008 19:55 #2 por RKY-RJ
Interessante. Quais as motos disponiveis com o citado equipamento ? Só as chinesas (desconhecidas por aqui) ?
É esse tipo o utilizado nas grandes scooters (tipo Burgman 400) ?


Roberto

RKY

Rio de Janeiro - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2008 20:04 #3 por redmaster
Pelo visto, poderíamos trocar o nosso cáliper por este e funcionaria normalmente ou teríamos que fazer outras alterações/calibragem ?



Bros 150 ESD - São Luis - Ma

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 00:11 #4 por Jo.Leal
Se não me engano, a Sundown Max tem isso. E algumas outras chinesas de baixa cilindrada.

Jo Leal
Porto Alegre/RS
Ex Suzuki AN125 Burgman 06/07
Atual: Dafra/Sym Citycom 300i 12/12

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 05:39 #5 por Lucio
So por curiosidade: esse sistema foi desenvolvido aonde? Na china mesmo?

Vivo para rodar.

Rodo para viver.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 07:18 #6 por Biagio Ferrari
Olá pessoal,

Muitas motos da Sundown, Kasinski, Miza, etc... possuem este sistema. Particularmente conheço esta tecnologia das motos chinesas.

redmaster

Caso o suporte do cáliper com sistema ABS atenda dimensionalmente ao original, não é necessário realizar quaisquer alteração.

Interessante e triste é que muitos vendedores destas marcas não sabem o que é "esta pecinha" !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 07:53 #7 por Paulo Couto
Biagio, eu imagino que esse sistema é inutil em travamentos causados por piso escorregadio (chuva, oleo, etc), quando não é aplicada tanta força assim no manete.

me parece que esse sistema apenas alivia um excesso de pressão no manete, mas não tem relação com o travamento da roda em si.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 08:57 #8 por Biagio Ferrari
Exato Paulo, este sistema só funciona quando éaplicado uma determinada (e boa) força, caso contrário é inútil !

E sabe o motivo ? Pois caso este sistema atuasse constantemente o freio seria "borrachudo" demais !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 09:39 #9 por jgmuraro
Ei... bem esse fds na estrada peguei um temporal daqueles e tive que fazer uma frenagem de emergência com a minha MAX SED (com esse sistema) e para minha surpresa (e inexperiência) com o disco e pastilhas encharcadas é preciso pressionar bem mais o manete. Dai bateu aquele desespero... puxei o manete até encostar no guidom e a roda não travou não... só houve uma 'variação' na frenagem pra a mesma pressão no manete. Acredito que o fato do sistema de freio estar escorregadio compense um pouco o fato do piso também estar... estou certo Biagio?

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 10:20 #10 por Biagio Ferrari
não entendi qundo você diz "freio escorregadio" ???

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 12:06 #11 por redmaster
Acho que ele está falando das pastilhas estarem "patinando" no disco. Como acontece quando aplicamos oleo em spray acidentalmente no disco.



Bros 150 ESD - São Luis - Ma

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 12:46 #12 por Junior
Biaggio

Sabedor de quem você é, ciente do seu conhecimento e burro como eu sou no assunto, pergunto:

Na sua opinião, PRESTA?

Junior Mayer

Suzuki EN 125 Yes - 07/08

Projeto de advogado que não pretende advogar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 13:51 #13 por Biagio Ferrari
Eae Junior !

Sim, o sistema funciona. Não, eu não gosto, mas andei muitos e muitos quilômetros antes de opinar, eu não me adaptei o quanto esperava.

No caso do jgmuraro outros fatores devem ser levados em conta...fluído do freio (qualidade), mangueira (não é chinesa?), pastilha do freio (é nacional ou chinesa ?) talvez não seja o sistema em si, mas um conjunto.

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 14:15 #14 por tatiyama
Impressionante a imaginação de alguns e mais impressionante como exintem pessoas que compram estas idéias malucas.


Trabalhei com freio durante 6 anos e só posso dizer que este sistema somente ira aumentar o curso do manete, uma vez que o volume de oleo que o mesmo é pressionado ao invés de ir para o cáliper será desviado para esta suposta válvula de alivio.


Se o cáliper necessita de 50ml de óleo pra acionar a pastilha, e o sistema + 10ml para ser acionado, basta somar para ver o quanto vc terá que acionar o manete, ou seja ao invés de empurrar 50ml vc terá que empurrar 60ml.


Alguem ai já ouviu falar de freio borrachudo por culpa do flexível? em que a solução encontrada é a troca por aeroquip! raciocinem desta maneira e vejam como é inútil este "ABC MECANICO".

Roberto T. Tatiyama

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 14:29 #15 por Biagio Ferrari

tatiyama escreveu: Se o cáliper necessita de 50ml de óleo pra acionar a pastilha, e o sistema + 10ml para ser acionado, basta somar para ver o quanto vc terá que acionar o manete, ou seja ao invés de empurrar 50ml vc terá que empurrar 60ml.


Alguem ai já ouviu falar de freio borrachudo por culpa do flexível? em que a solução encontrada é a troca por aeroquip! raciocinem desta maneira e vejam como é inútil este "ABC MECANICO".


Algumas pessoas gostam deste sistema (conheço umas 5) porque quando você empurra os "10"ml do sistema ele apenas está "dissipando" uma força que não deverá ser utiliza pois, caso contrário e em condições ideais, travariam a roda. Acontece que está tecnologia é chinesa e falta qualidade bem como todas as suas partes e peças...então em muitos casos realmente o sistema não presta. E se substituírmos tudo por algo de excelente qualidade ? talvez a engenharia deste sistema + qualidade daria um bom resultado. Mas insisto, eu não gosto.
João Tadeu39491,8211574074

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.247 segundos