Paulo Couto escreveu: Biagio, eu imagino que esse sistema é inutil em travamentos causados por piso escorregadio (chuva, oleo, etc), quando não é aplicada tanta força assim no manete.
me parece que esse sistema apenas alivia um excesso de pressão no manete, mas não tem relação com o travamento da roda em si.
Ia falar o mesmo Paulo.. Aliás muita moto já tem isso por causa do flexível do freio que "incha" nas freadas. Nunca dirigi uma moto com esse sistema, mas imagino um freio bem borrachudo.
Para mim isso é um controle de pressão que nem deveria ter o nome de ABS. Considero inútil.
[]'s
MCCR
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Honda CB 400 Custom(izada)
tatiyama escreveu: Acho melhor vcs passarem graxa na pastilha de freio, é muito mais barato e garanto que eles nunca mais vão travar!
Os engenheiros da Honda, Suzuki, Yamaha, BMW, Brembo, Nissin devem gastar horas e horas para desenvolver um ABS de verdade só pra mostrar a incompetencia deles.
E Doug, experimente tirar o ABS da sua moto pra ver como vc vai ter uma frenagem muito mais precisa!
...
afirmo e reafirmo que o mencionado sistema quando utilizado no limite, ira causar:
1º aumento do curso do manete de freio.
2º perda de energia aplicada, sendo desviada do cáliper e indo para a válvula.
3º perda da sensibilidade da pressão necessária para uma frenagem eficaz.
4º aumento da distancia de frenagem.
O sistema ABS trabalha em conjunto com o freio trazeiro independe de 2, 3 ou quatro rodas!
E finalmente uma pergunta!
"QUANTAS MOTOS QUE SE ALINHAM NA MOTO GP OU SUPER BIKE UTILIZAM DESTE SISTEMA TAO GENIAL?"
ESCLARECENDO I
Cara... se eu passar graxa na pastilha... dai sim vou aumentar o curso do manete para realizar a mesma frenagem. Com certeza o sistema não se compara aos sistemas eletrônicos das motos TOP's... estamos falando de motos populares.
Pelo princípio de funcionamento desse sistema, se o freio precisa de uma força '100' para travar, eu aciono o manete progressivamene... força 10... e força 10 foi para o freio... força 20... e força 20 foi para o freio... força 40... e força 40 foi para o freio... força 80... e força 80 foi para o freio... força 160... E FORÇA 100 FOI PARA O FREIO (60 FOI DISSIPADA NA VÁLVULA) e a roda não trava!! Lógico que para o sistema aliviar a força exatamente na força 100 é preciso de uma regulagem muito precisa... e você estar sobre o piso no qual o sistema foi regulado. Então, o que os fabricantes fazem, no meu ponto de vista, é o sistema entrar em ação um pouco antes... digamos na força '97'... de modo que, realmente a frenagem nunca será 100%. Acho que é por isso que as motos que alinham na moto gp ou super bike não utilizam deste sistema tão genial... pilotos PROFISSIONAIS conseguem tirar a força 100 nas suas frenagens. Se eu ou o Doug tirarmos o sistema, a frenagem não será tão precisa não... especialmente em situações de pânico! Saliento também que a função de qualquer ABS não é reduzir o espaço de frenagem (apesar disto na maioria dos casos acontecer) mas sim manter a dirigibilidade.
Paulo Couto escreveu: Biagio, eu imagino que esse sistema é inutil em travamentos causados por piso escorregadio (chuva, oleo, etc), quando não é aplicada tanta força assim no manete.
me parece que esse sistema apenas alivia um excesso de pressão no manete, mas não tem relação com o travamento da roda em si.
Ia falar o mesmo Paulo.. Aliás muita moto já tem isso por causa do flexível do freio que "incha" nas freadas. Nunca dirigi uma moto com esse sistema, mas imagino um freio bem borrachudo.
Para mim isso é um controle de pressão que nem deveria ter o nome de ABS. Considero inútil.
[]'s
ESCLARECENDO II
Como já falei domingo passado tive que utilizar o sistema pela primeira vez na chuva... a roda não travou pois apesar do piso estar escorregadio, o disco e a pastilha também estavam pois estavem molhados. Então pressionei bem mais o manete.
A roda deve travar se o piso estiver molhado (ou óleo) e o freio estiver seco (quando entamos numa área que acabou de chover mas o chão está molhado).
O freio não é borrachudo pois o 'controle de pressão' só entra em ação depois de uma força bem grande no manete.
Caro Biagio, não acho que peguei pesado não, apenas acho que brincar com segurança não é uma maneira correta de comercializar um produto.
Creio que as fabricantes deveriam informar os seus clientes que esta "VÁLVULA DE ALIVIO" não é ABS, simplesmente porque ABS é um sistema como o própria nomenclatura diz Sistema Ante Blocante ou "AntiBlockierSystem".
Chega de levar gato por lebre, principalmene em questão de segurança.
Entretanto se mesmo assim, alguem achar que é a mesma coisa, uma dica "cair na grama é como cair no asfalto"
madnando escreveu: A minha sundown tem na peça do disco de freio grafado ABS. Duvido que seja um produto mentiroso. Tá lá.
Tenho um macacão esportivo de jeans, posso vender por vc por 1.000,00 é só colocar uma etiqueta "canguru" e vc não precisa mais se preocupar com quedas pq ele vai te protejer melhor que o de couro de vaca!
Paulo Couto escreveu: Biagio, eu imagino que esse sistema é inutil em travamentos causados por piso escorregadio (chuva, oleo, etc), quando não é aplicada tanta força assim no manete.
me parece que esse sistema apenas alivia um excesso de pressão no manete, mas não tem relação com o travamento da roda em si.
Ia falar o mesmo Paulo.. Aliás muita moto já tem isso por causa do flexível do freio que "incha" nas freadas. Nunca dirigi uma moto com esse sistema, mas imagino um freio bem borrachudo.
Para mim isso é um controle de pressão que nem deveria ter o nome de ABS. Considero inútil.
[]'s
ESCLARECENDO II
Como já falei domingo passado tive que utilizar o sistema pela primeira vez na chuva... a roda não travou pois apesar do piso estar escorregadio, o disco e a pastilha também estavam pois estavem molhados. Então pressionei bem mais o manete.
A roda deve travar se o piso estiver molhado (ou óleo) e o freio estiver seco (quando entamos numa área que acabou de chover mas o chão está molhado).
O freio não é borrachudo pois o 'controle de pressão' só entra em ação depois de uma força bem grande no manete.
Bem, acho que estou me precipitando, estou me baseando no princípio técnico da coisa... Não sei se funciona na prática.
Geralmente as pessoas complicam coisas que são relativamente simples de resolver. Talvez seja o caso desse ABS xing-ling.
Vou fazer assim: Quando andar com uma moto com esse freio ABS, vou testar aí eu posto o que eu achei.
Prefiro não dar mais minha opnião sem conhecimento de causa.
[]'s luidhi39493,4115856482
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Saudações srs.,
Pode-se tirar sim, como quase td na tua moto.
Basta seguir o exemplo do meu cunhado q comprou uma linda Intruder verde e um capacete NAU tbm verde, q custou uma grana preta (10x o meu EBF), mas ele achou o capacete apertado e removeu o acabamento interno até ficar confortável. Agora ele acha q ficou sensacional.
E pensar q as fábricas pagam salários altíssimos a engenheiros pra eles bolarem essas coisinhas supérfluas, né.