Observando o funcionamento do ABS*

12 Fev 2008 15:21 #16 por jgmuraro

redmaster escreveu: Acho que ele está falando das pastilhas estarem "patinando" no disco. Como acontece quando aplicamos oleo em spray acidentalmente no disco.

Exatamente isso... deve ter ocorrido pela quantidade de água que são pedro mando. E para o/a tatiyama... com certeza, no momento, eu puxei mais do que deveria o manete do freio... e esse sistema aliviou e não deixou a roda travar... funciona sim!

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2008 15:44 #17 por redmaster
E eu me pergunto:

Como é que a China sendo tão rigorosa, permite tanta coisa de qualidade duvidosa no mundo ?

Será que vale vender a alma pro diabo em troca de alguns anos ?

porque ela não segue a linha dos coleguinhas de olhos puxados (japa) ?



Bros 150 ESD - São Luis - Ma

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 05:43 #18 por caico1983
Achei meio "Tabajara" esse sistema, mas acredito que seja válido para motociclistas inexperientes.


Para quem tem mais de 10 anos em duas rodas, acredito que talvez esse sistema prejudique a sensibilidade na hora da frenagem, pois, pelo o que entendi, quando esse "ABS" entra em funcionamento vc precisa apertar ainda mais o manete, o que com o sistema normal só seria necessário manter a pressão desejada.

"A vida é feito andar de moto,

Se parar vc cai"

Adaptado de Gabriel o Pensador em Sem Parar

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 05:43 #19 por Doug
Respondido por Doug no tópico Observando o funcionamento do ABS*
Funciona sim!

Já é a segunda Max SED que tenho, e já escapei de acidente por causa deste sistema. O asfalto estava seco, precisei freiar tudo por causa de um cachorro que atravessava a rodovia, e a roda não travou. Consegui sentir o alívio da pressão, e o freio funcionou muito bem. Tenho certeza de que se não fosse o ABS mecânico, a roda travaria, e, ou a moto viraria de ponta cabeça, ou escorregaria, mesmo com o asfalto seco.

"Nunca corra mais do que seu anjo possa voar!!!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 05:55 #20 por erasmomartins
Para que não tem muita habilidade na moto esse sistema parece uma boa.
Só que pelo sistema de funcionamento dele, acredito que a frenagem não seja efetivamente 100%.
Sem falar na qualidade dos materiais chineses, que salvo excessões, sempre deixa a desejar.
O correto seria fazer um teste comparativo, para fazer a prova real, com medições mais precisas. O que acho ein chefe ?

Abs

*Volta PR 2008, A revanche!

*Volta PR 2007, O inicio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 09:09 #21 por Harada
Se a roda travar, fica sem direção. O ABS permite que a roda gire e girando não perde a direção/guidão(?).

São frações de segundos que pode salvar uma vida ou duas.

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 13:23 #22 por Doug
Respondido por Doug no tópico Observando o funcionamento do ABS*
Funciona sim, o freio da Max segura muito, mais muito bem mesmo.
A minha é a 2008, que vem com disco tipo "margarida", freia melhor do que o disco normal. (já tive uma Max 2004/2005)

"Nunca corra mais do que seu anjo possa voar!!!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 16:20 #23 por tatiyama
Acho melhor vcs passarem graxa na pastilha de freio, é muito mais barato e garanto que eles nunca mais vão travar!


Os engenheiros da Honda, Suzuki, Yamaha, BMW, Brembo, Nissin devem gastar horas e horas para desenvolver um ABS de verdade só pra mostrar a incompetencia deles.


E Doug, experimente tirar o ABS da sua moto pra ver como vc vai ter uma frenagem muito mais precisa!

Roberto T. Tatiyama

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 16:27 #24 por tatiyama
Ah! sem contar todas as montadoras de automóveis que utilizam o ABS!


Por que será que os chineses tem fama de trambiqueiro? Pq trocam um sistema de U$ 500,00 por uma de U$ 3,00 e dizem que funciona igual!!!!!

Roberto T. Tatiyama

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 17:48 #25 por João Tadeu
Só completando :


A alguns anos atras, era comum esse sistema para servo freios de automoveis, largamente vendidos em centros automotivos da região da General Osório e mega-lojas como a VOLI.


A eficiencia existe, porem não se compara com o sistema eletronico disponivel.


Quanto a custos de produção na China, somente digo que voce realmente compra o que paga; e os sistemas das grandes marcas são feitos na China mesmo.


Um abraço a todos !

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 18:10 #26 por madnando
O que alguns não entendem é que é um sistema mecanico, ao invés de trabalhar eletronicamente.


Muitos dizem que em carros, principalmente motoristas que nunca andaram em um carro com abs, se apavoram quando toca no freio com força e ele "trepida". Eu tenho uma Max, é chinesa e o melhor da moto é o freio, já disso isso aqui antes.


Voce toca o manete, e ela breca com muita eficiencia, já um disco tradicional, quando vc brecar com força, ele vai travar a roda, sem dúvida é um freio mais sensível como uns falam, mas tão sensível que te joga longe, afinal, é bastante potente para uma moto e ele não vai deslizar, vai TRAVAR.


Eu acho ótimo o sistema, mesmo sendo mecanico, pois um equipamento que só te ajuda, poderia vir nas motos nacionais e não nas chinesas.


Mas brasileiro tá nem ai pra tecnologia, e quando os de fora vem com tecnologia embarcada, acham uma grande porcaria. É só mais dinheiro jogado fora.


Carro tem que ter vidro eletrico, trava, ar condicionado e direção hidráulica. Mais que isso é bobagem. Conheço vários que acham isso.


E por hoje é só pppppessoal!!!!

Apache Reloaded. Segunda Apache e 9 mil km rodados. Tudo ok. Cor PRETA
Dafra NEXT 250 Vermelha - 0 km e rodando....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 19:15 #27 por HELINNHU
Saudações srs.,
Apesar do excelente nivel tecnico do tópico só me resta acrescentar q um sistema de freio é essencial pra segurança de tds. Há quem goste e outros q não. Mas o principal é q encare o produto mas o torna mais seguro.
Eu aprendi a dirigir em carros sem servo-freio e demorei um bom tempo a acostumar com o "novo" sistema; acho q com o ABS será da mesma forma, é preciso acostumar, mas já testei e achei uma das melhores inovações em motocicletas. E q é seguro é, e mto.
A questão da qualidade chinesa deve-se ao sistema político do país e das condições de trabalho do seu povo; pois é mais fácil dar emprego a 30 pessoas com salario irrisório do q comprar um robô q forneça precisão e rapidez.
Abraços.

Mendes / RJ

Santana 2000 - BELISSIMO

YBR 125 ED - PENÉLOPE

Quase lá.. AME AMAZONAS 250CC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Fev 2008 19:18 #28 por tatiyama
O principio do freio ABS é a de evitar que a(s) roda(s) travem em uma situação de pânico e desta maneira evitar que se perca a dirigibilidade do veículo.


Como é efetuado a frenagem com ABS.


Um sensor localizado na roda (vide a roda dianteira de qualquer moto com ABS e vcs verão um pequeno disco parecendo uma coroa com dentes) efetua a leitura da condição da roda, se esta travada ou não.


Atravéz de uma central eletronica, que calcula milhares de vezes por segundo a necessidade da pressão dentro do circuito de óleo para que o mesmo não venha a travar, limitando desta maneira a pressão no cáliper independente da pressão aplicada no manete ou pedal de freio.


Entretanto este processo não altera o volume de óleo que vc ira injetar no sistema atravéz do manete ou do pedal de freio.


Ou seja, não havera um aumento do curso do manete ou pedal de freio por mais que vc queira, salvo em casos em que o sistema se encontre com algum tipo de vazamento.


Sendo assim, afirmo e reafirmo que o mencionado sistema quando utilizado no limite, ira causar:


1º aumento do curso do manete de freio.


2º perda de energia aplicada, sendo desviada do cáliper e indo para a válvula.


3º perda da sensibilidade da pressão necessária para uma frenagem eficaz.


4º aumento da distancia de frenagem.


O sistema ABS trabalha em conjunto com o freio trazeiro independe de 2, 3 ou quatro rodas!


E finalmente uma pergunta!


"QUANTAS MOTOS QUE SE ALINHAM NA MOTO GP OU SUPER BIKE UTILIZAM DESTE SISTEMA TAO GENIAL?"

Roberto T. Tatiyama

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 06:47 #29 por Biagio Ferrari

tatiyama escreveu: "QUANTAS MOTOS QUE SE ALINHAM NA MOTO GP OU SUPER BIKE UTILIZAM DESTE SISTEMA TAO GENIAL?"


Caramba ! O Tatiyama pegou pesado...

Um abraço Tatiyama !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2008 07:25 #30 por LeandroLP
Sinto um preconceito fenomenal contra os chineses... é só falar que veio da china e vão ter essa reação de dizer que é uma porcaria, nem nem mesmo conhecer.

As chineses têm um sistema de freio MUITO MELHOR do que as japonesas. Onde? Nas baixas cilidradas!!!

É um absurdo ainda usarem o mesmo freio usado nas motos de 1930 nas CGs de 2008, por exemplo. Só o fato de ser freio a disco já torna o freio de qualquer moto chinesa muito melhor.

Achei que esse sistema de "ABS mecânico" é muito inteligente. Se funciona bem, eu não sei, não pude testar, mas que é inteligente, é! Soluções simples e baratas são um diferencial. Eles podiam muito bem não colocar porcaria nenhuma e deixar a galera beijar a guia.

"Potência, segurança e confiança. Tudo o que as mulheres procuram nos homens, os homens procuram em uma moto"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.238 segundos