Quanto custa manter uma Hornet?

13 Ago 2011 10:57 #76 por André RS
Essa questão da depreciação é bem interessante.

Como o Zoom disse, a depreciação só é realizada quando formos revender a moto. Ok, então quer dizer que se nunca vender, eu não terei esse "gasto". Concordo. Mas quantos ficam com uma moto a vida inteira? O normal é trocarmos e perdermos essa quantia...

Acho que quase todos que compram a Hornet, não passam mais do que 2 ou 3 anos com ela, portanto, a depreciação é um custo que todos temos que prever, para saber se vale a pena ou não adquirí-la.

Sendo assim, vou fazer duas planilhas, uma incluindo a depreciação e outra a excluindo...

Aliás, a Honda acabou de "depreciar" todas as Hornets que estão rodando em, mais ou menos, 10 % do seu valor. Esse é um gasto que vou ter assim que for trocar de moto. Se for trocar...

Interessante notar que a depreciação é acelerada logo que a moto é adquirida e diminui com o passar do tempo.

André RS2011-08-13 15:01:59

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2011 11:06 #77 por André RS
Zoom, acho que o exemplo do imóvel não pode ser comparado com o de uma moto.

A depreciação da moto existe e é inexorável, não temos como escapar disso. A minha Hornet está depreciando a cada dia e, a menos que eu vire um grande astro do rock e ela se torne um objeto para ser leiloado (assim como as luvas do Michael Jackson... ) é um gasto que estou tendo, assim como a gasolina, revisão, peças...

Já o valor de de um imóvel tem fatores específicos que influenciam no seu preço: pode subir, graças ao crescimento populacional, aumento da renda de um país, erguimento de um shopping center nas proximidades, etc...ou pode cair, no caso de empobrecimento da nação, redução da população ou o surgimento de uma casa religiosa na vizinhança (igreja evangélica, casa de umbanda,...), entre outros.

André RS2011-08-13 14:26:22

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2011 20:24 #78 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
Em verdade, André, todos os veículos sofrem acelerada depreciação nos três primeiros anos de existência. Depois, os valores se estabilizam, e com o passar do tempo podem inclusive vir a subir novamente, em função da procura (vide carros e motos fora-de-linha, que muitas vezes têm seus preços inflacionados, dando-os uma generosa sobrevida e valorização até absurda).

Assim sendo, se você ou qualquer outro proprietário da moto permanecesse com ela por pelo menos 5 anos, teriam este "prejuízo" substancialmente reduzido, pois ao contrário do que prega o senso comum, a chegada de uma nova geração ou reestilização de um veículo pode às vezes ter um impacto negativo em suas vendas e na opinião pública, o que demanda maior procura por modelos anteriores e mais antigos.

A H6 da primeira geração é um bom exemplo disso: não é difícil encontrar algumas à venda por mais de 24 mil, valor bem próximo daquele praticado à época em que eram 0 km.

A indústria sabe muito bem desta realidade, por isso induz o consumidor a trocar seu bem atual - que ainda é novo e perfeitamente atualizado em termos de design e tecnologia - por um "novo", que em grande parte dos casos não é mais do que o antecessor com nova roupagem. O medo da desvalorização é explorado à exaustão, daí que todo este "terrorismo" atormentando o brasileiro, impulsiona-o à compra de outro modelo, o que não raro compromete suas finanças.

Portanto, ficar com a máquina um pouco mais do que o "normal" pode sim ser um excelente negócio.

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2011 20:58 #79 por André RS
Boas colocações, Artur,

Só não concordo totalmente com a questão do "terrorismo" da indústria automobilística. Claro, eles querem vender os seus produtos. Mas o fato é, nós temos uma clara tendência a sempre querer mais. A verdade é que quase nunca estamos completamente saciados.

Um exemplo, até o ano passado achava que se tivesse uma Hornet na garagem estaria realizado...o que acontece? Não raro me deparo conversando com a minha namorada sobre qual será a minha próxima moto: A nova Hornet, CBR 600...

Aí começo a pensar na depreciação, valor do seguro, manutenção, no fato de ter essa maravilha na garagem...

Uma vez li uma idéia de um grande pensador grego ou romano, não lembro o nome. Dizia que feliz é o homem que consegue "frear" os seus impulsos e viver nos limites da razão. Era mais ou menos isso.

Então, não descarto a hipótese de ficar com a minha Hornet um bom tempo, talvez vários anos. A máquina é muito boa mesmo.

É por isso que trato bem dela (com a XRE tb era assim...) só coloco peças originais e sempre revisada nas autorizadas e rodando com óleo novo.

Vc está certo, pode ser um bom negócio ficar muitos anos com uma moto: o valor do IPVA cai a cada ano, o seguro (se não houver sinistro) tb. Não é muito difícil ver pelas ruas uma moto mais antiga em excelentes condições. Se o cara gosta da moto que tem e está satisfeito, o que há de errado?

Claro, tem a questão da defasagem tecnológica, cada vez mais acelerada...

André RS2011-08-14 01:09:17

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2011 10:39 #80 por Zoom505
Respondido por Zoom505 no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
Mas acontece o seguinte, você adquire o bem (moto, no caso): isso, é compra
Aí você gasta com a moto todo mês: isso é manter
Aí você vende sua moto e toma prejuízo : isso é venda

O dinheiro que você perdeu na hora de vender a moto não foi algo que atrapalhou
seu orçamento, ao contrário do óleo que você sempre tinha que trocar.

A partir daqui recomeça outro processo: compra.
Aí você vai analisar o quanto você tem em dinheiro, e se dá p/ comprar a outra moto
que você quer, e aí vai pensar em quanto custa para mantê-la rodando em perfeitas
condições (manter), pneus, gasolina, óleo, etc... o quanto você vai perder com ela
é impossível mensurar, você não sabe como vai estar o mercado quando você vendê-la..
pode perder metade do valor que pagou, não perder nada, ou lucrar.. depende de
quanto tempo ficar com a moto.. e mesmo que você tenha lucrado com a moto na
hora de vendê-la, isso não afetará o fato de você ter pago "N-reais/mês" para ter
mantido ela na sua garagem

Bem, pelo menos é assim que eu penso rs...
.............................

Outro assunto bastante pertinente: ontem fui à uma exposição na cidade vizinha
e fiz um teste, ida e volta foram 97km... fui à 80km/h porque era de noite e a
estrada estava movimentada, e eu detesto pilotar à noite em Rodovias.

Minha Hornet (H6 antiga), que até agora tinha feito médias que variavam entre
11km/L (só cidade) e 14km/L (cidade/estrada) fez incríveis 20,86km/L!!!!!
Estou pasmo!!!

Acredito que mesmo que eu tivesse ido à uns 110km/h o resultado seria bem parecido,
até porque à sexta-marcha ela estaria à uns 5.000rpm se não estou enganado...
incrível essa diferença entre cidade/estrada, minha ex-Comet fazia 19km/L fosse na
cidade, na estrada, ou jogada de cima de um penhasco

Pimenta Bueno-RO
2006 - Honda Biz 125c
2007 - Yamaha Fazer 250
2008 - Honda Biz+ 125cc
2008 - Yamaha Xtz 125X
2009 - Honda CB300R
2010 - Kasinski GT250R EFI
2011 - Hornet 2007 Laranjinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2011 11:23 #81 por André RS
Zoom505,

Mesmo que eu deixe a moto trancada na garagem, sem andar, terei esse gasto, que vai se realizar quando eu for vender a moto. Essa idéia de comprar uma moto e depois ainda lucrar com a venda, isto é, vender por valor maior que a compra, é praticamente impossível, no meu caso. Só consigo imaginar isso se a Honda parar de fabricar a Hornet e ela se tornar objeto de adoração pelos amantes de nakeds. Acho que isso é pouco provável...

Claro, se eu comprar uma CB 500 ano 1976 e ficar um ano com ela, talvez eu consiga lucrar com a sua venda...

Quanto vale a minha Hornet agora? paguei R$ 37.500,00 em dezembro. Será que consigo uns R$ 32.000,00? Vc pagaria isso por ela, sabendo que está chegando a nova (2012) por menos de R$ 34.000,00?

E é possivel mensurar essa "perda" sim, basta que peguemos os valores da tabela FIPE para motos, que fornece os valores praticados no mercado atualmente. Para a Hornet 2010, o valor é R$ 29.321,00. Claro, esse valor é para a sem ABS. Eu acho...

Como o Artur sugeriu, o cara que troca de moto todo ano, perde muita grana, pois realiza toda a depreciação (que é mais alta no primeiro ano de uso da moto) e paga mais caro por adquirir uma moto 0 km.

É por isso que vou fazer duas planilhas, uma pro cara que finalmente realizou seu sonho e vai passar o resto dos seus dias com a moto, portanto, não vai realizar a depreciação...E outra planilha pro cara que quer ficar com a Hornet por 2 ou 3 anos, para adquirir experiência e poder dar o seu "up" para uma CBR 600 ou para uma moto de 1.000 cc. Esse cara vai perder essa grana e podemos calcular quanto vai custar por mês essa depreciação, vc concorda?

Ainda não sei qual dos caras eu sou...



André RS2011-08-14 14:39:31

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2011 12:34 #82 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
O fator consumo levantado pelo Zoom não me causa surpresa. Como eu já havia dito anteriormente, uma pessoa pode ser econômica com uma moto grande e gastona com uma pequena. Infelizmente, o povo associa baixa potência e cilindrada ao pouco gasto de combustível. Pura balela, tudo deve ser analisado de forma detalhada.

Uma H6 como a do Zoom, a 80km/h, faz muito menos esforço que uma CG na mesma velocidade, por exemplo. Claro que nessa média, a pequena deverá fazer algo entre 35-40 km/l. Mas aí o cidadão, que acredita cegamente que sua moto é um oásis de economia, vai enrolar o cabo até 110 ou 120 por hora achando que ela manterá o mesmo patamar de consumo.

Quando para no posto e faz sua média, espanta-se eo perceber que ela ficou próxima dos 27 ou 28 km/l, ás vezes menos. E fica mais incrédulo ainda ao notar que aquele "canhão", que é seu sonho de consumo, consegue números bastante próximos com um desempenho muitíssimo superior.

E aposto ainda que se o Zoom tivesse apertado um pouco mais o ritmo (a uns 100 ou 110 km/h) os valores não teriam mudado muito. Aliás, quando tiver a oportunidade, faça esse teste (tudo bem, requer muita paciência ) e coloca aqui pra gente ver e eu ter plena certeza de que minha teoria está correta.

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2011 12:38 #83 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
Em tempo: a Twister fazia em torno de 25 e 27 km/l, enquanto uma XT 600 mantem médias de 19 a 22 km/l. Será que isso diz alguma coisa?

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2011 16:33 #84 por André RS
Bom, chequei as 12.000 kms: liguei para duas autorizadas e já percebi que vou gastar mais nessa revisão. Essa é primeira em que vou ter que bancar a mão-de-obra: R$ 290,00 na primeira e R$ 320,00 na segunda. Tem mais o filtro e óleo (uns R$ 100,000) e o pneu traseiro: vou ter que trocar.

Troca do pneu: nas duas autorizadas, o Bridgestone original não tem, só por encomenda... Opção: Michelin...

Custo da troca na primeira: R$ 699,00 + R$ 35,00 para balanceamento.

Na segunda, R$ 698,00 + R$ 30,00 para colocar o pneu.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2011 16:41 #85 por André RS
Não estou gostando muito dessa idéia de colocar pneu traseiro de marca diferente do da frente, já que esse não vou trocar. Será que tem algum problema? o atendente da autorizada disse que não.

Acho que não é o ideal...

Pô, como podem deixar faltar o Bridgestone original? Erro da Honda ou das autorizadas?

Outro detalhe interessante: numa, preciso deixar a moto pela manhã e só retirá-la no final do dia seguinte. Na outra, todo o serviço pode ser realizado num sábado pela manhã...



André RS2011-08-16 19:55:36

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Ago 2011 18:03 #86 por Aclumbático
acho que li aqui no proprio Motonline que o interessante é utilizar pneus do mesmo modelo na frente e atrás.os dois pneus complementam um ao outro, cada um cumprindo um papel diferente como na chuva por exemplo.vou proucurar a explicação certinha...
mas duvido que isso te traga qualquer problema maior... acho que no fim é mais estético mesmo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2011 10:25 #87 por Zoom505
Respondido por Zoom505 no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
Pois é André, acabou a moleza das revisões gratuitas heim? rs..
Mas tô achando caríssimo esse preço que te passaram, aqui é 180R$.

Sobre a troca do pneu + balanceamento, o serviço pode ser feito em 2hrs...
essa concessionária que pediu pra ficar com a moto até o dia seguinte
já estaria descartada pra mim.

...........................

Bridgestone:

Aqui na cc também não há pneus de hornet (120/70 e 180/55) em estoque
(nenhum, de nenhuma marca e modelo).

É uma questão de gerenciamento apenas, como vende pouco (na maioria delas),
não mantêm o pneu em estoque e só trabalham com pedidos.
No meu caso, coloquei o pneu em outro lugar pois na Cc além de mais caro, ainda
tinha que fazer pedido.

Qual o modelo exato desse michelin que você vai colocar?

O ideal, conforme vários relatos aqui da galera do Motonline, é trocar AMBOS
os pneus, mesmo que o da frente ainda esteja longe de acabar, e mesmo que
seja do mesmo modelo e marca.

Porém, como brasileiros, é aquela coisa... dói no coração trocar um pneu que não
rodou nem 50% da sua capacidade rs...

Em relação à alteração de modelos frente/traseira, é mais uma recomendação,
utilizar pneus do mesmo modelo pois eles "conversam" entre si (assim reza a
lenda), o pneu da frente corta a água de uma maneira pensando no de trás...

Eu, assumindo minha total responsabilidade, e sem direito à culpar ninguém
por qualquer coisa que me aconteça, USO pneus de modelo/marca diferentes
na frente e tras.

Já usei na Comet, e não tive problemas (Pirelli - Sport Demon Diant, Michelin - Pilot Road 2 Tras)
e uso na Hornet (Pirrelli - Sport Demon diant, Pirelli - Diablo Rosso tras.).

Mas sou apenas eu dando mal exemplo

Pimenta Bueno-RO
2006 - Honda Biz 125c
2007 - Yamaha Fazer 250
2008 - Honda Biz+ 125cc
2008 - Yamaha Xtz 125X
2009 - Honda CB300R
2010 - Kasinski GT250R EFI
2011 - Hornet 2007 Laranjinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2011 15:06 #88 por André RS

Aclumbático escreveu: acho que li aqui no proprio Motonline que o interessante é utilizar pneus do mesmo modelo na frente e atrás.
os dois pneus complementam um ao outro, cada um cumprindo um papel diferente como na chuva por exemplo.
vou proucurar a explicação certinha...


mas duvido que isso te traga qualquer problema maior... acho que no fim é mais estético mesmo



Pois é, lembro de te lido algo a respeito, se encontrar nos informe, fico grato!

Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2011 15:33 #89 por André RS

Zoom505 escreveu: Pois é André, acabou a moleza das revisões gratuitas heim? rs..


Mas tô achando caríssimo esse preço que te passaram, aqui é 180R$.

Sobre a troca do pneu + balanceamento, o serviço pode ser feito em 2hrs...
essa concessionária que pediu pra ficar com a moto até o dia seguinte
já estaria descartada pra mim.

...........................

Bridgestone:

Aqui na cc também não há pneus de hornet (120/70 e 180/55) em estoque
(nenhum, de nenhuma marca e modelo).

É uma questão de gerenciamento apenas, como vende pouco (na maioria delas),
não mantêm o pneu em estoque e só trabalham com pedidos.
No meu caso, coloquei o pneu em outro lugar pois na Cc além de mais caro, ainda
tinha que fazer pedido.

Qual o modelo exato desse michelin que você vai colocar?

O ideal, conforme vários relatos aqui da galera do Motonline, é trocar AMBOS
os pneus, mesmo que o da frente ainda esteja longe de acabar, e mesmo que
seja do mesmo modelo e marca.

Porém, como brasileiros, é aquela coisa... dói no coração trocar um pneu que não
rodou nem 50% da sua capacidade rs...

Em relação à alteração de modelos frente/traseira, é mais uma recomendação,
utilizar pneus do mesmo modelo pois eles "conversam" entre si (assim reza a
lenda), o pneu da frente corta a água de uma maneira pensando no de trás...

Eu, assumindo minha total responsabilidade, e sem direito à culpar ninguém
por qualquer coisa que me aconteça, USO pneus de modelo/marca diferentes
na frente e tras.

Já usei na Comet, e não tive problemas (Pirelli - Sport Demon Diant, Michelin - Pilot Road 2 Tras)
e uso na Hornet (Pirrelli - Sport Demon diant, Pirelli - Diablo Rosso tras.).

Mas sou apenas eu dando mal exemplo


Pois é, acabou a moleza...

Essa autorizada é a maior de Porto Alegre. Na verdade, esse tempo todo (1 dia e meio) se refere a revisão e troca do pneu.

O fato é que estou pensando seriamente em trocar de autorizada, voltar para essa de Porto Alegre, confio mais neles do que nessa onde tenho levado a moto, onde adquiri a Hornet.

Vou ver qual é a situação de encomendar o Bridgestone original. Estou querendo colocar esse, nem que tenha que esperar uns dias. Vou verificar quais são as condições (prazo de entrega, preço...)

Não é possível que não tenha em nenhuma loja daqui, se encontrar em outra, vou comprar e fazer a autorizada colocar...

Só vou trocar o pneu traseiro tb, o fato é que não dói só no coração, no bolso tb...

Até acho que pode ser um pouco de besteira da minha parte querer colocar o original (igual ao da frente), o manual não diz nada sobre isso. Ainda se eu fosse um Dani Pedrosa, que fosse pilotar nos limites da máquina, o que ainda não é o caso.



Abs

André RS2011-08-17 22:28:09

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2011 16:21 #90 por André RS

Zoom505 escreveu:
Aqui na cc também não há pneus de hornet (120/70 e 180/55) em estoque
(nenhum, de nenhuma marca e modelo).

É uma questão de gerenciamento apenas, como vende pouco (na maioria delas),
não mantêm o pneu em estoque e só trabalham com pedidos.
No meu caso, coloquei o pneu em outro lugar pois na Cc além de mais caro, ainda
tinha que fazer pedido.


Onde vc comprou o pneu? teve que buscar em outra cidade?

Então quer dizer que o original vende pouco? Não tem em nenhuma autorizada daqui tb...

Será que os proprietários preferem o Michelin?André RS2011-08-17 19:28:31

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.245 segundos