Fechando meus posts aqui, decidi manter a opçào de óleo da autorizada daqui (Motul 15w50) até passar a garantia pra não misturar óleos diferentes. Recomendaram também o Mobil 1 Racing 15w50
Na autorizada, cobraram 50 por litro + 23 de mão de obra que não incluia troca de filtro (caso eu comprasse um filtro). Paguei 37 no motul na Sandiego Motos (R. Ministro Ferreira Alves, 557 - 3872-2099)
Li num fórum de mercedez benz que o melhor lugar pra comprar Mobil é no distribuidor:
www.lcarletti.com.br/
Estou tentando contato com um engenheiro da Harley (mania de engenheiro achar que só engenheiro entende das coisas), pq a história do cara da autorizada de que "a recomendação do manual não leva em conta a temperatura e uso da Harley no Brasil" não colou. Quero entender pq eles contrariam a recomendaçào do manual.
Acho que não vou conseguir, mas... se rolar, conto pra galera.
Para arrepio geral dos mais conservadores, cumpri hoje a minha "ameaça" e instalei um filtro de óleo do Gol Geração 5 na minha Dyna.
Removi o filtro original (difícil pois fica num lugar de difícil acesso e estava muito apertado) .
Instalei o filtro do Gol , que é um pouco menor no seu comprimento) e coube como uma luva, pois o diâmetro é exatamente igual, rosca idêntica, etc)
A grande vantagem é a cabeça sextavada do filtro novo, que facilita muito a sua instalação e remoção.
Como o filtro comporta 400 ml de óleo, completei esse mesmo tanto antes de ligar a moto e não deu outra : após a medição o nível ficou na marca exata anterior.
A luz do óleo demorou 4 segundos para apagar ,pois a bomba leva esse tempo pra pressurizar o sistema, e depois, na segunda partida, apagou de imediato.
A estética fico perfeita...hahaha !!!
Mas, que fique claro que foi por minha conta e risco. Custo : Mão de obra : ZERO; Filtro comprado na autorizada VW : 30,00 reais.
Vantagens : Vc encontra em todas as cidades e tem o sextavado na cabeça .
Preste atenção com esta troca, o filtro pode ter a mesma rosca e tudo mais, mas a quantidade de furos para vazão e o elemento tem que permitir o mesmo fluxo, caso contrário a lubrificação pode ficar prejudicada.
Um tempo atraz haviam comentado sobre motos com problemas de válvula relacionado a filtros nacionais que tinham somente 4 furos e não circulava corretamente.
Abrx...
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Analisei os filtros e as abeturas de entrade e saída (área em mm²) são equivalentes. O filtro original tem mais aberturas (oito furos, mas possui também uma espécie de placa defletora (cor alaranjada) que causa uma perda de carga no fluxo. Á maior área constituída pelos oito furos é para compensar a tal placa defletora. Segue foto .
Amanhã vou "dissecar" o filtro original e postarie as fotos. Cá pra nós, achei o filtro original mei safado, pois ele não tem nada dentro, não tem aquelas valvuletas que os filtros bons têm. Quem sabe se quem não presta é justamente o filtro original ???
Outra : Lá no País Maravilha (USA) os nossos irmão harleyros costuma usar um imã colado no filtro, pra "segurar" as limalhas que circulam no óleo...e usam um tal imã que tem dentro de não sei de onde do comp**ador... é mole ?
Harleyro é tudo louco...tem cada uma !
Gegê, aquilo no seu avatar é um boi rodando na brasa ?
Comprei um filtro K&N por 48 pilas ... o FRAM custa 20 pilas, o do Gol que
colocaram 30 pilas ... e o original 45 pilas ...
Estamos falando na media de 20 pilas a cada 4000km no maximo ....
NAO É MUITO TRABALHO por um valorzinho tao peq ??? Eu nao quero nem
perder tempo com isso ... pago o original ou K&N um pouco mais caro e ta
bom demais ...
Não é uma questão da economia de 20 reais, mas de ter a opção de trocar o filtro em qualquer lugar do Brasil. Por isso acho que vale comparar os filtros e buscar alternativas.
Leoclima um aventureiro sujo, malvado e que sabe o que faz!!!
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."