Óleo

29 Abr 2010 12:11 #31 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Óleo
Caros,


Apesar da bem fundamentada opinião do AVIATOR, vou respeitosamente ousar discordar.


O radiador de óleo evidentemente possui uma eficiência maior quanto há um fluxo de ar passando sobre ele, o que pode ser feito através do próprio deslocamento da motocicleta ou com o uso de uma ventoinha.


Não há como contrariar isso, que é um fato.


Todavia, mesmo quando não há um fluxo de ar passando pelo radiador, este eleva a capacidade de dissipação do calor absorvido pelo óleo, pois ele nada mais faz do que gerar uma superfície maior pela qual os canos de óleo, ligados a aletas, trocam calor com o ar que o envolve.


Mesmo que se reduza de forma drástica por conta da inexistência de um fluxo de ar, a troca de calor continua acontencendo porque o processo de convecção não se detém e, na verdade, fisicamente seria detido somente se o ar tivesse a mesma temperatura do óleo, o que felizmente nunca acontece.


Portanto, pelo princípio da conservação da energia, a troca de calor do objeto mais quente para o mais frio (convecção) prossegue, observando-se que o ar aquecido, sobe por ser menos denso e seu espaço é ocupado por ar mais frio, que desce, de forma que a própria convecção gera movimento do ar.


Assim não fosse, os motores a ar simplesmente não poderiam circular ou fundiriam após poucos minutos de parada no trânsito, o que sabemos por experiência não ser verdadeiro.


Note-se que a própria sensação de calor que temos nas pernas e partes "mais sensíveis" quando somos detidos com nossas Harleys no trânsito demonstra que o calor está sendo transferido do motor para o meio ambiente.


Portanto, com o devido respeito, o radiador de óleo melhora - sim - a refrigeração mesmo com a moto parada.


Em que grau isso acontece, contudo, é outra história, mas que melhora, melhora.


Acrescento, por fim, que todas as motos preparadas pela própria Harley na versão "police" vem de fábrica com o motor 110 e radiador de óleo, exatamente em razão de serem usadas em condições extremas, que incluem trânsito pesado.


Abç


JF
JF-HD/FAT40297,6344444444

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2010 12:50 #32 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Eita cabra bão demais !


Como eu não utilizo a minha HD na cidade e moro em cidade fria, no meu caso vou descartar o radiador de óleo...Na época da CB 400, lembro que era moda e todo mundo colocava o tal radiador. Legal.
Leoclima40297,6614583333

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2010 14:29 #33 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Óleo
Concordo 100% com JF-HD/FAT. Explicação corretíssima!

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2010 15:37 #34 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico Óleo
Eu já pensei em colocar um radiador de óleo na minha RK, mas já descartei a idéia porque:


1- Se fosse necessário já vinha de fábrica;


2- É uma peça a mais para dar manutenção;


3-Custa caro.


Isaú

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2010 20:44 #35 por aviator
Respondido por aviator no tópico Óleo
JF,


Que o radiador dissipa algum calor com a moto parada não há dúvida. Até a capa da buzina ou a tampa do filtro de ar dissipam, pelos motivos que você tão bem explanou. O questionável é se a quantidade de calor removida pelo radiador justifica tecnicamente (e não comercialmente ou esteticamente) a sua instalação nas Harley. Esse foi o foco da minha mensagem.


Abraços,







aviator escreveu:

Do total de calor produzido durante o processo de combustão do motor, algo entre 10% e 20% é absorvido pelo óleo, que dessa forma, além do papel de redutor de atrito, é também um agente de absorção e dissipação de calor. O coeficiente de transferência de calor nos óleos sintéticos é maior do que nos óleos minerais, de tal sorte que para uma mesma variação de temperatura, o sintético absorve de 5% a 10% mais calor que o mineral. Além disso, os óleos sintéticos mantém inalteradas suas propriedades lubrificantes numa faixa maior de temperaturas que os óleos minerais, e demora mais para deteriorar sob condições severas, tais como o anda e para no trânsito, uso frequente da moto em pequenos percursos e baixas temperaturas ambientes. A maior capacidade de absorção e liberação de calor dos óleos sintéticos faz com que o motor funcione a uma temperatura mais baixa do que o faria com o uso de óleos minerais, o que é um ponto a ser levado em consideração na decisão de instalação ou não de um radiador. Por outro lado, no trânsito congestionado praticamente não há fluxo de ar para tornar eficaz o funcionamento de um radiador (a menos que o ar seja forçado através dele por uma ventoinha), e tanto o óleo como o motor irão trabalhar em temperaturas mais elevadas. Entretanto, nessa situação a potência gerada é baixa e o motor foi projetado para resistir a essa associação de condições. Já com a motocicleta desenvolvendo alguma velocidade, as temperaturas do óleo e do motor diminuem, e embora nessa situação haja fluxo de ar disponível, torna-se questionável o uso de um radiador de óleo. Do ponto de vista técnico a instalação de um radiador somente seria plenamente justificável se a temperatura do óleo fosse alta quando o motor estivesse produzindo uma parcela razoável de sua potência. Isso não ocorre nas Harley, porque nessa situação a moto está se deslocando em boa velocidade, mas ocorre, por exemplo (e me perdoem a comparação) com motores de aeronaves (refrigerados a ar) durante a subida com potência próxima à máxima, onde a instalação de um radiador de óleo é indispensável. Na minha opinião, diria que um radiador de óleo nas Harley adianta muito pouco no tocante ao arrefecimento do motor e tem como desvantagem a introdução de modos de falha adicionais em um sistema concebido justamente para ser simples e confiável.


Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2010 21:09 #36 por fredao
Respondido por fredao no tópico Óleo
Saindo do radiador e voltando pra simples troca de óleo... Alguém
falou em perder a garantia com a troca de óleo. Vem algum lacre no
parafuso que a gente tira pra escorrer o óleo? Pq se não vier, eles
não tem como provar que foi feita a troca de qqr jeito...

Liguei pra HD da bandeirantes. É um roubo. Me cobraram 50 pila por
litro de oleo (entendi a mulher falar Mobil, mas pode ser que seja o
Motul) mais 27 pelo serviço só da troca de óleo: nem adianta eu
comprar o filtro que não entra nessa mão de obra...

Tinha decidido comprar o mesmo óleo da autorizada num lugar mais
barato e trocar na garagem mesmo, mas não tô afim de perder a
garantia por uma troca óleo...

Valeu !

Harley-Davidson Sportster XL883R

Suzuki Intruder 125 preta (virou estatística)



São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2010 03:28 #37 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico Óleo
Fredão :


Eu troquei os tres óleos e não tem lacre de tinta nos bujões de dreno, portanto, vc pode trocar sem problema: Coloquei Petrobras 100% sintetico 5W40 no motor, Petrobras Lubrax Gold semi-sintetico 75W90 na caixa e o mesmo na primária. Não troquei o filtro de óleo ainda, mas vou trocar quando estiver em terra (estou no mar).


Ab.

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2010 05:47 #38 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Óleo
Caro Aviator,


Creio que para uma utilização típica, o uso do radiador não se faz imprescindível, visto que a moto standard é vendida sem referido aparato.


Nas situações de uso mais extremo, como o exemplo que já citei das motos destinadas à polícia, o radiador pode ser útil, pois mesmo que a eficiência do mesmo em algumas situações seja limitada pela inexistência de uma ventoinha, ainda assim é melhor que nada.


Certa vez meu irmão conversava com o Silvestre sobre como as Harleys esquentam no trânsito parado e este deu um conselho tão simples e óbvio quanto útil: quando estiver em trânsito travado, não fique acelerando a moto desnecessariamente em ponto morto; mantenha a rotação em marcha lenta e use pouco acelerador ao andar em baixa velocidade.


Ou seja: produza o mínimo possível de calor porque a capacidade de dissipação nessa condição também é mínima.





Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2010 06:58 #39 por aviator
Respondido por aviator no tópico Óleo
Prezado JF,


Vc matou a pau ... . A forma como a mão direita é "gerenciada" faz uma grande diferença nas Harley ( e outras motos refrigeradas a ar) em situações de trânsito congestionado.


Abraço,

Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2010 07:23 #40 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Óleo
eu tenho a mesma convicção do aviator... Radiador de óleo só tem eficiência em movimento... no trânsito vai ter muito pouca utilidade.


Para os motores TC 96 a eletrônica mais sofisticada traz uma inovação: o modo "parade" onde o cilindro traseiro é desligado conforme a velocidade chega perto de zero e a temperatura aumenta.

Nas tourings isso pode ser programado através do acelerador eletrônico, mas nos demais modelos é necessário o uso do SERT para programar a injeção.

Com o SERT você também consegue baixar a marcha lenta e melhorar a mistura do combustível para melhorar o rendimento do motor e fazer com que ele aproveite melhor o nosso combustível.

A eletrônica consegue melhorar muito os motores HDs, até mesmo o Revolution Porsche.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2010 14:49 #41 por nabuco
Respondido por nabuco no tópico Óleo
prezados companheiros. é útil a colocação daquela tampa de óleo com termômetro? caso positivo, até que temperatura devemos ficar com nossas hd's ligadas no trânsito sem que a temperatura altíssima que elas chegam no engarrafamento possa lhes causar dano? um forte abraço em todos.

nabuco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2010 16:28 #42 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico Óleo
Caro Nabuco,


Eu coloquei esse termômetro de óleo na minha moto.


Só dá para ver com a moto parada e desmontado.


Creio que a única utilidade, é ao parar e descer da moto vcx. verificar se está tudo bem.


Minha moto, por exemplo, após percurso que envolva estrada e trânsito urbano elve, sempre está com a temperatura no centro da escala, o que me dá a certeza de que está tudo bem com o motor.


Só serve para isso e olha lá...


Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2010 21:13 #43 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Óleo

Isaú escreveu:
Eu já pensei em colocar um radiador de óleo na minha RK, mas já descartei a idéia porque:


1- Se fosse necessário já vinha de fábrica;


2- É uma peça a mais para dar manutenção;


3-Custa caro.


Isaú






Isaú: quero antes de tudo deixar claro o meu amor pela marca. Mas não posso me furtar a fazer críticas a HD. Tenho uma FXST 07 e acabei de comprar em BH uma EG zero, por preço baixíssimo (fim de estoque 09), que nem recebí ainda. (culpa do mau carater do Grupo Izzo). Meu irmão tem uma Sportster 08. Assim, posso falar com conhecimento de causa.


Nunca pense que "se fosse necessário vinha de fábrica". A HD não dá "murro em ponta de faca". O lema da HD é: Para cada dólar ganho na venda de uma moto, tenho que ganhar 2 dólares na venda de acessórios! Se não acredita, comece a prestar atenção: as pedaleiras das Fat, FX, Dyna, Sportster e outras "coram" de vergonha quando alguém para uma Honda 125 perto delas. Todos os parafusos visíveis são de qualidade inferior: enferrujam só em ver o tempo nublado, nos obrigando a comprá-los cromados ou de inox como acessórios. Alguém aí já viu uma Harley com kit de ferramentas? Pois é, até uma Dafra tem... isso só para falar alguns poucos itens. Dá uma olhada no catálogo de acessórios no site da HD americana...


Assim, acho o radiador de óleo necessário, talvez não aí no sul maravilha, que faz frio, tem temperaturas amenas. Mas vem dar uma volta com uma HD aqui no alto da caatinga, que quando tá frio dá 40° à sombra...

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Maio 2010 03:42 #44 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Óleo
Tb acho mais decoratico que útil.....a Marcela tem instalada na 883 e é como no caso do JF....a gente dá aquela espiada e só....

Creio que mais útil é o relógio de pressão do óleo, presente nas Touring, que possibilita um acompanhamento mais direto.

Mas, creio que a instalação deva ser mais complexa.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Maio 2010 20:55 #45 por fredao
Respondido por fredao no tópico Óleo
Consolidando a diversão do fim de semana...

No fórum HD gringo os caras usam esses óleos:
Motul 7100 20W50 -> API SL & JASO MA
AMSOIL SAE 20W-50 Synthetic Motorcycle Oil -> API SL/CF,
CG-4;
JASO MA/MA2 (esse parece animal)
Klotz synthetic - V-Twin TechniPlate® 20W/50 (sem
especificação)
Mobil 1 Racing 4T 10W-40 -> SM, SJ, SH/CF, JASO MA
Mobil 1 V-Twin 20W-50 -> SG,SH,SJ/CF - JASO MA

Nesse tópico e no fórum HD brazuca, teve gente falando
desses óleos:
Castrol Actevo 20W50 -> SG/MA
LUBRAX TOP TURBO -> API CI-4/SL
Lubrax 100% sintético 5W40 -> SM/CF
Motul 5100 -> SG/MA

E tem o que eu uso no carro:
Shell Rimula R3X 15W40 (API: CH-4, CG-4, CF-4, CF; ACEA:
E5, E3; JASO: DH-1; ...)

O original HD 360 não tem especificação no site da
Harley.

Os gringos são mais pra ter uma base comparação. Não
vende aqui então não rola.

O meu dilema é o seguinte: a maioria dos óleos
específicos pra moto tem as certificações API pra
gasolina (S_). A Harley recomenda os que tem certificação
pra Diesel (C_-4), mas moto tem o lance de o óleo do
motor lubrificar embreagem e câmbio que só os óleos pra
moto levam em conta. Então fiquei na dúvida entre esses:
1) O meu velho conhecido Rimula R3X que eu compro galão
na estrada ou 4L no mercadocar (por um preço honesto),
que tem a especificação CH-4 que atende o manual da HD,
mas é feito pra carro/caminhão/ônibus
2) O bom e velho Castrol Actevo que cuidava bem da minha
finada intruder - é pra moto, mas a especificação é
inadequada (SG)
3) o que quer que seja que eles usam na HD (Mobil ? Qual
?), uma vez que vou ter que trocar pelo óleo deles na
revisão dos 1600 Km.

Fico no aguardo dos comentários dos amigos mais
entendidos e experientes no assunto.

Aquele abraço
fredao40300,9979050926

Harley-Davidson Sportster XL883R

Suzuki Intruder 125 preta (virou estatística)



São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.281 segundos