O estar a par e ter consciencia das condicoes dos pneus eh o alicerce da coisa
.
Mantendo o foco na defensiva:
Antes de sair pra um endereco que nao se conhece, eh uma boa planejar a rota antes, (com alternativas).Observar se ha risco de enchente(proximidade de rios em periodos de chuva), "faixas de Gaza" (areas de risco e violencia), se ha oficinas/postos no caminho..e por ai vai.
Pra isso eu venho usando o tripeh Guia4rodas (fica na moto), e em casa o Google Earth conjugado ao Map24
http://www.br.map24.com/
que eh gratuito e traca a rota programada.
Isso evita com que o piloto fique rodando a esmo e desnorteado, aumentando a probabilidade de uma "zebra".
Pois bem pessoal, tirei minha carteira já fazem 10 anos, e nunca mais subi em uma moto.
Agora, morando em São Paulo, e com um filho recém-nascido, a moto se torna a única saída viável, pois o carro tem que ficar com a esposa, e estou perdendo mais de 2 horas por dia no sistema de transporte urbano...
Estava pensando em adquirir uma Suzuki 250, mas não deu certo e vou comprar uma XLR 125 01`...
Lendo algumas dicas aqui o pessoal está comentando da necessidade do freio a disco dianteiro... será que devo desistir da XLR como primeira motinha?
Bull, não aconselho MESMO comprar essa 125. A não ser que vc nao se importe com conforto, nível de ruído ou more numa área rural!
Vc tem experiência com pilotagem de moto? MInha dica é começar devagar e ir pegando o jeito.
Pq não uma Hunter 90, se a questão é só o ir e vir do trabalho? Ou mesmo uma Sundown Web 100. Ou vá logo de CG 125 / 150, Sundown Hunter 125 / Max, Suzuki Intruder / Yes.
Primeiro, escolha uma que vc goste e que seja seu estilo. Depois, veja se pode pagar por ela. Aí, decida quel vai ser melhor para o seu uso!
Então, eu estava querendo uma 125, mas preferencialmente uma on/off road, por causa das buraqueiras de sampa...
Pensei numa xtz 125, mas aí já começa a apertar $$$...
Muito bom as dicas do site e do fórum. Principalmente para os novatos como eu, que tem a chance de começar com menos vícios e uma mentalidade mais prevenida.
Assim que tiver minha boneca eu aviso e começo a perguntação, rs...
dê sempre passagem,
nunca tenha pressa
fique longe dakeles playboys que passam com suas super-hiper-mega-ultra poderosas 125 amaciadas no pau, e colam do seu lado chamando pra pega e/ou cortando em sua frente
evite sair em chuva (pelo menos até ganhar segurança/confiança na sua pilotagem/moto)
USE SEMPRE O CAPACETE
e pratique bastante, suba os degraus da experiência sem pressa, conheça seus limites e os limites da sua moto.
RAPAIZ, A nx 200 é uma ótima motoca, que eu me lembre é o mesmo motor da strada, com leves modificações, não é muito beberrona e é boa pra quem vai andar muito com uma motoca, mas na minha opnião a yes é a melhor opção, moto nova, sem vícios e é tb uma ótima moto, bom desempenho, completa, econômica, preço justo.
a manutenção da nx200 deve ser mais barata (paralelo)
sei não viu, vai depender muito do seu propósito
roda em média quantos km por dia?
usa muito a moto?
eu iria sem dúvida na yes pq além do mais uma nx200 beeeem conservada hj em dia é coisa rara.
eu ia pegar uma xlr125 justamente por estes motivos q vc falou, mas, visto que não achava nenhuma em boas condições de uso, todas viciadas ou mal-tratadas resolvi pegar uma zero e não me arrependi nem um pouco.
Então, meu propósito é aprender a pilotar, e me deslocar cerca de
16 kms pela manhã (+ ou - às 5;30) e mais 16 kms no final da tarde (+
ou - às 18;10).
Moro próximo ao Ipiranga, e vou ao Centro de seg à sáb.
O problema da zero é o ca$h... se tivesse como, compraria uma XTZ
125, mas pretendo adquirir algo barato agora e só me endividar ano que
vem, se já me sentir pronto, adquirindo uma XTZ 250...
vixi desvirtuamos o tópico, uma nx200 em bom estado está quase o preço de uma intruder zero, pra este trajeto acho q uma 125 dá conta do recado tranquilamente.
bem, voltando ao assunto, andar uma média de 32 km por dia dividido em dois períodos acho que é beem tranquilo pra quem está começando, basta não ter pressa e manter a calma pq o demais já foi dito.
pesquise bastante e faça os cálculos de custo/benefício e se mesmo assim não der pra uma nova pega uma seminova mesmo.
ps.: se for pensar em pegar uma moto seminova pra vender dentro de 1 ano dê preferência à honda pq vende fácil fácil e desvaloriza pouco,