Dirigir na defensiva

08 Ago 2006 12:42 #46 por JGKlemz
Respondido por JGKlemz no tópico Dirigir na defensiva
Eu acho que não pode haver esse tipo de benefício no Brasil, se não ia virar festa de pilantragem... Ao mesmo tempo sou contra punições do tipo multa X reais, acho que devia ter mais medidas educativas, tipo excedeu 50% velocidade, farol vermelho, etc vai direto pra reciclagem!

Moto: LANDER 07

Cidade: São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2006 12:43 #47 por JGKlemz
Respondido por JGKlemz no tópico Dirigir na defensiva
Aliás, a reciclagem tinha que ser grátis, não aquela facada que cobram nas auto-escolas (eita máfia)...

Moto: LANDER 07

Cidade: São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2006 07:25 #48 por paulohoffmann
Respondido por paulohoffmann no tópico Dirigir na defensiva
Ingressei minha prática no transito com carro e moto ao mesmo tempo, não sei se por cultura ou por sorte mesmo, sempre procurei estudar, na teoria e na pratica, melhores maneiras para conduzir e me portar no transito, entrando aí noçoes de direção defensiva, aprimoradas no curso de movimentação de produtos perigosos. Lembro desde moleque algumas maximas, como "atras de uma bola vem uma criança", "sempre tem alguem atravessando a rua pela frente do onibus", etc... Acredito que a pratica na condução de motos tras uma experiencia melhorada, pela visão priveligiada do transito (mais alto), permitindo visualizar uma area maior e assim antecipando reações, sempre disse que guiar moto inclui se preocupa com as reações dos motoristas a frente e atras, antecipando-se a eles. No transito diario em sp sempre vej acidentes acontecer e sempre procuro entender o q ocorreu, como forma de aprendizado, esses dias vi um motociclista mudar de faixa, da direita para a esquerda, sem sinalizar e proximo a traseira do carro, que infelizmente teve a mesma ideia, ir para a faixa da esquerda que estava livre, resultado, batida e tombo, felizmente sem gravidade, mas é assim que podemos aprender , analisando o erro dos outros e fazendo pressão para que nas escolas seja incluido no curriculo desde o fundamental a materia educação para o transito.
abraço a todos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2006 07:31 #49 por Mr.Smith
Respondido por Mr.Smith no tópico Dirigir na defensiva
Existe uma forma de recompensa fora. Seguro é obrigatorio (pelo menos o parte de liabilidade, a parte que paga concerta e opcional). O preço depende o risco de piloto/motorista. Pessoas que tem ficha limpa paga bem menos que quem esta com um monte de infraçoes. Isso serve como incentivo assim que os custos de seguros são bem maiores do que as multas, e continua ums anos depois a infração. O ruin disso é seguro por jovems machos frequentamente é um absurdo. O custo anual as vezes é metade de valor de motoca - ate 4,5 mil dolares (caso sportbike, lembrado os preços lá são menores). Isso devido o fato que cara inexperiente que pega uma dessas tem 50% chance de destruir a bichinha. No outro lado eu estava pagando o que vale R$ 1200 por seguro total (1 milhão de liabilidade mais collisão e roubo) e num carro Pontiac Grand Am motor 3.1 L 6 cyl, rodas liga leve, tipo sport-sedan , porque minha ficha era (e ainda está) limpissima. Seguro por motos de pequena porte para quem é responsavél também e barato, quase igual a seguro que gente paga aqui no DETRAN.

Sou mala, não sou fantasma!

Parou de emprestar C-100 Biz+ de minha esposa, ela agora empresta minha Shadow 750 e a MT-03

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2006 20:37 #50 por KamiKazeNH
Respondido por KamiKazeNH no tópico Dirigir na defensiva

elio_filho escreveu: Eu sempre tive carro e apenas em dezembro passado comprei uma moto.


Sempre dirigi na defensiva. Agora, com a moto, passei também a PILOTAR na defensiva e o que eu percebi é que com a moto vc ganha uma noção de espaço e de segurança q o carro não te proporciona.


Hoje eu dirijo meu carro e enxergo muito mais longe do que antes, dou passagem para motos em corredores e sempre vigio os 3 espelhos... não raro encontro uma moto apressada em um deles!




Pois bem, penso que o principal segredo da pilotagem defensiva é respeitar o fluxo do trânsito e guardar distância segura dos outros veículos, especialmente em curvas e esquinas.


Seguindo mininamente as leis de trânsito e praticando a cortesia, não apenas sua viagem torna-se segura como também vc ganha a confiança dos outros motoristas e motociclistas.


Abraço,


Enorme verdade!

Mas, particularmente, prefiro mais a moto do que o carro.

Um outro fator que ajuda muito mais na defesa é o freio a disco na dianteira. Só quem já precisou freiar de emergência em um espaço curto com disco sabe a importância que ele tem.

Fabio "KamiKazeNH" Jr. - Novo Hamburgo / RS

Honda CBX 250 Twister 2007 (por enquanto...)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2006 18:10 #51 por Harada
Respondido por Harada no tópico Dirigir na defensiva
Muito bom os argumentos dos amigos!


Mais uma: tenho na memória algumas estatísticas e uma delas diz que a maioria dos acidentes ocorrem a cinco minutos de sua residência.


Por que?

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2006 18:33 #52 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico Dirigir na defensiva
simples caro Harada ... negligencia e sonolencia !

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2006 11:13 #53 por Mr.Smith
Respondido por Mr.Smith no tópico Dirigir na defensiva

Harada escreveu: Muito bom os argumentos dos amigos!



Mais uma: tenho na memória algumas estatísticas e uma delas diz que a maioria dos acidentes ocorrem a cinco minutos de sua residência.
Por que?


Em inglês existe uma expressão: "Familiarity breeds contempt".

A gente fica acostumado com as ruas perto de casa e não dá a mesma atenção. Fica em modo de autopilote, e quando o imprevisto ocorre, não está preparado. Ou o simples fato que gente passa mais que 50% do tempo nas ruas próximas de casa :)

Sou mala, não sou fantasma!

Parou de emprestar C-100 Biz+ de minha esposa, ela agora empresta minha Shadow 750 e a MT-03

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2006 14:37 #54 por Harada
Respondido por Harada no tópico Dirigir na defensiva
O seu pilotar baixa a guarda porque está numa região "conhecida".


Como ouvi de jornalistas amigos: os acidentes mais graves ocorrem em (enduros) neutralizados, pois durante a competição o piloto fica antenado com sua segurança e nos neutralizados não !


Quando participava de competição, os acidentes graves ocorriam atrás dos boxes e não virava manchete! Eram nomes anônimos.

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2006 10:03 #55 por Filipe
Respondido por Filipe no tópico Dirigir na defensiva
Eu acho que um dos itens mais importantes para a segurança é andar em velocidade compatível com o tráfego, o que geralmente traduz-se em andar DEVAGAR para motos, uma vez que temos mais agilidade. Isso já me salvou de dezenas de acidentes nos quais eu não teria absolutamente culpa nenhuma.

Por exemplo: por mais experiência e domínimo que você tenha, você nunca estará contando com um carro que cruza o farol vermelho! Se você está devagar, é possível frear e evitar o acidente.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2006 10:20 #56 por Harada
Respondido por Harada no tópico Dirigir na defensiva
Filipe, entendo sua atitude como pilotagem defensiva!


Não adianta discutir depois: quem estava errado ou certo!
Harada38947,5568865741

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2006 10:25 #57 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico Dirigir na defensiva
É bem isso Harada, se vc tá de caminhão pode até discutir depois quem tá certo, e o cara q passou no vermelho paga seu prejuízo.


Mas de moto não tem essa, estando certo ou errado, quem vai se dar mal é sempre a gente

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2006 10:45 #58 por Harada
Respondido por Harada no tópico Dirigir na defensiva
João Tadeu, a questão é como combater esta negligência/sonolência antecipadamente.


Entendo que a primeira atitude seria pilotar na defensiva, se auto educar de forma que se torne instintiva.

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2006 15:17 #59 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico Dirigir na defensiva
sem me parecer piegas ... um pouco de alongamento ... descer ou subir uns 2 ou tres andares pelas escadas ... já te ajuda a ficar um pouco mais "esperto" ...

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2006 19:27 #60 por -Saburo Sakai-
Respondido por -Saburo Sakai- no tópico Dirigir na defensiva
Super Topico
  • Quando em chuva, eh interessante passar exatamente por cima da faixa quase seca deixada pelos pneus.
  • A antena corta-cerol instalada e USADA.
  • Capacete fechado, bem fixado, com a viseira atualizada e abaixada.
  • Total sobriedade.
  • Por fim essa charge




Intruder2005

Brasil, Rio de Janeiro/RJ - Jacarepagua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.202 segundos