Cuidado com as crianças, já nestes últimas semanas tive pelo menos 3 ratos de tapete corre na minha frente sem olhar. Se ver uma na beirada, reduz a velocidade mesmo se ela esta de costas. O unico tombo eu levo era por isso, 2 anos atrás. Pelo menos de 1 m não atropelo.
Sds.
David
Sou mala, não sou fantasma!
Parou de emprestar C-100 Biz+ de minha esposa, ela agora empresta minha Shadow 750 e a MT-03
Eu nunca ando TOTALMENTE atrás de um carro, estou sempre seguindo a trajetoria da roda esquerda dos carros, uma posição que o motorista me veja, até porque andar de moto e ficar no vacuo de um carro e perigoso, quem dirige sabe muito bem que para desviar de um buraco passamos o meio do carro para não pegar as rodas. Se vc estiver atrás de moto o buraco sobra pra você, pois não haverá tempo de desviar.
Harada escreveu:
kuila, é assim que você pensa quando dirige carro?
não sou só eu q penso não Harada, é pq aki em SSa a uns tempos atrás estava tendo muito assalto à automóveis dessa maneira então tem muito motorista q tem medo disso e ai já sabe né.
1 pilantra pegava o vácuo no carro e qdo menos vc esperava tava com um 3oitão na sua cara, ou então vinham 2 costurando e cada um pegava uma janela.
a melhor maneira é manter uma distância segura do carro, de modo que vc seja sempre visto e tenha sempre espaço para desviar.
ps: já puxaram uma arma pra um colega em plena avenida (ele q é doido, meteu o carro em cima e derrubou o indivíduo)
Harada, infelizmente devido à situação de SP, eu penso como o Kuila falou quando estou de carro, ainda mais se minha namorada está junto. Eu não fico fechando os outros, apenas deixo passar, mas vai saber o que passa na cabeça dos quadrúpedes por aí...
foi exatamente isto q quis dizer.
jamais daria fechada num motociclista, é o mesmo q cuspir pra cima, pois estaria dando mau exemplo e piorando a situação pra mim e pros outros motociclistas (só se fosse inevitável).
dei o exemplo pq é uma coisa q devemos ficar atentos, para q não aconteça conosco (não é atoa q aki tem blitz só pra moto, ronda policial para motos). Por sua agilidade (moto), os larápios aderiram a moda.
Estes cuidados indicam a tendência de vcs pilotarem na defensiva. Parabéns. Esta prática só aparece com tempo.
Se pilotarem num dia de muito mal humor, o primeiro que vai embora é a direção defensiva.(brigou com a mulher, perdeu emprego, seu time favorito foi desclassificado etc). Perguntem para Paramédicos.
Notem que entre uma colisão de moto e carro: na maioria absoluta dos casos o motorista sai aos berros: não vi a moto!
Já passei uma madrugada de sexta para sábado e de sábado para domingo no Hospital das Clínicas para registrar os acidentes... Experimentem em suas cidades. O que uma direção defensiva teria poupado danos materiais e vidas.
Eu sempre tive carro e apenas em dezembro passado comprei uma moto.
Sempre dirigi na defensiva. Agora, com a moto, passei também a PILOTAR na defensiva e o que eu percebi é que com a moto vc ganha uma noção de espaço e de segurança q o carro não te proporciona.
Hoje eu dirijo meu carro e enxergo muito mais longe do que antes, dou passagem para motos em corredores e sempre vigio os 3 espelhos... não raro encontro uma moto apressada em um deles!
Pois bem, penso que o principal segredo da pilotagem defensiva é respeitar o fluxo do trânsito e guardar distância segura dos outros veículos, especialmente em curvas e esquinas.
Seguindo mininamente as leis de trânsito e praticando a cortesia, não apenas sua viagem torna-se segura como também vc ganha a confiança dos outros motoristas e motociclistas.
Harada escreveu:
Notem que entre uma colisão de moto e carro: na maioria absoluta dos casos o motorista sai aos berros: não vi a moto!
Alguns abusam de estarem levando vantagem no transito por estarem de moto.
Uma manobra que considero perigosa e vejo constantemente é o motociclista sair rapidamente da direita pra esquerda de uma só vez, pra ficar claro o que quero dizer;
Uma pista de 3 faixas, vc está na direita, um carro na do meio, vc sai da direita, passa atrás do carro e entra na esquerda de uma só vez e ultrapassa o veiculo, mas porque é perigoso? Você pode ser surpreendido pelo motorista do carro que segundos antes de vc sair da direita olhou pro retrovisor não viu nada e resolveu mudar de faixa, isso acontece MUITO aqui em São Paulo.
Então SEMPRE procure ser visto, troque de faixa e ultrapasse com responsabilidade!!
wcbotelho, mas por experiencia própria, em muitos países (para não citar uma) ao trocar de faixa é obrigatório dar seta. Esqueceu? Sem problemas, só leva multa. Se for reincidente ,maaaaaaaaaaais multa.
Creio que isto está expresso na nossa legislação. A confirmar.
Harada escreveu:
wcbotelho, mas por experiencia própria, em muitos países (para não citar uma) ao trocar de faixa é obrigatório dar seta. Esqueceu? Sem problemas, só leva multa. Se for reincidente ,maaaaaaaaaaais multa.
Creio que isto está expresso na nossa legislação. A confirmar.
Isso mesmo, a seta é obrigatória!!!
Mas esse motoqueiro que saiu da direita pra esquerda, está tão rapido que as vezes(ou todas as vezes) nem deu seta, nem olhou se o carro estava dando seta (quando dá né!) e PUF!! dá-lhe com a moto na porta do carro.....A CULPA É DE QUEM???
Passeando uma vez nos EUA me deparei com outra realidade, quanta diferença, se vc passar um farol vermelho, aparece um policial do nada pra multar o infrator, e lá as multas constam no registro do cidadão e não no registro do carro, vc vende o carro mais continua com as multas. A sensação de segurança no trafego é muito boa!