Dirigir na defensiva

04 Ago 2006 11:04 #31 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Dirigir na defensiva

Harada escreveu: Elio, pense comigo. Pelo que entendi, aprendeu a dirigir auto primeiro e depois moto. Neste caso a sua visão de transito é mais amplo.

Agora veja aqueles que entraram neste transito do Lisarb pela moto. Qual a diferença na sua opinião?



Grande Mestre Harada (reverência oriental).


Na verdade eu comecei dirigindo apenas carro, moto eu aprendi meio na marra quando furtaram meu veículo. Fiquei sem carro e como eu preferia a morte a andar de ônibus, peguei uma CGzinha emprestada e fiz moto-escola nela!


Creio que o pessoal que vêm da moto p/ o carro sofre um bocado. Um amigo meu (não por acaso, japonês) tirou cara de carro e moto, mas tinha apenas uma CBR 450 e não tinha carro. Ou seja, só pilotava moto e muito bem, nunca caiu.


Quando ele vendeu a moto e comprou um carro, foi terrível: bateu todos os lados em garagens e estacionamento, ele não tinha visão nenhuma de trânsito e noção zero de espaço, tal o costume com a moto.


Comigo senti o reverso, com a moto eu andava como se fosse um carro, ocupando vagas de carro até p/ estacionar. Com o tempo fui percebendo que fazer isso de moto é ser FOLGADO e acostumei com vagas minúsculas, passar entre os carros devagar e com educação, enfim, as regras básicas do bom motociclista!


Abraço,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2006 11:09 #32 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Dirigir na defensiva

wcbotelho escreveu: Passeando uma vez nos EUA me deparei com outra realidade, quanta diferença, se vc passar um farol vermelho, aparece um policial do nada pra multar o infrator



Uma grande amiga minha foi p/ Alemanha e dirigiu lá. Ela conta que estava numa estradinha e havia uma placa DEVAGAR e um semáforo num cruzamento.


Como o sinal estava VERDE, ela continuou na velocidade que estava (umas 40 mph).


Chegando perto do cruzamento o sinal amarelou e fechou! Estranhando, ela brecou o carro p/ esperar abrir.


Assim q ela parou o carro o semáforo abriu de novo!!! Ou seja, é feito apenas p/ obrigar que vc PARE OU DIMINUA a velocidade no cruzamento!!


Isso sim é disciplina e orientação no trânsito. Se fosse aqui na nossa terra tupiniquim, teria um radar p/ multar o incauto que passasse mais depressa!


Abraço,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2006 13:07 #33 por Harada
Respondido por Harada no tópico Dirigir na defensiva
Boa troca de experiencia e informação!


No Japão tinha uma ponte onde estava: Velocidade máxima 30Km/h.


Se voce fôsse pego a 31 km/h, a multa era X. Se fôsse multado a 40 km/h, a sua multa seria 3X. O que acha disto?


Mas Elio, obrigado pela reverência oriental e retribuo também!


Mas tenho notado que em torno do ano de 1996 + ou -, pela primeira vez o número de motociclistas que tinham carro também foram ultrapassados pelos que não têm (têm só moto). Curiosamente notei também o crescimentto de mais acidentes de motos. Será?


No enquete do Motonline os que tem carro e moto representam 54%.

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2006 17:17 #34 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Dirigir na defensiva
Saudações!


Harada, observe que ter carro e moto está virando comum. Sabe a que eu atribuo esse fenômeno? Ao preço alto da gasolina e à excessiva carga tributária vigente no Brasil.


Observe um caso comum: um cidadão tem 30.000 reais e resolve comprar ou trocar seu carro véio por um zero km. Os únicos carros q ele compra com esse dinheiro são populares maquiados.


O que fazer? Dar uma recauchutada no seu "poçante" (que faz poças) e com o troco comprar uma moto. No começo a moto é p/ o lazer, mas com o tempo ele observa que o custo X benefício é excelente e a sensação de liberdade é plena, e passa a usar mais a moto que o carro. Dúzias de amigos meus fizeram isso.


Eu comprei a moto por pura paixão mesmo, eu tinha um carro e quando casei minha esposa veio com o dela, aí vimos que dois carros eram demais. Vendi um, trocamos o dela por um mais novo e completo e com o troco comprei a única moto custom de baixa cilindrada à venda no Brasil, a Suzuki Intruder.


Mas acabei gostando da moto pela liberdade com economia que me dá. Hoje, por exemplo, se eu e minha esposa resolvemos ir tomar um lanche em SP - Capital, gastamos 10 reais de gasolina + o lanche e só, fora a terapia que a moto nos proporciona... "Suzukiterapia!"


De carro seriam 15 do pedágio, 40 de gasolina, 10 do estacionamento, etc... fora o stress do trânsito!

Harada escreveu: No Japão tinha uma ponte onde estava: Velocidade máxima 30Km/h. Se voce fôsse pego a 31 km/h, a multa era X. Se fôsse multado a 40 km/h, a sua multa seria 3X. O que acha disto?



Eu sou totalmente contra radares com intuito de fazer o sujeito aprender tomando pancada (multa). O sistema alemão que eu contei é perfeito para o cunho educacional!


Penso que devem haver algumas multas SEVERAS, com perda da carteira e apreensão do carro/moto para algumas contravenções como furar sinal vermelho, andar 50% acima da vel máx permitida, não usar cinto ou capacete, direção perigosa. De resto apenas controle orientacional.


Me lembro da época que não existiam radares, meu medo na estrada era muito maior... tomar sabão de guardas era ridículo, 1/2 hora de bronca, etc... Hj em dia o cara vê o radar, breca, passa o radar acelera de novo e põe em risco os outros.


Abraço,
elio_filho38933,8487962963

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2006 18:01 #35 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dirigir na defensiva
concordo em partes caro Elio Filho

acho errado essa política de ferir o bolso pra aprender, mas infelizmente chegamos à este ponto justamente pelo desrespeito excessivo das leis de trânsito, já ví muito motorista indo pra seminário educacional do detran por ter dirigido alcoolizado e dizer q nunca iria parar de beber qdo fosse numa prainha, reggae, etc.

qdo dói no bolso acabam pensando mais nas consequências.

infelizmente os prudentes pagam por muitos desses erros.



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2006 19:59 #36 por iniciante_rs
Respondido por iniciante_rs no tópico Dirigir na defensiva

kuila escreveu:
qdo dói no bolso acabam pensando mais nas consequências.

infelizmente os prudentes pagam por muitos desses erros.



Kuila


Concordo contigo. Acho que esse teu comentário mostra exatamente a cultura brasileira. Se não meter a mão no bolso, o povo não aprende.


Temos que trabalhar as crianças, pq cultura é algo mto difícil de mudar e leva tempo, muito tempo.

Iniciante_rs

(Marcelo - POA/RS)

Ainda de 4 rodas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2006 21:19 #37 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dirigir na defensiva
realmente iniciante, temos q trabalhar as crianças para um futuro melhor e mais educado e os marmanjos agente vai tentando remendar.

lembrando de outros fatos

evite ultrapassar onibus parado ou pelo menos deh uma boa distancia dele (sempre tem um espertinho querendo atravessar e não olha direito)

qdo o transito estiver engarrafado e mesmo q a sinaleira esteja no verde tome muito cuidado, pois os desapercebidos aproveitam o estado do trânsito para atravessar correndo (só essa semana já ví vários)

em paradas (engarrafamentos) evite parar nas quinas de outro veículo, as diagonais na maioria dos veículos são pontos cegos.

pare sempre na frente, dos lados ou atrás de forma q vc veja e seja visto.



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2006 08:39 #38 por Mr.Smith
Respondido por Mr.Smith no tópico Dirigir na defensiva
Ficou com surpresa quando desubri que eles não ensinam noções de transito aqui no escola. Fora, desde primeiro grau tenha coisas como "Elmer the Saftey Elephant" desde jardim. As vezes ums policiais vem, por uma pista no estacionamento com sinais, e a criançada navega com carros eletricas, com prêmios para quem consegui fazer direitinho.

Bicicleta
é considerado veiculo e pode ser multado, mesmo si é apenas uma criança
(mais isso é raro, o susto geralmente basta). Se cara esta de
bicicleta e tem habilitação, perde pontos por infrações além de ser
multado. Sim, pode perder habilitação furando sinal de bicicleta. Se não houve respeito com bicicleta, acho que eles respeitaram quando crescer e pegaram moto ou carro?
Mais temos soluções Lisarbianos, bota quebra molas ao inves de ensinar não andar no meio de transito. Deixam os calçados tão cheio de lixo que o povo precisa andar na rua.

Sou mala, não sou fantasma!

Parou de emprestar C-100 Biz+ de minha esposa, ela agora empresta minha Shadow 750 e a MT-03

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 08:36 #39 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dirigir na defensiva
quebra-molas é o mais eficiente substituto do agente de trânsito, mais barato, não reclama, não fica doente, sem fgts e só precisa de uns retoques de veeeeeeeeeeezzzzzzzzz em quando.

tem também as super-mega-hiper-ultra sinaleiras, modelo importado que impedem q vc use a 4a marcha pq é o tempo todo 2a, 3a, epa reduz sinal amarelo, opa reduz dinovo, ahhh dexa na 2a mesmo daki a 100 mts tem outra.



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 15:19 #40 por Mr.Smith
Respondido por Mr.Smith no tópico Dirigir na defensiva
Minha reclamação com quebra molas restringe-se de casos onde não e appropriado. Bairro residencial tudo bem. Estou referendo aquelas que parece no meio de vias estadais ou até nacionais, onde 99% de transito e interurbano, logo depois parece um povoado de movimento sem vergonha e ums quebra-molas. A rede rodoviario já tem bastante buraqueiros impedindo o fluxo de bens e serviços, porque colocar mais barreiras...

Sou mala, não sou fantasma!

Parou de emprestar C-100 Biz+ de minha esposa, ela agora empresta minha Shadow 750 e a MT-03

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2006 15:34 #41 por Harada
Respondido por Harada no tópico Dirigir na defensiva
A educação do transisto já é curriculum de algumas escolas. Infelizmente ainda não "pegou" como da reciclagem ou mesmo da ecologia.


Um investimento para o futuro. A questão é: os motoristas e pilotos que já estão em atividade de fato. Como educar ? Digo reeducar?


Com penalizações? Com impedimentos físicos para reduzir a velocidade? Mesmo o CTB tem soluções que ainda não foram regulamentadas. Qual o próximo passo (para frente)?

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2006 06:55 #42 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dirigir na defensiva
acho q tem q ser uma insistente campanha nos pontos mais críticos, coisa de forte impacto e que atinja não só motoristas/pilotos, mas também o pedestre que em muitos casos é também o culpado do acidente.

a reeducação tem que focar (na minha opnião) em primeiro caso o respeito no trânsito, porque se vc respeita o seu próximo...

VC
não vai dar uma fechada nele;
não vai meter o pé no retrovisor dele;
não vai subir na calçada;
não vai passar numa poça d'água só pra molhar o pedestre;
não vai esquecer (ou fingir q esqueceu) de sinalizar quando for manobrar;
não vai fazer nada pra prejudicar o outro.

é difícil (bastante), mas se começarmos logo e acreditarmos teremos uma grande evolução.

poderíamos iniciar isto aki no fórum mesmo, nakela politica do "passe adiante".

é assim, vc tem como meta conscientizar 3 motoristas (amigos ou não) e convencer eles de que têm que convencer mais 3 e assim sucessivamente.

de 3 em 3 em 1 ano quantos estarão se não cientes, conscientes.

-> chico
-> fulano -> francisco
-> titico

vc -> cicrano (+3) ...

-> beltrano (+3) ...

aí poderíamos criar um tópico onde cada um postaria no final de tanto tempo quantos conscientizaram para estatísticas.

imagine q em 1 mês consigamos conscientizar 333 pessoas

333 x 3 = 999 x 3 = um bocado



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2006 06:57 #43 por kuila
Respondido por kuila no tópico Dirigir na defensiva
desculpa o texto longo



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2006 08:06 #44 por ewinters
Respondido por ewinters no tópico Dirigir na defensiva
Voltando um pouco o assunto, eu também sou um que preferiu uma moto zero a um carro véio.


Posso dizer que há vantagens em se conhecer o lado dos outros veículos que dividem a rua com vc.


Andando de ônibus vc percebe como deve ser desesperador arrastar aquele contêiner fedido por aí, com um monte de gente costurando na sua frente. Andando de carro vc percebe como os carros vêem as motos. E, finalmente, andando de moto, vc descobre que locomoção não precisa ser sinônimo de stress, muito pelo contrário...

-- Fazer 250 Limited Edition --

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2006 08:19 #45 por ewinters
Respondido por ewinters no tópico Dirigir na defensiva

Harada escreveu:
A educação do transisto já é curriculum de algumas escolas. Infelizmente ainda não "pegou" como da reciclagem ou mesmo da ecologia.


Um investimento para o futuro. A questão é: os motoristas e pilotos que já estão em atividade de fato. Como educar ? Digo reeducar?


Com penalizações? Com impedimentos físicos para reduzir a velocidade? Mesmo o CTB tem soluções que ainda não foram regulamentadas. Qual o próximo passo (para frente)?



Eu acredito mais em recompensas do que em punições. Imagine se as pessoas que ficam x anos sem levar multa e comparecendo a uma vistoria facultativa pudessem ter benefícios fiscais semelhantes aos dos taxistas ou deficientes ao comprar um veículo zero. Certamente haveria uma mudança de comportamento.


Quando vc tem uma penalidade, os outros é que tem que te vigiar e, se não há vigilância não há punição.


Quando vc tem um benefício em potencial é vc quem vai se vigiar.

-- Fazer 250 Limited Edition --

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.209 segundos