Restauração de uma Yamaha XT500D ano 1977

26 Abr 2011 14:29 #91 por Hanson









...que confusão! e agora josé?? ...começar por onde??











...balança no lugar e montada no torque correto de aperto...











...Humm... esse monte de coisas tem que voltar pro lugar certo...











...juntando a peçaiada toda...











...nessa hora que a moto começa a tomar forma novamente depois de tanto tempo desmanchada sem vida nas caixas é especialmente gratificante... é minha moto de volta, afinal fui um ´´sem moto´´por mais de um ano hehe!





























...parafusos de fixação do motor já cortados na medida...























...bateria nova e elétrica em ordem novamente...











...essas porcas calota em inox ficaram bem na foto...











...ponteira e marmita de escape montados...











...junta térmica de amianto na junção do cano de escape com ponteira...
































...com o tanque no lugar pra dar o gostinho de pronto e não desanimar a galera...















Hanson40672.5110532407

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Abr 2011 15:31 #92 por MATUSA


É sempre um prazer passar por este tópico!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2011 05:38 #93 por Soueu

MATUSA escreveu: smileys/smiley32.gif">É sempre um prazer passar por
este tópico!!!!!


2 !


Será que o Sr. Harata tem conhecimento deste tópico ?
Ele é digno de estar permanente na nova home.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2011 08:50 #94 por Douglas 00


Baita tópico e aventura de restauração.

Me lembrei muito da minha primeira moto: uma Rx 125,
1983.

Por incrível que pareça, muitas peças da motinho são
iguais as da motona.

piscas, painel bem parecido, suporte do painel igual, (da
geração da década de 70), punho de luz igual, lentes de
piscas idem...

Eta saudade!Douglas 0040660.4941898148

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2011 15:50 #95 por Hanson



...nessa fase estava tudo pronto só esperando o motor... e demorou um pouco...











...o torquímetro serve pra medir a pressão correta dada no aperto dos parafusos...


...tai uma ferramenta que se não é imprescindivel, evitaria muito estrago principalmente quando o cara tem mão de borracheiro de caminhão...











...tabela especificando as diversas medidas de torque empregadas na XT pra motor, chassi etc...


























...marmita do silencioso, nas TT500 o escape é direto sem esse expansor...
































...vamos indo que a novela esta no fim...






Hanson40671.0558564815

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2011 16:17 #96 por Hanson












...impressionante a qualidade dessas peças plásticas, nem foi preciso fazer a raspagem que normalmente se faz em peças velhas pra reavivar a cor...











...foram só polidas usando roda de pano e cera fina...











...adesivo original no verso da tampa...











...feito o number plate que recortei em contact, faltava o adesivo com o ENDURO 500...











...que acabei copiando dessa foto de uma 77...











...CD com o arquivo, agora é só mandar imprimir em vinil...











...olha ai que beleza! a vovó merece...






Hanson40663.8547337963

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2011 23:44 #97 por Hanson
beleza, sobrou um tempinho sussa





...detalhes arqueológicos interessantes sobre um filtro de ar datado da segunda metade do século passado...











...uso da tampa da caixa de ar pra lavar a espuma do filtro de ar no DESERTO! diz a lenda na França que a Yamaha orientava sobre isso no manual...











...gaveta com a espuma do elemento filtrante...











...a´´caixinha´´de ar...


























...fiz um novo elemento do filtro cortando a espuma na medida e colando com cola de juntas...



































...e por falar em poeira, o doidinho do Henno, um francês cruzando o deserto da mauritânia no Paris Dacar de 2003 com uma XT500...




















...o doidão do Henno CHEGANDO!! na praia de Dacar com a XT!!


...ele já cruzou tambem o Darien Gap, aquela faixa´´intransponivel´´que existe na América central e que NINGUEM consegue passar... ninguem menos o Henno mala hehe!!!



Hanson40705.0268171296

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2011 09:56 #98 por Soueu
Atendendo o pedido do nosso restaurador :





É linda mesmo ! dá para sonhar uma aventura ao observar esta foto

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2011 09:15 #99 por Hanson
...Ahhhh! agora sim a página ficou enfeitada!!


essa configuração Sonauto da Tenéré azul é absolutamente maravilhosa, o rali Paris Dacar foi mesmo uma grande fonte de inspiração e romantismo pra essa grande trail que cruza desertos!!


olha só a cultura dos caras: a moto foi conservada exatamente como foi preparada pro rali! fantástico!!


Obrigado, valew soueu!!!


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2011 10:50 #100 por Soueu
A gente é que agradece este se magnífico tutorial.


Uma aula de como se faz uma restauração competente.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2011 10:52 #101 por Soueu
para temperar o assunto


http://www.rallye-tenere.net/Sonauto.html






soueu40671.499837963

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2011 12:14 #102 por Hanson
... soueu, esse link é um´´sitio´´incrivel de escavação sobre as Tenérés e vou levar uma semana apreciando e degustando tanta informação e boas fotos!


mais uma vez obrigado!



Hanson40671.0588773148

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2011 13:13 #103 por Hanson



...durante uma exploração feita logo após a descoberta da moto, achamos esse compartimentinho escamoteavel escondido ao lado da bateria, provavelmente feito pra guardar algo desde que bem pequeno...















































...dentro achamos um envelope contendo uma semente sem datação previsivel, posteriormente identificada como´´olho de cabra´´, parece que era usado pra dar sorte entre outras coisas por povos e...pilotos antigos!!











...como parece que a coisa funciona, tratamos museológicamente como acessório original e... não jateamos nem pintamos a´´peça´´posso garantir hehe...






Hanson40671.0279050926

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2011 23:52 #104 por Hanson



...fiz um novo suporte para o CDI de ignição que foi adaptado no lugar da antiga bobina do platinado quando comprei a moto.


...estava mal fixado e ainda teve o suporte original no quadro serrado... uma pena.




















...montagem dos DOIS cabos de comando do acelerador...











...é uma confusão de cabos, tubos e fios pra todo lado...











...visor do ponto correto pra dar no pedal, a 76 não tinha isso e muitas pernas foram quebradas com o tranco!

















...condutor e respiro de óleo na junção com o tubo do quadro que serve de reservatório...











...colocação do cabo do contagiros...











...reservatorio de óleo...


























...vareta pra conferir o nivel do óleo...








...meu ajudante silencioso na oficina, e como sempre sobrecarregado de trabalho coitado!






Hanson40673.6850347222

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2011 08:59 #105 por Soueu
O reservatório do óleo já era no quadro !!!

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.200 segundos