Restauração de uma Yamaha XT500D ano 1977

06 Mar 2011 10:29 #31 por Hanson



...pino e espaçador da balança zincados, note o furo de passagem de graxa no espaçador que estava entupido e danificou um dos rolamentos de agulha de encosto, apesar das buchas estarem na medida correta...








...balança de alumínio pra XT a venda no ebay...








...conclusão da balança com pintura, zincagem, troca de buchas e dois rolamentos de encosto...











...amortecedores trazeiros em ótimo estado e secos, teve a mola pintada elétrostaticamente...











...escape e grades pintados...











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08 Mar 2011 10:44 #32 por Hanson



...eixo e cubo trazeiro, lona ok, troca do rolamento da coroa e graxeira nova...











...órings novos na montagem do cubo que fiz o desmonte por curiosidade, não existe nada igual...











...colocação do tampão do cubo que permite verificar o estado de desgaste das lonas de freio, faltavam muitas peças de um provavel desmonte anterior...











...cubo de roda de construção peculiar agora conferido sobre as peças faltantes e com graxeira e coroa novas...











...coroa zero feita sob encomenda...











...tudo em amarelo foi trocado. no conjunto trazeiro foi onde se deu mais falta de peças como arroela de encosto, espaçadores etc, provavelmente a moto passou por desmontagem anterior que deve ter sido feita sem o acompanhamento do manual de serviço, dai a falta das peças e montagens erradas...

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08 Mar 2011 11:07 #33 por Hanson



...eixo e cubo dianteiro. como os rolamentos originais japoneses estavam em plena forma, só fiz troca por graxa nova e verificação da caixa de engrenagens do velocímero que comprei, mas resolvi não montar agora. tambem faltavam arroelas, órings etc...











...engrenagens novas da caixa do velocímetro, acabei não usando e vai ficar no estoque de peças que acompanhará a bike...











...tambem faltavam varias peças...



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08 Mar 2011 11:57 #34 por Hanson



...primeiros achados arqueológicos do que seria um pedal retrátil de moto trail! num deles faltava a mola...











...make a mola... ou faz ou paga U$17 por uma mola!! ...e fazer é muito mais legal...











...mola novaaaa!

















...pedais pintados em epoxi e com arroelas e cupilhas inox...











...acabei não montando as borrachas agora, vai pro estoque...











...set de peças extra de reserva...


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08 Mar 2011 12:02 #35 por Soueu
Este tópico está apaixonante !... diria Cult

Parabéns ao Hanson

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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08 Mar 2011 12:10 #36 por prancha
belo trabalho hanson

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08 Mar 2011 12:20 #37 por Soueu
Até mola acabei aprendendo a fazer

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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10 Mar 2011 12:58 #38 por LeoC.



Belo trabalho!!

"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa..."

Fazer 2010/2011 Vermelha .'.

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12 Mar 2011 14:51 #39 por Hanson



...amigos, na minha opinião cada moto pede uma abordagem sobre como se fazer a recuperação do conjunto, mas honestamente acho que a XT500 vale todo esse esforço de se investir nos detalhes, até porque só se conhece a´´meccânica´´de uma moto de época mergulhando nesses detalhes e restaurando essa memória. só isso já vale o esforço... obrigado a todos...











...Mikuni 32 -14101-00 série 3H7 1977D...











...regulagem de altura da agulha estava equivocada...











...note o serviçinho feito pelo ´´especialista´´ num gicle de CB400, nesse gatilho foi-se a rosca na medida original no corpo do carburador...


*a esquerda o gicle pilot jet 30 original Mikuni.











...o jeito foi partir de um gicle novo da CB400 que foi cortado e torneado na medida certa pra receber a flauta original do gicle de baixa da XT desse ano...


...parece fácil, mas foi um trabalho de ourives!











...encomendei o kit-reparo completo na internet...











...nada disso resolve se não ajustar o nível da boia que pra XT-D é 22.0 +ou- 2,5mm...











...ajuste da lenta em 1200 RPMs e ar 1/3.4...











...main jet [alta]240 e pilot jet[baixa]30...




















...a moto voltou a ter marcas de consumo normais e passou na vistoria de emissão de poluente com indice de -3- sendo que o indice pra moto desse ano seria -9- !!...

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12 Mar 2011 15:15 #40 por Hanson



...concluindo, manga/manifold de admissão novo, substituindo o antigo todo cozido e rachado...











...guia de manifold de admissão zincadão...











...flexivel novo da conecção com a caixa de ar...











...a vovó tem seu carburador recomposto finalmente 30 anos depois!...


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21 Mar 2011 11:50 #41 por Hanson



...como tinha planos de fazer uma viagem até Santiago do Chille com a XT500, fiz o desmonte do cabeçote pra avaliar o estado geral dessa parte alta do motor que reflete bem o estado que se encontraria o restante do motor.











...esse single é um motor muito robusto, mas motor algum resiste a falta de óleo e cuidados gerais, alem do mais apesar do bom estado geral da moto, ela já havia passado por reformas e os gatos e montagens equivocadas dava pra deixar qualquer um desconfiado!


...Humm... como quem procura sempre acha e agente sabe bem QUANDO começa, mas NUNCA quando isso acaba... a viagem pro Chille acabou sendo feita com outra moto infelizmente e a restauração completa do motor da vovó levou 15 meses pra ser concluida... bom, tambem se for fácil não tem graça!





...nos armamos de paciencia e fui atras do cd que está a venda na internet pra ajudar nos procedimentos, já que a idéia é fazer tudo aqui na nossa´´oficina´´e vamos lá nos divertir por alguns meses!!!





...agora vai...





...esse tambem ajuda...


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21 Mar 2011 13:20 #42 por Hanson



...as juntas já estavam dando sinais de vazamentos...











...tampa do cabeçote já decapada...











...o conjunto estava bem em medidas, mas todos os rolamentos e corrente de comando foram trocados...











...algumas trincas nas aletas foram reparadas...











...as molas de valvulas estavam dentro das medidas de uso, mas as guias de valvulas foram trocadas, numa delas havia um risco bem feio, mas milagrosamente o motor não baixava óleo nem fumava quando frio...











...os balancins, ai mora o problema...











...dano no banho de metal duro de cimentação da peça...











...balancins, guias e retentores de valvulas novos...











...o eixo de comando de valvulas estava exelente em medidas, mas foi trocado por um zerinho... depois que abriu não tem mais jeito...











...zero bala...











...uma das tampas de visita pra regulagem de valvulas estava quebrada...











...foi reparada e ficou perfeita...











...nesse meio tempo chegou a peça nova que tinha pedido e foi pro estoque...











...tambem chegou a corrente de comando de valvulas nova...











...troquei tambem o visor do ponto que tinha problema de vedação...











...guias de valvulas e órings trocados...





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23 Mar 2011 14:41 #43 por Hanson



...preparação da tampa de valvulas para pintura...











...fiz a decapagem da tinta usando removedor, lixa fina, bombril e... a sombra de uma arvore...











...a parte das aletas foi jateada com jato fino...





























...tudo pronto pra receber a tinta vinilica aplicada com revolver e compressor...

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24 Mar 2011 14:20 #44 por Hanson



...usei tinta vinilica bicomponente pra alta temperatura de acabamento acetinado, com brilho discreto ficou muito bom...











...se deve proteger bem e empapelar os detalhes, pintar os parafusos pega mal...











...o ideal é sempre pintar o conjunto todo junto pra não ocorrer diferenças de ton na tinta...

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24 Mar 2011 14:33 #45 por MATUSA
Muito bom!!!

Vou continuar acompanhando.

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