Restauração de uma Yamaha XT500D ano 1977

23 Fev 2011 19:31 #16 por Hanson



...apesar de meio a contra gosto instalei um CDI na XT, mas conservei a mesa, rotor e o fio do platinado. a moto é conhecida pela dificuldade de partida e o antigo pedal de partida com quatro soldas já era visto com reserva...











...pela janelinha é possivel ver quando a marca do comando de valvulas está alinhada e... só ai você pode´´tentar´´dar a partida na moto, caso não se alinhe direitinho essa marca, vc corre sério risco de ter a perna quebrada... a vó não perdoa!











...essa é a alavanca do descompressor, serve pra colocar o motor na posição certa antes de dar no pedal. hoje seria um ótimo anti furto, o cara dificilmente ligaria a moto com a rapidez necessária e se afogar entãoiiiiiiii...









Hanson40673.9719675926

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 11:04 #17 por Hanson



...agora é sério...














...com a lista dos part number da moto achado no site da Yamaha, ou seja ter os códigos exatos das peças facilita muito os pedidos, evitando erros como peças de outra série, ano, se a moto é européia, americana etc...











...as peças começam a chegar, nesse lote veio o reparo da torneira do tanque, as pistas dos rolamentos da coluna de direção, etc...










































































...coluna zerada...















Hanson40672.5188078704

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2011 10:05 #18 por Hanson



...e agora josé?


*Jed, o amigo americano



Hanson40672.5084953704

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2011 14:52 #19 por Hanson












...desmonte da frente, mesas, guidão e suspensão dianteira...











...troca das espumas da base dos instrumentos que estavam murchas depois de 30 anos!











...jateamento fino de casca de arroz e pintura epóxi nas mesas...











...pintura das bases das manetes e componentes da mesa...











...um dos muitos lotes de peças que voltam da zincagem, mesa, prisioneiros do motor etc...











...desmonte dos manicotos pra limpeza, zincagem e troca de parafusos por inox...











...troca de parafusos inox, pintura e pre-montagem da mesa superior...











...mesas zeradas...












Hanson40673.9918981481

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2011 15:33 #20 por Hanson



...lanternas todas perfeitas...











...kit extra de lanternas feito na Indonésia e comprado no ebay...


*na medida que a coisa ia avançando, fui montando um set de peças pra acompanhar a moto com todas as peças mais importantes na manutenção futura da bike, os fretes das peças acabavam diluidos e assim pude montar um kit extra completo pedindo duas peças, uma usaria na restauração, a outra fica no set...











...base dos instrumentos pintada...











...porque não dar um tapa no velô e contagiros?? moleza, esta tudo desmontado mesmo!











...com os canecos pintados, limpeza, ´´troca de óleo´´ e a indefectivel e comemorada zerada no hodômetro total da velhota...




























































Hanson40679.8592592593

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2011 17:01 #21 por Soueu
Da platéia a gente aplaude em pé !






Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2011 19:48 #22 por Hanson



...todos temos um pouco de médico, mecânico e louco caro soueu, aproveite ai amigão...



Hanson40659.9857175926

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2011 12:20 #23 por Hanson












...concluindo a coluna e mesas/guidão, tudo em amarelo foi trocado...











...kit retentor e anel pra suspensão dianteira, acabei não usando. os originais japoneses estão perfeitos e absolutamente secos com 30 anos! ...vou mexer?? ...tá fácil!











...não troquei retentor, mas troquei o óleo que estava´´quase´´no nível correto!











...braçadeiras do suporte do farol...











...anodizamos as tampas do tubo e troquei os órings...











...238cc em cada tubo pra 77D...











...as molas foram medidas e estão dentro da tolerancia de uso...

















Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2011 12:33 #24 por Hanson












...os tubos ficaram varios dias virados drenando todo óleo velho e fiz a limpeza das valvulas com óleo novo...











...óring novo, óleo novo, fecha tudo...


























...frente concluida...












Hanson40672.5142592593

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2011 16:56 #25 por Hanson



...outra mítica 500tona, a XL500 da Honda...











...a XL500 do Harold...











...que tambem tem essa XT linda com tanque de aluminio...











...outra bela XL500...























Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2011 18:45 #26 por Soueu
Não conhecia a xl 500 !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2011 23:19 #27 por Hanson
...devem ser poucas XL500tonas por aqui, muitas passaram pelo pais em viagem, algumas ficaram, eu conheci duas motos assim viajando e outra XL500 em Santiago do Chile por um canadense descendo pro Ushuaia em 95...








...eu tampouco vi essa! ...é uma moto conceito nessa base monocilindro 500...











...olha essa...











...uma 1996 tanque de alumínio...











...essa maravilha em escala foi dada de cortesia para alguns poucos convidados no lançamento da XT500 96 em LasVegas...











...impressionante a finesa de detalhes da miniatura!! ...só esses parafusos philips que fixam o motor entregam ahah


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2011 23:15 #28 por Hanson












...nessa sub caixa de ar o bocal do flexivel estava rachado na base e dava ´´ar falso´´´na carburação...





























...fiz uma manga como bocal em fibra de vidro...




















...faltam os furos de fixação...











...já elvis!


oba! um item a menos na lista de compra...






Hanson40678.8994907407

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2011 11:30 #29 por Hanson



...marca registrada das XTs, reservatório de óleo no tubo do quadro...











...pela tampa/vareta que se repõe e confere o nivel de oleo...











...o banco acusava o tempo de uso, foi todo refeito com espuma e capa novos...











...e teve a ferragem zincada...




















...silk obrigatorio...

















...a lanterna trazeira teve seu suporte pintado e a lente trocada por uma nova...











...achei duas lentes novas originais, talvez sejam a mesma usada nas RDs...


















Hanson40672.5440277778

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2011 14:48 #30 por Hanson



...caixa de ferramentas completa...




















...eu mesmo fiz esse prolongamento do cobre-corrente em EVA flexivel pra contornar o problema dos respingos de oleo. é reversivel e não altera a peça original...











...tambem fiz um bigode no paralama dianteiro que é curto e na chuva molha o piloto e emporcalha o farol...











...até que não ficou tão feinho...




















...a balança foi jateada e pintada com epóxi, teve todas as buchas trocadas...











...desentupimento do canal e troca do bico de graxa...











...zinca geral...











...esticador de corrente pintado, desamassado e com nylon novo...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.213 segundos