Não é o frete somente... é questão de mercado e p**aria
Vamos lá...
As motos (e carros) tendem à serem mais baratas nos grandes centros e nos estados mais desenvolvidos simplesmente por conta da concorrência... existem MUITAS marcas à venda em SP, e MUITAS concessionárias pra vender.. por isso, é relativamente fácil encontrar motos com o preço praticado
igual ao que a fábrica fornece (preço justo).
Ao contrário, o exemplo do meu estado (Rondônia), existem pouquíssimas marcas atuantes (na minha cidade só tem concessionária Honda... nem yamaha não tem!!!!), além do pouco número de concessionários (aqui, com a exceção da capital, não se acha mais de 1 concessionária da mesma marca na mesma cidade).
Ou seja, não existe concorrência...
Aí, você me pergunta "tá, mas e o frete?"
Não podemos considerar o frete como fator de aumento de preço (apesar de os comerciantes sempre alegarem isso) pelo simples fato de que o governo dá um incentivo à toda a Amazônia legal (se eu não me engano: Acre, Rondônia e Amazonas) justamente para compensar o frete mais caro de veículos (ou seja, a disparidade de valores de frete já foi compensada pelo governo)...
e quem paga o pato somos nós, consumidores..
por quê?
1 - o comerciante não abaixou o preço mesmo com o incentivo
2 - Pressupõe-se que todas as motos compradas na amazônia legal foram compradas com preço
MELHOR (isso mesmo) do que em outros estados do Brasil, e por isso elas saem logo de cara com uma restrição de benefício tributário no documento...
mas o que é isso?
Simples, não podemos SAIR da Amazônia legal com nossas motocicletas sem pegar uma autorização do estado (é mole?), e se a vendermos para alguém durante os 3 primeiros anos temos que pagar a diferença do benefício que "ganhamos" do governo.
O pior é ouvir dono de Cc falar na cara de pau que o preço aqui é mais caro por causa de frete...
pois eu queimo a minha moto no lixo se um frete de uma comet custar 2.500!!!! (ao contrário de outros estados onde se encontra a comet por 16.000)