KTM lança 125 para atrair jovens consumidores
A
KTM, famosa por suas vitórias no Rally Paris-Dakar e competições
off-road, apresentou no Salão de Colônia, Intermot 2010, seu primeiro
modelo street de 125cc. O objetivo da Duke 125 é atrair jovens
motociclistas para a marca austríaca. “Não tínhamos um modelo de
entrada. Com a nova moto, queremos trazer os jovens para a marca KTM”,
declarou Michael Rebler, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da
nova Duke 125.
Com um visual bastante moderno, com
direito a farol excêntrico e quadro tubular, a Duke 125 terá ainda
diversos equipamentos de fábrica para ser personalizada.
Equipada com um motor de um cilindro,
124,7 cc e refrigeração líquida, a pequena austríaca terá 15 cavalos de
potência máxima a 10.500 rpm – desempenho respeitável para um motor com
essa capacidade. Com duplo comando de válvulas no cabeçote e alimentada
por injeção eletrônica, a Duke 125 terá câmbio de seis marchas e
embreagem com acionamento hidráulico.
A parte ciclística também impressiona. O
quadro em treliça é feito em cromo-molibdênio e as suspensões
dianteiras são invertidas. Já a traseira conta com um monoamortecedor. O
sistema de freios é a disco em ambas as rodas de 17 polegadas.
Produção globalizada
O lançamento do novo modelo tem a
influência da indiana Bajaj, uma das acionistas da KTM. Michael Rebler,
do setor de desenvolvimento de produtos da fábrica austríaca, revelou
que alguns componentes serão fabricados em Mattinghoffen, sede da KTM na
Áustria, e outras partes serão produzidas na Índia.
Entretanto, em entrevista à jornalista
da revista brasileira “Motociclismo” também presente ao Intermot, Hubert
Trunkenpolz, diretor de vendas e marketing da KTM, confirmou a montagem
da moto também em Manaus (AM) pelo sistema CKD (completely
knocked-down) em parceria com uma empresa brasileira, a partir de 2011.
Rebler, outro representante da marca,
evitou falar sobre o assunto à INFOMOTO: “que eu saiba essa moto será
produzida na Índia e na Áustria”.