Bramont
TIGER
1050 - TRIUMPH - 2010
Com
suas linhas angulosas, a Tiger 1050 até lembra um modelo
esportivo, mas a carenagem e o pára-brisa altos têm outra função:
desviar o vento em longas viagens, preferencialmente em estradas
pavimentadas. Afinal, com rodas de liga-leve e pneus Michelin Pilot
Road, radiais e de perfil esportivo, o que a Tiger 1050 gosta mesmo é de
asfalto bom.
Classificada pela
Triumph
em sua linha de Urban Sports, a Tiger se
propõe a ser uma companheira ideal para pegar a estrada e viajar muito.
Seja uma rodovia com quatro pistas ou uma serra travada de mão dupla.
A posição de pilotagem ereta é confortável para rodar na cidade e a
excelente visão em função da altura da moto facilita se adiantar a
obstáculos e outras “encrencas” do trânsito.
O motor de três cilindros em linha com 1.050 cc tem comando duplo no
cabeçote (DOHC), refrigeração líquida e injeção de combustível. Suas
principais qualidades são a entrega linear de potência até atingir 115
cv a 9.400 rpm e o torque de 10,2 kgf.m já nas 6.250 rpm. Resumindo:
força à vontade desde baixas rotações e uma ampla faixa útil do motor.
SPEED
TRIPLE 1050 - TRIUMPH - 2010
Fazendo jus ao seu desenho agressivo, a Speed
Triple oferece uma
posição de pilotagem quase esportiva, ressalvando o largo guidão de
alumínio. Pedaleiras recuadas e peito no tanque, o motociclista fica em
posição de ataque, para encarar curvas fechadas ou abertas sem medo de
se divertir.
Afinal, com um chassi tubular de alumínio e menos de 1,5 metro de
distância entre-eixos, essa inglesa oferece bastante precisão e
segurança para contornar curvas. O conjunto de suspensões é bastante
firme, com um acerto bastante "racing". Mesmo totalmente ajustáveis,
tanto o garfo telescópico invertido na dianteira como o monobraço com um
conjunto mola-amortecedor foram projetados para oferecer desempenho.
Assim como o sistema de freios, que garante frenagens bastante
eficientes e, em alguns momentos, até bruscas demais. Também são dois
enormes discos de 320 mm mordidos por pinças Nissin de fixação radial
com quatro pistões, na dianteira, e um disco simples de 220 mm com pinça
Nissin de dois pistões, na traseira. O suficiente para "estancar" os
189 kg (a seco) dessa naked.
Duas belas rodas de liga-leve, calçadas com pneus radiais de perfil
esportivo, completam o excelente e preciso conjunto ciclístico da
Triumph Speed Triple. Conjunto que, ao lado do motor, são os pontos
fortes dessa inglesa.
STREET TRIPLE 675 - TRIUMPH - 2010
Na frente o grupo ótico de desenho
arredondado é praticamente o mesmo
que equipa a Speed Triple, com a única diferença de possuir uma pequena
carenagem sobre as lanternas.
Já o painel oferece a maioria das funcionalidades presentes na
Daytona 675, com fácil visualização e leitura das informações. O assento
duplo acompanha o desenho da rabeta, com dimensões curtas. Ainda na
rabeta estão os dois escapes, também de desenho curto, mas com estilo
moderno e em harmonia com todo o “conjunto da obra”.
O motor é o mesmo que equipa a Daytona 675, um DOHC (duplo comando de
válvulas no cabeçote) com três cilindros em linha de 675 cm³ e
arrefecimento líquido. No entanto, graças a algumas leves modificações
mecânicas, na Street Triple o propulsor está mais amansado, com o limite
de rotações levemente reduzido.
São “apenas” 107 cv a 11.700 rpm (contra os 125 cv a 12.500 rpm na
Daytona 675) e torque de 6,9 kgm a 9.100 rpm (ante os 7,3 kgm a 11.200
rpm). O câmbio também é o mesmo de seis velocidades, com as relações
curtas, e a transmissão final feita por corrente.
Na parte ciclística a Street Triple também herdou alguns componentes
da Daytona 675, como o quadro. Fabricado em liga de alumínio, ele
contribui para o baixo peso do conjunto, 167 kg a seco, e por dar boa
rigidez durante a condução mais esportiva.
DAYTONA 675 -
TRIUMPH - 2010
Lançada no mercado em 2006, a
Daytona 675 é uma moto totalmente
esportiva.
Condecorada com quatro prêmios internacionais (Best Middleweight Road
Bike of 2006 - Cycle World; Motorcycle of the Year 2006 - Motorcyclist;
Master Bike 2006 - Supersports Winner; Supertest 2006 - Supersports
Winner), a Triumph Daytona 675 teve todo o seu desenvolvimento focado na
máxima eficiência.
Atualmente domina o seguimento das "600" , reconhecida pelo seu som
característico medio grave com assobio metalico .