olha, eu sou "mecanico" de motos e faço qualquer tipo de serviço: motor, cambio, suspensoes, eletrica... Apenas nao faço solda nem desmonto amortecedor traseiro, de resto, o que voce imaginar, eu sei fazer. Mas tem um porem: Nao faço serviço pra fora. Já até tentei, mas nao tem futuro. Motos sao fáceis de mexer (depois que pega o jeito), entao, tem muita, mas muita gente por aà mexendo. Já tentei, mas só é dor de cabeça. Tenho minha outra profissão (garoto de programa... er... digo... analista de sistema) e deixo a mecanica como hobby. Se um dia, um amigo quiser que eu mexa na moto dele, ok, mas eu vou ser o ajudante/instrutor, o cara vai lá na minha oficina (em casa), e vai sujar as mãos. Isso acontece com frequencia, meus melhores parceiros de trilha são meus "clientes", depois do motor funcionando, os caras pagam umas 5 (ou 10) cervas e tá tudo certo. Se nao quiser/nao tiver jeito, eu indico um bom mecanico.
Por outro lado, motos "raras" podem conseguir bom valor de mao de obra: Seja expert numa XL250R, numa Agrale, em qualquer importada... Os caras nao querem dar 100 reais de MO para trocar pistao/aneis/esmerilhar valvula/retifica de cilindro numa XL125S, mas se a moto for uma KLR250, os caras dão até 300tão e é o mesmÃssimo serviço... A pior moto para mexer é a XR200/Strada/NX200, porque nao tem espaço pra nada, qq coisinha tem que tirar o motor do quadro (até para trocar corrente de comando), é um trabalho dos infernos, mas o dono dela pensa, "oh, mas minha moto é uma XR200 96, com 12 anos de idade, fala sério, 200 reais para trocar uma corrente de comando que custa metade disso não é justo"... E o pior é que tem mortos-de-fome que trocam a corrente por menos de 200!!! Pense em XT600, CR250 (que é moooole de mexer, dá até raiva de tão pouca peça), YZF426... Aà os caras querem pagar... Esqueça as populares, exceto se voce quiser "tirar o lucro" no volume de serviço. É bonito ter a oficina cheia, mas cheia de CG bixeira que o caboclo nem o óleo troca... sei nao... eu to fora.
qto aos aneis rsrrs, eu sinto a sua dor, mas os dedos sao a melhor ferramenta para por os danados no lugar... Ainda nao vi nenhum motor de moto que eu nao tenha conseguido por os aneis só com os dedos. Um ajudante é de valia nessa hora, mas apenas para segurar o cilindro, não vái fazer feito um amigo, que pediu a um leigo total para ajuda-lo a trocar aneis numa Agrale e o infeliz quebrou um dos aneis...
Recentemente troquei toda a fiação de uma XLX, ano 90, só pra trilha. O meu amigo e dono da preciosidade comprou a moto sem retificador, regulador e faltando um monte de fio, era moto de cross e o dono anterior tirou tudo que nao fosse essencial pra moto andar. No final, meu amigo foi num ferro velho de carro e selecionou fios das mesmas cores do original da moto e trocamos tudo. Ficou legal... Sei que existe o chicote completo para vender em lojas de motopeças, talvez seja uma solução melhor do que fios velhos de carros antigos.
qualquer duvida, posta aÃ...
-- spode