Teste de caixa de marcha XLX350

15 Ago 2008 05:26 #16 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Bem acho que voce nao gostou da pegunta do vidro...me desculpe sevla e obrigado pelas dicas amigos aprendi muito...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2008 10:01 #17 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Teste de caixa de marcha XLX350

crocha1111 escreveu: Voce disse que aplainou com lixa dágua...no caso voce usou vidro? Qual a espessura ideal de um vidro para usar visto que tem muito vidro que acaba "dobrando" e sai tudo errado.


As dimensões do vidro são maiores que a peça ou voce coloca o vidro junto com a lixa nas mãos.....? Vamos trocar idéias que ja vi que voce é fera no assunto...e o ideal é sempre aprender mais...rs 



Crocha, descupa pela demora na resposta


O vidro é muito bom pra aplainar, só que precisa ser maior que a peça, eu uso uma mesa de marmore que é bem plaina, coloco a lixa inteira umidecida em agua e faço movimentos em forma de oito com pequena pressão, até retirar as ranhuras mais profundas, se a peça estiver boa ou com ranhuras pequenas(risquinhos) a junta dá conta.


A dica do spood é boa, coloque somente junta umidecida com graxa pra hidratar(inchar)e evite a cola o maximo que puder, a junta dá conta do recado tranquilo, e cuidado com a pressão(torque)na hora de apertar as tampas do motor, a rosca espana com facilidade, boa sorte.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2008 12:04 #18 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
valeu obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2008 20:05 #19 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Crocha, em que parte do motor está sua montagem?

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2008 06:30 #20 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Amigos, neste fim de semana quase terminei...mas que sofrimento é este tal de tensor de correia. Havia comprado a ferramenta de fixação mas o tensor novo que eu comprei não tinha um "furo" para eu encaixar a ferramenta. Tive que fazer um com a furadeira....rapaz, eu não sabia que motor de moto dava mais trabalho do que carro ou caminhão...que sufoco!


Fiquei com algumas duvidas que queria tirar com voces....


1) Apesar de ser o óbvio gostaria de checar; o comando pode ser montado em qualquer posição a 180graus na engrenagem de comando. Faz alguma diferença em relação ao ponto de ignição. A principio acho que não certo?


2) A marca "T" do rotor do alternado é a central certo pois tem 3 marcas e a central é a que mantem o pistão mais no PMS?


3) Mesmo alinhando a marca de punção para cima e as duas "marcas de linhas" faceando o cabeçote percebi que ainda assim ficou uma pequena defasagem no alinhamento de uns 2mm de inclinação mais ou menos e não posso trocar de dente pois ai que sai tudo fora mesmo...logo este dente é o certo....Seria algum defeito no comprimento da corrente?


4) Percebi que assim como o nosso velho fusca ou corcel, a folga nos balacins é imensa. Voces tem algum macete para que eu consiga colocar os 0,10mm de folga nas velas


Caramba, hoje eu enchi o saco de voces né....abçs e obrigado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2008 06:32 #21 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
DESCULPE NÃO É 0,10MM NAS VELAS E SIM VALVULAS. RSRS ...A PROPÓSITO COMO POSSO POSTAR UMAS FOTOS DO MOTOR AQUI?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2008 19:29 #22 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Ola crocha, a primeira vez é assim mesmo, a gente nunca esquece bom, vamos lá:


1) Se a engrenagem não tiver ponto de punção, pra alinhar com o comando é porque pode parafusar nas duas posições.


2) Faça o seguinte, suba o pistão na posição mais alta(pms)antes de colocar o cabeçote, e faça a confirmação das marcas, já me enganei com essas marcas, nem sempre é o central.


3) não entendi muito bem essa pergunta , mas se for a marcação do alinhamento do cabeçote com o virabrequim pela corrente de comando, essa tolerancia é normal nunca fica exato, mesmo com corrente original D.I.D, mas não se preocupe, isso não altera nada.


4)A folga nas valvulas é regulada por um parafuso que vai no balancim, por aquela abertura que tem no alto do cabeçote. o manual recomenda a regulagem comm, Admissão:0.05 e escape:0.08mm


Crocha aqui ninguem enche o saco , é um prazer poder ajudar, quando possível.
 


  Muita paciência e boa sorte.Sevla39679,9459953704

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2008 19:44 #23 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Crocha você tem o manual de serviço da motoca?

Se não tiver pegue nesse site, é de graça e vai te ajudar muito.


http://www.manuaisdemotos.com.br/pg_manuais.php?id=402

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2008 20:15 #24 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Voltei , crocha, segue um link pra postar fotos, , e poste as fotos da motoca pra gente morrer de inveja , boa sorte.



http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=8556&K W=photobucket Sevla39679,9703703704

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2008 06:29 #25 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
1) Oi turma, a engrenagem tem a marca do punção, o comando é que não tem dai a duvida. Posso montar o comando em qualquer 180graus pois as cames vão ter comportamentos diferentes certo? na verdade, na minha ignorancia motociclistica eu não entendi bem como funciona os 4 tempos neste motor com 1 pistão só. Eu conheço o processo de janelas das 2 tempos mas 4 tempos eu não entendo pois se o rotor de de relutancia magnética esta ligado no virabrequim e não no comando ele manda um pulso a cada volta do eixo e por consequencia a cada PMS. Logo, como o sistema sabe que o motor esta em fase de explosão/expansão e não admissão???????? nos motores de carro temos os sensores de fase e rotação e muitos ligados no comando.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2008 06:36 #26 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
3) Pois é, a engrenagem de comando tem 2 traços retilinios a 90 graus da marca de punção de cima uma na direita e outra na esquerda. Colocando a marca de punção para cima, alinhando o virabreguim no PMS, os 2 traços não ficam exatamente alinhados com a carcaça gerando uma pequena inclinação de 2mm....Mas, Mas se for normal, não vai dar alteração no ponto do comando ???????? pois as cames vão abrir atrasadas ou adiantadas em alta rpm ????????????????

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2008 06:41 #27 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Obrigado pelo link.....abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2008 09:12 #28 por spode
Respondido por spode no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
O motor nao sabe! Ele manda faisca igual dois tempos, a cada volta do magneto! Sendo que como as valvulas só abrem no tempo certo e no tempo de escape nao tem mistura para explodir, daí nao explode! Veja que seu magneto tem uma marca "F", indica "Fire", é quando há a faisca. Sempre que o sensor de pulso (que está do lado da embreagem na XLX) passar pelo ponto (marca F do magneto alinhada com a marca da janela da tampa do magneto), há uma faisca... Na internet mundial tem o termo "wasted spark", se quiser pesquisar...

dica: monte o comando com os ressaltos virados pra cima e a tampa do comando com as janelas de regular valvula abertas, preste *muita* atenção nos balancins se estao na posição correta antes de parafusar tudo, talvez voce queira a ajuda de mais uns quatro ou seis dedos para segurar os balancins na posição enquanto voce assenta a tampa do comando. A regulagem da valvula deve ser feita com ferramenta de medição especifica... Mas já vi uns mechanicos usarem lamina "gilete", fica quase bom... Ah, sim, a regulagem de valvula tem que ser feita no tempo da compressão, com o pistao exatamente no PMS. Se voce fizer no PMS de escape, fica tudo errado, barulheira infernal!

essa diferençazinha entre a posicao do "T" do magneto e as linhas da engrenagem do comando é normal, indica desgaste da corrente de comando, tensor, rolamentos do comando, engrenagens onde a corrente trabalha, etc. Nao encane.... Só tome muito, mas muito cuidado para por exatamente no tempo, esse motor da XLX é de altíssima interferencia (vc como mecanico de carros deve entender muito bem isso rsrsrs), qq desposicionamento e pistao encontra valvula para um relacionamento mais proximo do que voce deseja kkkkkk

ah, sim, quase esqueço: O atuador do tensor da corrente de comando é mole de instalar, nao precisa do furo... Alias, nao entendo esse furo, torna a montagem mais dificil, basta "apertar" ele com uma chave de fenda, mas explicar por palavras é meio dificil... Talvez seja por isso que o que voce comprou nao tenha o tal furo...

eu adoro esse motor da XLX, fora o atuador do tensor da corrente de comando que nao vale nada (mas tem conserto: 20tão de solda aluminio, duas porcas, uma arruela de cobre e um parafuso rosca 10mm beeem comprido, uns 15cm, mas isso é cena para os proximos capitulos), é um motor muito resistente e duravel.

boa sorte!

-- spode

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2008 10:45 #29 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
CARACA show de bola spode ! voce e o sleva estão transformando esse tópico num baita curso de mecanica rs! Essa da faisca é genial eu não sabia disso. Esse F eu ainda não vi ???? é a marca central que faz um F????


A ferramenta é uma lamina de folga ....eu tenho ela ! uso em motores antigos que não tinham nossos famosos tuchos hidraulicos.


iiiiiiiiiiiiiii fiquei bolado agora com a interferencia! to usando as marcas centrais ....pistão no alto! pois temos marcas na direita e na esquerda do rotor certo?


Agora com todo respeito...tu ta me sacaneando em dizer que colocar o tensor com chave de fenda é facil né. Como é que vou conseguir alinhar ponto de comando e rotor segurando a chave de fenda que ainda por cima esta espremendo a corrente e não deixando eu trocar de dente....rsrsrsrs fala sério! vou te cobrar essa aula ao vivo depois.......o furo é porque a alavanca da ferramenta tem um pino de encaixe para travar o tensor.


ja reboquei muita fiat 147L 77 com as valvulas empenadas. Não sei se voce é desse tempo. Comecei na mecanica cedo. tenho 45anos e 30 de paixão por motores.....





Traduzindo: bolado aqui no rio de Janeiro é encanado apesar de eu morar em Resende - RJ trabalho na capital.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2008 12:34 #30 por spode
Respondido por spode no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
O F tá estampado no magneto, se voce girar o motor sentido anti horario ele deve aparecer um pouco antes do T... Tem uns risquinhos tambem, mas voce deve alinhar com o T. Esse T é deitado, ou seja, para ele ficar o T "normal", voce teria que "empinar" a moto, tipo, encostar os pneus em uma parede... Voce vai abrir as tampas do magneto, uma no meio do magneto... Vai descobrir o parafuso 17mm que prende o magneto no vira... E tem um pequeno, na parte de cima da tampa... Bote uma luz forte nele, vá girando o magneto com uma chave biela 17, sentido anti horario (o normal do motor, pra frente), vai aparecer o F, uns risquinhos e logo depois o T... Nesse T, voce alinha as duas marcas da engrenagem do comando, se o motor nao for zero km, nao vai alinhar perfeito, mas um dente a mais ou a menos e a diferença é gritante, voce logo percebe que tá tudo errado. Tente pegar o manual de serviço, tem umas figurinhas e voce irá entender melhor esse lance do F e do T. Muita gente confunde o F e o T e empena valvula...

hahaha, o atuador do tensor é cabuloso mesmo kkkkk, mas depois que voce desmonta umas 2mil vezes voce pega o jeito do negócio

lamina de folga sim... Embora um desses tambem serve e fica bem mais preciso:
upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/29/Dia l_Gauge_Puppitast.jpg/684px-Dial_Gauge_Puppitast.jpg

tenho 30 anos e 10 de motores exclusivamente de moto monocilindricas hehehe ainda tenho muito a aprender. Preciso comprar uma bicilindrica para servir de cobaia! Nunca tive que rebocar 147s, mas já reboquei muita XL 250 e 350 com o mesmo problema!

abraços e boa sorte

ps. já morei no Rio, em Vila Isabel... :-)

-- spode

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.174 segundos