Teste de caixa de marcha XLX350

31 Jul 2008 05:21 #1 por crocha1111
Amigos


Quando montamos um motor de uma XLX350R pela engenharia de construção de motocicletas a caixa de marcha fica acoplada dentro do conjunto. Após limpeza das peças e troca de rolamentos fechei o motor e fiz funcionar o cambio. Dando alguns pequenos giros na transmissão percebi que todas as marchas passaram e voltaram mas como voces sabem na mão é meio complicado saber por exemplo se o mecanismo não esta agarrando etc.


Pergunto: Qual a técnica ou procedimento que voces usam para testar a caixa antes de colocar o conjunto na moto. Será desesperador depois de tudo pronto descobrir que as marchas não passam rs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2008 10:07 #2 por spode
Respondido por spode no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
exatamente do jeito que voce fez, passando as marchas e vendo se engata e desengata normalmente, observando o acoplamento entre o eixo do virabrequim e o eixo do pinhao. Note o funcionamento do neutro, e de todas as marchas, conte para ver se todas estao entrando legal...

Um ponto importante (mas agora é tarde, vc já fechou o motor...) é ver se os dentes que ficam nos lados das engrenagens (nao é a engrenagem propriamente dita, sao uns "pinos" quadrados que fazem com que uma engrenagem prenda na outra lateralmente) estão bem quadradinhos, pois quando eles arredondam a marcha costuma escapar. Basta limar direitinho e deixar "quadrado" de novo. Vai aumentando a folga da caixa, mas tb vc economiza na compra das engrenagens. As vezes a folga é tão pouca que o piloto nem nota e cura o problema de marcha escapando sem gastar nada alem das juntas...

Fora isso, nao sei de outro jeito de testar a caixa a nao ser fazendo uma trilha beeeeem pesada ;-)

-- spode

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2008 13:20 #3 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Obrigado spode, como venho seguindo o manual da honda fielmente eu verifiquei isso...e tambem...antes não pulava logo não deve pular. mas depois de sua dica fico mais tranquilo...obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2008 22:27 #4 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Bom agora deve ser tarde pra alguma dica, mas eu costumo girar o conjunto e ver se está tudo livre, sem obstrução, e se o trambulador está sem desgastes ou marcas que possa prender os garfos na hora de trocar as marchas, mas nunca tive problemas com isso, monte depois poste aqui como ficou a motoca, boa sorte.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2008 07:17 #5 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
obrigado amigo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2008 19:10 #6 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
E ai crocha, já montou o motor?

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2008 05:07 #7 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
To montando...eu só posso fazer nos fim de semana. Esta semana montei o cabeçote. Fiquei na duvida se deveria ou não passar veda junta na junta do cabeçote pois em carro e caminhão eu passo. Usei um composto branco de silicone que esta sendo vendido nas casas de motos. Fiquei chateado pois meu cilindro e pistão já estão com 0,75mm feito pelo ex-dono.


Estou com duvida é nos balacins. Comprei um comando novo mais os balancins estão bem marcados pelo comando antigo. Não sei se passo uma lixa 2000 para acertar ou deixo assim mesmo ..O que acha? Queria sua opinião.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2008 12:20 #8 por spode
Respondido por spode no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
deixa os balancins assim mesmo. Eles sao cobertos por um processo endurecedor, lixar vai diminuir ainda mais essa cobertura. Eles nao sao tao caros assim, depois voce os troca.

normalmente nao se usa nenhum tipo de veda junta. Um pouco de graxa na junta é mais que suficiente na maioria das vezes. Se voce notar qualquer marquinha na superficie do cabeçote onde pega a junta, nivele-a com junta liquida, é meio como se fosse um silicone branco, mas nao tem nada a ver com silicone e tem escrito na bisnaga "junta liquida". Silicone vermelho tambem serve, mas é uma lambança. Melhor a junta liquida branca, usada com parcimonia apenas a qtde que realmente precisa. Um exemplo onde se usa é quando se reaproveita juntas de borracha (cabeçote de tornado, cg150, etc), aí se nao por a junta liquida o oleo vaza mesmo... e essa junta de borracha é bem carinha...

eu ficaria meio que feliz com o 0.75: faz a moto andar mais... :-)

-- spode

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2008 12:30 #9 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Bem...agora ja botei....tem problema?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2008 12:40 #10 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Rapaz....sabe que voce tocou num ponto interessante! Esse fato de usar ou não veda juntas possui bastantes controvérsias. Tem mecanico que usa veda juntas até em carburadores, outros não suportam vedas juntas, dão um passe no carburador e usa graxa...Afinal de contas, alem do fato da dificuldade de se abrir depois é lógico, Qual o principal problema do veda juntas no motor? Ele ajuda ou não em reter perdas de ar ou compressão?





abçs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2008 21:38 #11 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Crocha, meu professor de mecanica dizia: onde vai junta, não vai cola!


Muitos mecanicos, alem de por junta nova(ou aproveita a velha ), tambem colocam cola, mas é por medo de vazamento, e não por ser necessário.


Motores novos vem só com junta, e não vaza nada, já mexi em moto mais velha, e as carcaças estavam marcadas, aplainei elas com lixa d'agua e coloco só junta umidecida com graxa e não vaza nada, se estiver muito marcada, ai é bom colocar junta liguida.


Algumas partes da carcaça do motor de algumas motos não vai junta, somente junta liguida(junção da carcaça central).

Eu particularmente evito o uso de junta liguida, uma que é um saco de tirar depois e pode danificar a carcaça, e tambem pra deixar mais original possivel e preservar a carcaça e tampas por muito mais tempo.Sevla39673,0291435185

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2008 05:11 #12 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Legal valeu...mas e as tampas laterais, tambem não usam juntas?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2008 07:58 #13 por spode
Respondido por spode no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
O problema da cola é que ela torna a remoção da junta numa futura desmontagem do motor muito mais difícil, o caboclo vai ter que raspar a superficie da junta pra danada sair... Aí tome marcar a peça e tome provocar vazamento de oleo, se nao tirar toda a junta velha, fica desnivelado=vazamento... Se raspar pra tirar=provavel danificar a superficie... Deve-se tomar o maior cuidado para nao marcar as peças... Parece besteira, mas ali é alta precisão. Voce sabia que as metades do motor sao vendidas como uma peça só porque se fosse separado ia ser muito dificil "casar" as metades? Ali, quando nao se usa junta (devido ao design do motor ser assim), vai só cola. Ou só a junta, mas nunca, nunca os dois. Na XLX vai uma junta. A graxa serve para iniciar o "inchaço" da junta, que é o que vai de fato manter o oleo do lado de dentro do motor e para fixar a junta na posição enquanto monta as peças.

outra coisa sobre o excesso de cola é o fato de sempre quando assenta a peça (aperta os parafusos), a cola é espremida pra fora - fica uma aparencia horrivel no motor, com aquela cola escorrendo - e pra dentro - onde pode se alojar em passagens de oleo, entupir filtros, causando um efeito bomba relogio no seu motor, quando voce menos esperar, bum, explode e vc nem sabe porque foi!!!

Eu me declaro culpado de por junta liquida em carburador, mas foi desespero, muita vontade de fazer uma trilha e falta de uma junta (que é de borracha) nova :-) Tb me declaro culpado de reusar junta de cabeçote (de borracha) em tornado (em em gol kkkkk)

Já que vc usou a cola, fique de olho se nao junta (trocadilho nao intencional) pedacinhos da cola no filtro de oleo...

nas tampas laterais, é a mesma idéia, junta com graxa, usando a junta liquida somente se as superficies estiverem marcadas.

-- spode


spode39673,4583449074

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2008 08:35 #14 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Caramba...to com vontade de tirar e começar tudo de novo...que droga!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2008 08:41 #15 por crocha1111
Respondido por crocha1111 no tópico Teste de caixa de marcha XLX350
Voce disse que aplainou com lixa dágua...no caso voce usou vidro? Qual a espessura ideal de um vidro para usar visto que tem muito vidro que acaba "dobrando" e sai tudo errado.


As dimensões do vidro são maiores que a peça ou voce coloca o vidro junto com a lixa nas mãos.....? Vamos trocar idéias que ja vi que voce é fera no assunto...e o ideal é sempre aprender mais...rs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.145 segundos