Dúvidas sobre frenagem: velocidades iguai

10 Jun 2009 18:53 #46 por Jujuba

A.C.P. escreveu: Nesta pergunta em específico, ilustro com 3 motos: uma Fan 125, uma Twister 250 e uma CB 500, todas a 100km/h.
Numa velocidade de 100km/h a Fan estará no seu limite, a Twister um pouco próxima, mas ainda com algum espaço até o limite e a CB bem distante ainda do limite. Ter que freiar com a moto no limite influencia no resultado final da frenagem independente da qualidade do freio?


A CB 500 por ter massa mais pesada do que TW e CG terá maior dificuldade em parar, mas como seus freios foram melhor dimensionados para isto inclusive a CB usa os espetaculares freios italianos BREMBO(dianteiro e traseiro), sua frenagem tende a ser melhor desempenho para parar. Mas se a CG tem freios a tambor, independente de ser leve pode demorar mais para pagar. Vi um teste da BMW 1300, uma touring de quase 300 kg que parou no teste de frenagem do 80-0 km/h em apenas 23 metros, a título de curiosidade as leves motos 250 na melhor das hipoteses param em 28 metros.

Alguma moto de 300cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2009 06:36 #47 por Jota Nunes
Exatamente. Como o Jujuba mencionou, a qualidade e potência do sistema de freios influi diretamente, por isso não se pode comparar uma BC500 com uma Fan.


Basta, por exemplo, vermos que nos testes o Tio Tite parou a enorme CBX 750, que pesa mais de 300 kg, em 38 metros, enquanto que a Stradinha de 120kg precisou de 43 metros para parar, na mesma velocidade (100km/h).


E sobre essas distâncias de frenagem de testes, não podemos esquecer de um detalhe muito importante: além de elas serem obtidas por pilotos profissionais, em condições favoráveis, elas indicam o LIMITE MÁXIMO que é possível obter com aquele veículo. Ou seja, essa medição é a "pole position", chegar nessa marca é praticamente impossível para os "pobres mortais" e baixar dessa marca também o é até para os profissionais.


Ou seja, não é porque o Tite parou uma SeteGalo a 100 em 38 metros num teste que ele mesmo poderia contar com essa marca como referência exata. Ele mesmo, em outras condições, poderia percorrer 40, 45, 50 ou até 60 metros, sei lá. Imagine eu....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2009 07:11 #48 por Original_40

Jota Nunes escreveu: Exatamente. Como o Jujuba mencionou, a qualidade e potência do sistema de freios influi diretamente, por isso não se pode comparar uma BC500 com uma Fan.


Basta, por exemplo, vermos que nos testes o Tio Tite parou a enorme CBX 750, que pesa mais de 300 kg, em 38 metros, enquanto que a Stradinha de 120kg precisou de 43 metros para parar, na mesma velocidade (100km/h).


E sobre essas distâncias de frenagem de testes, não podemos esquecer de um detalhe muito importante: além de elas serem obtidas por pilotos profissionais, em condições favoráveis, elas indicam o LIMITE MÁXIMO que é possível obter com aquele veículo. Ou seja, essa medição é a "pole position", chegar nessa marca é praticamente impossível para os "pobres mortais" e baixar dessa marca também o é até para os profissionais.


Ou seja, não é porque o Tite parou uma SeteGalo a 100 em  38 metros num teste que ele mesmo poderia contar com essa marca como referência exata. Ele mesmo, em outras condições, poderia percorrer 40, 45, 50 ou até 60 metros, sei lá. Imagine eu....


Foi exatamente o que eu disse no meu post na 1a. página.

Freia mais rápido quem souber usar melhor o equipamento.


Claro..observados as motos em questão.

abrs.

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2009 15:16 #49 por Rafael Belfort
ressucitando o tópico.





hoje fui dar uma volta na velha sahara do velho pra quando ele chegar de viagem a bateria nao estar arriada, muito tarde, já tava arriadissima, mal acendia o farol, bom, pegou no tranco e fui dar uma volta, fazia mais de mes que nao pegava nela, e reparei como faz diferenca entre outras coisas, o freio da MT, mudei muuuuuito de opniao.


a cb ganha de todas ali facil só por ser 2 discos com freios brembo.

Ainda um pouco amedrontado proprietário de uma MarajesTosa MT-03



Recife-PE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2009 00:05 #50 por zxadriano
e uma coisa eu digo por experiencia, tive uma 600 freio a disco e relativamente parava bem ,agora 1000rr ok mais potencia por outro lado um pouco mais d peso pneus mais largos e freios maiores vou t dizer segura pra caramba msmo mais potencia em moto mais com discos maiores muuuuuuiita diferenca d parada aperto para 'quaze ne kkkk'.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.124 segundos