Pessoal, gostaria de esclarecer umas dúvidas sobre frenagem.
Suponhamos que a gente tenha três motos de diferentes cilindradas e potência, andando em linha reta, na mesma velocidade, nas mesmas condições de clima e asfalto e todas com garupa. Ao freiarmos, com uma 'pegada' mais ou menos parecida, qual parará mais rápido? Nesta pergunta em específico, ilustro com 3 motos: uma Fan 125, uma Twister 250 e uma CB 500, todas a 100km/h.
Numa velocidade de 100km/h a Fan estará no seu limite, a Twister um pouco próxima, mas ainda com algum espaço até o limite e a CB bem distante ainda do limite. Ter que freiar com a moto no limite influencia no resultado final da frenagem independente da qualidade do freio?
Fiquem a vontade pra debater peso, componentes do freio, características dos pneus, mas gostaria de saber principalmente sobre a questão de frear no limite de uma moto.
Abraços.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Bem, Patriarca, ajudou um pouco com esses links, mas ainda não encontrei resposta pra essa minha dúvida. Aliás, valeu pelos links, muita coisa aí já tinha lido, outras nem sequer sabia que existiam.
Valeu.
Ri muito com essa resposta do Original: "3- A paleozóica CB terá todo o peso do mundo nas costas, vai "Shimmar" para todo lado, derrubar o piloto e vai frear uma semana depois."
na minha humilde opinião acho q o limite não conta. vai contar os fatores:
* tipo de freio (tambor, disco, abs)
* peso da moto
* pneu
* pista (terra, asfalto, cascalho)
* peso do piloto
* garupa p/ estabilizar a traseira
* experiência do piloto p/ usar freio dianteiro/ traseiro na proporção certa...
falou aqui um físico profissional
acho q usar um pára-quedas do tipo corrida de arrancada vai ajudar mto...
dudu_phiberopti escreveu: na minha humilde opinião acho q o limite não conta. vai contar os fatores:
* tipo de freio (tambor, disco, abs)
* peso da moto
* pneu
* pista (terra, asfalto, cascalho)
* peso do piloto
* garupa p/ estabilizar a traseira
* experiência do piloto p/ usar freio dianteiro/ traseiro na proporção certa...
falou aqui um físico profissional
acho q usar um pára-quedas do tipo corrida de arrancada vai ajudar mto...
"Suponhamos que a gente tenha três motos de diferentes cilindradas e potência, andando em linha reta, na mesma velocidade, nas mesmas condições de clima e asfalto e todas com garupa."
dudu_phiberopti escreveu: na minha humilde opinião acho q o limite não conta. vai contar os fatores:
* tipo de freio (tambor, disco, abs)
* peso da moto
* pneu
* pista (terra, asfalto, cascalho)
* peso do piloto
* garupa p/ estabilizar a traseira
* experiência do piloto p/ usar freio dianteiro/ traseiro na proporção certa...
falou aqui um físico profissional
acho q usar um pára-quedas do tipo corrida de arrancada vai ajudar mto...
Pára primeiro a que tiver maior peso e com maior área de contato com o solo. (isso levando em consideração que não há arrastamento em nenhum dos casos, ou que haja arrastamento em todos os casos.)
Tem ainda o fator freio motor, a Cb tem mais motor e dependendo da marcha o freio motor dela a 100 km/h é bem menor que a Fan e a 250 além de todos os outros fatores envolvidos, fica aí uma sugestão para quem tiver como colacar as 3 motos juntas tentar fazer e responder a todos
.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
Correa escreveu: Pára primeiro a que tiver maior peso e com maior área de contato com o solo. (isso levando em consideração que não há arrastamento em nenhum dos casos, ou que haja arrastamento em todos os casos.)
Correa, area de contato, com certeza, mas peso nao, pois o freio sofre maior esforco.
macacoloco escreveu: Tem ainda o fator freio motor, a Cb tem mais motor e dependendo da marcha o freio motor dela a 100 km/h é bem menor que a Fan e a 250 além de todos os outros fatores envolvidos, fica aí uma sugestão para quem tiver como colacar as 3 motos juntas tentar fazer e responder a todos
.
Li certa vez, que numa frenagem total e modulada, o freio motor eh nulo no trabalho de frear, vou procurar a fonte e posto aqui.
Peso sim,
se estamos levando em consideração as mesmas condições.
Freios dimensionados, esforço igual para cada moto.
Quanto mais leve, mais arrasta.
Quanto mais pesado, menos arrasta.