Dúvidas sobre frenagem: velocidades iguai

09 Jun 2009 16:08 #16 por Jota Nunes
Não tenho dados técnicos para embasar meu argumento mas EU ACHO que numa freada total o motor não chega a agir como freio, pois a potência dos freios é maior que o efeito freio do motor, ou seja, o deslocamento do veículo nem vai chegar a forçar o motor. A menos que o piloto consiga baixar todas as marchas e frear ao mesmo tempo!!


Imaginemos o seguinte: você vai ajudar outra pessoa a puxar uma caixa com uma corda. A outra pessoa fica entre você e a caixa e ambos puxam a corda. Só que o outro puxa com mais força do que você, logo a força que você fará não vai ajudar em nada, pois você estará puxando apenas a corda, enquanto que o outro puxa a caixa sozinho. Será que consegui fazer com que os colegas entendam meu raciocínio?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 16:13 #17 por Correa
Sim,
Até por que numa freiada total as rodas travarão, assim o motor não tem ação nenhuma sobre a frenagem.
As rodas já estão paradas.
Tem lógica, sim.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 17:55 #18 por Rafael Belfort

Correa escreveu: Sim,
Até por que numa freiada total as rodas travarão, assim o motor não tem ação nenhuma sobre a frenagem.
As rodas já estão paradas.
Tem lógica, sim.



freada total nao tem a ver com travar as rodas, muito pelo contrario, travar roda = maior distancia de frenagem.


voltemos a fisica do colegio, o atrito estático é menor que o atrito dinâmico.





minha opnião é... depende. ( na minha comparação considerem a fan como uma moto com freio a disco dianteiro ou mais facilmente uma concorrente da fan com freio a disco dianteiro, porque freio a tambor deixaria a moto fora da comparação só por esta característica independente de peso ou pneus)


numa pista molhada o pneu mais fino da 100-150cc "corta" melhor a água enquanto o da 500 por ser mais largo tende a aquaplanar com mais facilidade.


numa pista seca, os freios a disco e pneus mais largo oferecem maior atrito nas 2 situações (freio-roda e roda-asfalto)


e a 250 vai ficar em segunda nas 2 opções.

Ainda um pouco amedrontado proprietário de uma MarajesTosa MT-03



Recife-PE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 18:31 #19 por Jota Nunes
Correa, o Rafael Belfot tem razão, quando eu classifiquei a freada como freada total eu não estava me referindo à roda travada, apenas usei o termo total para dar ênfase, para diferenciar de uma freada "normal".


Esse assunto renderia uma matéria técnica. Te manifesta aí Bitenca !!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 18:39 #20 por Correa
Sei disso,
senão não existiria ABS.
Tentarei ser mais "explicadinho" nos próximos textos para não passar por ignorante.(aquele que ignora as coisas)
Gostaria de ver alguém dar uma freiada de emergência, sem ABS, sem travar as rodas.
É disso que estou falando,
"PRECISO PARAR AGORA." "SUSTO" Quem pára primeiro.
Foi assim que interpretei a questão.
Até por que uma freiada de emergência é precedida de um susto.
Acho que vale muito da interpretação de cada um sobre a questão colocada.
Interpretei condições EXATAMENTE iguais para as três. Susto, freiada. Quem pára primeiro??? Quem percorre a menor distância???
Travando ou não os pneus. (igual para as três)
Acho até que mesmo com ABS, o freio motor não faz diferença, pois quando este se acionar é porque já está havendo o travamento das rodas, obrigando o sistema a aliviar a pressão para que isso não ocorra e isso é sentido de imediato na manete ou no pé por uma vibração causada pela ação do ABS.
Não que tenha esquecido da física do colégio, mas a teoria na prática é muito mais difícil de ser aplicada, até por que nossas motos não saem de fábrica com ABS.
Só para exemplificar, nos meus tombos, parei muito mais rápido e em menor distância quando me ralei (arrastamento), do que quando rolei, fui parar muito mais longe.
Mas como disse, é questão de interpretação da questão colocada.

Um abraço.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 18:45 #21 por Rafael Belfort

Correa escreveu: Sei disso,
senão não existiria ABS.
Tentarei ser mais "explicadinho" nos próximos textos para não passar por ignorante.(aquele que ignora as coisas)
Gostaria de ver alguém dar uma freiada de emergência, sem ABS, sem travar as rodas.
É disso que estou falando,
"PRECISO PARAR AGORA." "SUSTO" Quem pára primeiro.
Foi assim que interpretei a questão.
Até por que uma freiada de emergência é precedida de um susto.
Acho que vale muito da interpretação de cada um sobre a questão colocada.
Interpretei condições EXATAMENTE iguais para as três. Susto, freiada. Quem pára primeiro??? Quem percorre a menor distância???
Travando ou não os pneus. (igual para as três)
Acho até que mesmo com ABS, o freio motor não faz diferença, pois quando este se acionar é porque já está havendo o travamento das rodas, obrigando o sistema a aliviar a pressão para que isso não ocorra e isso é sentido de imediato na manete ou no pé por uma vibração causada pela ação do ABS.
Não que tenha esquecido da física do colégio, mas a teoria na prática é muito mais difícil de ser aplicada, até por que nossas motos não saem de fábrica com ABS.
Só para exemplificar, nos meus tombos, parei muito mais rápido e em menor distância quando me ralei (arrastamento), do que quando rolei, fui parar muito mais longe.
Mas como disse, é questão de interpretação da questão colocada.

Um abraço.



considerando as rodas travadas, a capacidade do freio em vez de ajudar vai atrapalhar, porque a roda trava ainda mais rapido, restando só a largura dos pneus e o peso da moto, ai axo que a cb vai pro saco e a fan e a twister empatam, talvez uma pequena vantagem da twister por ter pneu proporcionalmente maior do que a redução de peso da fan em relação a twister (considerando que com o piloto em cima, a diferenca de peso das motos se torna relativamente menor em termos percentuais).


ps: e o susto numa situação de emergência e a reação vão depender da experiencia do piloto, se ele manter (ou tentar manter) a razão, ele vai freiar e nao travar :)


ps2: comparar sua queda com arrasto com sua queda com rolagem não tem nada a ver com o conceito de atrito dinâmico e atrito estático. na queda com arrasto o atrito estático funcionou, na queda com rolamento embora exista atrito dinâmico, nao existe nenhum mecanismo tentando evitar o seu giro e fazer com que voce freie. nesta comparação sua é o mesmo que tentar deslizar um paralelepipedo e deslizar um cilindro.
Rafael Belfort39973,9116898148

Ainda um pouco amedrontado proprietário de uma MarajesTosa MT-03



Recife-PE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 18:50 #22 por Jota Nunes

Correa escreveu: ... nos meus tombos, parei muito mais rápido e em menor distância quando me ralei (arrastamento), do que quando rolei, fui parar muito mais longe.
QUOTE]


hehe Contra fatos não há argumentos! Ainda bem que eu ainda não fiz estes "testes" !! hehe


Valeu Correa!!


Só lembrando que no caso em questão (rodas da moto), quando estas estão girando há a força do freio atuando sobre elas. No seu caso, enquanto rolava não tinha nada te segurando.
Jota Nunes39973,9122800926

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 18:52 #23 por Patriarca
Cobaia?!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 18:54 #24 por Rafael Belfort

Jota Nunes escreveu:

Correa escreveu: ... nos meus tombos, parei muito mais rápido e em menor distância quando me ralei (arrastamento), do que quando rolei, fui parar muito mais longe.
QUOTE]


hehe Contra fatos não há argumentos! Ainda bem que eu ainda não fiz estes "testes" !! hehe


Valeu Correa!!



como disse no edit que fiz ali em cima, isso não é uma demonstração de atrito estatico e atrito dinamico, pois nada esta tentando frear o giro do correa.


Ainda um pouco amedrontado proprietário de uma MarajesTosa MT-03



Recife-PE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 18:56 #25 por Jota Nunes

Rafael Belfort escreveu:



como disse no edit que fiz ali em cima, isso não é uma demonstração de atrito estatico e atrito dinamico, pois nada esta tentando frear o giro do correa.


[/QUOTE]


Eu também escrevi isso no meu post, Rafael.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 19:47 #26 por Correa
É sempre bom ouvir os mais experientes.
Um dia conseguirei freiar melhor do que ando, até por que não uso moto prá parar, uso moto prá andar.
Meu negócio é acelerar, bota ai uma questão sobre acelerar...

Quero saber é quem já deu uma freiada de emergência precedida de um susto sem travar as rodas, dos que travaram quantos conseguiram se manter em pé, e dos que ficaram em pé quantos ficaram com dores no corpo.

Quanto aos tombos, foram todos sem freiar, nem deu tempo, o no que rolei, quem me segurou foi Deus, meu melhor freio.
Quando arrastei foi coisa do Diabo, levantei pelado e com o corpo queimando de tão ralado, ardia que só...(já relatei isso em outro tópico)
Rafael, quem pensa muito na física não vai andar direito de moto vai ficar medroso, esquece isso, parte para a prática, freia menos e acelera mais, pensa só na "decolagem por que a aterrisagem é certa." (Na dúvida acelera)

Solução do problema.
Pára mais rápido quem chegar primeiro no muro.

Um abraço e bons freios.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 19:50 #27 por Patriarca






Correa, sou seu Fan.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2009 20:21 #28 por macacoloco
Ainda bem que ainda não caí desde que comecei a andar de moto, mas já fiz muita freada de emergência, travei a roda em algumas, já quase fui por travar a roda dianteira mas consegui controlar pois estava em baixa velocidade e o que posso dizer é.... Sei lá quem é que vai parar primeiro!!!

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2009 04:07 #29 por Jota Nunes
Correa, são meio inconsequentes teus comentários e "conselhos", mas tenho que admitir, MANDOU BEM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2009 04:38 #30 por Jota Nunes
Pensando no último post do Correa, lembrei da minha avó (nada pessoal, Correa ): ela tem telefone celular e esses eletrônicos comcontrole remoto (tv, dvd, etc). Só que ela não entende nada e fuça tudo, apertando nos botões. Aí a gente xinga ela e sabe o que ela responde??


"Botão foi feito pra apertar!!"


E moto, pra acelerar!! Né Correa??
Jota Nunes39974,3189930556

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.181 segundos