Dúvidas sobre frenagem: velocidades iguai

10 Jun 2009 06:06 #31 por VinnyRun
Longe de mim querer dizer o que um ou outro deve pensar,
mas seguindo a lógica do Correa, as motos de competição
nem deveriam ter freios...

Quanto ao susto, é normal que numa emergência a primeira
reação seja de grudar com todas as forças no freio. A
travada acontece inevitavelmente. O que muda entre o
experiente e treinado (sim, é preciso treinar o uso dos
freios) e o inexperiente e/ou não treinado é que os do
primeiro grupo percebem que exageraram e dão uma soltada
em um ou outro freio fazendo um CBS/EBD/ABS humano. Os do
segundo grupo continuam agarrados ao freio como se não
existisse nada mais no mundo.

Quanto à pergunta: "Quero saber é quem já deu uma freiada
de emergência precedida de um susto sem travar as rodas,
dos que travaram quantos conseguiram se manter em pé, e
dos que ficaram em pé quantos ficaram com dores no
corpo.", minha resposta é: nunca freei "de susto" sem
travar as rodas. Mas depois de alguns anos de experiência
passei a conseguir perceber que tinha passado do ponto e
fazer a modulação correta. As duas últimas situações que
passei envolvendo freadas no susto foram 1) na ida para o
Piracicaba Motonline Meeting quando uma Kombi entrou na
minha frente cruzando a pista. Freei, travei, soltei,
corrigi a tragetória, escolhi o lugar para acertar a
maldita, freei só o traseiro, joguei de lado e batemos de
lado na lateral da mesma ainda a uns 40km/h, imagino.
Apesar do retrovisor fora do lugar e das pernas que
pareciam feitas de gelatina, não caímos e nem eu nem
minha esposa nos machucamos. 2) Muito próximo do local do
evento da Kombi, mas no sentido contrário, um sujeito com
uma moto toda velha, caindo aos pedaços por falta de
manutenção, com garupa e sem capacete faz a mesma coisa
que a Kombi. Foi quase a mesma coisa: gruda no freio,
ops, passou do ponto, solta um pouco, ajeita a
tragetória, ih, não vai dar para parar... Joga a
traseira de lado, bem perto do dito cujo solto os freios
e saio por trás do imbecil. Foi por um fio de cabelo de
sapo, mas deu para escapar.

Então, caro Correa, permita-me discordar: é mais
importante saber parar que acelerar, pois na hora de
acelerar, não é pelo susto, é uma situação controlada e
uma decisão conscientemente tomada. Já na hora de parar
não dá tempo de pensar em nada. Tem que estar tudo no
automático.E, para isso, deve-se treinar.

E a física é uma das melhores aliadas do motociclista.
Quem quer andar bem de moto tem duas alternativas:
tentativa e erro empírica (muitos erros) ou tentativa e
erro baseada na física (muito menos erros). É importante
ter noção de todas as forças que atuam na motocicleta E
no piloto durante uma simples volta no quarteirão.

Quanto à pergunta original do tópico, considerando-se a
mesma situação para todas as três, considero que a 250
iria parar em menor espaço (claro, numa situação
totalmente hipotética e impossível onde poderíamos
desprezar o componente mais importante do sistema de
freios: o piloto) por ter uma relação entre atrito e
inércia mais favorável.

Mas se tirarmos essa pergunta da zona da teoria e
passarmos para o mundo real, a resposta é outra: para
primeiro a moto que tiver o piloto melhor preparado.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

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10 Jun 2009 06:32 #32 por Correa
Com certeza,
Devo ser contempórâneo da sua avó.
A "velhinha" tem a manha....
Quanto aos comentários, refletem exatamente o que penso e o que passo ou passei na prática.
Quanto aos conselhos são sérios e os uso, mas sempre admiti não servir de exemplo para ninguém.
Quem me conhece pessoalmente sabe que nunca fui muito de freiar nem de ser freiado,
Aqui aprendi mais um pouco, tanto com a questão colocada e principalmente com as respostas.
Já coloquei até um protetor de motor na motoca pois, como disse antes:
"A decolagem é facultativa mas a aterrisagem é obrigatória."
JN, mandarei uma MP para voce.

Um abraço a todos e bom feriadão.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
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10 Jun 2009 07:23 #33 por Correa
Olá Vinny,
Teve um piloto de motovelocidade que dizia quase isso.
Michael Durran, num de seus acidentes ele ficou com uma deficiência na perna direita, então um repórtes perguntou:
- Durran, esta deficiência não te atrapalha na corrida???
ele respondeu:
- Nem percebo, pois quase não utilizo o freio traseiro.

Ele foi cinco vezes campeão das 500 depois disso.

Agora quanto aos "discordar", vou discordar da sua opinião.
Parar todos sabem, bem ou mal, mas sabem.
Agora, acelerar...

Outra coisa nos meus tombos, acho que em menos de 10% deles tive tempo de acionar os freios com antecedência, e mesmo assim caí.
Nas situações de emergência que tive antecedência e consciência durante a frenagem permaneci de pé, dolorido, mas em pé.

Por fim, vou concordar com voce, tudo vai depender muito da experiência do piloto.

Deixo aqui um link para os senhores se divertir e refletir.

Um abraço a todos.

Viva e deixe viver.
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10 Jun 2009 07:45 #34 por Patriarca
Amigo Correa, me lembro dessa história, o pessol o empurrava de dentro dos boxes e ele corria pra pista, quando a corrida terminava ele "pousava" dentro dos boxes de novo.
Então resolvi pesquisar algum vídeo sobre ele e olha o que eu achei, a imagem não está muito boa, mas isso é importante?

http://www.youtube.com/watch?v=GohILgSMuGI
Emocionante!!!


http://www.youtube.com/watch?v=KSQ-HNuovtY

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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10 Jun 2009 08:14 #35 por Correa
É meu amigo,
São os "Joseph Klimber" da vida real.

Não devemos desistir nunca.
Desistir é freiar de vêz.

Viva e deixe viver.
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10 Jun 2009 08:45 #36 por Jota Nunes
Tudo na vida precisa de equilíbrio. É a famosa frase do Vitor Hugo de que "a virtude está no no meio". Todo extremo é perigoso. Acelerar é muito importante, mas frear também. Uma coisa depende da outra e uma só se completa com a outra.


Sobre isso deixo uma perguntinha: nos esportes automobilísticos e motociclísticos de velocidade, tais como F1 e MotoGP, quem ganha a corrida, quem é campeão: aquele que simplesmente acelera mais, ou aquele que acelera mas que também freia melhor?

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10 Jun 2009 09:09 #37 por Jota Nunes
Voltando ao assunto do tópico, segue alguns dados aqui mesmo do Motonline para ajudar:


FRENAGEM 100 a 0 km/h


CB500: 39,9m


GS500: 37m


CBX750: 39,2m


NX350 Sahara: 34,9m


RD 350: 35,6m


CBX 200 Strada: 42,8m


CB 450 DX: 41,5m


Superténéré 750: aprox. 45m (só tinha a 80 e 120, fiz uma projeção)


Todas as medidas obtidas pelo mesmo piloto, Tite.

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10 Jun 2009 09:46 #38 por Correa
Fangio dizia que:
"Ganha uma corrida aquele que consegue andar mais devagar na frente dos outros."

Valeu pelo post, agora já sei a que distância tenho que manter daquele que vem atrás...

Viva e deixe viver.
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10 Jun 2009 09:52 #39 por A.C.P.
"é mais importante saber parar que acelerar, pois na hora de
acelerar, não é pelo susto, é uma situação controlada e
uma decisão conscientemente tomada. Já na hora de parar
não dá tempo de pensar em nada. Tem que estar tudo no
automático. E, para isso, deve-se treinar."


Exatamente por isso fiz o tópico. Eu nem me ligo tanto em velocidade final, melhor arrancada e tals. Me preocupo é se a 100km/h eu consigo parar. Lembrando disso: deixa eu praticar mais frenagens na prática. Sempre é bom treinar!
P/S> Mas os argumentos do Correa são bons e me fizeram refletir.
P/S² Belo post esse com as distâncias postado pelo J. Nunes

Dream Preta 92 - "Dedê" > Yes Preta 2007 - "Nêga Jurema" > XT 225 Azul - "XTezuda Monstrinha"



Peça usada e roubada? Nunca! Não compactuo com bandido!

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10 Jun 2009 09:58 #40 por Jota Nunes
Correa: "Valeu pelo post, agora já sei a que distância tenho que manter daquele que vem atrás..."


Essa foi ótima!!!!

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10 Jun 2009 12:54 #41 por macacoloco
Opa mas não se alegrem muito com essa distância, primeiro que quem estav no controle era ninguém mais ninguém menos que o Tio Tite e o cara tem só um pouco mais de experiência que a gente e segundo que ele fez isso em condições favoráveis serve apenas como referência, para nós simples mortai acho que colocaria pelo menos 10% a mais de distância pelo menos para mim.


Então Correa vou calcular da seguinte forma o que o Tite conseguiu mais 10 % só de segurança.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

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10 Jun 2009 13:01 #42 por Jota Nunes
Macacoloco, o Tio Tite mesmo explica (tirei lá do blog dele):


A 90 km/h um veículo percorre 25 metros por segundo. A 100 km/h uma moto esportiva é capaz de frear em cerca de 30 metros. Logo, está dentro do previsível para a estrada. Só que o motociclista pego de surpresa demora cerca de 1 segundo para começar a frear, é o chamado tempo de reação. São 25 metros para reagir e mais 30 para frear...


No entanto a matemática muda radicalmente quando a velocidade chega ao nível de 150 km/h. A essa velocidade a moto percorre 41 metros por segundo e necessita cerca de 70 metros para frear, o que dá um total de aproximadamente 110 metros entre reagir e frear! Jota Nunes39974,6676851852

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10 Jun 2009 16:18 #43 por Rafael Belfort
moral da historia, se eu ver uma gs500 amarela no retrovisor eu abro pro correa passar porque nao tou afim de ser o "muro" que ele vai parar


sob sustos e travadas, sustos tomo diariamente, mas como sou meio neurotico em tentar imaginar o que vai acontecer ao meu redor quando tou pilotando, raramente um desses sustos me pega de surpresa. até hoje dei 2 travadas de verdade. 1 tava a uns 120, vi aquele monte de carro parado do outro lado do viaduto, fui frear e um desnivel fez a moto pular, a roda travou no ar e ja caiu kikando, por sorte os carros nao tavam tao perto. a segunda foi esses dias que travei o traseiro na chuva (pneu descalibrado ajudou a travada), e o meu "muro" foi a lanterna dum clio sedan que me custou 300dinheiros por sorte a motoca só ficou com meio arranhao.


de qualquer forma, ri muito com os posts do correa mas pretendo seguir o conselho dele, de nao seguir os conselhos dele.

Ainda um pouco amedrontado proprietário de uma MarajesTosa MT-03



Recife-PE

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10 Jun 2009 17:01 #44 por Correa
Rafael,
É Azul....rs.

e obrigado pela preferência.

abraço.

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10 Jun 2009 18:13 #45 por Correa
Bem amigos,
Me diverti muito com este tópico e espero me divertir ainda muito mais.
Desculpem o mau jeito, ou seria o meu jeito de colocar as coisas, sou assim mas não sou ruim.
Gosto de esboçar opiniões e as vezes até divergir mesmo estando de acordo, só para apimentar a discussão.
Adorei as explanações técnicas e práticas e com certeza a soma de todas resulta no nosso crescimento como motociclista.
Quando digo que não sou exemplo para ninguém, estou sendo sincero, mas quando tenho que dar exemplo, procuro fazê-lo da melhor maneira possível, pois me sinto responsável por todos que me cercam e quero que sejam cada vez melhor, é o jogo do "ganha-ganha".
Felizmente ninguém é perfeiro.
Acho que cada pessoa tem seu ritmo, tanto para acelerar quanto para freiar e isso deve ser aplicado em tudo durante a vida.
Vivo em ritmo de rock in roll, as vêzes progressivo, outras vezes pesado, mas sempre rock in roll e se sair desse ritmo desafino.
Não sei a experiência dos amigos, mas quanto a minha, posso assegurar que já ralei bastante (literalmente), por isso digo que a teoria na prática é outra, e mesmo com toda a experiência que adquiri, todos os dias aprendo mais, aqui com voces e nas ruas com as armadilhas que aparecem em nossos caminhos, e não são poucas.
Poderíamos até abrir um tópico com este título.
"As armadilhas em nossos caminhos"
Tenho certeza que aprenderíamos muito com os sufocos que passamos e erros que cometemos.
"Motociclista aprende com os erros dos outros, motoqueiro aprende com os próprios erros"
Fui motoqueiro até entender a escência de ser motociclista, portando cometi muitos erros "na busca dos meus limites e encontre-os no chão", na grama, na terra, na árvore, na van, na viatura, no barranco ....etc. (No muro ainda não)
Quanto ao avatar, a motinha está amarela pois não encontrei nenhuma azul para colocar, quando encontrar uma azul legal eu troco.
Então, voces já sabem, freiar não é comigo.
Minhas pastilhas de freio duram 30K, mas os pneus 10k e vão para reciclagem.

Valeu mesmo, adorei a companhia de voces...
Um abraço e bom feriadão.
Eu vou acelerar....

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