História - imagens

13 Maio 2010 09:10 #466 por Harada
Respondido por Harada no tópico História - imagens
Correa,

acrescentaria mais um: do Futuro..

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 09:25 #467 por Correa
Respondido por Correa no tópico História - imagens
É isso ai Harada, retificarei....

A História pode ser dividida em:

História Antiga - Antes das nacionais. (até 1975)
Idade média - Anos 70 (apartir de 76), 80 e 90
História moderna - Século XXI
História futura - Protótipos futuristas e motos conceito.


Por esta ótica, todos podem contribuir.....


Valeu!!!!!!

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 10:59 #468 por MÁRIO_SÉRGIO
NIVANOR BERNARDI "O TOURO DO PARANÁ"



Foto de César Caldas


Na Realidade, Nivanor nasceu em Santa Catarina, mais precisamente na pequena Cidade de Apiúna, em 30 de setembro de 1949. Mas como viveu a maior parte de sua Vida em Curitiba, é considerado um Paranaense legítimo !


Quando menino, sempre muito agitado, vivia de bicicleta pelos arredores do posto de gasolina da família, o Gralha Azul, que ficava na BR-116, pertinho de Curitiba . Neste posto, havia também um hotel. Certo dia, apareceu por lá um certo Capitão Toni, que montou na Cidade a "Muralha da Morte", que era uma variação do mais conhecido "Globo da Morte".


Nivanor ficou encantado e vivia rondando o local. Acabou ficando amigo do Capitão Toni. Um dia, (isso aos 11 anos) , pediu para dar uma volta na moto do Capitão. Este lhe falou: "se você der uma volta com sua bicicleta na Muralha, eu te empresto"


A muralha era uma meia-circunferência de 10 metros de diametro por 6 de altura, com fundo arredondado, onde o piloto fica completamente paralelo ao chão ! Nivanor entrou, e deu 20 voltas !! ... E andou na moto !! Aí começa uma paixão sem fim !!


Aos 17 anos, consegue comprar uma velha HRD 1000 e, escondido do pai, ia tirar uns pegas. Certa vez, numa prova em comemoração ao então Governador Paulo Pimentel, Nivanor, numa pista de terra, liderava e só não ganhou porque a corrente quebrou !


Só que no dia seguinte, o Diário do Povo publicou matéria elogiando a performance "daquele jovem" !! ... Acabou o segredo !!


Depois de muita bronca do pai, passou a disp**ar algumas provas, onde conheceu Felipe Carmona, Eduardo Luzia, os irmãos Tognocchi, e outras feras !


Aos 19 anos, comprou em sociedade com o amigo Daniel Lecléry, uma Yamaha TD2 de 250 cc, de competição. Chegou a participar de uma 500 Milhas em 1971, onde estando em 4º lugar, atrás de Tucano, do venezuelano Bittencourt e do japones Kawasaki (que ganhou a prova) , acabou desistindo por uma biela quebrada!


No início dos anos 70, o motocross era desconhecido no Brasil. Em 1971, houve uma prova no "Chiqueirinho" em Curitiba, e Nivanor foi com sua namorada assistir ! Viu um show de Tucano e Denísio... e pensou... "é disso que eu gosto !!! "


Novamente com o amigo Daniel, Nivanor compra uma Yamaha 125 AT1 e disp**a uma prova em Joinville, chegando em 2º lugar !


Em 1972, vem para São Paulo, disp**ar uma prova na Cidade Universitária. Chegou com a moto no porta-malas do carro, um "Dodjão", e já levou uma bronca do "seu" Eloy , pois era o único não paulista, e teve que dar uma volta na pista para provar que poderia disp**ar a prova !


Disputou, ... e venceu !! Caiu umas 15 vezes, mas sempre se recuperava, e ganhou a prova onde corriam feras como Tucano , Denísio e Paulé !! Foi quando Nivanor percebeu que tinha jeito prá coisa, e que seu porte físico avantajado lhe daria grande vantagem sobre os adversários ! Nivanor ajudava muito a família descarregando caminhão de madeira e pedra, rachando lenha , etc...


Essa corrida chamou a atenção de Marcos Vivaldi, dono da Moto Fani, revenda Suzuki, que chama Nivanor para um teste. A revenda tinha uma equipe onde corria o Paulé, uma das feras da época.
No teste, na pista da Yamaha, a Traillândia, em Guarulhos (SP), Nivanor, pilotando uma Suzuki TS 185, logo nas primeiras voltas, quebra o recorde da pista !
Pronto, estava contratado, com salário, moto, passagens, etc... !!


Nivanor é então vice-campeão paulista de Cross em 1972 , correndo com uma TS 185 e uma TM 250 !
No final da temporada, recebe o convite de Tanigawa, para ingressar na equipe Yamaha, e correr ao lado de Tucano e Denísio. Os dois ficam com a motovelocidade, e Nivanor com o motocross .


Em 1973, é o campeão paulista e brasileiro nas categorias 125 e 250 cc !Em 1974, disp**a as 500 Milhas de Interlagos em dupla com Tucano, com uma TZ 350, e ficam em 2º , atrás de Cecotto e Jacaré !


É também, novamente , campeão paulista e brasileiro de cross, nas categorias 125 e 250 cc !!


No final do ano, participa de sua primeira prova internacional, no Chile. O Campeonato Sul-Americano é disp**ado em uma só prova, e Nivanor, com uma Yamaha YZ 250 fica em 3º lugar !! Mais uma vez, seu excelente preparo físico o beneficiou, pois as baterias eram de 40 minutos, quando aqui não passavam de 20 min.


Após essa experiência, Nivanor constrói uma pista de Cross com 800 m, nos fundos do posto de gasolina, e começa a treinar duro (... fora os caminhões, pedras, lenhas, etc...) !! Em 1975, participa novamente das 500 Milhas, novamente com Tucano, mas desta vez, abandonam por quebra.
Nas 24 Horas de Interlagos do mesmo ano, obtém sua mais expressiva vitória no asfalto ! Vence , pilotando uma Yamaha TX 500, fazendo dupla com Takashi Ushida !! Correu mais uma prova de 24 horas no ano seguinte, fazendo dupla com Gustavo Cerdeña, com outra TX 500, mas chegam apenas em 4º graças ao tombaço que Nivanor tomara no turno da noite !!


Durante muitos anos , Nivanor disputou e venceu inúmeras provas e campeonatos paulistas e nacionais !!


Em 1977, disp**a a importante prova "Motocross de las Américas" no Uruguai, e além de vencer brilhantemente na 250 cc , é reconhecido internacionalmente, e é chamado de "El Tigre" e "La Fuerza Humana" por toda imprensa !!


Após esse show, Nivanor recebe convite da Yamaha Motor Company do Japão para participar durante um mes , de um treinamento intensivo, juntamente com pilotos contratados da fábrica !


Foi Campeão das Américas 3 anos, Campeão Sul-Americano em 1979 e Campeão da Copa Internacional da Argentina em 1975 (foram 9 provas, com 9 vitórias !)


Disputou 2 provas do Mundial, uma no Japão (1977) com um 11º lugar e uma na Argentina, chegando em 2º lugar !


Foram mais de 20 GPs internacionais !!


Já em 1983, a Yamaha se retira das competições, e Nivanor fica um tempo "aposentado" . A Yamaha estava "tomando pau" da Honda, pilotada por Moronguinho e da Kawasaki, pilotada por Paraguaio e deciciu desmontar a equipe.


Um ano depois, Nivanor ingressa na equipe Honda Japauto, com excelente estrutura, e fica com o vice campeonato de 1984.


No final do ano, Nivanor assina com a Agrale, que, numa estratégia de marketing, monta uma equipe para disp**ar o Hollywood Motocross, torneio só para motos nacionais !


Como as Agrale Dakar não conseguiam acompanhar as Honda XL e as Yamaha DT, Nivanor desenvolve uma moto especial . A WXT 125. Agrale WXT com suspensão super reforçada para suportar os quase 90 quilos do "Touro do Paraná"


E Nivanor é Bi-Campeão em 85 e 86 do Hollywood Motocross !!


Nessa época, o Cross estava mudando. A categoria estava se transformando em Supercross, com saltos enormes, pistas mais travadas e curtas ! Nivanor sempre foi muito pesado, e não se dava bem em pistas travadas, e com saltos muito altos pois quase partia a moto no meio na aterrisagem !! E a idade também começava a pesar !


Foi então que Nivanor, aos 37 anos, deixa definitivamente as pistas !!


Sempre incentivou seu filho, Alexandre Bernardi a pilotar motos, desde cedo !


Nivanor, então, recebe o convite de chefiar a Equipe Agrale / Ipiranga, tendo como piloto oficial seu filho Alexandre !!


Em 1987, Alexandre Bernardi é o campeão do Hollywood Motocross pilotando uma WXT 200, ( de nº 100 !) para orgulho do pai !!


Alexandre, em 1988 vai disp**ar o Hollywood Motocross por outra equipe, e no final da temporada resolve abandonar as competições. Ficou muito abalado com a morte de seu amigo Paraibinha, que sofreu acidente numa prova do Hollywood !


Nivanor recebe então o convite de chefiar a equipe Yamaha, que estava há anos sem vencer...e aceita o desafio. Com Saçaki como piloto, Nivanor foi novamente Campeão !!


Deixando as competições definitivamente,, monta uma concessionária Yamaha em Curitiba, e fica cuidando dos negócios da família !!


Mas, infelizmente , a vida reserva muitas surpresas, e, em 24 de abril de 1995, aos 45 anos, Nivanor Bernardi vem a falecer , vitíma de uma insuficiência hepática !!


Deixa-nos de herança uma carreira de 16 anos, com 9 Campeonatos Brasileiros, 4 Paulistas, 1 Latino-Americano, 3 Campeonatos das Américas, uma 24 horas de Interlagos, e o Bi-Campeonato do Hollywood Motocross !!


Entre centenas de troféus conquistados, NIVANOR tinha orgulho do Capacete de Samurai que ganhou ao ser recebido pelo Príncipe Ayquito, Imperador do Japão.


"Meus grandes rivais foram, o venezuelano Fernando Macia, e no Brasil, Beto Boetcher e Moronguinho "


Nivanor aos 33 anos, Moronguinho aos 24 anos, Paraguaio aos 24 anos e Beto Boetcher aos 24 anos. A amizade ... só fora da pista ! Lá dentro, o vovô Niva dava um couro nos meninos !!


"Teve uma prova, em Americana, pelo paulista, que o Boetcher caiu na minha frente . Freiei forte para não atropelá-lo, e ele, no chão, segurou a bengala da minha moto ! - Niva, você espera eu me levantar ? - Claro, eu respondi,... sem você não tem graça ! Ele soltou, ... e eu me mandei !! Você acha?!! ... O Beto tava andando muito !!! "


O motociclismo ficou orfão de seu Campeão, o destemido e predestinado, o exemplo de garra e determinação, ... o Touro do Paraná !!!


Texto de Ricardo Pupo

Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.

Mário Sérgio - Curitiba - Pr.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 13:57 #469 por Diego.Cezar
Respondido por Diego.Cezar no tópico História - imagens

Duas rodas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 14:10 #470 por Correa
Respondido por Correa no tópico História - imagens
Recapitulando....

Correa, na página 30 deste tópico escreveu: Puxa Harada.
você citou um nome, Nivanor, Nivanor Bernardes, O Touro do Paraná, foi meu professor de motociclismo em 1969, quando ele tinha escolinha de Motocross e Trial.
Procurei no Google algo sobre e só achei uma foto dele num pódium.
Uma grande História perdida.

Pódium com:
3º Chaveta, 1º Nivanor, 2º Tucano.







Veleu Mário_Sergio, por mais um capítulo na história desse Herói.



Correa40311,7170023148

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2010 16:10 #471 por Harada
Respondido por Harada no tópico História - imagens
Nesta foto, ele corria de Suzuki, cercado pelo Denísio e Tucano. Mas anos depois ele passou a correr com Yamaha onde conheci um piloto extremamente dedicada ao que fazia, o Motocross.

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 12:31 #472 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico História - imagens

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 14:47 #473 por Correa
Respondido por Correa no tópico História - imagens
Hoje foi dia de lembrar do passado.....
Perdoem a qualidade, mas a máquina apresentou problema logo hoje, estou bastante frustrado, mas sinto que devo dividir essas imagens com os senhores.












Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 14:49 #474 por Correa
Respondido por Correa no tópico História - imagens
Uma Harley Davidson 1941









Correa40317,9355092593

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 14:51 #475 por Correa
Respondido por Correa no tópico História - imagens
DT 180 1982 e 1983









Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 14:52 #476 por Correa
Respondido por Correa no tópico História - imagens
RD 400 1976






Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 14:54 #477 por Correa
Respondido por Correa no tópico História - imagens
Susuki GT 380 - 75






Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 14:57 #478 por Correa
Respondido por Correa no tópico História - imagens
BMW 1960









Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 15:04 #479 por Correa
Respondido por Correa no tópico História - imagens
CB750Four






Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2010 15:05 #480 por Correa
Respondido por Correa no tópico História - imagens
CB500Four






Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.224 segundos