Macete do CALÇO - Intruder vácuo

06 Jun 2008 10:24 #31 por mr_fahrrad
Então, pessoal, vou ser breve pela falta de tempo.

Fiz o macete do calço e senti uma melhoria na subida de giro (sobe mais fácil, sem engasgos) e no consumo melhorou um pouco também (aproximadamente 1km/l de melhoria)

Recomendo fazer sim, é simples e como o DarkAngel eu mesmo fiz e nunca tinha mexido no carburador!

Vale lembrar que deixei a posição da agulha na 3° (o sugerido pelo Jduarte era 4° com um calço), o macete do tubo foi refeito, mas não com o tempo e cuidado da vez passada (ou seja, não ficou perfeito), o calço não é do tamanho ideal (o JDuarte ainda está estudando o tamanho ideal) e deixei o parafuso da lenta em quase 3voltas. (o recomendado era 2,75 e antes estava entre 3,25 - 3,5)

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jun 2008 11:19 #32 por GuilhermeRS
Bah Piccoli e DarkAngel, se vcs soubessem o quanto me deixaram mais tranquilo...

Realmente só comecei a notar agora com o frio mais intenso, tb to achando que pode ser gasolina velha, o pior é que o tanque tá cheio, vou andar até quase esvaziar desta vez...

Hj vou olhar a vela como está, já tá na hora de trocar, vai fazer 6k km...

Pelo jeito só to achando a da Titan150, que é a mesma coisa, CR8EA mesmo tamanho e tudo...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jun 2008 15:12 #33 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo
ae, pessoal, breve relato:


hoje testei o último calço na Intruder, de 1,8 mm de espessura, e não ficou bom. Além disso, dá-lhe entupimento!!! ô sequência, viu!


De imediato a moto perdeu um pouco da força que vinha tendo com os calços anteriores. E além disso, perdí 1:30 hora por causa de uma distração, que me fez pensar que havia outro entupimento, e era o afogador ligeiramente aberto. Tirei o carbura, passei ar, e recoloquei o último calço usado, e que é o melhor para esse carburador da Preta Garbo, um de 1,7 mm... é pouquinho, mas faz muita diferença no comportamento do motor. Depois de recolocado, a moto está legal pacas de novo.


Entretanto, uma coisa me preocupou: esse calço de 1,7 mm estava meio "largo" no pistonete... não sei se esse material que usei apresentará problemas por estar em contato com gasolina (sim, um pouco de gasolina o alcança, pelo corpo do pistonete).


De resto, tudo normal, parafuso em 2,75 voltas e lenta estável depois de mais um desentupimento... sei que essas partículas entram pelo giclê de ar, não é pela gasolina, não. Cada vez que se mexe, se tudo não estiver bem limpo, corre-se o risco disso acontecer.


Quanto à Yes, usei como primeiro calço no carburador dela (que também é um BS26), de 1,6 mm... mas não está muito bom, creio que o ideal para ele vai ser um pouquinho menor que isso.


Depois respondo as outras coisas, estou preparando a viagem para São Carlos.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2008 05:52 #34 por Darkangel276
Pessoal, hoje recebi um e-mail de Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. dizendo que ganhei um celular da claro e não sei o que... e é um vírus...
logo no final da mensagem tem um banner com promoção de currículo no Catho e tal... mas na verdade o link é do www.youseemore.com ... o mesmo que infectou o forum... peço para não clicarem em nada!!!!!

Identificação:

Alisson A.R.O

ForTrudi preta (em teste), 2004, 14.500km (desde os 9.000km comigo)

Porto Alegre, RS.



Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2008 16:21 #35 por Darkangel276
Só pra relatar que até agora, após o macete, a moto não pega lenta de jeito nenhum... já tentei em 3, em 3,25, em 3,5 e agora em 3,75 o parafuso da mistura, mas nada...
Eu mexo no parafuso da marcha-lenta, mas a lenta não se modifica... fica em uns 1350-1400 com ela quente, mas se eu aperto um pouco mais ela fica acelerada em uns 4.000giros e depois baixa beeemmmm devagar pra 1400 de novo...
Estranho é que se eu acelerar só uma casquinha de nada a moto fica toda estranha, o giro não sobe, começa a tremer e apaga!
Pra variar, acho que o cabo do conta-giros arrebentou hoje, tá paradim, paradim...Darkangel27639607,8079050926

Identificação:

Alisson A.R.O

ForTrudi preta (em teste), 2004, 14.500km (desde os 9.000km comigo)

Porto Alegre, RS.



Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2008 06:16 #36 por mr_fahrrad
Pra mim, ficou entre 2,75 e 3, a primeira só pega com afogador na primeira ligada do dia (mesmo no calor de 22°C) e a lenta ficou um pouco instável antes dos três primeiros kilometros, depois disso, ela fica quase perfeita em 1500rpm.

Quanto ao cabo, provavel que arrebentou mesmo, a minha arrebentou com 9milkm e saiu R$15.

Desrosqueie o conduíte/cabo (do motor ou do conta-giros) e puxe o cabo, se estiver arrebentado você irá notar.

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2008 08:13 #37 por Darkangel276
Vou tentar 2,75 voltas... mas acho que não vai ficar legal ainda... não sei se o filtro de ar influencia nisso... o JD me confunde com essas explicações...

Estranho é que se eu fechar um pouco o parafuso da marcha-lenta em vez de diminuir o giro, ela aumenta...
Antes do calço, eu apertava o parafuso da lenta e aumentava o giro... agora parece que é ao contrário...
Vou levar no mecânico hoje pra trocar o cabo e já peço pra ele dar uma regulada na mistura...

Olhando a vela está tudo OK, mas a vela não muda de cor não importa se 3, ou 3,25 ou 3,75 voltas no parafuso da mistura... mas em 3 voltas acho que a vela estava querendo clarear a borda...
O que posso fazer é esperar a resposta do JD...

E aquele problema de apagar quando estava em altos giros e voltava pra lenta acabou...

Identificação:

Alisson A.R.O

ForTrudi preta (em teste), 2004, 14.500km (desde os 9.000km comigo)

Porto Alegre, RS.



Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2008 13:45 #38 por netocampeiro
Olá pessoal,

queria compartilhar uma novidade a respeito da Intruder 125...

É que estou rodando muito mais que o normal com um tanque de gasolina cheio.

Vejam só:

- Antigamente a moto andava +/- 222 km até entrar na reserva. (sendo que a mistura era rica em demasia por culpa de má regulagem)

- Depois que troquei de filtro de ar, a mistura ficou menos rica, e a moto começou a fazer +/- 245 km até entrar na reserva.

- E agora veio a grande surpresa... fui andando, andando e andando cada vez mais e o tanque não acabava... tanto que agora estou com 291 km no odômetro parcial e o tanque está com pouca gasolina, mas ainda não pediu reserva!

De 222 para 291 quilômetros é uma beleza de economia!

Possíveis fatores contribuintes:

- abasteci num posto diferente desta vez (passei de Shell aditivada para BR aditivada). Talvez o posto antigo batizasse a gasosa e este não batiza.

- está bem frio (e por isso a mistura fica mais pobre ainda, pela densidade do ar que é maior no frio - economizando gasolina).

O que acham?

Quanto cada um consegue fazer de Intruder 125 até entrar na reserva? Falem aí...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2008 19:42 #39 por GuilhermeRS
Tem certeza que a torneirinha não tá na RESERVA??? esses dias fiquei tri faceiro que tava com 250km e nada de reserva mas quando fui ver a torneirinha já tava na reserva...

Quase fiquei sem gasolina na rua...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jun 2008 19:48 #40 por GuilhermeRS
Tem certeza que a torneirinha não tá na RESERVA??? esses dias fiquei tri faceiro que tava com 250km e nada de reserva mas quando fui ver a torneirinha já tava na reserva...

Quase fiquei sem gasolina na rua...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2008 07:24 #41 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo

Darkangel276 escreveu: Vou tentar 2,75 voltas... mas acho que não vai ficar legal ainda... não sei se o filtro de ar influencia nisso... o JD me confunde com essas explicações...

Estranho é que se eu fechar um pouco o parafuso da marcha-lenta em vez de diminuir o giro, ela aumenta...
Antes do calço, eu apertava o parafuso da lenta e aumentava o giro... agora parece que é ao contrário...
Vou levar no mecânico hoje pra trocar o cabo e já peço pra ele dar uma regulada na mistura...

Olhando a vela está tudo OK, mas a vela não muda de cor não importa se 3, ou 3,25 ou 3,75 voltas no parafuso da mistura... mas em 3 voltas acho que a vela estava querendo clarear a borda...
O que posso fazer é esperar a resposta do JD...

E aquele problema de apagar quando estava em altos giros e voltava pra lenta acabou...



ae... desculpem a demora, pessoal... mas mesmo agora, estou atropelando coisas que tenho a fazer, para postar isto...


Darkangel276, se vc já achava meio confusas algumas coisas, experimente esta, agora... :


deixe o parafuso de mistura em 2,75, ou 3 voltas. Volte o parafuso da marcha-lenta até que ela fique estável, mesmo que em baixo giro (deixe tudo apagado, motor quente). Agora use a técnica do Mr_fahrrad, e coloque uma moeda de 10 centavos (as douradas), ou de 1 real para forçar o carburador a entrar na faixa de funcionamento que está atrapalhada... tente conseguir que o motor não apague nesse teste. Retire a tampa lateral esquerda, para ter acesso ao restritor...


ENTÃO, com uma pequena cartolina, ou cartão de visita, ou qualquer coisa semelhante, vá tampando devagar a entrada de ar do restritor... aqui








não será necessário chegar a tampar totalmente a entrada. Depois que houver alguma mudança, destampe completamente...


Repita isso algumas vezes... e depois, volte e procure descrever o que aconteceu, procure explicar...


"Tamos" no aguardo...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2008 08:49 #42 por Darkangel276
Hehehehe... transmissão de pensamento, eu mandei o e-mail e você respondeu antes de ler...

Como eu havia colocado no e-mail:
JD, em um dos e-mails que você me mandou você disse exatamente isso: "Talvez seu carburador venha a apresentar uma afogada numa situação de desaceleração... a situação é mais ou menos assim:

vc vem num trecho plano, sem vento contra, a 8000 rpm em 5ª... o acelerador estará provavelmente a 1/4 de abertura. Aí aparece lá na frente alguma coisa, como um caminhão por exemplo... quando for dar aquela mínima desacelerada, pode acontecer de o motor apagar repentinamente... ou então em descidas leves em que o acelerador fique quase fechado, apenas para manter a velocidade.
Isso ainda pode acontecer..."

Bem, isso ainda não aconteceu, mas acontece uma coisa semelhante: deixo a moto em marcha-lenta e acelero só uma casquinha, a moto começa a afogar e ficar instável a lenta e diminuir o giro, e, se eu continuar segurando o acelerador no mesmo ponto, ela acaba morrendo...

Vou fazer esse teste hoje, então...

Identificação:

Alisson A.R.O

ForTrudi preta (em teste), 2004, 14.500km (desde os 9.000km comigo)

Porto Alegre, RS.



Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2008 13:36 #43 por mr_fahrrad
Essa situação do motor apagar ainda não testei, pois raramente eu ando em 8000rpm em quinta!

Alguma novidade sobre o material que o calço foi confeccionado ter ou não problema quando em contado com a gasolina?

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2008 16:08 #44 por Darkangel276
Bom, fiz o tal teste da cartolina, mas fiz em dois extremos, um com a tampa não tapada e outro com a tampa totalmente tapada pela cartolina... mas a moto estava morna... não sei se deu o resultado esperado...

Com a moeda colocada no lugar do acelerador com a moto ainda desligada, logo ao ligar primeiro a moto deu umas titubeadas e logo subiu o giro pra uns 4.000 (como se eu tivesse puxado o afogador)... dai toda a vez que eu tampava a entrada de ar, o giro subia ainda mais (.sic)!!!!...

Vale relatar que a lenta estava praticamente estável com 2,75 voltas (acho que a sujeira que tinha se foi)... mas não consegui colocar em 1500 de jeito nenhum...

Ah, abasteci hoje, mas como fiz diversas mudanças na mistura e tinha que segurar o giro no acelerador pra moto não apagar e dei umas esticadas com ela parada e em movimento pra limpar o carburador... o consumo ficou em 30km/l como sempre... mas esse consumo não é oficial ainda, agora que abasteci e deixei o parafuso em 2,75 voltas vamos ver como vai ficar... ah, e andei garupado 75% do tempo também...

Aguardo resposta JD!!!

Identificação:

Alisson A.R.O

ForTrudi preta (em teste), 2004, 14.500km (desde os 9.000km comigo)

Porto Alegre, RS.



Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2008 16:27 #45 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo
bom, fui a São Carlos... para fazer uma gambiarra!!! ... ou, desfazer uma.


Nessa viagem ví o "trabalho" de duas mecânicas particulares... eu escreví entre aspas, pq deveria usar outra palavra...


Primeira parada, Americana, para dar um help ao Rdfreitas... de cara, o motor da Intruder dele estava quase sem óleo, e pela descrição de um barulho numa situação que ele passou, chegou a ter um super-aquecimento num início de viagem. Depois fui ver o resto... macete do tubo desfeito, e parafuso de mistura aberto demais, isso se era o original, porque estava uns 3 mm para fora... e o que é pior, COLADO!... (isso o Rdfreitas informou depois). Quanto à vela e à agulha do pistonete, estavam normais. Não pude fazer mais do que re-afastar o tubo e colocar um pouco de óleo...


Depois, a vez da Intruder a vácuo do Thales, que "sofreu" uma revisão num mecânico particular também. Segundo o Thales, o mecânico disse ter feito "uns testes com a carburação, e tal"...


Caras, a moto dele não deslanchava nem por decreto... quando estive lá, o macete e a regulagem que eu fiz deixaram-na mais forte e estável... havia ficado só o consumo elevado, como sempre. Mas quando andei nela, no sábado, barbaridade!... não sei como é ele estava andando com a moto daquele jeito!


E vamos láaaaa... moto para dentro da garagem, tiro o carburador fora, e... "o que é isso?! ... que nhaca é essa no parafuso de mistura??"... putz, o mecânico colocou uma cola parecida com espuma travando o parafuso! ô invenção sei lá da terradônde que esses caras fazem!!!!!...


Perdí um bom tempinho retirando aquela cola. Mas a parte pior veio a seguir.


Depois de retirado o parafuso é que fui soltar a tampa do diafragma. Ela parecia estar com algum adesivo também, pq não se soltou como deveria... mas quando soltou, a segunda cag hã... nhaca2: a mola do pistonete esticada!... e estragada!


Por causa dessa anomalia de se esticar a mola, o pistonete não tinha como subir adequadamente quando o motor conseguia um pouco de giro... com isso, o Thales correu o risco novamente de ter o motor quebrado por mistura pobre (na primeira vez, uma concessionária Suzuki havia trocado o giclê principal pelo da Intruder 2007, que é 10 pontos menor! - era 107,5 e colocaram o 97,5)... e outra coisa, que o mecânico não viu, o diafragma tinha um pequenino furo, ressecado em alguns pontos.


A gambiarra: um pequeno quadrado de fita isolante, colocado na parte de baixo do diafragma (a parte praticamente seca), para tampar provisoriamente o furo... e o corte numa das extremidades da mola, de aproximadamente 2,6 cm, tentando fazer com que o restante dela ficasse com a tensão parecida com uma original. Feito isso (depois de 2 cortes, seguidos de experimentar), a moto tinha condições de rodar sem perigo... ficou com excesso na alta. Percebí isso andando atrás da moto dele, quando fomos tomar aquela Brahma de Agudos... ah boom!, finalmente aí sim a coisa andou!


O Thales ficou incumbido de providenciar essas peças novas... fiz o macete do calço também, mas que ficou prejudicado devido à essa situação.





e depois eu comento sobre o desempenho e o consumo (record para baixo) da Preta Garbo, junto com uma utilidade para aquela cinta do banco dela...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.233 segundos