ebaaa... tamos de voltaa!!
ufa... testes e mais testes (vale dizer "ir no quiosque" também
)
depois de consumos de 36 (trabalhar), 32 (ao quiosque) e 37 km/l novamente, e faltando ainda testar um calço, dei um descansinho para a
Preta Garbo...
A Yes estava parada já há uns 20 dias, e o carburador dela servindo de molde para os calços.
Terça-feira passada remontei o carburador, e coloquei-o na Yes. Creio que por causa das lixadas e corte do material que eu usei para fazer os calços, alguma coisa entrou no carburador. Ele não pegava marcha-lenta. Desmontei, limpei com gasolina, passei ar comprimido, e tornei a montá-lo... e nada de melhorar a lenta.
Bom, aí era terça-feira... e eu fui para o Ibira Moto Point. Nas paradas, eu tinha que segurar a lenta no acelerador mesmo, mas no restante, a Doutora Zuki estava vultuosa
... no Ibira, Klebão, Rafacristo e RaceX apareceram por lá
... depois sumiram, e eu tinha que ir embora para o trabalho. Tudo certo no trajeto, mas nada da lenta se acertar.
Aí, quando acordei na quarta, resolví que tinha que tirar o que quer que fosse que estava obstruindo o circuito da baixa. Tirei o carburador, esgotei a gasolina da cuba e o levei para casa. Passei o ar comprimido, procurando acertar bem a parte final do circuito. Capricho, olhando bem tudo, e volto a colocar o carburador, já às escuras. Depois de funcionado, o problema persistia.
O parafuso de mistura, nessa vez, ficou acho que com umas 8 voltas, deixando a lenta parcialmente estável... mas bastava começar a acelerar para ela bobear até que se abrisse mais o acelerador. Saímos eu e esposa para comprar uma janta, e só segurando no acelerador. Depois fui trabalhar novamente, e abastecí a moto, com aditivada como sempre.
Passados uns 12 km do trajeto, a moto deu uma engasgadinha esquisita numa desaceleração, na qual eu diminuí para só uma "casquinha" de acelerador, e depois se estabilizou... o que estava na tubulação do circuito finalmente foi sugado pelo motor, provavelmente ajudado pela gasolina aditivada fresca... a partir daí a lenta se estabilizou, e depois eu pude voltar o parafuso de mistura inicialmente para 3 voltas...
Num trecho plano da Rod. Dutra, eu estava a 110 km/h (no velocímetro) e olhei para a minha marca no acelerador... achei que estava em 1/3 do curso!... caramba, a Yes estava deslizando que era uma delícia!... resolví abrir todo o acelerador só para olhar onde estava o máximo, e então concluí que aquele ponto que eu tinha observado, era pouco menos de meio acelerador, e pouco mais de 1/3... talvez uns 2/5...