Macete do CALÇO - Intruder vácuo

25 Maio 2008 09:26 #1 por Jduarte
(ah, não!, mais um macete?? eu não aguento mais issooo!!!, assim não dá! )


Depois do macete do tubo, apresento-lhes o MACETE DO CALÇO de pistonete... e esse é bom.





Logo de cara, informo que bem provavelmente os donos de Suzuki Intruder 250, e de Honda twister 250 poderão se beneficiar desta técnica, já que alguns sintomas são comuns (notadamente consumo elevado sem justificativa plausível).


Este é o carburador Mikuni BS26, que equipava as Intruder 125. Atualmente é usado na Burgman 125, com diferenças e outras funcionalidades.


A seta mostra o espaço disponível para a passagem do ar que o motor vai aspirar, antes de o pistonete (o cilindro preto) começar a se levantar, acionado por vácuo.








A situação que ocorre na maioria das Intruder vácuo, falhas em baixa, trancos após aceleração forte e motor morrendo, marcha-lenta irregular e demora na resposta do motor ao sair num semáforo, e por último um consumo besta de elevado, principalmente na cidade, é causada pela posição em que esse pistonete fica inicialmente.


Quando se começa a abrir o acelerador, ao chegar antes de 1/4 dessa abertura o volume de ar que o motor já está puxando encontra a restrição que o pistonete cria estando baixo. Com isso, o ar se acelera bastante e cria uma depressão acentuada na base do pistonete, onde está o giclê de vácuo dele e que fica em comunicação com o diafragma na parte de cima. Devido a isso, o pistonete é lançado para cima muito rápido, mas a seguir ele tenta voltar para baixo (a mola o empurra de volta, e ao mesmo tempo o ar, que passa em pulsos, a cada ciclo do motor, também varia aquela depressão)... nessa subida, a agulha do pistonete, que está mergulhada na gasolina dentro do pulverizador, traz parte dessa gasolina para fora, que é levada pelo ar que estiver passando por alí (a agulha é a peça prateada embaixo do pistonete... e a outra, bronze nesse carburador, embaixo da agulha, é o pulverizador). Por causa da característica pulsante do fluxo de ar, na prática o que se pode observar (dá para ver isso acontecento, sem o filtro e a caixa) é o pistonete "trepidando", e bastante no começo de uma aceleração.


Aqui, menciono que era essa gasolina que eu observava anteriormente, acumulada na borboleta de aceleração do carburador, e que julgava ser devido a algo como um "sôpro" no giclê de ar do circuito da alta... só após experimentar o filtro esportivo e a retirada do tubo condutor original é que conseguí finalmente ver o que era...


Ao se colocar um calço na base superior do pistonete, ele deixará um pequeno espaço a mais para a passagem do ar aspirado pelo motor. Com isso, o pistonete não será acionado até que o volume de ar seja maior realmente do que o admitido com 1/4 de abertura do acelerador. Essa abertura, 1/4, é aproximadamente até onde o circuito da baixa do carburador tem que funcionar. Como o pistonete, que é do circuito da alta, estava entrando em funcionamento antecipadamente, ele simplesmente estava "atropelando" o circuito da baixa... porisso as tão conhecidas falhas, e consumo elevado principalmente onde se tenta usar esse circuito da baixa...


Bom, o que eu fiz:


carburador fora, tampa do diafragma retirada, e um dos calços que usei até determinar a altura certa dessa correção








Aqui, onde é colocado esse calço








e a montagem final...








A altura do pistonete do meu carburador, sem o calço. Observem a distância do pistonete até a usinagem no carburador...








e depois de colocado um dos calços que fiz...








Parece pouca coisa, e é difícil crer, novamente, que algo assim mudaria alguma coisa, não é? Mas muda... e bastante!


Acelerações lineares, desacelerações absolutamente normais, pode-se acelerar entre as marchas nas reduções, sem necessidade de segurar o acelerador quando chega a um semáforo... resposta imediata do motor em todas as trocas de marcha em arrancadas fortes... resposta imediata do motor nas saídas de semáforos, cruzamentos, esquinas... ufa. Que fôlego esse troço tem, gente!





Consumo?


ixi... péraí que eu ainda não reabastecí...


Melhorou muito em relação ao que era... como só agora cheguei ao calço certo para o carburador, dentro de poucos dias é que terei uma medição de consumo dita "oficial". Mas para que tenham idéia, quinta-feira passada fomos, eu esposa e mochila, ao Super Contra, com uma galera Super a Favor , e depois seguimos para Paranapiquequaseacaba... consumo desse passeio, ainda experimentando calços, 34,40 km/l.


Sexta-feira voltamos ao quiosque, outro calço, e mandando a moto nos 90km/h na ida todo o trecho, com a tradicional brisa soprando contra. Na volta, paramos para encontrar o Elio (ele experimentou a Preta Garbo)... subida pela Anchieta, usando diversas vezes a 3ª marcha, mas predominando a 4ª... consumo de 31,66 km/l... bom, em função do desempenho que ela teve.


Delícia, gente... parabéns aos que têm a Intruder nessa configuração



Jduarte39594,9423726852

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2008 18:20 #2 por mr_fahrrad
Legal, JDuarte!

Poderia passar as medidas do calço? eu vi em outro tópico que a altura do calço seria algo em torno de 1mm, certo?

Peguei uma tampa de sorvete kibon (aquela tampa azul) e medi deu 0,9mm, devo experimentar com ela!

Vou pedir pra você passar o diametro da circunferencia interna e externa do calço para eu confeccionar um calço com a tampa do sorvete kibon e testar, assim que possível(to tendando me organizar para fazer sábado isso)!

Se isso funcionar na twister também você irá se tornar mundialmente famoso(no brasil )

Agora só me falta arranjar um pouco de tempo e coragem para, finalmente, retirar o carburador!

Abraços e parabéns!

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2008 19:12 #3 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo
opa Mr_fahrrad...


eu preferiria divulgar as medidas atuais, que nem são ainda as definitivas, depois que vc e o Darkangel276 experimentassem os calços que já preparei... já estão prontos. O dele vou enviar amanhã. Vocês seriam os primeiros test drivers depois de mim... porisso pedí o endereço dele e o seu... Utilizei um material simples de se conseguir, que também mostrarei logo, custando apenas um pouco de tempo, cuidado na confecção e no jeito de preparar...


Depois que entendí o porque do consumo elevado nessa Intruder, juntei isso com a informação de consumo médio do pessoal que tem as duas motos que citei... são motores que podem tranquilamente ser mais econômicos, porque eles têm força. E acho que essa situação quando ocorre nelas está relacionada com a mesma causa...


me manda o seu endereço?


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2008 19:32 #4 por AceDaniel
Respondido por AceDaniel no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo
Bom trabalho JD... vc deveria esperimentar isso em alguma twister...


falow...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2008 19:57 #5 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo
Esse JD é o cara!!!

Não sei como as fabricantes de moto ainda não contrataram ele!!


Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2008 21:03 #6 por danielbizz
Eu realmente tenho que ir a SP....

heheheh


Abs e Parabéns!


Kasinski Comet GT 250cc EFI 11/11 - "CIDOCA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2008 06:09 #7 por Darkangel276
JD, para colocar o calço é só tirar os quatro parafusos do diaframa e tirar a molinha que tem em cima do pistonete, levantar ele e colocar o calço?

Não tem mais nada de peça que saia além disso (pistonete e mola)?

Se for só isso, eu posso tirar o tanque e eu mesmo coloco o calço!

Identificação:

Alisson A.R.O

ForTrudi preta (em teste), 2004, 14.500km (desde os 9.000km comigo)

Porto Alegre, RS.



Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2008 06:34 #8 por mr_fahrrad
Darkangel276, olhei a posição do carburador e vi que teria um grande trabalho tirar os parafusos sem retirar o carburador (retirando apenas o tanque).

Mas se conseguir, diz aí..

Eu eu acho que são esses os passos para colocar o calço sim!

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2008 06:46 #9 por Darkangel276
Não olhei direito, mas acho que é bem possível só tirando o tanque. Você já tirou o seu para ver?

Eu queria ver se a agulha está na ranhura do meio, como nesse tópico: Aquele tal carburador BS26

Mas nele não tem uma foto com a a agulha montadinha certinho, só com a agulha na ranhura original...
'cê não tem uma foto aí? pois se vou tirar o pistonete, já dá pra dar uma olhada nisso também, visto que, pelo que me pareceu lendo o tópico, a agulha fica dentro do pistonete...

Ops... agora, sim, o link está correto!Darkangel27639594,4619560185

Identificação:

Alisson A.R.O

ForTrudi preta (em teste), 2004, 14.500km (desde os 9.000km comigo)

Porto Alegre, RS.



Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2008 07:52 #10 por Alex_olv
Respondido por Alex_olv no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo
JD, me diga uma coisa
e isso pode e deve ser feito na Burgmann então ?
vc mencionou que atualmente esse carburador está na BG né, então creio q possa fazer,
minha namorada tem uma, e ela tem consumo alto mesmo, como vc mencionou.

E nas Intruders 125cc novas, as 08/08, é preciso isso ?

Desculpe minha ignorância,
hehe =D

Intruder 125cc 08/08

Curitiba / PR



EU NÃO PATROCINO O CRIME!! NÃO COMPREM PEÇAS USADAS!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2008 08:40 #11 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo
Alex, eu não ví ainda nem mesmo foto do carburador dela (foto em que pudesse ser visto o pistonete na posição de repouso). Mas uma coisa a ser considerada é que na Burgman esse carburador não apresenta falhas, pelo menos não vejo relato disso, só de consumo elevado mesmo. Entretanto, é uma tentativa válida...


Darkangel276, não dá para desmontar essa parte do carburador com ele no lugar, é inviável e inclusive perigoso forçar o conjunto na tentativa de soltar os 4 parafusos da tampa do diafragma.


A agulha vai presa no fundo do pistonete. No tópico do "tal BS26" (que está trocado no seu link, acima) aparece como retirá-la.


Esta deverá ser a posição a ser usada, com essa técnica do calço do pistonete:


trava na 4ª ranhura, de cima para baixo, calço plástico e arruela adicional de 0,5 mm por cima. Com isso, a agulha estará 0,5 mm mais baixa que a posição original de fábrica.








Na foto a seguir, a arruela que está por cima da mola, é a original dela, que serve para impedir que a agulha passe pelos elos da mola e literalmente "caia", o que acarretaria uma regulagem absurdamente pobre... essa arruela tem 0,5 mm de espessura.








Então, na falta da arruela adicional a ser usada nesse reposicionamento da agulha, pode-se fazer o que mostro a seguir:


fecha-se um pouco o elo final da mola, para que ela realmente se apóie na trava da agulha (observe a primeira foto, em que a trava aparece por baixo)...








esse reposicionamento da agulha para "quase" a posição original de fábrica, torna-se possível por causa da eliminação do excesso que o pistonete causava. Eu adotava a trava na posição do meio para diminuir o consumo no geral. Agora, eliminada fonte do problema pode-se subir um pouco a agulha... dará um pouquinho de força a mais na alta.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2008 08:57 #12 por Darkangel276




JD, essas duas fotos são diferentes das que você postou acima...

Desculpe a ignorancia, mas essas fotos aí de cima mostram algo de metal em cima e algo de metal em baixo do plastico, isso é grudado nele? ou são as tais arruelas que você disse?
Principalmente nessa primeira foto as duas arruelas parecem estarem grudadas no plastico, mas na segunda já não!

Essa trava na 4ª ranhura nada tem a ver com essa arruela? é uma trava que tem no proprio plastico? e dai vai mais uma arruela em baixo dessa trava e mais um em cima?

Ai, meu deus, quantas dúvidas, espero que tenha sido claro e que entendas...
E tem mais uma arruela bronzeadinha mais em baixo, junto com a mola... essa é a original?Darkangel27639594,5011226852

Identificação:

Alisson A.R.O

ForTrudi preta (em teste), 2004, 14.500km (desde os 9.000km comigo)

Porto Alegre, RS.



Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2008 09:10 #13 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo
na 1ª e na 2ª foto (da minha postagem), de cima para baixo, aparece a arruela adicional, o calço de plástico (o marrom), a trava, e mais para baixo a arruela original e a mola...


Nessa foto que vc copiou do tópico do BS26, aparece a agulha do carburador que comprei separadamente, o meu primeiro BS26. Ela não tinha a arruela que mantém a agulha pressionada para cima. Porisso tive que fechar a ponta da mola...


Uma coisa a ser esclarecida:


no carburador a vácuo, a regulagem da posição da agulha se faz de cima para baixo, ou seja, a agulha se apóia por baixo de um "batente"... porisso a mola a empurra para cima.


no carburador mecânico, o VM22, a regulagem se faz de baixo para cima... a agulha se apóia por cima da base no pistonete.
Jduarte39594,5078703704

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2008 09:59 #14 por luizf
Respondido por luizf no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo
E não há necessidade de promover esta modificação do calço nos VM22?

O ministério da saúde adverte: falta de personalidade obriga o indivíduo a manifestá-la usando meios materiais.
Farroupilha(RS);

Belo Horizonte(MG);

Concórdia(SC);

Erechim(RS);

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2008 14:44 #15 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do CALÇO - Intruder vácuo
não, Luizf, o acionamento do pistonete é diferente nos dois carburadores... no VM22 nem haveria onde colocar um calço no pistonete, como esse necessário no BS26.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.239 segundos