Bem, consultando a wikmotpidia, acabei não encontrando nada sobre a tar borracha.
Mas parece que quando ela tá ruim a moto pipoca, ... ou não ?
Mas como está o desempenho de sua moto ?
Pois se o sensor estiver ruim ela ficará ruim no geral.
As vezes o consumo alto pode ser o cálculo errado, ou, como o critério de tanque cheio é puramente visual e nada técnico, pode estar ai o erro.
Para não haver dúvidas tem de encher até o nível do copinho. O ideal é fazer isso em casa, pois ai sem pressa a gente adiciona a gasolina até uma marca no copinho e depois completa o tanque observando a mesma marca no copinho.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Meu amigo Soueu, obrigado pela disponibilidade, sei e concordo que uma medição errada pode comprometer o cálculo, mas não ao ponto de dar uma diferença tão substancial nos números( Pelo menos não no meu caso) só para você ter uma idéia, os números são o seguinte: 424,7 km rodados 15L abastecidos= 28,31km/L , mesmo que eu tenha colocado 500 ml a mais da última medição os números iriam para 29,28 km/l, sem dúvida os números melhorariam, mas ainda assim ficariam bem abaixo dos citados pelos amigos Fazeiros e eu confesso que estou sendo muito exagerado com 500ml, pois o meu parâmetro é justamente o copinho, tenho certeza que se errar vai ser no máximo 100ml para mais ou menos. Quanto à questão da borracha e suas consequências quando está gasta eu ainda não percebi ela pipocando, portanto se está realmente gasta, não deve estar a ponto de provocar o efeito PIPOCAR.
"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Estou fazendo uma experuiencia com minha FAZER 2012.
Abasteci o tanque até o talo passando a régua (kk);...
Porem estou ando com minha moto até 6.000 RPM cerca de 85km max 90km (6.000 RPM).. Trocas de marchas suaves... A moto ja to com quase 200 km no trip1 e até agora só abaixou 2 pontos de gasola.. Apesar que o marcador da fazer não é 100% preciso tem uma variação grande...
Acho que eu devo ser o de punho mais leve, com toda a certeza!
Aqui a reserva acende com quase 400km, às vezes até depois disso!
Realmente não peso nada e não corro também. Velocidade máxima (dentro da cidade) é sempre 90/100km.
Nas marginais, 6000rpm me dá cerca de 93/94km, aí fico nessa, não passo.
Troca de marchas faço sempre até 4000rpm, trânquilo (só se tem muito carro, aí vou mais rápido, para sair na frente).
Isso me garante sempre mais de 30km/l, nas últimas medições, que tenho feito sem andar com nenhuma garupa, médias ainda melhores, até 38km/l consegui fazer (trecho rodoviário, velocidade máxima 110km/h).
Se eu colocar a bolha, acho que vou conseguir consumo melhor que moto 125cc, heuaheuahe (brincadeira).
Óleo sempre trocado com 2.500km, gasolina sempre aditivada de posto de qualidade e pneus calibrados sempre mais cheios, 36 na frente e 39 atrás.
Cara eu estou trocando o oleo da minha FAZER a cada 1.500 km.. voce acho que isso esta sedo um exageiro muito grande da minha parte.???
O que vc me diz?
JPaulosg escreveu: Acho que eu devo ser o de punho mais leve, com toda a certeza!
Aqui a reserva acende com quase 400km, às vezes até depois disso!
Realmente não peso nada e não corro também. Velocidade máxima (dentro da cidade) é sempre 90/100km.
Nas marginais, 6000rpm me dá cerca de 93/94km, aí fico nessa, não passo.
Troca de marchas faço sempre até 4000rpm, trânquilo (só se tem muito carro, aí vou mais rápido, para sair na frente).
Isso me garante sempre mais de 30km/l, nas últimas medições, que tenho feito sem andar com nenhuma garupa, médias ainda melhores, até 38km/l consegui fazer (trecho rodoviário, velocidade máxima 110km/h).
Se eu colocar a bolha, acho que vou conseguir consumo melhor que moto 125cc, heuaheuahe (brincadeira).
Óleo sempre trocado com 2.500km, gasolina sempre aditivada de posto de qualidade e pneus calibrados sempre mais cheios, 36 na frente e 39 atrás.
Jader, considerando a recomendação da Yamaha de trocas a cada 5.000km, acho que 1.500km é exagerado sim.
Troco a cada 2.500km por precaução (usando sempre Yamalube), mesmo porque não ando muito e penso que a cada 6 meses (+ ou -) a gente deva substituir o óleo.
Depende muito do uso que você faz, condições de tráfico, combustível que você abastece, etc.
Como seu uso parece normal, coloque mais 1.000km aí nas trocas, mesmo porque daí você "encaixa" com as manutenções e trocas programadas no manual.
O combustível de boa procedência é fundamental, acho que se for ruim, não adianta ser punho leve, ele simplesmente não vai render mesmo.