Contribuição do Chicolau em outro tópico!
veja a nova bmw
O modelo, que muito em breve ganhará as ruas sob a
alcunha de BMW K1600 –
neste caso, sairão apenas alguns detalhes de acabamento e estilo, e
serão incluídos pára-brisa mais alto e uma posição de pilotagem mais
ereta –, traz uma coleção de tecnologias revolucionárias. A começar pelo
motor.
Por uma questão de espaço e distribuição de peso, as motos costumam ter
motores pequenos e relativamente limitados. Mas neste caso, a BMW
conseguiu desenvolver um motor de 6 cilindros incrivelmente compacto
(apenas 56 cm de largura) e também muito leve, com apenas 102 kg - mais
ou menos o mesmo peso de um motor de carro popular. Mesmo peso, três
vezes mais performance.
A moto traz o sistema Adaptive Lighting, que ajusta
automaticamente a inclinação do farol nas curvas
Mas nada é tão revolucionário quanto o sistema Adaptive Lighting.
Quando você vai entrar numa curva, o que faz? Inclina a moto - e, com
isso, faz com que o farol passe a apontar para fora. Mas a Concept Six
tem um sensor que mede a inclinação da moto em tempo real. Graças a
isso, ela consegue saber quando está fazendo uma curva e calcular seu
ângulo. O comp**ador de bordo usa essas informações para ajustar o
farol, que gira para compensar a inclinação. Resultado? O feixe de luz
sempre fica exatamente no meio do campo de visão do piloto, não
importando a posição da moto.
A BMW ainda não anunciou o preço da moto. Mas, a julgar pelos atuais
modelos da marca, ela deverá superar com folga o valor de R$ 100 mil.
Para quem gosta de motos e tecnologia, vale cada centavo. E também é um
marco na indústria – não é todo dia que uma empresa tem a ousadia de
transformar um veículo-conceito em produto comercial.
Agora contribuição do Patriarca!