Scooter para os que gostam, também tem aqui!
Com direito a matéria do Scooter Clube do Brasil.
Fonte:
www.scooterclube.com.br/node/70
O Scooter Clube Entrevistou o Sr.Pedro Bozzola, brasileiro, residente
na Itália e que nos contou suas impressões na entrevista abaixo.
Nome: Pedro Bozzolla Vieira
Profissão: Arquiteto
Cidade:Belo Horizonte (atualmente vivendo em Genova-Italia)
Moto/Scooter: Honda Foresight 250cc
Tempo de Habilitação para motocicleta:1 ano
Scooter Clube -Quando tomou a decisão de adquirir uma scooter e
porque?
Pedro - Uma série de fatores me levaram a essa decisão além de uma
vontade que eu já tinha a muito tempo de ter uma moto. Estava cansado de
esperar ônibus, aqui na itália tem muita oferta, seja de modelos que
de preços. Aqui você não paga estacionamento rotativo, você não fica
preso em congestionamento, encontra sempre lugar para parar ao contrário
do que acontece com os proprietários de automóveis. Mas acima de tudo o
prazer de passear.
SC -Qual seu histórico de motos/scooters?
é meu primeiro scooter.
SC - Em relação a segurança, em pilotar, qual sua opinião?
Pedro - Acho que a pessoa precisa ter bastante responsabilidade para
guiar uma moto, ainda bem que eu não comprei uma moto quando tinha 18
anos porque provavelmente teria feito alguma burrice e ao contrário do
automóvel com qualquer bobeira você pode se machucar muito. Para resumir
tem que assumir a famosa postura da direção defensiva.
SC - Em relação ao conforto, qual sua opinião?
Pedro - Eu diria que a chuva realmente é um problema, mas aqui na Itália
não tem um período chuvoso longo e intenso como no Brasil então é mais
fácil. Os problemas aqui são o frio (mas se você tiver agasalhado nem
sente). De qualquer jeito no inverno a luva é um artigo indispensável
porque a mão fica dura e chega a doer! O outro problema é quando neva,
aí não tem jeito! È chão certo! Já vi gente derrapando e caindo a
15km/h numa reta. Outra coisa que para um scooter é um problema é pegar
estrada porque ao contrário da moto o scooter é um veículo
essencialmente urbano e no meu caso apesar de ter um motor bem legal
(250cc) as marchas são automáticas então não responde com a agilidade
necessária pra te tirar de repente de uma situação complicada.
SC - A potência é o item mais importante? justifique.
Pedro - O mais importante não, mas é bem importante. Eu ando bastante
com minha mulher na garupa e Genova assim com Belo Horizonte é uma
cidade cheia de ladeiras, com uma cilindrada baixa o scooter fica
devendo muito...
SC - Utiliza para qual propósito?
Pedro - Faço tudo com ele vou e volto todo dia do trabalho, faço
compras, vou ao cinema, saio pra passear, i pra praia, uso sem exagero
sete dias por semana.
SC - Já se acidentou/ou quase se acidentou? Qual foi o motivo?
Pedro - Tomei dois tombos quando estava fazendo auto escola sem maior
gravidade, só pequenas escoriações e um pouco de dor no joelho. O
motivo foi a total falta de experiência quando se está aprendendo. Ao
partir subindo em uma ladeira por falta de intimidade com a embreagem
(na mão) eu soltei de uma vez a embreagem e acelerei demais, o scooter
empinou e eu fui pro chão.
SC - Você tem interesse de saber mais detalhes sobre scooters?
Pedro - Com certeza, ano que vem vou voltar pro Brasil e pretendo
comprar um scooter. é uma grandíssima pena que não tenha scooter de
cilindrada mais alta aí no Brasil. O jeito é torcer (e pressionar) pros
fabricantes no Brasil se ligarem. Eu já mandei e-mails pra sundown e pra
Honda, eles me falaram que a sugestão está anotada mas...
SC - Qual sua opinião sobre a concessionária que comprou. Cite
nome e local.
Pedro - Comprei aqui na Itália.
SC - Trocaria/Trocou por outra moto ou veículo? Porque.
Pedro - Estou completamente satisfeito com essa Honda foresight, se
tivesse dinheiro trocaria por uma nova (Honda ou Yamaha) porque a minha
já comprei usada e é bem rodadinha (32.000 Km).
SC - Recado final
Pedro - Vamos botar gás nesse pessoal ai do Brasil para que abram mais
fábricas e que produzam mais modelos. Nada melhor do que ter opçoes de
preço, cilindrada e modelo. Eu acho que é um mercado com um potencial
enorme e ainda pouquíssimo explorado. Sou muito fã dos scooters porque
como disse acima por uma série de motivos (que podemos discutir depois)
eles são mais adaptados ao transito urbano. Torço para que acabe um
certa mentalidade (leia-se preconceito) que ainda existe no Brasil de
que scooter é moto de menininha! O scooter é uma alternativa e uma
possibilidade inteligentíssima para um deslocamento prazeroso e ágil!!!
Posso dizer que é quase uma escolha ideológica.
Este modelo de Scooter, é fabricado pela Honda desde 1987, e veio em
substituição da "futuristica" Honda Helix Streamliner, da década de 80,
além do modelo 250cc existe também a de 125cc, boatos dizem que a Honda
irá lançar a esperada versão 400cc, mas pelos especialistas, isso é
praticamente impossível.
Pedro - Aqui no Brasil, não se tem informação sobre algum
proprietário, e a Honda por enquanto não tem interesse em fabrica-la no
Brasil. Ela é muito utilizada na Itália, Alemanha e França, onde faz o
maior sucesso.
Scooter Clube do Brasil