Macete, pra que?

24 Nov 2006 21:04 #16 por Mariohlp
Respondido por Mariohlp no tópico Macete, pra que?
pabloreg: na verdade num sei se realmente é a pouca gasolina, mas vamos aos fatos:

Tirei Zero, enchi o tanque: resultado: 12L gastos (entrou na reserva e marquei) e mais ou menos 400km rodados = 33,3km/L

Assim foi, na segunda vez deu média de 31,9km/L

Foi pra revisão de 1000Km/ qdo entrou na reserva, blz.

Saí da concessionária e enchi o tanque: resultado: 32km/L

Depois um dia eu fui na concessionária e pedi pro mecânico fazer pra mim o esquema do duto JD, ele fez na minha frente e tava com 10 conto apenas, coloquei os 10 conto, a moto tinha entrado na reserva @ 1km do posto, 10 reais = 4,1L de gas comum, andei apenas com esta gasolina e deu 160,3km qdo entrou na reserva de novo. por isso 40km/L.

Agora eu resolvi encher o tanque e ver com o esquema do duto se melhorou, está quase terminando (ponteiro no meio da reserva mas não entrou na reserva ainda, acho que merca bem errado) e está com 350km, ou seja, pra dar uns 30km/L por enquanto, mas acho que num vai muito mais longe de 33km/L.

vou esperar pra concluir melhor, mas acho que o esquema do Duto num fez efeito na minha, pelo menos pra economia, agora colocar pouca gasolina já senti nas curvas e um melhor "jogo de cintura" da moto. Além de ter feito estes 40km/L.

Agora os Especialistas do fórum poderiam Dissertar sobre isso!hehehe

Abraços...

Mário

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27 Nov 2006 06:49 #17 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Macete, pra que?
Vc chegou na mesma conclusão que eu, o imousse, o leander e outros. O macete do tubo não funciona se sua moto ja estiver bem regulada. Se estiver mal regulada, no momento da regulagem o cara afasta o tubo e acha que foi o tubo. Para os que gostam de fazer contas, pensemos no segunte: Quanto de ar (frisemos que isto é teorico ok?) entra em um motor durante um percurso de 1 km a uma rotação constante de 7000 rpm? Quanto ela deveria consumir de gasolina neste percurso considerando que a queima ideal é de 15 partes de ar e uma de gasolina? Vou pensar nisto e continuo o post depois


Abraço.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

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27 Nov 2006 13:21 #18 por jahlikebike
Respondido por jahlikebike no tópico Macete, pra que?
Nao entendi, sua intruder tem marcador?
Abs

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27 Nov 2006 19:06 #19 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Macete, pra que?
Mario, desde que comprei a Intruder ela sempre consumiu menos de 1 litro a cada 30km rodados.


Dependendo do meu uso ela faz entre 35 e 39km/l, apenas uma vez bati na casa dos 40km/l, lembrando que ando muito com garupa.


Na estrada, andando forte mesmo, ela fez 32km/l na última medição, mas isso foi com a moto carregada (eu, garupa, alforge e mala) e sempre com o cabo perto do máximo.


Abraço,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

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28 Nov 2006 06:39 #20 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete, pra que?

Sergio escreveu:
Vc chegou na mesma conclusão que eu, o imousse, o leander e outros. O macete do tubo não funciona se sua moto ja estiver bem regulada. Se estiver mal regulada, no momento da regulagem o cara afasta o tubo e acha que foi o tubo. Para os que gostam de fazer contas, pensemos no segunte: Quanto de ar (frisemos que isto é teorico ok?) entra em um motor durante um percurso de 1 km a uma rotação constante de 7000 rpm? Quanto ela deveria consumir de gasolina neste percurso considerando que a queima ideal é de 15 partes de ar e uma de gasolina? Vou pensar nisto e continuo o post depois


Abraço.






Aham,...


continue, por gavor. Eu estou interessado na explicação.


Sabiam que 15 partes de ar para uma de gasolina (em peso) já pode ser considerada uma mistura pobre?
Jduarte39049,3803472222

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28 Nov 2006 13:49 #21 por kuila
Respondido por kuila no tópico Macete, pra que?
tb fiquei curioso, fico no aguardo.

aeww Jduarte, qto tempo, bom ter sua presença no forum.

abs.



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

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28 Nov 2006 20:34 #22 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete, pra que?

Pfau escreveu: Kuila, a questão que eu levanto é a da proporção. Tem que se ter uma proporção certa de ar/combustível para que ocorra a correta refrigeração do pistão. Uma das funções da gasolina é de ser refrigerante, sendo que se se aumentar a quantidade de ar tem que aumentar a quantidade de gasolina para manter a proporção correta. O esquema que foi mostrado aumenta a quantidade de ar(cortando o restritor) e diminui a quantidade de gasolina. Não importa o quanto vc feche o parafuso da mistura que não vai compensar o excesso de ar. Mas, se a mistura que vem de fábrica for rica demais, fazendo essa regulagem daria um jeito nisso.






Olá...


eu gostaria de saber de onde veio essa idéia de que se aumenta a quantidade de ar? E se vc acha isso, o que acha então da retirada pura e simples do restritor?


Deixe explicar-lhe, que tudo o que é feito naquele tutorial visa eliminar os excessos de mistura, tanto do circuito da baixa (afastar o tubo, e cortar o restritor - falo dele já já), como da alta (abaixar a agulha e o nível de gasolina na cuba). O nível da cuba também influencia no circuito da baixa. E tudo isso, mantendo o restritor no lugar.


Um dos problemas dessa configuração adotada pela Suzuki, é o trajeto que o fluxo de ar tem que fazer, ao ser puxado para dentro do motor. O restritor original da Yes faz com que o fluxo tenha que realizar uma curva de quase 90 graus no final dele. Isso gera uma perda de eficiência do ar, desse fluxo de ar. Logo a seguir, o tubo condutor de ar provoca outras duas curvas, uma à direita entrando no tubo, e outra à esquerda entrando finalmente pelo bocal do carburador.


Mas esse fluxo de ar não está sendo soprado para lá. Lembre-se que ele está sendo aspirado, puxado pelo motor. E isso, tambem faz com que o fluxo "se distenda" mais ainda nesses pontos de arrasto, que são os pontos de curva.


Ao retirar o restritor, eliminamos a primeira perda de eficiência. E observando isso é que eu cortei o restritor, para que o fluxo pudesse ter um trajeto mais facilitado.


Ainda sobre o restritor: a ponta interna dele tem diâmetro de 28 milímetros. O ventúri do carburador (bem no miolo dele, onde está o pistonete) tem o equivalente a 22 milímetros. A boca de saída do carburador, a que fica voltada para o motor, tem o diâmetro máximo de 26 mm.


Sabe o que isso significa?... que o restritor foi planejado para suportar mais ar do que o que pode passar pelo carburador.


Depois eu ainda vou falar sobre esse tubo condutor.


Dois braços, pissuaus...

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28 Nov 2006 20:35 #23 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete, pra que?

kuila escreveu: tb fiquei curioso, fico no aguardo.

aeww Jduarte, qto tempo, bom ter sua presença no forum.

abs.



obrigado, meu caro!!!...

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28 Nov 2006 21:22 #24 por pabloreg
Respondido por pabloreg no tópico Macete, pra que?
Aeee.. clareou as idéias!!

Mas não vi no tutorial (PowerPoint, Seu e do Hedertone) falando de cortar o restritor.
Será que eu peguei uma versão beta? :)

Bom d+ esse tuto! E melhor ainda o resultado já comprovado pela galera que testou!

João, Parabéns pela paciência de ensinar os truques!!

Pablo Regino

Goiânia/GO - Intruder 06/07

Job Fotografo: www.pablofotos.com.br



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28 Nov 2006 21:34 #25 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete, pra que?

pabloreg escreveu: Aeee.. clareou as idéias!!

Mas não vi no tutorial (PowerPoint, Seu e do Hedertone) falando de cortar o restritor.
Será que eu peguei uma versão beta? :)

Bom d+ esse tuto! E melhor ainda o resultado já comprovado pela galera que testou!

João, Parabéns pela paciência de ensinar os truques!!



Obrigado, Pablo... todos merecem experimentar isso também...


Sobre o tuto, realmente acho que o Tone ainda não colocou o último corte do restritor... é que ele aparece naquele tópico do pequenasnotaveis...

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29 Nov 2006 08:09 #26 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Macete, pra que?

Jduarte escreveu:



Ainda sobre o restritor: a ponta interna dele tem diâmetro de 28 milímetros. O ventúri do carburador (bem no miolo dele, onde está o pistonete) tem o equivalente a 22 milímetros. A boca de saída do carburador, a que fica voltada para o motor, tem o diâmetro máximo de 26 mm.


Sabe o que isso significa?... que o restritor foi planejado para suportar mais ar do que o que pode passar pelo carburador.



O que não esta sendo levado em consideração é exatamente o efeito venturi. Deve-se ser levado tambem em consideração a boca de entrada de ar no carburador. Esta tem um diametro interno de 36,0 mm para que o ar ao passar pelo venturi de 22,0 mm tenha a sua velocidade aumentada. A boca de saida tem diametro menor que a entrada exatamente para que a velocidade de saida da mistura seja maior que a velocidade de entrada de ar.

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29 Nov 2006 11:09 #27 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete, pra que?

Sergio escreveu:
O que não esta sendo levado em consideração é exatamente o efeito venturi. Deve-se ser levado tambem em consideração a boca de entrada de ar no carburador. Esta tem um diametro interno de 36,0 mm para que o ar ao passar pelo venturi de 22,0 mm tenha a sua velocidade aumentada. A boca de saida tem diametro menor que a entrada exatamente para que a velocidade de saida da mistura seja maior que a velocidade de entrada de ar.






Certo...


então, o volume de ar que está saindo do carburador para o motor, é o mesmo que está entrando pelo carburador, só que com velocidade (e densidade) diferente, correto?


O restritor continua dando conta desse volume...

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29 Nov 2006 11:34 #28 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico Macete, pra que?
JDuarte, o fato de vc mexer no restritor ou retira-lo aumentará o volume de ar, certo? Até aqui não há duvida alguma para ninguém. O que eu quero saber de você é se a mistura vem rica da fábrica, pois se for assim esse maçete fará sentido para mim. Já rodei 2000km com a minha intruder e não vejo esse problema que vocês relataram de falta de potência, talvez a suzuki tenha dado um jeito nisso. Não etou duvidando da sua capacidade, só estou querendo aprender.

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29 Nov 2006 11:45 #29 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Macete, pra que?



Certo...


então, o volume de ar que está saindo do carburador para o motor, é o mesmo que está entrando pelo carburador, só que com velocidade (e densidade) diferente, correto?


O restritor continua dando conta desse volume...



É neste ponto que eu discordo. Basta colocar o restritor na minha moto, que apenas em um dia a vela fica preta (mistura muito rica), e com um rendimento muito menor, com a minha regulagem. Tira-se o restritor e no dia seguinte a mistura volta para a ideal e a vela marrom. Isto comprova que com o restritor o volume de ar admitido é menor. Friso que a minha regulagem tem a agulha regulada 0,3 mm mais alta que a regulagem original através de calço. Sem o restritor, com um dente a mais na regulagem da agulha ainda deixa a mistura rica. Estes 0,3 mm consegui após muitos testes. Com o restritor no lugar e com a regulagem de fabrica, a mistura estava muito boa, apenas a moto não tinha o rendimento que eu queria, mas nada muito diferente das outras 125.



João Tadeu39050,5822337963

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29 Nov 2006 17:34 #30 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete, pra que?

Pfau escreveu: JDuarte, o fato de vc mexer no restritor ou retira-lo aumentará o volume de ar, certo? Até aqui não há duvida alguma para ninguém. O que eu quero saber de você é se a mistura vem rica da fábrica, pois se for assim esse maçete fará sentido para mim. Já rodei 2000km com a minha intruder e não vejo esse problema que vocês relataram de falta de potência, talvez a suzuki tenha dado um jeito nisso. Não etou duvidando da sua capacidade, só estou querendo aprender.



Opa, Pfau...


olha, eu também estou aprendendo ainda...


mas tirar, ou mexer no restritor não aumenta volume de ar. Só facilita a passagem, direcionando e diminuindo a perda de eficiência do fluxo de ar. Pense assim: o motor continua puxando a mesma quantidade de ar, e o restritor original tem plena capacidade de vazão para essa quantidade. Ele não modifica isso.


Se alguém fizesse um restritor que tivesse aquele cano dele inclinado, já apontando para o tubo condutor lá dentro da caixa de ar, a diferença perceptível de usar ou não o restritor seria apenas o barulho! Afirmo isso... é isso mesmo: eu afirmo isso.


Depois de toda a barulheira que se seguiu à publicação da minha dica, a Suzuki já fez alguma coisa sim. Até então, os carburadores vinham com mistura rica nos dois sistemas principais, o da baixa (afetado pelo tubo de ar, e pelo nível de gasolina na cuba) e o da alta, afetado principalmente pelo nível. Na alta vc tem a opção das regulagens disponíveis na agulha do pistonete, o que mesmo assim não conseguia eliminar o excesso. Mas na baixa, até hoje o problema é o efeito do tubo sobre esse circuito dos carburadores.


Recentemente mexí em duas Suzuki 2007: uma Yes que estava com apenas 400 km e consumo excessivo, e uma Intruder, com 4700 km, com falha em alta rotação.


Ambas têm o mesmo carburador, mas a Intruder tem giclê diferente. O que encontrei, em termos de nível da gasolina: Intruder, entre 5 e 6 milímetros abaixo da linha superior da cuba... Yes, nível em 8 milímetros!!! Nessa, específicamente, fiquei até assustado! A mistura da alta estava extremamente pobre, mesmo com a agulha na posição padrão... e a moto saiu da loja assim, ninguém mexeu nela até esse amigo me procurar.


Bom, por curiosidade, eu sugiro que vc faça uma breve experiência na sua moto: sem mexer em mais nada, apenas afaste o tubo condutor de ar. Se achar que o motor ficou com a marcha-lenta irregular, dê um jeito de só acertar o parafuso da mistura da lenta, e a própria lenta. Não se preocupe, pq isso é apenas para dar estabilidade à marcha-lenta, não é uma regulagem de potência. E rode um pouco, num trajeto conhecido e bem usual para vc. Depois é só soltar e voltar a posição do tubo, e ajuste da lenta originais...


E depois nos diga aqui...
Jduarte39050,8247800926

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