Tenho uma Yes com 13000 km. Ando aproximadamente 1000 km por mês, e minha média de consumo fica em torno de 29 km/l. A curiosidade é que tenho a mão pesada, pois meu percurso diário envolve via Anchieta (110 km/h), marginal Pinheiros (90 km/h) e via Castello Branco (120 km/h). A velocidade media fica entre 100 e 120 km/h no velocimetro. Nesta semana o pneu chegou na marca TWI e por motivo de segurança manerei na mão direita para 90 a 100 km/h nas estradas (nunca abaixo disso). Para minha surpresa, a média da semana foi de 34,4 km/l. Detalhe, na minha moto o tubo condutor esta original, a agulha está mais alta e ando sem o tubo restritor de ar. Esta configuração fiz, visando melhoria de desempenho devido ao meu grande percurso diário em estrada. Se diminuir a minha média para 70 a 90 km/h o consumo provavelmente deve ultrapassar os 36/37 km/l. Tenho lido no site que a média de velocidade e consumo após modificações tem sido semelhante a minha desta semana. Pergunto: será que esta melhoria de consumo não é causada por uma condução mais cuidadosa e não por modificações? Favor comentar.
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Ae Sergio, eu nao fiz o macete, mas meu amigo Elio, defende mto, e a melhora eh real, mas nao esqueca q tb mexem no carburador, mas melhora "psicologica" eu tenho certeza que nao eh...
Pq nao tenta fazer algum dia, eu tenho curiosidade...
Abs
Esse macete eu li e achei perigoso. Pelo que entendi a mistura é empobrecida, pois se abaixa a agulha, abaixa o nivel da bóia e aumenta a quantidade de ar. Numa dessa acaba furando o pistão.
jahlikebike escreveu: Ae Sergio, eu nao fiz o macete, mas meu amigo Elio, defende mto, e a melhora eh real, mas nao esqueca q tb mexem no carburador, mas melhora "psicologica" eu tenho certeza que nao eh...
Pq nao tenta fazer algum dia, eu tenho curiosidade...
Abs
Eu fiz e o desempenho na minha diminuiu. Para voltar tive que novamente subir o nivel da cuba e voltar a agulha para a posição intermediaria com o calço original, mais um de 0,3 mm. O tubo afastado ou não não afetou em nada.
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Pfau escreveu: Esse macete eu li e achei perigoso. Pelo que entendi a mistura é empobrecida, pois se abaixa a agulha, abaixa o nivel da bóia e aumenta a quantidade de ar. Numa dessa acaba furando o pistão.
Pfau acho q vc interpretou errado, o macete consiste não só nos ajustes de peças mas também na regulagem, então se vc depois de fazer o macete não regular o carburador aí sim se torna perigoso, mas a partir do momento que vc regula direito a mistura ar+combustível fica tudo ok, não é a toa que é aconselhado checar a coloração da vela antes do macete e depois do macete, pois na coloração é fácil de identificar mistura pobre ou rica.
A regulagem de ar só serve para rotações mais baixas, ela não altera em alta rotação. Alterar o nivel da bóia é uma regulagem da carburação. Eu não fiz nada na minha moto, ainda não experimentei esse acerto.
O Pfau esta completo de razão. Todas estas modificações visam o empobrecimento da mistura. Para andar em baixa pode ser mais economica, mas o tempo todo com o cabo enrolado, num sei não...
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
justamente por isso que eu disse que é necessário o acerto da carburação, cada um vai regular seu carburador de acordo com seu modo de pilotagem a fim de obter maior sintonia no desempenho/consumo.
não adianta vc afastar o tubo, o que vai fazer o ar fluir melhor, alterar a bóia e não fazer as demais regulagens tipo:
regulagem da lenta
regulagem ar+combustível
boa lubrificação (manutenção em dias)
calibragem correta
até a regulagem da manopla e manetes influencia, ou seja vc não pode mudar o coração sem antes verificar se as veias não tão entupidas.
agora se é pra andar com o cabo enrolado o tempo todo acho q 125cc é pouco, pode estar na melhor regulagem e na melhor manutenção q a vida útil vai ser baixa.
Kuila, a questão que eu levanto é a da proporção. Tem que se ter uma proporção certa de ar/combustível para que ocorra a correta refrigeração do pistão. Uma das funções da gasolina é de ser refrigerante, sendo que se se aumentar a quantidade de ar tem que aumentar a quantidade de gasolina para manter a proporção correta. O esquema que foi mostrado aumenta a quantidade de ar(cortando o restritor) e diminui a quantidade de gasolina. Não importa o quanto vc feche o parafuso da mistura que não vai compensar o excesso de ar. Mas, se a mistura que vem de fábrica for rica demais, fazendo essa regulagem daria um jeito nisso.
Então o tutorial está errado mesmo, manda abaixar a agulha, abaixar o nivel da bóia e cortar o tubo do restritor. Se vc está mandando mais ar tem que mandar mais gasolina tb. O pior é que o tutorial esta bonito pra caramba, é só corrigir então.
elio_filho: e fazendo isso, ela está consumindo qto? e como tu tem andando com ela?
Eu fiz apenas o do duto, mas num mudou nada no consumo final, tá na faixa de 31~32km/L enchendo o tanque....agora se eu coloco apenas 10 conto, ela faz uns 40 fácil.