Macete, pra que?

30 Out 2006 07:44 #1 por Sergio
Macete, pra que? foi criado por Sergio
Tenho uma Yes com 13000 km. Ando aproximadamente 1000 km por mês, e minha média de consumo fica em torno de 29 km/l. A curiosidade é que tenho a mão pesada, pois meu percurso diário envolve via Anchieta (110 km/h), marginal Pinheiros (90 km/h) e via Castello Branco (120 km/h). A velocidade media fica entre 100 e 120 km/h no velocimetro. Nesta semana o pneu chegou na marca TWI e por motivo de segurança manerei na mão direita para 90 a 100 km/h nas estradas (nunca abaixo disso). Para minha surpresa, a média da semana foi de 34,4 km/l. Detalhe, na minha moto o tubo condutor esta original, a agulha está mais alta e ando sem o tubo restritor de ar. Esta configuração fiz, visando melhoria de desempenho devido ao meu grande percurso diário em estrada. Se diminuir a minha média para 70 a 90 km/h o consumo provavelmente deve ultrapassar os 36/37 km/l. Tenho lido no site que a média de velocidade e consumo após modificações tem sido semelhante a minha desta semana. Pergunto: será que esta melhoria de consumo não é causada por uma condução mais cuidadosa e não por modificações? Favor comentar.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 01:54 #2 por jahlikebike
Respondido por jahlikebike no tópico Macete, pra que?
Ae Sergio, eu nao fiz o macete, mas meu amigo Elio, defende mto, e a melhora eh real, mas nao esqueca q tb mexem no carburador, mas melhora "psicologica" eu tenho certeza que nao eh...
Pq nao tenta fazer algum dia, eu tenho curiosidade...
Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 07:02 #3 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico Macete, pra que?
Esse macete eu li e achei perigoso. Pelo que entendi a mistura é empobrecida, pois se abaixa a agulha, abaixa o nivel da bóia e aumenta a quantidade de ar. Numa dessa acaba furando o pistão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 08:14 #4 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Macete, pra que?

jahlikebike escreveu: Ae Sergio, eu nao fiz o macete, mas meu amigo Elio, defende mto, e a melhora eh real, mas nao esqueca q tb mexem no carburador, mas melhora "psicologica" eu tenho certeza que nao eh...
Pq nao tenta fazer algum dia, eu tenho curiosidade...
Abs



Eu fiz e o desempenho na minha diminuiu. Para voltar tive que novamente subir o nivel da cuba e voltar a agulha para a posição intermediaria com o calço original, mais um de 0,3 mm. O tubo afastado ou não não afetou em nada.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 13:01 #5 por kuila
Respondido por kuila no tópico Macete, pra que?

Pfau escreveu: Esse macete eu li e achei perigoso. Pelo que entendi a mistura é empobrecida, pois se abaixa a agulha, abaixa o nivel da bóia e aumenta a quantidade de ar. Numa dessa acaba furando o pistão.


Pfau acho q vc interpretou errado, o macete consiste não só nos ajustes de peças mas também na regulagem, então se vc depois de fazer o macete não regular o carburador aí sim se torna perigoso, mas a partir do momento que vc regula direito a mistura ar+combustível fica tudo ok, não é a toa que é aconselhado checar a coloração da vela antes do macete e depois do macete, pois na coloração é fácil de identificar mistura pobre ou rica.

abs.



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 13:02 #6 por kuila
Respondido por kuila no tópico Macete, pra que?
vcs estão regulando o carburador tb? regulando direito?

abs.



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 13:06 #7 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico Macete, pra que?
A regulagem de ar só serve para rotações mais baixas, ela não altera em alta rotação. Alterar o nivel da bóia é uma regulagem da carburação. Eu não fiz nada na minha moto, ainda não experimentei esse acerto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 13:10 #8 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Macete, pra que?
O Pfau esta completo de razão. Todas estas modificações visam o empobrecimento da mistura. Para andar em baixa pode ser mais economica, mas o tempo todo com o cabo enrolado, num sei não...

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 13:23 #9 por kuila
Respondido por kuila no tópico Macete, pra que?
justamente por isso que eu disse que é necessário o acerto da carburação, cada um vai regular seu carburador de acordo com seu modo de pilotagem a fim de obter maior sintonia no desempenho/consumo.

não adianta vc afastar o tubo, o que vai fazer o ar fluir melhor, alterar a bóia e não fazer as demais regulagens tipo:

regulagem da lenta
regulagem ar+combustível
boa lubrificação (manutenção em dias)
calibragem correta

até a regulagem da manopla e manetes influencia, ou seja vc não pode mudar o coração sem antes verificar se as veias não tão entupidas.

agora se é pra andar com o cabo enrolado o tempo todo acho q 125cc é pouco, pode estar na melhor regulagem e na melhor manutenção q a vida útil vai ser baixa.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 15:33 #10 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico Macete, pra que?
Kuila, a questão que eu levanto é a da proporção. Tem que se ter uma proporção certa de ar/combustível para que ocorra a correta refrigeração do pistão. Uma das funções da gasolina é de ser refrigerante, sendo que se se aumentar a quantidade de ar tem que aumentar a quantidade de gasolina para manter a proporção correta. O esquema que foi mostrado aumenta a quantidade de ar(cortando o restritor) e diminui a quantidade de gasolina. Não importa o quanto vc feche o parafuso da mistura que não vai compensar o excesso de ar. Mas, se a mistura que vem de fábrica for rica demais, fazendo essa regulagem daria um jeito nisso.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 19:41 #11 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Macete, pra que?
Se o esquema mostra isso está ERRADO. Não o macete, mas o tutorial.


Na minha moto o macete foi feito assim:


1 - afastou o tubo (até quase sair)


2 - acertou nível de bóia e agulha (intermediário)


3 - mistura levemente enriquecida (4 voltas no parafuso)


Pronto, apesar da mistura rica a moto precisa de menos acelerador p/ andar... sem contar que, caso precise de motor, terei!!


Abraço,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2006 20:37 #12 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico Macete, pra que?
Então o tutorial está errado mesmo, manda abaixar a agulha, abaixar o nivel da bóia e cortar o tubo do restritor. Se vc está mandando mais ar tem que mandar mais gasolina tb. O pior é que o tutorial esta bonito pra caramba, é só corrigir então.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2006 15:18 #13 por FAROMAN
Respondido por FAROMAN no tópico Macete, pra que?
Queria saber se alguém fez o "macete" na 2007 . Se fez me diga o que achou. Se for alguém de Salvador-Bahia, entra em contato por favor.


Abraços

FAROMAN

Intruder 125 - 06/07

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Nov 2006 17:17 #14 por Mariohlp
Respondido por Mariohlp no tópico Macete, pra que?
elio_filho: e fazendo isso, ela está consumindo qto? e como tu tem andando com ela?

Eu fiz apenas o do duto, mas num mudou nada no consumo final, tá na faixa de 31~32km/L enchendo o tanque....agora se eu coloco apenas 10 conto, ela faz uns 40 fácil.

Abraços...

Mário

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Nov 2006 19:44 #15 por pabloreg
Respondido por pabloreg no tópico Macete, pra que?
?? Não entendi essa moto sua Mario. Pouca gasolina ela rende mais ?

Heheh... pouco peso tá influenciando muito em..

Pablo Regino

Goiânia/GO - Intruder 06/07

Job Fotografo: www.pablofotos.com.br



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.203 segundos