Coluna: Injeção é Moleza!

31 Jul 2006 14:33 #16 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
Paulo,


que é moleza é, mas ficamos limitados a adquirir um power comander ou semelhante para mudar a preparação, já que o "auto ajuste" é limitado.


Sem contar que para ficar bom mesmo, precisamos colocar a moto no dinamometro, visto que nossa "gasolina"(alcolizada) é única no mundo.


Bom, mesmo assim é anos luz do carburador.


Valeu por ter indicado o caminho das pedras.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2006 17:49 #17 por Gero1000
Respondido por Gero1000 no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
Prezado Paulo,


Muito interessante sua reportagem sobre injeção eletronica, especialmente sobre o PCIII USB entre outros. Reconheço que o artigo é espetacular, mas os mapas da dynojet deixam a desejar visto que utilizam combustivel Europeu ou dos EUA, e nosso combustivel com + de 20% de alcool acaba fazendo com que os mapas para download não melhorem as motos e as vezes até piorem. Possuo um PCIIIUSB em minha Gsxr1000 2006 com com ponteira trc yoshimura e filtro K&N, nenhum dos mapas disponiveis para download foi satisfatório, testei varios... quanto a Centros da dynojet, no Brazil não existem. Não encontrei comunidades brasileiras onde conseguisse informações sobre mapas, voce conhece alguma ? Existem outros produtos como o RAPID BIKE, que no fundo é uma unidade similiar ao pcIIIusb com possibilidade de alterar o avanço do motor e o limitador de giro (coisa que a yoshimura oferecia em seu saudoso EMS), porem caimos no mesmo caso sem amparo "mapas" ou equipamento para conseguir adequar nosso combustivel e clima aos estrangeiros. O PCIII USB precisa de uma unidade a parte para poder alterar pontos de ignição e nem sempre consegue modificar o limitador de girus. Ficaria muito grato se disponibilizasse mais informações este tipo de equipamento ou foruns sobre mapas brasileiros.





Abraços





Alex

by Gero1000

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2006 21:24 #18 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
Gero1000, o PCIII é um corretor de mapa, não é um mapa novo. ele pega o seu mapa original e corrige valores. supondo que seu mapa original está adequado para a gasolina brasileira, basta voce pegar um mapa ZERO e acrescentar combustivel aonde voce acha que está faltando.

não vai dar pra fazer nada muito melhor do que isso sem um dinamometro.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2006 06:05 #19 por Gero1000
Respondido por Gero1000 no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
Prezado Paulo,


Talvez eu tenha me expressado erroneamente, mas sei que o PCIII USB é um corretor do mapa original, digamos então que a dynojet disponibiliza correções para modificações como por exemplo no meu caso troca de filtro de ar original para k&N, troca de escapamento para slip on yoshimura TRC Titanium, correções estas feitas em dinamometro com um programa proprio deles e num dinamometro da dynojet modelo se nao me engano 250, conseguindo os melhores valores estas trocas de equipamento original, porem estas mesmas correções não ficam boas em motos brasileiras provavelmente por conta de nosso combustivel. (Perceba que existem correções para os mesmos equipamentos em motos para Europa e para EUA, provavelmente o maior motivo dos dois mapas seja o combustivel e nÃo somente o modo de pilotar - pois os norte americanos "parecem" gostar de mais torque enquanto os europeus de velocidade final). Mesmo com um dinamometro fica muito dificil conseguir um resultado baseado somente na experiencia do profissional visto que o tempo que o mesmo teria de se aplicar seria impagavel, enquanto que com o dinamometro correto e o programa da dynojet o processo seria muito mais rapido e preciso. Voce tem conhecimento de amigos que tenham conseguido bons resultados com as correções de mapa em motos speed e estejam dispostos a trocar ideia para aprendermos junto ? Abraços


Alex

by Gero1000

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2006 08:56 #20 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
Gero1000, é dificil afirmar mas eu não acho que o mapa brasileiro seja igual ao "americano + rico" por causa do combustivel. pelo menos no caso da harley o mapa original brasileiro tem poucas semelhanças com o americano.

por isso eu suponho que as correções pré configurada não se aplicam ao mapa brasileiro porque a base é diferente (especialmente os pontos de ignição). eu creio, portanto, que se voce partir do pressuposto que o mapa brasileiro está com a ignição correta e está mais ou menos certo em termos de mistura, as correções podem ser feitas somente nas faixas aonde voce nota algum problema.

pelas minhas pesquisas a diferença de mistura entre o nosso combustivel e o americano é da ordem de 8%, então supondo uma celula qualquer do PCIII onde a correção recomendada é 12%, voce tem que ajustar essa correção para 13% (0.12 vezes 1.08, ou seja, acrescentar 8% à correção).

já o ponto de ignição é mais complicado, eu ainda não compreendi todo o processo. supondo que o ponto no mapa brasileiro esteja correto, os valores de correção teriam que ser ZERO.

porém é possivel que em baixa rotação voce possa avançar um pouquinho para aumentar o torque. em alta eu já não sei, já que vai entrar mais combustivel, talvez se adiantar um pouco pode começar a detonar.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2006 09:15 #21 por TAMI
Respondido por TAMI no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
Muito boa a matéria, agora eu fico pensando... como é que os mecanicos desse Brasil/Lisarb vai se reciclar? E esse serviçinho deve ser caaaaaaaaaaro...? Já tô até imaginando; simples e caro.

JequiéBA

Princesinha do Gordonline!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2006 09:51 #22 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
bom, eu estou fazendo isso em casa, não gastei nada além do aparelho para alterar a EFI e muito tempo de pesquisa na internet.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2006 18:23 #23 por PSTavares
Respondido por PSTavares no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
Paulo,

Estou a 90% de comprar uma 883R zerada (dessas novas com IE). Penso em comprar um SERT para aplicar um remapeamento pela mudança de filtro e escape e, se entendi corretamente, não poderei utilizá-lo em um outra HD, caso eu venha a evoluir para uma FatBoy, por exemplo.

É uma limitação do próprio SERT, ou de se aplicar um dos remapeamentos padronizados que acompanha o SERT? Ou simplificando, é uma questão de hardware ou software?

Abraços.

São Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2006 19:59 #24 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
é uma questão comercial. o SERT tem um chip que grava o codigo da sua EFI para não poder ser usado em nenhuma outra EFI. voce paga pelo direito de acessar sua propria EFI e pelos mapas que a Harley desenvolveu pra voce.

até agora não vi ninguem que tenha descoberto uma forma de hackear o SERT, resetando esse chip. na pratica o hardware nem deveria ser necessario, eu tenho quase certeza que ele só serve para esse bloqueio e internamente ele deve converter alguns sinais do software em outros (por harware), porque toda a comunicação é serial.

em tese, monitorando a entrada e a saida um hacker poderia eliminar o hardware criando uma nova interface serial por software. mas até agora ninguem se aventurou a fazer isso (e meus parcos conhecimentos não chegam a tanto).

não compre o SERT agora. há poucos mapas para a 883 na versão que está a venda. espere uns meses até que exista uma versão mais completa (ou pelo menos um novo CD)

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2006 20:53 #25 por PSTavares
Respondido por PSTavares no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
Paulo, obrigado pela dica.

No final de sua matéria sobre as novas HD 2007, você escreve:

(*) O motor 883cc da linha Sportster é a base para os modelos 1200cc da Harley (com pistões maiores) e com mudanças no cabeçote e comando de válvulas equipa as BUELL. Há kits de conversão de 883cc para 1200cc disponíveis a custos competitivos.


Um colega (leo_bsb) informa que o kit para aumentar de 883 para 1200 custa cerca de R$ 1000,00. Mesmo assim, vale a pena trazer de fora (vou aos EUA dia 16/Jan)?

Abraços.

São Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2006 21:06 #26 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
eu não cheguei a pesquisar os preços aqui e lá fora, mas em linhas gerais costuma ser mais barato trazer de fora.

faz as contas (voce vai precisar de todos os partnumbers) e veja se compensa. se a diferença for pequena, compre no brasil mesmo.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2007 10:40 #27 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
avalie bem a modificação que voce vai fazer no motor. dou umas dicas:

1) aumentar para 1200cc é bom negocio, mas vale a pena ir mais longe....
2) trocar o comando por um mais "cheio" pode compensar MUITO, já que o aumento da cilindrada por si só não é tão compensador assim.
3) há casos (e comandos) que ficam muito melhor se voce usar um cabeçote retrabalhado, tipo os usados na Buell (que são compativeis). avalie se o custo compensa.
4) filtro e escapamento são fundamentais se voce mexer no motor.
5) uma vez que voce já decidiu o que vai fazer (se só o item 1 e 4, ou se 1,2,3 e 4, etc), veja se o SERT tem mapas para essa configuração escolhida. como a 883 injetada é nova, é possivel que ainda não existam mapas tão variados assim...

só se aventure quando todos as opções forem bem avaliadas. não adianta mexer no motor se o mapa ideal ainda não existe. voce vai perder muito mais tempo para ajustar.

na minha moto foi moleza porque o kit TC95 tá no mercado há muito tempo, então comprei as peças e o SERT com tudo "alinhado", sem riscos, sem perda de tempo. moleza mesmo.

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2007 19:32 #28 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
Olá Paulo...


Bom comprei uma FAT 07, e estou na dúvida entre o POWER COMMANDER e o SERT... alguns dizem que o power é mto melhor.. outros que o sert é mais eficaz... penso em não fazer isso dentro de uma concessionária... então o que vc. indica?? qual melhor desempenho ?? custo-benefício... e se instalar o power é fácil o acesso a mapas ???


A intenção é não só deixar a moto mais econômica mas também com aquele barulho da marcha lenta característico das antigas carburadas... (dizem isso ser possível... é mesmo ???)


Aguardo ajuda..


O B R I G A D O

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Fev 2007 12:46 #29 por Paulo Couto
Respondido por Paulo Couto no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
o SERT voce edita o SEU mapa, o POWERCOMMANDER voce edita um mapa que corrige os valores do mapa original da sua moto, voce não perde o mapa original mas o PC fica instalado fisicamente na bike.

se voce morasse nos EUA eu diria que TANTO FAZ (embora pelo preço quase identico, eu iria de SERT...), mas como nós moramos no BRASIL há situações que precisam ser avaliadas:

1) o SERT nao tem mapas para a nossa gasolina, então eu peguei um mapa americano e enriqueci em 8% (acho que na minha coluna eu expliquei como chegar a esse numero). a moto está perfeita mas a marcha lenta não é igual a das carburadas, pelo que compreendi, eu preciso "calibrar" o bico para essa nova configuração (só na concessionaria, é preciso um analisador de voltagem que vai ajustar o sinal. ainda não fiz). o SERT voce edita os valores com a moto desligada e lê (data mode) com a moto ligada. nao dá pra saber se um pouco a mais ou um pouco a menos ficará melhor sem um sensor de oxigenio no escape (que na 07 tem, deve ser mais facil).

2) o POWERCOMMANDER não tem mapas para a gasolina brasileira, e como ele CORRIGE os valores dos mapas americanos, em tese o mapa nacional é mais rico então teoricamente o POWERCOMMANDER nao vai precisar de ajustes. ele permite ajustar com a moto funcionando, então é mais facil achar o "ponto" com ele.

tem uma loja em SP especializada em harley e powercommander, mas estou sem o link aqui agora (te passo depois)

Paulo Couto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Fev 2007 12:57 #30 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Coluna: Injeção é Moleza!
Ok Paulo... obrigado pela explicação .. acho que o power talvez seja mais custo-beneficio para o nossa gasolina.. aguardo o link..


obrigado mais uma vez..


um bom fim de semana..

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.201 segundos