Olá Paulo Couto, vou fazer uma observação em relação a sua colocação na parte de "motos de apenas um cilindro".
Para quem gosta de se aventurar em estradas pavimentadas ou má pavimentas, em uma moto Big Trail, ou Maxi Trail, nada melhor do que 2 cilindros ou mais, mas para quem busca uma aventura maior além do alcance, nada melhor do que uma moto de um cilindro, afinal o seu funcionamento do motor é absurdo em baixo giro. E quanto as vibrações de motores de um cilindro, é relativo a moto, veja o caso das DRs, eu possuo uma DR 650 RSE, e todas as DRs 650 e 800, são 1 cilindro tem uma baixa vibração, nada que chegue a informigar a mão como no caso das XTs 600.
Acredito eu que se vier a nova Ténéré a Yamaha vai acertar, dependendo do preço, só acho um erro é a Suzuki deixar de trazer a DR para cá, e nos EUA já tem a versão 2009.Abraços a todos do Motonline.
Lucas B. Marangon
Lucas, tomei a liberdade de inserir aqui.
Até o momento, de Susi 650 que preste, só mesmo as Bandidas Naked e S; estamos sem DR 650 e sem DL 650, ambas lá fora disponíveis em seus respectivos modelos 2009; o negócio da Suzuki é vender um monte de YES e umas duas ou três Burgman 650...
Que a Honda Transalp, vindo "nacionalizada", nos traga bons ventos e agite os mares lisarbianos das big-trails médias, que são as motos ideais para nossas pavimentações urbanas e estradeiras, enfim, as motos que (quase) todo mundo quer comprar!
concordo plenamente. é lamentável a escassez de modelos no Brasil, sonho com motos bicilindricas street de 300 cc à 500 cc e nada, ou vai de Falcon mono , que nem é street ou de GS 500, não que eu a ache ruim de todo mas não ter opção é dose! Parabéns, espero que este artigo ecoe na mente dos fabricantes. Será que eles acham que no Brasil não há espaço para o meio termo? Nem todo mundo só é comprador de 125cc ou 1000cc . queremos modelos médios sim!
Um abraço!
Postaram lá no tópico "DL650 no Brasil" que as vendas de motos na Europa, mais explicitamente na Espanha, cairam cerca de vinte e tantos %...
Tá sobrando então um montão de "sapatos" no velho continente; onde estão os espertões para desviarem os lotes excedentes destes sapatos para o Lisarb ???
Gente, tô descalço e à espera de um sapato que me sirva!!!
Caro Paulo Couto, sou leitor atento dos seus artigos e fiquei seu fã, é realmente muito estranho que as montadoras e importadoras não enxerguem assim, estas motos tem adeptos e muitas pessoas interessadas em tê-las, inclusive modelos de média cilindrada entre 250 e 600cc. Esta faixa é muito carente de bons produtos sejam naked, custom, on/offrood e esportivas.
Belo artigo como todos os outros, parabens
Atitude e Liberdade, atitude de fazer o que se quer liberdade de escolher o que fazer.
apesar de leitor assiduo de todas revistas de moto do mercado brasileiro nunca me deparei com algum artigo de uma sintese tão simples e clara. Só complementado e reafirmando o que já foi dito neste forum a unica moto que atende a maioria dos requisitos é na minha opinião a TDM900. Só não na questão preço.
Parabéns
NEWSON
motos q ja passaram; rdz125/dt180/rx180/rd350/cb400/cb450/XLX250/falcon/xt600tene re/xt600/gsx750F/vmax1200
Pra felicidade maior, é possível encontrar a DL-1000
usadas por preços camaradas (abaixo de R$30.000). É um
baita equipamento!
A DL-650 entra em cena e espero que seja um sucesso de
vendas. E quando elas ficarem mais velhas, espero que os
preços despenquem!
Quem sabe a Yamaha não irá reagir com o lançamento da V-Strom DL650 e adotar uma política de preços agressiva para com a TDM900.
Consultando o site informativo da Fenabrave, o fechamento de vendas em 2008 para as Maxtrails indica a TDM 900 na quinta posição, com apenas 260 unidades vendidas...é muito pouco...imaginem os custos logístico, operacional e de pós-venda para oferecer e "manter" uma assistência técnica para duas centenas de motos importadas...não consigo visualizar e nem entender isto.
Pontepretano escreveu: Quem sabe a Yamaha não irá reagir com o lançamento da V-Strom DL650 e adotar uma política de preços agressiva para com a TDM900.
Consultando o site informativo da Fenabrave, o fechamento de vendas em 2008 para as Maxtrails indica a TDM 900 na quinta posição, com apenas 260 unidades vendidas...é muito pouco...imaginem os custos logístico, operacional e de pós-venda para oferecer e "manter" uma assistência técnica para duas centenas de motos importadas...não consigo visualizar e nem entender isto.
quarto lugar............XL1000V............ 368 unidades
quinto lugar............TDM Twin 900............. 260 unidades
Alguem explica la na Fenabrave que a XT660R nao eh Maxi Trail...
Pontepretano, o que esperar da Yamaha, que ja vende a XT a um absurdo?
Que nao da bola para um best-seller como eh a TDM, sucesso ha anos, mas no Brasil nao emplaca.
Por que? Por unica e exclusivamente culpa do preco.
Fiz a pesquisa no Fenabrave para ver como estavam as
vendas e também percebi que a TDM esta sendo alcaçada
pela KTM que "acredito eu" ser superior (qualidade e
preço), isso mostra que a Yamaha não tem interesse ou
pelo menos não demonstra vontade alguma de ser
competitiva no mercado.
Abs.
No Fear!
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA!