é por isso que, como leitor navegante já a uns 2 anos do Motonline, nunca mais comprei uma revista de moto, nenhumazinha sequer...
Esta matéria editada pelo Sr. Paulo Couto é uma obra prima condensada e objetiva, um texto digno de ser chamado de "futuro casing de sucesso mercadológico".
Dona Honda, Seu João Toledo, acordem e escutem seus legionários !!! o povo está cedento, clamando no deserto...
opositivo escreveu: Espero que os chineses aprendam a fabricar motos mais potentes e com qualidade e acabem com essa maldita industria de japas que não pensam no mercado nem no desejo dos consumidores.
opositivo, não acredito que o chineses tenham qualidade suficiente para atenderem aos nossos desejos. Estão engatinhando ainda. Mas, também, espero que eles aprendam com os erros das atuais "donas" do mercado. Um dia essa larica tem que acabar... e isso tem que começar por nós mesmos.
Evito ao máximo a compra de produtos chineses, cujos empresários lá pagam funcionários por prato de comida; as empresas em geral, não tem patentes e sequer departamentos de pesquisa & desenvolvimento, a grande maioria é pirata e copiam de tudo e de todos na cara dura...
Um país de pesado regime militar que regula, que castra a população e que é movido por uma ditadura comunista que não tem mais espaço no mundo moderno do século 21.
Meu dinheiro não vai alimentar esta máquina maquiavélica oriental, um lôbo que apresenta-se ao mundo disfarçado de cordeirinho amarelinho...Hong Kong é hoje apenas uma vitrine, um grande "Shopping Center", para disfarçar e divergir de nossos olhos a precária situação do resto do país, cujos milicos impõe a lei da mordaça, dos grilhões e da miséria.
E a Olímpiada de agora em Pequim, foi lá escolhida para fazer média, para que as megas corporações monopolistas americanas e européias entrem lá de vez para arrebanhar um mercado de bilhão e tantos de zóinhos puchados...
Parabéns por mais este excelente artigo. Não há nada que se possa repreender nele.
Mas preciso confessar uma coisa: eu sou o culpado por não nos serem oferecidas opções.
Não. Não sou o único. Mas fui eu quem comprou uma das motos que eles nos empurram para não ter mais trabalho. Mesmo que não fosse bem isso que eu queria.
Enquanto gente como eu continuar a comprar "mais do mesmo" eles não vão mudar.
Mas prometo que essa foi a última vez.
Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!
Ha algum tempo venho falando isso, pois tambem tenho uma XT600 e não tenho opção de troca. A BMW lançou a F650GS com motor 800, mas por 43.900 a basica. A F800GS deve vir na faixa de 50 para cima. Parece ser um motaço, mas e a grana ?
A nova Tenere achei horrivel, mas independente disso, é uma 660 mono. E também, se vier, vem por mais de 30k. Concordo com você, moto para o Brasil tem que ser trail. A não ser que você viaje só em São Paulo.
Para termos uma idéia do que é o ridiculo mercado brasileiro, comprei a minha XTE2002 em maio do ano passado. Tabela FIPE em 05/07 : R$13100,00. Em 05/08 : 14.100,00. Como pode uma moto envelhecer um ano e subir de preço ? São mais de US$8.000 em uma moto velha e ultrapassada !!!! Isso é o preço de uma KTM adventure lá fora !!!
Durante mto tempo procurei tentar entender o mercado do brasil... e vi q o problema não é no mercado (esse foi resolvido por volta d 2001) o problema é com a política das marcas atuantes nos brasil... e em partes, o mal da Honda tb tem culpa pela larica que enfrentamos, é bem verdade q somos o 4° maior produtor d motos do mundo, mas se desconsiderarmos da nossa produção as CGs, vamos despencar belas posições no mercado mundial ( a honda tem cerca d 70% do mercado, mas das vendas da honda 50% são CGs...então 35% das motos vendidas no brasil são CG... então não somos um grande produtor d motos...somos um grande produtor d CGs, talvez o maior do mundo)
as demais marcas (leia-se somente Yamaha, mais pra frente eu explico pq), ao invéz d se aproveitar essa grande falha da maior do brasil, faz a mesma coisa...segue os passos da honda... isso q é imcompreenssível, pois se uma marca está contente em abastecer o mercado d frotistas e motoboys, a outra pode focar-se em outros seguimentos, mas ela faz isso ?? NÃO, parece ter aquela mentalidade "se eles fazem isso e tem 70% do mercado vamos fazer a mesma coisa" só que aí a marca não tem um diferencial, e a q tem 70, continua com 70, e a q poderia crescer continua com pouca participação.
Quanto a Suzuki, ela não existe no brasil...o que existe é a tal J.Toledo, que não adianta chorar, gralhar , latir ou gritar, tradicionalmente segue com as mesmas (e equivocadas) decisões e políticas, a única mudança q apresentou com o lançamento da Yes e Intruder (modelos inteiramente chineses) a intruder 125 é uma grande zebra e mostra q o mercado é bom, mas as marcas não enchergam.. a intruder 125 é um modelo ultrapassado, q a marca lançou como uma "clássica" (hilário né)e o povo jura q ela é uma "custom". Mas por falta d opção ela é bem vendida... e vai continuar no mercado por muuuuuiiiiittttooooo tempo...
só concluo reafirmando: O mercado é bom e se livrou dos problemas e estígmas, o que acontece é a visão das montadoras/fabricas estão ultrapassadas e parecem não conhecer o brasil, provavelmente pensam assim "o mercado é assim a mais d 20 anos, nunca mudou e nunca vai mudar"... mas infelizmente só as chinesas enchergam oportunidades no mercado nacional, por isso essa enxurrada...fazer o q ...afinal é o mercado...
Pontepretano escreveu: Um país de pesado regime militar que regula, que castra a população e que é movido por uma ditadura comunista que não tem mais espaço no mundo moderno do século 21.
Não tem espaço mas é uma das maiores economias do mundo e está tirando o sono d mto país capitalista... não tem espaço mas diferentemente d outras nações sobreviveu...não tem espaço mas é a única nação q afronta os EUA (demo)...
Pontepretano escreveu: Meu dinheiro não vai alimentar esta máquina maquiavélica oriental, um lôbo que apresenta-se ao mundo disfarçado de cordeirinho amarelinho...
Seu dinheiro já alimenta sim, a realidade é dura eu sei, mas está aí, uma simples camiseta ou mesmo uma "supermáquina japonesa" tem um dedinho chines lá
Pontepretano escreveu: Hong Kong é hoje apenas uma vitrine, um grande "Shopping Center", para disfarçar e divergir de nossos olhos a precária situação do resto do país, cujos milicos impõe a lei da mordaça, dos grilhões e da miséria.
Pontepretano escreveu: E a Olímpiada de agora em Pequim, foi lá escolhida para fazer média, para que as megas corporações monopolistas americanas e européias entrem lá de vez para arrebanhar um mercado de bilhão e tantos de zóinhos puchados...
concordamos perfeitamente, mas por que as tais "corporações monopolistas" vão querer se instalar em um país onde a população trabalha por um prato d comida??? qual a vantagem nisso???
tudo igual, controlado por ditador de zóinho puchado...compre uma passagem aérea para Hong Kong e tente lá na Alfândega "xingar" o premier chinês, Hu Jintao, para ver o que lhe acontecerá numa salinha escura, húmida e apertada...
Mamão,
Sobre as motos da estupenda matéria do Paulo Couto, a minha preferida é a V-Strom DL650, encaro por uns R$ 32K no máximo.
guilherme.tw, foi brincadeirinha, a chinesada lá é COOL !!!
Voltando às motos citadas na matéria do Paulo Couto, conforme minha ótica e ordem de preferência:
1. V-Strom DL650, uma legítima japa V2, mais leve e mais baixa que sua irmã maior 1000; 22 L no Tanque !!! venderia muito no Lisarb se vier na faixa dos trintão de K de reais !
2. Transalp 700, japa das 2 Asas clássica e versátil que vai bem em qualquer lugar e em qualquer terreno; tb seria sucesso de vendas na faixa dos 30K.
3. Nova Tenerê, não faz meu estilo, um pesado look de E T , parecendo aqueles insetos do filme "Star Troops", banco lá nas nuvens...e sequer é um ultra-leve!
5. GS800 por R$ 50K, e ainda com transmissão a corrente?; tô fora !!! não pago mais do que trinta e tantos num veículo de 2 rodas, prefiro gastar a diferença em HONG KONG !!! (óbvio que sem "xingar" o premier chinês e descendo do avião com a camiseta da Dafra...)
Apesar de concordar com o Pontepretano, em ter a DL-650 como favorita, vejo alguns grandes méritos na TENERÉ, explico:
1) Tb possui o tancão de 22L;
2) É a mid-trail que melhor enfrenta trechos off-road mais travados, vide roda dianteira aro 21. (não sei se a GS acompanha a TENERÉ nesse sentido ou é superior, mas por R$ 43.000,00 ela sai da briga pelo custo benefício) ;
3) Por ter apenas 1 cilindro, tem uma mecânica mais simples;
4) Teoricamente deveria ser mais barata que os outros modelos;
5) O folder colado no artigo, diz que os períodos de manutenção são a cada 10.000 kms, o que seria um diferencial, mas duvido que até o melhor óleo que exista suporte essa quilometragem sem se contaminar com nossa "excelente" gasolina.
Conforto: o maior índice de conforto deve estar entre Transalp e V-Strom DL650, devido às suas menores altura do banco, coisa de 820mm, e provavelmente tb os maiores em largura.