A pergunta nem era pra mim, mas acabei pegando carona.
Agradeço todos os relatos, apaixonados ou não, pois são experiências e sentimentos de amigos que usam suas máquinas nas mais diversas situações.
São todas muito importantes para mim e vão pesar muito em minha escolha. Ainda estou em fase de pesquisa e farei a compra após uma viagem que farei no meio de maio.
Assim que me decidir e for à compra, posto meu relato com o peso da decisão e as fotos da moto, seja ela qual for.
Kaka, minha moto anterior era uma Twister, que usava de segunda a sexta para ir ao trabalho e à faculdade. Troquei pela 883 e agora uso de domingo a domingo. Rodava 500 km por mês e agora rodo 1400. Além do prazer de rodar na cidade, agora fico ansioso para chegar o fim de semana para pegar estrada. Eita trem bão sô.
1) Corredor: se você tá pensando em comprar uma moto pra andar no corredor com o trânsito em movimento, melhor comprar uma HD mesmo, pra não se matar. É conveniente ter algum fator de inibição ao uso indiscriminado de corredores como fazem os motoboys. Quando morava em SP, sempre que passava pela 23 próximo ao Anhangabaú, sabia que ia ver um motoboy no chão esperando resgate ou rabecão. Pense bem. Esse é um dos motivos pelos quais não gosto nem de subir em esportivas. Não quero "ter idéia ruim".
2) Corredor com o trânsito parado: passo com a Deluxe em qualquer um. Quando tá apertado, dou uma aceleradinha, o motorista ouve o barulho e abre (geralmente porque quer ficar olhando a moto
)
3) Li recentemente um artigo do Tite aqui no motonline no qual ele fez um teste: ele e um amigo saíram juntos de um determinado local, e foram para o mesmo destino, a 20 km de distância. Ele foi tranquilo, o amigo dele foi cortando pelo corredor, furando sinal, fazendo o diabo. Chegou 5 minutos antes. Melhor sair 5 minutos antes.
4) Com uma moto maior você passa a estudar o trânsito à sua frente com mais antecedência, e vai se movimentando de acordo. Com moto pequena você enxerga 3 metros à frente, porque sabe que se ficar ruim, muda de faixa.
5) Outro dia foi com dois amigos pro Rio (eu na Deluxe, uma Softail FX e uma Electra Glide). Na volta, seis e meia da tarde, ponte Rio-Niterói, já viu o tamanho do problema, né? Quer saber? O Trânsito tava quase parado. Fomos pro corredor e, como se diz em SP, "já é!". E eu pensando que meu amigo na Electra ia ficar pra trás... Quando paro no pedágio, tá ele atrás de mim.
6) Quando fui comprar meu último carro, vi na concessionária e fiquei apaixonado. O problema é que é uma barca. Comprei e fiquei pensando: "vai ser phod* parar esse carro na rua ou no estacionamento". Penei uns dois dias, depois acostumei. Hoje não sinto dificuldade nenhuma (só minha vizinha que acha ruim, porque invado quase um metro da garagem dela
). É questão de costume.
7) Não se prive dos prazeres que a vida pode te dar. Quer ter HD? Pode comprar? Compra e seja feliz.
Ou seja: COMPRA A 883!!!
PS.: desculpem o tamanho do post.
LMAD, belo post, gostei de ler.
Só algumas perguntinhas:
1 - E o Elias, onde anda?
2 - Vc passa em qualquer corredor com sua Deluxe? Pô, o guidão dela é muito aberto!
3 - Vc também é de MG (desculpe, esqueci)? E que tipo de corredor é este que vc está falando?
4 - Eu sempre deixo corredor bastante livre para as motos, mas se vejo uma HD vindo subo na calçada com 2 rodas só para ter certeza que a belezura vai passar por mim...
Diniz,
Até hoje não tive problema com corredor com trânsito parado ou no semáforo. É desse corredor que eu tava falando. Acho que tem muito a ver com a antecipação do trânsito que eu tava falando. Já procuro de longe onde dá pra passar. Não passo em corredor com trânsito fluindo, acho extremamente perigoso. Além do mais, não faço entrega pro Habibs. Com relação ao guidão, não me atrapalha não, tanto que tô querendo trocar ele por um mais baixo e aberto.
O Elias tem um tempinho que não falo com ele. Realmente tá sumido. Vou tentar ligar pra ele depois e aviso o pessoal. E sou de Vitória, terra da verdadeira moqueca!
Com relação ao corredor a questão é bem simples.
Andando com a Fazer, que é uma moto extremamente ágil, tenho o mesmo pensamento. Não estou fazendo entregas e não tenho prazo para chegar. Ou seja, não preciso me matar no corredor.
Se o transito está fluindo, por que vou andar entre os carros?
Claro, é justo fazer ultrapassagens em menor espaço, mas ando a maior parte do tempo na pista.
Agora com o transito parado, eu aproveito os espaços, e paro mesmo caso esteja muito apertado ou não de mesmo pra passar.
Também não fico saracoteando por trás dos carros parados de uma pista para outra, empurra pra trás, vai pra frente, vai para um lado, vai pro outro. Dá um trampo do cão com a Fazer, imagine com a harley.
Eu penso que só porque estamos de moto, não precisamos fazer tudo que os motoboys fazem, nem precisamos achar que temos que estar na frente sempre, nem precisamos achar que não podemos ficar parados no transito um pouco.
Alguém pode parar do nosso lado e pensar:
- Po, olha que otário. Tem uma moto, e ainda assim fica parado no transito.
Ele que se exploda, não sabe o prazer q é andar de moto, ainda que esteja parado no transito.
rodrigo.saraiva escreveu: Alguém pode parar do nosso lado e pensar:
- Po, olha que otário. Tem uma moto, e ainda assim fica parado no transito.
Ele que se exploda, não sabe o prazer q é andar de moto, ainda que esteja parado no transito.
dsavi, vai fundo. tenho uma sahara que é excelente para o transito, na marginal tietê vai na boa, eu quando comprei (agosto/08) tinha medo e achava que ela era muito grande pro corredor. Depois que acostumei, já acho que deveríamos ter duas Harleys: uma 883 pro transito de SP e uma RK pra viajar com a patroa.
bmaiabhe escreveu:
Todo mundo reclama do Grupo Izzo mas a verdade é que independente dos problemas, você será melhor atendido numa concessionária H-D do que em qualquer concessionária de outra marca, qualquer que seja a sua moto. Os mecânicos não são "marreteiros". O mecânico chefe aqui em BH tem curso feito na H-D americana. O ambiente em uma concessionária H-D é muito melhor e mais bem frequentado também. Os eventos promovidos (HOG Rally, passeios, Riders Program, etc) são ótimos. Eu já fiz bons amigos no HOG aqui em BH. Muitas oportunidades de relacionamento saudáveis.
No mais é isso. A 883 é uma moto que vai requerer um pouco mais de planejamento ao estacionar e cuidados em manobras de baixa para você não deixá-la inclinar demais. Quanto à manutenção, como você mesmo falou é só seguir as revisões programadas. Não acho o custo excessivo. + ou - R$ 500,00 a cada 8.000,00 km é bastante razoável na minha opinião. Lembre-se que você tem 2 anos de garantia se for comprar uma 0km. A correia não dá preocupações. Basicamente é por gasolina, dar uma olhada no nível do óleo de vez em quando (eu não olho), manter os pneus calibrados e rodar despreocupado.
Um abraço.
O ambiente em uma concessionária H-D é muito melhor e mais bem frequentado também.
Desculpa, mas essa me parece uma afirmação preconceituosa, senão elitista. Mas para não desvirtuar o tópico, pode responder por PM ou abrir um tópico no "Off Topic" para discutirmos isso melhor.Misfit39873,4494791667
Quanto ao problema das peças, citado acima, não faz
sentido esperar pelas importações da Izzo, sem falar da
má vontade que às vezes existe lá.
Ontem liguei pra loja da Bandeirantes, em SP,
perguntando por um kit de relocação para os piscas
traseiros da FXST. Aí o vendedor disse: "Ah, acho que
tem um aqui, mas, se eu vender, vou ficar sem ter como
vender o sissy-bar que depende desse kit." Pra quem não
sabe, o kit de relocação e o sissy-bar são peças
autônomas, ou seja, vendidas separadamente (embora o
sissy realmente precise do kit na FXST). Vejam se isso é
postura profissional de uma loja que devia querer
atender bem seus clientes (o que parece não ser o caso).
No fim, ele disse que não tinha mesmo o kit e que só
chegaria, talvez, no fim do mês.
Solução: compre peças nos EUA, via internet, de uma loja
confiável, se não tiver urgência nem achar aqui no
Brasil. Chega em uns vinte dias e, mesmo com frete e
imposto (60%), geralmente sai muito mais barato
do que comprar na Izzo.
Esqueci de dizer: moro no Recife e uso minha FXST pra ir
ao trabalho todos os dias, sem problemas. Às vezes não
dá pra passar no corredor de umas ruas mais estreitas ou
com engarrafamentos mais pesados, mas, no geral, dá pra
andar bem.
Comprei a 883R em fev/08 uso no dia a dia, são 70km/dia + alguns passeios já está com 21000km.
Se for pela razão qq 250 se for pela emoção HD.
Segue a minha avaliação:
Favor:
- Seguro Barato
- Pode ser usada tranquilamente no dia a dia, inclusive em corredores (como muitos disseram desde que não queira andar como Motoboy)
- Pode ser usada para pequenos passeios
- Potencia do motor
- Marca
- Consumo razoavel 20km/l
- Nunca deu nenhum problema
Contra:
- o banco é ruim (troquei o meu é ficou bom)
- a suspensão é muito ruim (não troquei ainda)
- Tanque pequeno (tenho que abastecer a cada 2 dias)
- Falta bolha (em viagens mais distantes pode ser cansativo o vento no peito)
- Posição dos pedais (enrosca a calça - embora já tenha me acostumado)
- Não é boa para levar garupa
Comentários:
Recentemente estava pensando justamente se trocava ou não de moto, pensei em vários marcas e modelos, e a que mais me chamou atenção foi a VSTROM 650, porém como gosto muito da minha moto que me atende muito bem e a VSTROM é nova no mercado decidi esperar mais um pouco.